Início

Questões de Concursos 2014

Resolva questões de 2014 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q179472 | Criminologia, Conceito, Delegado de Polícia, Polícia Civil SP, VUNESP

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, a frase: A Criminologia ______________; o Direito Penal _______________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

942Q144458 | Matemática Financeira, Analista Judiciário Ciências Contábeis, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Um título de valor nominal de R$ 20.000,00 foi descontado à taxa de desconto comercial simples de 5% ao mês. Sabendo-se que o valor do desconto foi de R$ 4.000,00, é correto afirmar que a taxa efetiva dessa operação é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

943Q33992 | Legislação Federal, Estatuto do Idoso, Defensor Público, DPE PB, FCC

Constituem obrigações das entidades de atendimento ao idoso, públicas ou privadas, todas as abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

944Q11143 | História, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

Na noite do dia 24 para 25 de janeiro de 1835, um grupo de africanos escravos e libertos ocupou as ruas de Salvador, Bahia, e durante mais de três horas enfrentou soldados e civis armados. Os organizadores do levante eram malês, termo pelo qual eram conhecidos na Bahia da época os africanos muçulmanos. Embora durasse pouco tempo, apenas algumas horas, foi o levante de escravos urbanos mais sério ocorrido nas Américas e teve efeitos duradouros para o conjunto do Brasil escravista.

(REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2003)

O episódio descrito no trecho contribuiu para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

945Q9196 | Raciocínio Lógico, Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Usando apenas os algarismos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, João irá formar uma senha de quatro algarismos que deve obedecer às seguintes regras:

- O algarismo 4 deve obrigatoriamente ser usado uma única vez.
- O algarismo 6, se usado, deve aparecer exatamente duas vezes

A quantidade máxima de senhas que João poderá formar, nessas condições, corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

946Q21256 | Enfermagem, Enfermeiro, AL MG, FUMARC

De acordo com a RDC 306/2004, estão corretas as seguintes especificações a respeito da classificação dos resíduos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

947Q23157 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Agente de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

O algoritmo de ordenação por flutuação é um método para colocar em ordem crescente uma lista de números dada. O algoritmo consiste em comparar o primeiro elemento da lista com o segundo. Em seguida, o menor dos dois é comparado com o terceiro. O menor dessa última comparação é comparado com o quarto, e assim sucessivamente até que todos os elementos da lista sejam usados. Dessa forma, o menor elemento da lista é obtido, retirado da lista original e posto como primeiro elemento da ordenação. O segundo elemento da ordenação é obtido de forma análoga, usando a lista atualizada, sem o primeiro da ordenação. O processo se repete até que a ordenação se complete.

Quantas comparações, pelo algoritmo de ordenação por flutuação, são necessárias para ordenar uma lista com 5 números?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

948Q18476 | Física, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB

Uma emissora de rádio AM, emite ondas eletromagnéticas na frequência de 800 kHz. Essas ondas possuem um período de ____ μs.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

949Q102635 | , Analista Administrativo, TJ SC, FGV

Anexos que contenham o detalhamento de programas temáticos, de programas de gestão, manutenção e serviços ao Estado e de órgãos responsáveis por programas de governo são conteúdos que devem ser apresentados no(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

950Q43770 | Contabilidade Geral, Assistente Administrativo, FUNDUNESP, VUNESP

A Companhia Alfa Ltda. possui um Caixa no valor de $ 10.000, Duplicatas a Receber no valor de $ 50.000; seu saldo Bancário é positivo em $ 5.000, e não possui nenhuma conta a pagar. Já a Companhia Beta Ltda. possui um Edifício no valor de $ 150.000, Estoques no valor de $ 65.000; sua conta no Banco está negativa em $ 20.000, possui ainda dívidas de $ 140.000 com o financiamento do Edifício. 

Com base apenas nessas informações e considerando a equação básica do Balanço Patrimonial, responda às questões de números 34 a 36. 

O Valor total das “obrigações” da Companhia Beta corresponderá a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

951Q11694 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Paulista PE, UPENET

De um grupo de 42 visitantes em um museu, 35 compraram pinturas, 20, esculturas, e 5 não compraram nem pintura nem escultura. Quantos compraram, apenas, pinturas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

952Q42349 | Português, Contador, FHSTE RS, ASSCONPP

Leia o trecho do texto abaixo: 

“Os livros são, como é óbvio, a principal fonte de instrução já inventada pelo homem. E, para aprender com os livros, são necessárias apenas duas condições: saber lê-los e poder adquiri-los. Pelo menos 23% dos brasileiros já encontraram um obstáculo intransponível na primeira condição. Um número incalculável, mas certamente bastante alto, esbarra na segunda." 

Pode-se afirma que: 

I. Em “saber lê-los", “los" remete para os “livros"; 
II. A expressão “primeira condição" retoma “saber lê-los";
III. A palavra “segunda" refere-se a “aprender com os livros"; 

É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

953Q28066 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo Legislativo, Câmara de Recife PE, FGV

Texto associado.
Texto – 11 de setembro: repercussões

A partir do 11 de setembro, os norte-americanos concluíram que sua vida havia se transformado definitivamente. O ambiente de paz não existe mais. Os dirigentes anunciam que a guerra ao terrorismo irá se estender por muitos anos e que uma grave ameaça paira sobre os Estados Unidos, pois os terroristas podem atacar de muitas maneiras e empregar métodos bastante variados, inclusive armas químicas e biológicas. A sensação tranquilizante de invulnerabilidade dá lugar a uma fragilidade aterradora e um medo paranoico toma conta da população. Assiste-se a uma corrida atrás de máscaras de gás, as pessoas têm medo de se aventurar no centro da cidade, temem que a água e o ar estejam contaminados por substâncias químicas, tóxicas e demonstram profundo receio de andar de avião.

(História do Século XX, Serge Bernstein)
“empregar métodos bastante variados”; a frase abaixo em que o vocábulo “bastante” deve ser colocado no plural é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

954Q23078 | Conhecimentos Específicos, Engenharia Cartográfica e Cartografia, Analista Censitário de Geoprocessamento, IBGE, CESGRANRIO

O sistema de coordenadas tem a finalidade de localizar qualquer ponto da superfície terrestre. Para tal, cada ponto da superfície terrestre é localizado na interseção de um meridiano e um paralelo, individualizado pela altitude a partir de uma superfície de referência.

Considerando-se um sistema geográfico de coordenadas, aplicado em um modelo esférico e com a altitude ortométrica, um analista deve atentar para a altitude, que é considerada como a(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

955Q331309 | Matemática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Uma linha de produção monta um equipamento em oito etapas bem definidas, sendo que cada etapa gasta exatamente 5 minutos em sua tarefa. O supervisor percebe, cinco horas e trinta e cinco minutos depois do início do funcionamento, que a linha parou de funcionar. Como a linha monta apenas um equipamento em cada processo de oito etapas, podemos afirmar que o problema foi na etapa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

956Q268501 | Engenharia de Produção, Analista Engenharia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A respeito da gestão da inovação, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

957Q51644 | Legislação Estadual, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP MG, IBFC

De acordo com a Lei Estadual nº 14.695/2003, que institui a carreira de Agente de Segurança Penitenciário, o temperamento adequado ao exercício das atividades inerentes à categoria funcional, será apurado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

958Q35482 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Biblioteca, IFPR, CETRO

Texto associado.
Leia o texto abaixo, retirado do livro Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector, para responder à questão.

(...) Viver em sociedade é um desafio porque às vezes ficamos presos a determinadas normas que nos obrigam a seguir regras limitadoras do nosso ser ou do nosso não-ser... Quero dizer com isso que nós temos, no mínimo, duas personalidades: a objetiva, que todos ao nosso redor conhecem; e a subjetiva... Em alguns momentos, esta se mostra tão misteriosa que se perguntarmos – Quem somos? Não saberemos dizer ao certo! Agora de uma coisa eu tenho certeza: sempre devemos ser autênticos, as pessoas precisam nos aceitar pelo que somos e não pelo que parecemos ser... Aqui reside o eterno conflito da aparência x essência. E você... O que pensa disso? (...) Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la...
Observe o trecho transcrito do texto e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta um antônimo da palavra destacada de acordo com o contexto.

“Em alguns momentos, esta se mostra tão misteriosa (...)”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

959Q15362 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Engenheiro Eletricista, TJ GO, FGV

“O Estado de Goiás apresentou elevadas taxas de urbanização e a população urbana, que correspondia a 68% da população total em 1980, passou para 81% em 1991, atingindo 86% em 1996, taxa bastante superior à brasileira para o mesmo ano, que era de 78%.

Segundo dados relativos aos períodos compreendidos entre 1980 e 1991 e 1991 e 1996, o crescimento populacional em Goiás também foi superior ao do país, com taxas de 2,33% e 2,40% ao ano, respectivamente, embora haja grandes diferenças entre suas cinco mesorregiões.” (Fonte: http://portal.mec.gov.br/)

O processo de urbanização em Goiás nas últimas décadas foi caracterizado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

960Q53401 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Texto associado.
MINHA CALÇADA

   
  Morreu na semana passada, atropelado pela multidão que vinha na direção oposta, o último cronista andarilho. Ele insistia em fazer como seus antepassados, João do Rio, Lima Barreto, Benjamim Costallat, Antônio Maria, Carlinhos Oliveira, e flanava em busca de assuntos. Descanse em paz, pobre coitado.
      O cronista andarilho estava na calçada par da Avenida Rio Branco, em frente à Galeria dos Empregados no Comércio, às 13h15m de quarta-feira, quando foi abalroado por um pelotão de transeuntes que marchava apressado no contrafluxo. Caiu, bateu com a cabeça num fradinho. Morreu constrangido por estar atrapalhando o tráfego de pedestres, categoria à qual sempre se orgulhou de pertencer.
      A perícia encontrou em seu bolso um caderno com a anotação “escrever sobre as mulheres executivas que caminham de salto alto sobre as pedras portuguesas do Centro, o que lhes aumenta ainda mais a sensualidade do rebolado”. O documento, entregue ao museu da Associação Brasileira de Imprensa, já está numa vitrine de relíquias cariocas.
      O cronista que ora se pranteia era um nostálgico das calçadas e tinha como livro de cabeceira “Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro”. Nele, Joaquim Manuel de Macedo descreve uma caminhada pela Rua do Ouvidor como um dos grandes prazeres da vida. No apartamento do cronista, de quem no momento se faz este funéreo, foi encontrada também a gravura de J. Carlos em que um grupo de almofadinhas observa, deslumbrado, a passagem de uma melindrosa de vestido curto e perna grossa pela Avenida Central dos anos 1920.
      As calçadas inspiravam o morto. Fez dezenas de crônicas sobre a poesia do flanar sem rumo, às vezes lambendo uma casquinha de sorvete. Numa delas chegou a falar da perda de tempo que era subir até o Corcovado para admirar o Rio. O cronista andarilho, agora de saudosa memória, dizia não haver melhor jeito e lugar para se entender a cidade do que bater perna descompromissadamente, mas em passos mais curtos do que essa palavra imensa, pelas calçadas.
      Ele ia assim como quem não quer nada, na terapia gratuita de atravessar de um lado para o outro e não estar focado em nada — enfim, na exata contramão do que recomenda o odioso estresse moderno que o atropelou próximo ao turbilhão da Galeria.
      O cronista andarilho gostava de ouvir os torcedores discutindo futebol na banca do botafoguense Tolito, na esquina com a Sete de Setembro. Também podia rir da pregação moralista do profeta Gentileza no Largo da Carioca, ou dar uma parada no Cineac Trianon, na Rio Branco 181, e avaliar as fotos das strippers que naquele momento estariam tirando a roupa lá dentro, na tela do cinema.
      A vida era o que lhe ia pelas calçadas do Rio, um espaço historicamente sem entraves para se analisar como caminhava a Humanidade. O cronista andarilho, desde já saudoso como o frapê de coco do Bar Simpatia, não percebeu o fim das calçadas — e, na distração habitual, foi vítima da confusão que se estabeleceu sobre elas, uma combinação criminosa das novas multidões apressadas com fradinho, anotador do jogo do bicho, bicicleta, burro sem rabo, mesa de botequim, gola de árvore acimentada, esgoto, banca de jornal, segurança de loja sentado no meio do caminho e o escambau a quatro.
      Calçadas não há mais. Eram passarelas onde os vizinhos se encontravam, perpetuavam os hábitos do bairro e tocavam a vida em frente com certa intimidade pública — no subúrbio chegava-se a colocar as cadeiras para curtir com mais conforto o mundo que passava. O cronista andarilho acreditava que na calçada pulsava a alma carioca. Com o caderno sempre à mão, anotava os modismos, os pequenos acontecimentos. No dia seguinte publicava o que achava ser a história afetiva da cidade, aquela em que as pessoas se reconhecem, pois são as obreiras.
      O homem gastava sola de sapato. Uma outra inspiração para o seu ofício era o livro “A arte de caminhar pelas ruas do Rio de Janeiro”, escrito pelo contista e pedestre Rubem Fonseca nos anos 1990. Ainda havia calçada suficiente para o protagonista descer andando das ladeiras do Morro da Conceição, se esgueirar pelos becos nos fundos da Rua Larga e, sem GPS, chegar à Rua Senador Dantas. Não há mais.
      O cronista peripatético costumava cruzar na vida real com Rubem Fonseca, os dois flanando pelas calçadas do Leblon. As meninas do Leblon não olhavam para eles, não tinha importância. O mestre seguia em aparente calma, enquanto a mente elucubrava cenas cruéis de sexo e violência para um próximo conto. Mas, como sabem todos os que têm passado por ali, as calçadas do Leblon também desapareceram embaixo de tapume do metrô e da multidão trazida pelo shopping center. O engarrafamento agora é de gente — e foi aí que se deu o passamento do último cronista andarilho, vítima da absoluta impossibilidade de se caminhar pelas agressivas calçadas da sua cidade.

                                                                                        (SANTOS, J. Ferreira dos. O Globo, 17/03/2014.)
A respeito da formação da palavra “descompromissadamente” (§ 5), podem ser feitas as análises abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.