Início

Questões de Concursos 2014

Resolva questões de 2014 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


9961Q726222 | Conhecimentos Bancários, Estrutura do Sistema Financeiro Nacional, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes ao SPB. Até 2002, o SPB não estava estruturado para que o BCB pudesse acompanhar as operações em tempo real, razão por que a autoridade monetária tinha de arcar com o risco de crédito em eventual inadimplência de alguma instituição.
  1. ✂️
  2. ✂️

9962Q639255 | Informática, PMBOK, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário.

De acordo com o PMBOK, o texto acima é definição de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9964Q543735 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Considerando A e B dois eventos aleatórios, com probabilidades P(A) = 0,4 e P(B) = 0,1, e o evento complementar Bc, julgue os itens seguintes, relativos a probabilidade condicional. Se A e B forem eventos independentes, então P(A|Bc) = P(A|B) = 0,4.
  1. ✂️
  2. ✂️

9965Q539972 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE CEBRASPE

A seleção e o controle tecnológico apropriados de materiais de construção e a execução cuidadosa da obra contribuem para o bom desempenho da construção ao longo da sua vida útil. Acerca das especificações de materiais e serviços, julgue os itens de 66 a 72. Subproduto de fornos a arco e de indução das indústrias de silício metálico e ferro silício, a sílica ativa não deve ser agregada ao concreto convencional, pois, além de dificultar o manuseio e aumentar o consumo de água, o que, por conseguinte, diminui a resistência, ela ataca quimicamente as armaduras, favorecendo a corrosão.
  1. ✂️
  2. ✂️

9966Q469587 | Direito Tributário, Princípios Tributários, Juiz Substituto, TJ PR, PUC PR

Acerca dos princípios de direito tributário, assinale a alternativa CORRETA.

I. A despeito da consagração do Princípio da Irretroatividade, admite nossa legislação a retroatividade da lei interpretativa, a qual, sem a finalidade de inovar o sistema normativo, pode esclarecer o sentido da norma ainda que seu conteúdo divirja de posição já consolidada junto à jurisprudência.

II. Da irradiação dos valores constitucionais para todo o sistema jurídico, é possível afirmar que inexistem hipóteses de mitigação ou atenuação do Princípio da Legalidade Tributária.

III. Por força do Princípio da Legalidade Tributária, a majoração e a atualização monetária da base de cálculo do tributo somente pode ser feita por lei.

IV. A lei que altere a base de cálculo do IPTU, majorando-o, não está sujeita ao Princípio da Anterioridade Nonagesimal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9967Q450686 | Direito do Consumidor, Responsabilidade contratual e extracontratual, Juiz Substituto, TJ PR, PUC PR

Com relação à responsabilidade pessoal dos profissionais liberais tratadas pelo Código de Defesa do Consumidor, assinale a única alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9968Q418228 | Direito Civil, Propriedade, Analista de Apoio à Assistência Judiciária, DPDF DF, FGV

Severino tem a posse mansa e pacífica, com animus domini, de um imóvel rural há dezenove anos. Reside no local, onde mantém uma grande horta para sua subsistência. Vivian adquiriu a propriedade vizinha há dois meses e cria determinada raça de galinhas para seu consumo próprio. Ocorre que as aves de Vivian têm invadido o terreno de Severino reiteradamente, causando-lhe grande prejuízo em suas hortaliças, já que a cerca divisória das propriedades, feita de arame farpado por Severino, não contém os animais. É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9969Q373355 | Português, Língua Portuguesa e Ensino, Técnico Administrativo, IFNMG MG

INSTRUÇÃO - As questões 28 a 33 baseiam-se na leitura do Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas de FRANÇA et alii (2013), indicado para este concurso. De acordo com o Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas de FRANÇA et alii (2013), as publicações periódicas, editadas em intervalos prefixados, por tempo indeterminado, com a colaboração de diversos autores, sob a responsabilidade de um editor e/ou de comissão editorial, apresentam em sua estrutura os seguintes elementos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9970Q257928 | Administração de Recursos Materiais, Armazenagem e movimentação, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Com relação a controle de estoques, de recebimento e armazenagem de materiais, julgue o item subsequente.

Para que o processo de armazenagem seja eficiente, é necessário que o espaço físico do armazém seja organizado de modo a viabilizar o manuseio e o fluxo do material
  1. ✂️
  2. ✂️

9972Q240181 | História e Geografia de Rondônia, Sargento, Polícia Militar RO, PM RO

Texto associado.

Julgue os itens de 11 a 20, relativos à história de Rondônia.

O Coronel Jorge Teixeira de Oliveira foi nomeado pelo presidente João Batista Figueiredo em 10 de abril de 1979 como governador do Território Federal de Rondônia para estruturar e transformar em Rondônia em Estado. No dia 22 de dezembro de 1981 é criado o Estado pela Lei Complementar n° 41, Jorge Teixeira é novamente nomeado pelo presidente Figueiredo como governador do Estado de Rondônia.

  1. ✂️
  2. ✂️

9973Q235611 | Direito Civil, Legislação Especial, Promotor de Justiça, MPE MG, MPE MG

Assinale a alternativa INCORRETA:

Em relação ao Decreto-Lei n° 4.657/42 (com a redação da Lei 12.376/2010) pode- se dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9974Q220547 | Pedagogia, Pedagogo, TCE PI, FCC

Com relação à avaliação da aprendizagem, realizada pelo professor e, assumindo, assim seu caráter heteroavaliativo, entende-se que ela atinge sua grande finalidade quando oferece aos alunos, condições de conhecer suas possibilidades e seus limites, além de lhes fornecer elementos para a autorreflexão. Deste modo, pode-se perceber que o valor intrínseco da heteroavaliação está centrado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9975Q203227 | Português, Interpretação de Textos, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Apesar das previsões__________ os próximos meses deverão ter chuvas dentro da média em São Paulo, isso não garante___________ o sistema Cantareira volte a ter níveis confortáveis de reserva de água até abril, segundo especialistas. Ainda que chova bem acima do esperado, a superfície seca e exposta do Cantareira terá maior dificuldade__________ reter a água.
(www.folha.uol.com.br.08.10.2014. Adaptado)

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9976Q203005 | Direito Processual Penal, Lei 8072 90, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil CE, VUNESP

O condenado por crime hediondo, de acordo com o texto legal (Lei no 8.072/90),
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9977Q184871 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Civil, DPE RJ, FGV

Texto associado.

                                                         XÓPIS

        Não foram os americanos que inventaram o shopping center. Seus antecedentes diretos são as galerias de comércio de Leeds, na Inglaterra, e as passagens de Paris pelas quais flanava, encantado, o W Benjamin. Ou, se você quiser ir mais longe, os bazares do Oriente. Mas foram os americanos que aperfeiçoaram a ideia de cidades fechadas e controladas, à prova de poluição, pedintes, automóveis, variações climáticas e todos os outros inconvenientes da rua. Cidades só de calçadas, onde nunca chove, neva ou venta, dedicadas exclusivamente às compras e ao lazer - enfim, pequenos (ou enormes) templos de consumo e conforto. Os xópis são civilizações à parte, cuja existência e o sucesso dependem, acima de tudo, de não serem invadidas pelos males da rua.

        Dentro dos xópis você pode lamentar a padronização de lojas e grifes, que são as mesmas em todos, e a sensação de estar num ambiente artificial, longe do mundo real, mas não pode deixar de reconhecer que, se a americanização do planeta teve seu lado bom, foi a criação desses bazares modernos, estes centros de conveniência com que o Primeiro Mundo - ou pelo menos uma ilusão de Primeiro Mundo - se espraia pelo mundo todo. Os xópis não são exclusivos, qualquer um pode entrar num xópi nem que seja só para fugir do calor ou flanar entre as suas vitrines, mas a apreensão causada por essas manifestações de massa nas suas calçadas protegidas, os rolezinhos, soa como privilégio ameaçado. De um jeito ou de outro, a invasão planejada de xópis tem algo de dessacralização. É a rua se infiltrando no falso Primeiro Mundo. A perigosa rua, que vai acabar estragando a ilusão.

        As invasões podem ser passageiras ou podem descambar para violência e saques. Você pode considerar que elas são contra tudo que os templos de consumo representam ou pode vê-las como o ataque de outra civilização à parte, a da irmandade da internet, à civilização dos xópis. No caso seria o choque de duas potências parecidas, na medida em que as duas pertencem a um primeiro mundo de mentira que não tem muito a ver com a nossa realidade. O difícil seria escolher para qual das duas torcer. Eu ficaria com a mentira dos xópis.

                                                                                                          (Veríssimo, O Globo, 26-01-2014.) 

Ao dizer que os shoppings são cidades “só de calçadas”, o auto do texto quer expressar a ideia de que nos shoppings

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9978Q183494 | Segurança e Saúde no Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Banco do Brasil, CESGRANRIO

O principal obstáculo para as pessoas adotarem medidas de precaução nos locais de trabalho tem sido a falta de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9979Q178950 | Direito Civil, Defensor Público, DPE MG, FUNDEP

Sobre direito das obrigações no Código Civil, analise as afirmativas a seguir.

I. O credor pode, em caso de urgência, desfazer ou mandar desfazer, independentemente de autorização judicial, ato, a cuja abstenção se obrigara, praticado pelo devedor.

II. Tanto o devedor primitivo, quanto o terceiro poderão assinalar prazo ao credor para que consinta na assunção da dívida, interpretando-se o seu silêncio como recusa.

III. Sub-roga-se nos direitos do credor o terceiro não interessado que paga a dívida em seu próprio nome, tendo direito a reembolsar-se do que pagar.

IV. As arras terão função indenizatória e suplementar quando o direito de arrependimento for estipulado no contrato para qualquer das partes.

Estão INCORRETAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9980Q178397 | Direito do Consumidor, Política Nacional das Relações de Consumo, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

É princípio norteador da política nacional das relações de consumo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.