Início

Questões de Concursos 2015

Resolva questões de 2015 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q930900 | Português, Variação Linguística, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Assum preto
Tudo em vorta é só beleza
Sol de abril e a mata em frô
Mas assum preto, cego dos óio
Num vendo a luz, ai, canta de dor
Tarvez por ignorança
Ou mardade das pió
Furaro os óio do assum preto
Pra ele assim, ai, cantá mió
Assum preto veve sorto
Mas num pode avuá
Mil veiz a sina de uma gaiola
Desde que o céu, ai, pudesse oiá
GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Disponível em: www.luizgonzaga.mus.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (fragmento).
As marcas da variedade regional registradas pelos compositores de Assum preto resultam da aplicação de um conjunto de princípios ou regras gerais que alteram a pronúncia, a morfologia, a sintaxe ou o léxico.
No texto, é resultado de uma mesma regra a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q474227 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

Sobre a classificação funcional dos músculos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Quando um músculo se opõe ao trabalho de um agonista, seja para regular a rapidez ou a potência de ação deste agonista, chama?se protagonista.

( ) Quando um músculo é o agente principal na execução de um movimento ele é um agonista.

( ) Quando um músculo atua no sentido de eliminar algum movimento indesejado, que poderia ser produzido pelo agonista, ele é denominado coadjuvante.

( ) Os músculos que não estão diretamente relacionados com o movimento principal, mas que estabilizam as diversas partes do corpo para tornar possível a ação principal denominam?se fixadores ou posturais.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

543Q49342 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Texto associado.
Texto I
                        Ler devia ser proibido

      A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido. 
      Afinal de contas, ler faz muito mal as pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que Ihe fora destinado no corpo social. Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O primeiro, coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu- se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovary, tornou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos.
      Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.
      Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: O conhecer. Mas para que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim, é fazer o que dele esperam e nada mais?
      Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem, necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação de forma a levar o ser humano além do que Ihe é devido. 
      Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que a vida é mais do que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens. Estrelas jamais percebidas. É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.
      Não, não deem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente. Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de progresso e civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência. Professores, não contem histórias, pode estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro. 
      Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista de sua liberdade. 
      O mundo já vai por um bom caminho. Cada vez mais as pessoas leem por razões utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas de remédio, projetos, manuais etc. Observem as filas, um dos pequenos cancros da civilização contemporânea. Bastaria urn livro para que todos se vissem magicamente transportados para outras dimensões, menos incômodas. É esse o tapete mágico, o pó de pirlimpimpim, a máquina do tempo. Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que é mais subversive do que a leitura? 
      É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em metros, ou no silêncio da alcova... Ler deve se coisa rara, não para qualquer um. 
      Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.
      Para obedecer não é preciso enxergar, o silencio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.
      Além disso, a leitura promove a comunicação de dores, alegrias, tantos outros sentimentos... A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do outro. Sim, a leitura devia ser proibida.
      Ler pode tornar o homem perigosamente humano.

                                                                                                                              (Guiomar de Grammon)
Ao longo do texto, são apresentados argumentos para justificar uma possível proibição da leitura. Em um deles, no oitavo parágrafo, a autora trabalha com a ideia da liberdade, afirmando que “ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança.”. Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre leitura e liberdade segundo o texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

544Q47042 | Secretariado, Recepcionista, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

O(A) Recepcionista tem como função primordial o atendimento ao público, independentemente de serem eles visitantes ou clientes sendo através do atendimento telefônico ou pessoal. Mesmo diante de treinamentos e instruções, haverá momentos onde solicitações não poderão ser atendidas, como um visitante que na recepção demonstra sua insatisfação sobre o atendimento de outro setor.
Diante de situações dessa natureza, pode-se dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

545Q25353 | Conhecimentos Específicos OAB, Estatuto da Advocacia e da OAB, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

A advogada Ana retirou de cartório os autos de determinado processo de conhecimento em que representava a parte ré, para apresentar contestação. Protocolou a petição tempestivamente, mas deixou de devolver os autos em seguida por esquecimento, só o fazendo após ficar pouco mais de um mês com os autos em seu poder. Ao perceber que Ana não devolvera os autos imediatamente após cumprir o prazo, o magistrado exarou despacho pelo qual a advogada foi proibida de retirar novamente os autos do cartório em carga, até o final do processo.  

Nos termos do Estatuto da Advocacia, deve-se assentar quanto à sanção disciplinar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

546Q48112 | Segurança e Saúde no Trabalho, Vigia, Prefeitura de Canavieira PI, IMA

A respeito das saídas de emergência de que devem ser dotados os locais de trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

547Q44127 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, HCFMUSP, VUNESP

Sobre o eletrocardiograma, analise as afirmações a seguir. 

I. A onda P corresponde à despolarização atrial. 
II. O complexo QRS corresponde à repolarização ventricular.
III. A onda T corresponde à despolarização ventricular.
IV. O segmento ST, quando elevado, está associado à isquemia ou necrose miocárdica. 
V. A onda T corresponde à repolarização ventricular. 

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q58686 | Medicina, Obstetrícia e Ginecologia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Quartigesta tercípara, 34 anos de idade, 30 semanas de gestação, procura pronto atendimento com queixa de sangramento vaginal, em moderada intensidade, de início súbito, nega dor ou cólicas. Relata que teve sangramento semelhante há 15 dias, em pequena intensidade, por dois dias, que cessou espontaneamente com repouso. Ao exame físico: bom estado geral, corada, hidratada, afebril, PA: 120x80 mmHg, FC=84 bpm, altura uterina: 30 cm, FCF: 144 bpm, dinâmica uterina ausente, exame especular com sangramento pelo colo uterino e sangue em fundo de saco vaginal. Cardiotocografia categoria I.

O diagnóstico provável e a conduta adequada são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q48397 | Matemática, Analista Previdenciário Arquivologia, MANAUSPREV, FCC

Considere as expressões numéricas, abaixo.

                  A = 1/2 + 1/4 + 1/8 + 1/16 + 1/32             e             B = 1/3 + 1/9 + 1/27 + 1/81 + 1/243

O valor, aproximado, da soma entre A e B é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

550Q39101 | Música, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

A contribuição africana para a música brasileira perpassa pela com a incorporação de seus instrumentos bastante característicos, eminentemente de percussão. As sonoridades destes instrumentos foram, a partir daí, largamente utilizadas na canção popular do Brasil, constituindo então uma das chaves da nossa música. Dentre estes instrumentos estão, por exemplo:

I. Berimbau.
II. Cuíca.
III. Reco-reco.
IV. Atabaques.

É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

551Q27374 | Matemática, Auxiliar Administrativo, Câmara de Itatiba SP, VUNESP

Uma grande avenida teve a extensão total a ser recapeada dividida em 3 trechos iguais, A, B e C. Sabe-se que já foram recapeados 3,3 quilômetros do total, sendo que o número de quilômetros já recapeados nos trechos A, B e C é diretamente proporcional aos números 6, 3 e 2, respectivamente.

Se no trecho B restam 600 metros ainda não recapeados, então a soma das extensões t otais dos trechos A, B e C é igual, em quilômetros, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

552Q474503 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJ

Em um programa de aprendizagem da modalidade de natação, o professor necessita lançar mão de cinco fundamentos básicos para desenvolvê-lo. Indique a ordem de utilização dos fundamentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

553Q646338 | Informática, Dispositivos, Analista de Procuradoria, PGE RO, FGV

No contexto do comando switch e do uso do comando break em seu interior, na linguagem de programação C, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

554Q36874 | Raciocínio Lógico, Analista Judiciário, TJ PI, FGV

No primeiro turno do campeonato piauiense de futebol 6 times participam, mas somente 4 chegam às semifinais.
O número de possibilidades diferentes para o conjunto dos 4 times que estarão nas semifinais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

555Q25354 | Conhecimentos Específicos OAB, Estatuto da Advocacia e da OAB, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Fernanda, estudante do 8º período de Direito, requereu inscrição junto à Seccional da OAB do estado onde reside. A inscrição foi indeferida, em razão de Fernanda ser serventuária do Tribunal de Justiça do estado. Fernanda recorreu da decisão, alegando que preenche todos os requisitos exigidos em lei para a inscrição de estagiário e que o exercício de cargo incompatível com a advocacia não impede a inscrição do estudante de Direito como estagiário. 

Merece ser revista a decisão que indeferiu a inscrição de estagiário de Fernanda?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

556Q25667 | Português, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CLIN, COSEAC

Texto associado.
Primavera

1 A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

2 Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, - e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

3 Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jaipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, - e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

4 Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

5 Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, - e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

6 Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

7 Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento em que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, - e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora, se entendeu e amou.

8 Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

9 Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, - por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida - e efêmera.

(MEIRELES, Cecília. "Cecília Meireles - Obra em Prosa?, Vol. 1. Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 1998, p. 366.)
"...por fidelidade à obscura semente..." (9º §)

Das alterações feitas no fragmento acima, há erro no emprego do acento indicativo da crase em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

557Q44321 | Matemática, Técnico de Enfermagem, Hospital São Lucas, NUCEPE

Observe a sequência abaixo: 

                                    2, 3, 6, 18, [...]

Qual será o 6º número desta progressão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

558Q27451 | Português, Oficial Legislativo, Câmara de Marialva PR, FAUEL

Assinale a alternativa na qual ocorre o emprego INCORRETO do “porquê":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

559Q32311 | Administração Geral, Teoria Geral da Administração, Assistente Administrativo, CRQ PE, IDHTEC

Os princípios de rendimento preconizados por Emerson são os seguintes, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

560Q462033 | Direito Penal, Fontes do Direito Penal, Juiz Substituto, TJ PB, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios e fontes do direito penal, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.