Início

Questões de Concursos 2015

Resolva questões de 2015 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q27482 | Português, Arquivista, Câmara de Inhumas GO, ITAME

Texto associado.
Uma Galinha – Conto de Clarice Lispector

“Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã.
Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anseio.
Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante ainda vacilou — o tempo da cozinheira dar um grito — e em breve estava no terraço do vizinho, de onde, em outro voo desajeitado, alcançou um telhado. Lá ficou em adorno deslocado, hesitando ora num, ora noutro pé. A família foi chamada com urgência e consternada viu o almoço junto de uma chaminé. O dono da casa, lembrando-se da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar, vestiu radiante um calção de banho e resolveu seguir o itinerário da galinha: em pulos cautelosos alcançou o telhado onde esta, hesitante e trêmula, escolhia com urgência outro rumo. A perseguição tornou-se mais intensa. De telhado a telhado foi percorrido mais de um quarteirão da rua. Pouco afeita a uma luta mais selvagem pela vida, a galinha tinha que decidir por si mesma os caminhos a tomar, sem nenhum auxílio de sua raça. O rapaz, porém, era um caçador adormecido. E por mais ínfima que fosse a presa o grito de conquista havia soado.
Sozinha no mundo, sem pai nem mãe, ela corria, arfava, muda, concentrada. Às vezes, na fuga, pairava ofegante num beiral de telhado e enquanto o rapaz galgava outros com dificuldade tinha tempo de se refazer por um momento. E então parecia tão livre. 
Estúpida, tímida e livre. Não vitoriosa como seria um galo em fuga. Que é que havia nas suas vísceras que fazia dela um ser? A galinha é um ser. É verdade que não se poderia contar com ela para nada. Nem ela própria contava consigo, como o galo crê na sua crista. Sua única vantagem é que havia tantas galinhas que morrendo uma surgiria no mesmo instante outra tão igual como se fora a mesma. 
Afinal, numa das vezes em que parou para gozar sua fuga, o rapaz alcançou-a. Entre gritos e penas, ela foi presa. Em seguida carregada em triunfo por uma asa através das telhas e pousada no chão da cozinha com certa violência. Ainda tonta, sacudiu-se um pouco, em cacarejos roucos e indecisos. Foi então que aconteceu. De pura afobação a galinha pôs um ovo. Surpreendida, exausta. Talvez fosse prematuro. Mas logo depois, nascida que fora para a maternidade, parecia uma velha mãe habituada. Sentou-se sobre o ovo e assim ficou, respirando, abotoando e desabotoando os olhos. Seu coração, tão pequeno num prato, solevava e abaixava as penas, enchendo de tepidez aquilo que nunca passaria de um ovo. Só a menina estava perto e assistiu a tudo estarrecida. Mal porém conseguiu desvencilhar-se do acontecimento, despregou-se do chão e saiu aos gritos:
— Mamãe, mamãe, não mate mais a galinha, ela pôs um ovo! Ela quer o nosso bem!
Todos correram de novo à cozinha e rodearam mudos a jovem parturiente. Esquentando seu filho, esta não era nem suave nem arisca, nem alegre, nem triste, não era nada, era uma galinha. O que não sugeria nenhum sentimento especial. O pai, a mãe e a filha olhavam já há algum tempo, sem propriamente um pensamento qualquer. Nunca ninguém acariciou uma cabeça de galinha. O pai afinal decidiu-se com certa brusquidão:
— Se você mandar matar esta galinha nunca mais comerei galinha na minha vida!
— Eu também! jurou a menina com ardor. A mãe, cansada, deu de ombros.
Inconsciente da vida que lhe fora entregue, a galinha passou a morar com a família. A menina, de volta do colégio, jogava a pasta longe sem interromper a corrida para a cozinha. O pai de vez em quando ainda se lembrava: “E dizer que a obriguei a correr naquele estado!” A galinha tornara-se a rainha da casa. Todos, menos ela, o sabiam. Continuou entre a cozinha e o terraço dos fundos, usando suas duas capacidades: a de apatia e a do sobressalto.
Mas quando todos estavam quietos na casa e pareciam tê-la esquecido, enchia-se de uma pequena coragem, resquícios da grande fuga — e circulava pelo ladrilho, o corpo avançando atrás da cabeça, pausado como num campo, embora a pequena cabeça a traísse: mexendo-se rápida e vibrátil, com o velho susto de sua espécie já mecanizado.
Uma vez ou outra, sempre mais raramente, lembrava de novo a galinha que se recortara contra o ar à beira do telhado, prestes a anunciar. Nesses momentos enchia os pulmões com o ar impuro da cozinha e, se fosse dado às fêmeas cantar, ela não cantaria mas ficaria muito mais contente. Embora nem nesses instantes a expressão de sua vazia cabeça se alterasse. Na fuga, no descanso, quando deu à luz ou bicando milho — era uma cabeça de galinha, a mesma que fora desenhada no começo dos séculos.
Até que um dia mataram-na, comeram-na e passaram-se anos.”

“Uma Galinha” Clarice Lispector, 1960
Assinale a alternativa correta: “A galinha tornara-se a rainha da casa”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

682Q34533 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar da Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

As datas constantes na questão reportam-se ao ano de 2015

Em 02 de agosto, os 193 Estados-membros da ONU chegaram a um acordo sobre o rascunho do documento final que constituirá a nova agenda de desenvolvimento sustentável (ODS), que será formalmente adotada pelos líderes mundiais em Nova York durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável em setembro.

O documento final destaca, como um de seus principais objetivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

683Q31576 | Informática, Hardware, Assistente Administrativo, CRF RO, FUNCAB

Considere os periféricos a seguir.

I. Impressora
II. Monitor
III. Teclado
IV. Mouse
V. Caixa de som

Das alternativas, quais são periféricos de SAÍDA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q24863 | Matemática, Pedagogo, CISCOPAR

Sabendo que uma fábrica de sapatos produziu, no mês de fevereiro, 2.700 pares de sapatos e que no mês de março precisou produzir 27% a mais em relação ao mês anterior, devido a demanda, assinale a alternativa que representa a quantidade total de pares de sapatos que a fábrica passou a produzir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q48885 | Matemática, Oficial de Produção, Liquigás, CESGRANRIO

Fernando comprou quatro doces iguais, um para cada filho. Pagou a despesa com uma nota de 10 reais, e recebeu R$ 3,20 de troco.

Quanto custou cada doce?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q29452 | Raciocínio Lógico, Arquivista, CODEMIG, FGV

Em uma empresa, o diretor de um departamento percebeu que Pedro, um dos funcionários, tinha cometido alguns erros em seu trabalho e comentou:

“Pedro está cansado ou desatento."

A negação lógica dessa afirmação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

687Q28494 | Informática, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Arujá SP, VUNESP

Assinale a alternativa que contém o nome do componente do MS-Windows 7, em sua configuração padrão, em que podem estar localizados arquivos excluídos acidentalmente pelos usuários.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

688Q44128 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, HCFMUSP, VUNESP

A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica de altíssima complexidade no que tange tanto à sua fisiopatologia quanto ao seu tratamento. Sobre essa síndrome, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q24744 | Português, Sintaxe, Auxiliar Administrativo, CIS AMOSC SC, CURSIVA

Leia:

“Também nos importa o que o mar traz consigo até a arrebentação...” (Carlos Drummond de Andrade)

A oração destacada indica uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

690Q33115 | Direito de Família, Defensor Público, DPE MA, FCC

Sobre a pluralidade do conceito de família, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em sua redação original, reconheceu expressamente como entidades familiares
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

691Q29029 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Betim MG

NÃO constitui ação que visa à maior participação das famílias no Projeto Pedagógico da Instituição de Educação Infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

692Q224065 | Biologia, Ciclo da água, Professor Biologia, IESDE

Vários fenômenos podem ser relacionados ao ciclo da água. Alguns deles são biológicos e outros são estritamente ambientais. Aponte a alternativa que reúne um ou mais fenômenos não diretamente relacionado(s) ao ciclo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

693Q42477 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

O envelhecimento populacional pode ser reversível, caso ocorra o aumento da fecundidade. Já o envelhecimento individual representa a consequência ou os efeitos da passagem do tempo. Estes efeitos podem ser positivos ou negativos e são observados nas diversas dimensões do indivíduo. Sobre as mudanças no envelhecimento marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q32116 | Português, Assistente Administrativo, Docas PB, IBFC

Texto associado.
Texto I

      Quindins Quando sentiu que ia morrer, o Dr. Ariosto pediu para falar a sós com a mulher, dona Quiléia (Quequé).
      - Senta aí, Quequé.
      Ela sentou na beira da cama. Protestou, chorosa, quando o marido disse que sabia que estava no fim. Mas o Dr. Ariosto a acalmou. Os dois sabiam que ele tinha pouco tempo de vida e era melhor que enfrentassem a situação sem drama. Precisava contar uma coisa à mulher. Para morrerem paz. Contou, então, que tinha outra família.
      - O quê, Ariosto?!
      Tinha. Pronto. Outra mulher, outros filhos, até outros netos. A dona Quiléia iria saber de qualquer maneira, pois ele incluíra a outra família no seu testamento. Mas tinha decidido contar ele mesmo. De viva, por assim dizer, voz. Para que não ficasse aquela mentira entre eles. E para que dona Quiléia fosse tolerante com a sua memória e com a outra. Promete, Quequé? Dona Quiléia chorava muito. Só pôde fazer “sim” com a cabeça. Aliviado, o Dr. Ariosto deixou a cabeça cair no travesseiro. Podia morrer em paz.
      Mas aconteceu o seguinte: não morreu. Teve uma melhora surpreendente, que os médicos não souberam explicar e que Dona Quiléia atribui à promessa que fizera a seu santo. Em poucas semanas, estava fora de cama. Ainda precisa de cuidados, é claro. Dona Quiléia tem que regular sua alimentação, dar remédio na hora certa... Ficam os dois sentados na sala, olhando a televisão, em silêncio. Um silêncio constrangido. O Dr. Ariosto arrependido de ter feito a confissão. A Dona Quiléia achando que não fica bem se aproveitar de uma revelação que o homem fez, afinal, no seu leito de morte. Simplesmente não tocam no assunto. No outro dia o Dr. Ariosto teve permissão do médico para sair, pela primeira vez, de casa. Arrumou-se. Pediu para chamarem um táxi.
      - Quer que eu vá com você? - perguntou a mulher.
      - Não precisa.
      - Você demora? - Não, não. Vou só...
      Não completou a frase. Ficaram mais alguns instantes na porta, em silêncio. Depois ele disse:
      - Bom. Tchau.
      - Tchau.
      Agora, tem uma coisa: Dona Quiléia não pagou a promessa ao santo. Ainda compra quindins escondido e os come sozinha. Aliás, deu para comer quindões. Grandes, enormes, translúcidos quindões.

(Luis Fernando Veríssimo)
No fragmento “Precisava contar uma coisa à mulher” (3°§), a crase ocorre, basicamente, devido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

695Q32007 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRM SC, IESES

Leia atentamente as afirmativas abaixo sobre fluxograma e assinale aquela que está INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

696Q58649 | Medicina, Medicina Preventiva, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Um estudo recrutou 60 pessoas com certo tipo de câncer (grupo X) e 180 pessoas sem essa doença (grupo Y). Foi aplicado questionário em todas as 240 pessoas, que revelou o seguinte: no grupo X, 35% estavam expostos a um determinado fator de interesse e, no grupo Y, 40%. O valor da OR bruta foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

697Q52442 | Redação Oficial, Técnico Administrativo, UNIOESTE

Com relação ao ofício, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q28490 | Matemática, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Arujá SP, VUNESP

Um eletricista dispunha de dois rolos de fio, um com 4,50 m de fio preto e o outro com 7,56 m de fio vermelho. Para fazer certo número de ligações, esses fios foram divididos pelo eletricista em pedaços iguais e do maior tamanho possível, de modo que não restasse nenhum pedaço de fio nos rolos.

Se em cada ligação serão usados dois pedaços do fio vermelho e um pedaço do fio preto, então o número máximo de ligações que poderão ser feitas com os pedaços cortados será igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

699Q18391 | Português, Controlador de Tráfego Aéreo, EEAR, FAB

Assinale a alternativa em que a oração apresenta sujeito indeterminado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

700Q155291 | Psicologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 3a Região, FCC

A promoção de saúde foi tema de conferências mundiais (Canadá, 1986; Austrália, 1988; Suécia, 1991; Colômbia, 1992; México, 2000; Tailândia, 2005; Quênia, 2009), que deram origem a importantes documentos com compromissos a serem assumidos por todos os países. A Carta de Otawa (1986) define a promoção de saúde como o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo e enfatiza que para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, os indivíduos e grupos devem saber identificar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.