Início

Questões de Concursos 2016

Resolva questões de 2016 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3261Q47667 | Inglês, Professor de Inglês, Prefeitura de Biguaçu SC, UNISUL

Regarding Reading strategies in English, what is true about skimming and scanning respectively.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3262Q608824 | Biblioteconomia, Bibliotecário de referencia, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Ao construir a estratégia de busca, após a negociação da questão, o bibliotecário de referência

I. analisa o tema da q uestão, identificando seus conceitos e relações.

II. seleciona os termos do enunciado de busca adequados à linguagem usada pelo sistema da biblioteca.

III. identifica as fontes adequadas que possam conter informações relevantes para a questão do usuário.

Neste caso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3263Q30778 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRB, QUADRIX

Há várias estruturas organizacionais vigentes na Administração Pública. A abordagem divisional ou divisionalizada, por exemplo, ocorre quando os departamentos são agrupados em divisões com base nos resultados organizacionais. Na estrutura divisional, cada divisão é criada como uma unidade autocontida e autossuficiente para produzir um determinado produto ou serviço. Cada divisão possui todos os departamentos funcionais necessários para gerar o produto ou serviço ou parte dele. A abordagem divisional pode ser feita por, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3264Q30537 | Informática, Redes de Computadores, Assistente de Informática, CRA AC, QUADRIX

A arquitetura de rede TCP/IP pode ser visualizada em quatro níveis, havendo em cada nível os respectivos protocolos que definem as regras de comunicação de dados. O protocolo TCP atua na camada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3265Q371529 | Direito Processual Penal, Recursos Criminais, FGV

Em razão de uma determinada conduta de um juiz de direito de 1ª instância, que atuava em uma Vara Criminal da Comarca de Curitiba, o advogado Frederico ingressou com um habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça do Paraná, figurando como autoridade coatora o magistrado. A ordem de habeas corpus foi denegada pelo Tribunal.

Dessa decisão, desconsiderando a hipótese de habeas corpus, caberá ao advogado interpor a seguinte medida:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3266Q60753 | Direito Processual Penal, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES

O Código de Processo Penal elenca um conjunto de regras que regulamentam a produção das provas no âmbito do processo criminal. No tocante às perícias em geral, as normas estão previstas nos artigos 158 a 184 da lei em comento. Quanto ao exame de corpo de delito, nos crimes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3267Q29306 | Direito Marítimo, Administrador, CODEBA, FGV

Nas licitações de concessão e de arrendamento de bem público destinado à atividade portuária, serão utilizados, de forma combinada ou isolada, os seguintes critérios para julgamento:

I. menor capacidade de movimentação e maior tarifa.
II. menor tempo de movimentação de carga, maior valor de investimento e menor contraprestação do poder concedente.
III. melhor proposta técnica, conforme critérios estabelecidos pelo poder concedente e maior valor de outorga.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3268Q60553 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico de Enfermagem, RIOSAÚDE

Facilitar a revelação de fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo é crime punido com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3269Q50835 | Direito Penal, Criminologia, Promotor de Justiça, MPE SC

Em sua obra "O Novo em Direito e Política", José Alcebíades de Oliveira Júnior cita interessante trecho da doutrina de Luigi Ferrajoli: "a sujeição do juiz à lei já não é de fato, como no velho paradigma juspositivista, sujeição à letra da lei, qualquer que seja o seu significado, mas sim sujeição à lei somente enquanto válida, ou seja, coerente com a Constituição". A interpretação da frase em destaque nos remete ao conteúdo do modelo garantista.
  1. ✂️
  2. ✂️

3270Q53140 | Português, Auxiliar em Administração, UFPB, IDECAN

Texto associado.
                                                        Meu filho e seus ídolos 

     Todas as épocas têm os seus ídolos juvenis. Principalmente depois do fenômeno da comunicação de massa, pessoas como James Dean ou Elvis Presley, para falar de astros de outros tempos, ou como Sandy e Junior e os Backstreet Boys, fenômenos mais recentes, arrastam multidões de jovens aos seus shows. E não só isso. Além de frequentarem os shows, os jovens são capazes de atitudes muito mais drásticas, como passar dias em uma fila para comprar ingresso, fazer plantão na frente do hotel ou da casa do cantor simplesmente para dar uma olhadinha a distância. Em casa, as paredes do quarto são forradas de pôsteres, revistas são consumidas aos milhares, álbuns são confeccionados com devoção e programas de TV são ansiosamente esperados apenas para assistir a uma rápida aparição do ídolo.
    Muitos pais se perguntam: o que essas pessoas têm de tão especial para atrair a atenção de tantos jovens? A primeira e mais óbvia resposta é que todos esses astros, mais do que qualquer outro mortal, detêm objetos de desejo de nossa cultura ocidental, como fama, sucesso, beleza, dinheiro etc. Isso, porém, não justificaria as atitudes que os adolescentes são capazes de tomar em relação a cantores, atores ou jogadores de futebol. Se a tietagem se justificasse apenas pela admiração de certas características dos artistas (como a beleza, por exemplo), esse comportamento de fã não pareceria tão restrito à juventude. Isso pode nos indicar que esse fenômeno tem a ver com a própria adolescência.
    A adolescência traz desafios importantes para o jovem. Além de ser uma fase em que deixamos de ser criança e nos preparamos para a vida adulta, a convivência social tem um grande peso. Por vezes, aos olhos dos pais, os filhos dão mais importância aos amigos e suas opiniões do que à própria família. Não é incomum ouvir pais de adolescentes reclamando que os filhos só ouvem, vestem, assistem e gostam daquilo que os amigos ouvem, vestem, assistem e gostam. O que os pais têm dificuldade de entender são as transformações típicas que se operam nessa fase. O preparo para a vida adulta envolve uma espécie de libertação das opiniões familiares. É como se o jovem tivesse uma necessidade de se desligar daquela dependência infantil e encontrar sua própria identidade. Onde encontrar essa identidade? Primeiro, no grupo social mais próximo, ou seja, nos amigos. Depois, em outras pessoas. E é aí que entram os ídolos da juventude. 
   Essas pessoas famosas representam uma série de características valorizadas pelos adolescentes: às vezes a rebeldia ou a aparente independência; às vezes a beleza ou a fama. Além de representarem esses valores, os ídolos parecem, aos olhos do fã, pessoas que conseguem materializar seus sonhos, que conseguem tudo o que querem. Por isso esse interesse fora do comum por tudo que se passa com eles.
    Sob esse ponto de vista, ter ídolos é algo absolutamente normal. Torna-se preocupante, no entanto, quando esse interesse passa a ser o foco central do adolescente, quando a sua vida gira completamente em torno do seu ídolo e ser fã passa a ser a sua principal e única ocupação. Nesses casos, é importante que os pais estejam atentos para impedir que a admiração do filho vire uma obsessão e ajudá-lo a lidar de forma mais saudável com a admiração que sente por alguma pessoa famosa. 
   Porém, quando esse interesse não interfere na vida do adolescente, não há por que se preocupar. Pode ser até uma oportunidade para que os pais conheçam melhor seus filhos. Discutir sobre os gostos, os desejos, enfim, as preferências dos adolescentes nessa fase pode ser uma experiência muito rica para os pais. Até porque quem de nós nunca teve seu ídolo? 

(DELY, Paula. Meu filho e seus ídolos. Disponível em: http://www.aprendebrasil.com.br/falecom/psicologa_artigo027.asp. Acesso em: 05/07/2011. Adaptado.) 
É correto afirmar que o texto em questão  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3271Q31894 | Administração Geral, Administração Geral, Auxiliar de Departamento, CRO PR, QUADRIX

Pode-se considerar as mudanças planejadas na estrutura organizacional como um dos meios mais eficazes para melhorar o desempenho do sistema empresarial. Qualquer empresa possui dois tipos de estrutura: a formal e a informal. Leia as seguintes informações, identificando a qual tipo pertencem.

I. Objeto de grande parte de estudo das organizações empresariais, é deliberadamente planejada e representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.
II. Dá ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
III. Uma de suas principais vantagens é proporcionar maior rapidez no processo decisório.
IV. Uma de suas principais desvantagens é provocar desconhecimento da realidade empresarial pelas chefias.

A sequência correta está na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3272Q593564 | Química, Práticas Laboratoriais em Química, Técnico de Laboratório, UFPB PB, IDECAN

O Elisa é uma técnica de Imunoensaio Enzimático (EIA) heterogêneo, muito utilizada para diagnóstico, principalmente por causa de seu baixo custo e por detectar quantidades extremamente pequenas de antígenos ou anticorpos. Esse exame se baseia na detecção de anticorpos ou de antígenos específicos, através da reação anticorpo-antígeno. São cromógenos utilizados para o teste Elisa, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3273Q28320 | História e Geografia de Estados e Municípios, Biólogo, Prefeitura de Aragoiânia GO, ITAME

O goiano Wendell Silva Lira, ganhou no início de janeiro o novo status após conquistar o prêmio Puskás de 2105, quando jogava pelo Goianésia.

O prêmio recebido em Zurique na Suíça foi dado pela FIFA ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3274Q43958 | Informática, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

Marque a opção que contém a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) sobre os seguintes comandos do Windows.

I – O comando Shift+Delete envia o arquivo selecionado para a lixeira.
II – O comando Alt+Tab permite selecionar das janelas dos aplicativos em execução.
III – O comando Delete exclui o arquivo selecionado de forma permanente.
IV – O comando Alt+F4 fecha a janela do aplicativo que está em primeiro plano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3275Q35769 | Direito Empresarial e Comercial, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MG, CONSULPLAN

De acordo com a Lei nº 11.101/2005, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, são requisitos necessários para o pedido de recuperação judicial, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3276Q352450 | Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Auditor Fiscal de Controle Externo, TCE SC, CESPE CEBRASPE

Com relação à terminologia de custos, julgue os seguintes itens. Caso ocorra um incêndio de grandes proporções em um estoque de matérias-primas, o valor do material destruído deverá ser reconhecido como custo de produção do período em que ocorreu o sinistro.
  1. ✂️
  2. ✂️

3277Q53188 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar em Assuntos Educacionais, UFPB, IDECAN

A globalização é um dos principais pressupostos para a real percepção da dinâmica que existe na humanidade contemporânea. Sobre globalização, analise as afirmativas, marque para as verdadeiras e para as falsas. 

( ) Facilita o avanço de graves epidemias, como a AIDS, o ebola, a gripe asiática, entre outras. Da mesma forma viabiliza o contrabando de armas, o tráfico de drogas e a exploração sexual.
( ) Enfraquece a organização e soberania política dos Estados que cada vez mais vêm perdendo o controle sobre a economia.
( ) Desenvolve uma consciência ecológica planetária a partir da identificação de problemas ambientais globais como o efeito estufa, a chuva ácida e o buraco na camada de ozônio.
( ) Viabiliza a diminuição das desigualdades socioeconômicas em todas as partes, de modo a deixar o Planeta mais justo socioeconomicamente.

A sequência está correta em 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3278Q36555 | Direito Notarial e Registral, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ PA, IESES

Na planilha do módulo Cartório, do Sistema SIAE, o campo específico denominado DESPESA, deverá ser preenchido com os seguintes dados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3279Q409294 | Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Analista Censitário, IBGE, FGV

Renato, servidor estável de fundação pública federal, praticou incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição onde está lotado. Após regular processo administrativo disciplinar, instruído com vídeo que registrou o episódio, de acordo com a Lei nº 8.112/90, Renato está sujeito, em tese, à sanção disciplinar de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3280Q924623 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Maria, mãe de João, criança com nove anos de idade, que está na guarda de fato da avó paterna Luisa, almeja viajar com o filho, que já possui passaporte válido, para os Estados Unidos. Para tanto, indagou ao pai e à avó se eles concordariam com a viagem do infante, tendo o primeiro anuído e a segunda não, pelo fato de o neto não estar com boas notas na escola. Preocupada, Maria procura orientação jurídica de como proceder. À luz do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção que indica a medida que deverá ser adotada pelo(a) advogado(a) de Maria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.