Início

Questões de Concursos 2016

Resolva questões de 2016 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q373770 | Português, Interpretação de Texto, Revisor de Texto, IFAP AP, FUNIVERSA

As alternativas que se seguem são trechos adaptados de Reinaldo Dias. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. p. 52 e 53. Considerando a prescrição gramatical, a coesão e a coerência textuais nos trechos apresentados, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q35056 | Técnicas de Vendas e Negociação, Atendimento ao Público, Assistente de Alunos, IFAP, FUNIVERSA

A respeito das técnicas de atendimento ao público, é correto afirmar que o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q50733 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, MPE RS

Em cada uma das seis faces de um cubo foi escrito um número natural distinto entre 1 e 9 de maneira que a adição dos números escritos em faces opostas resulta em 9.
Dentre as alternativas, qual pode ser a sequência de números escritos nas faces do cubo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q42547 | Matemática, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Um funcionário de uma empresa recebeu R$315,00 a mais no seu salário, referente a um aumento de 12,5%. Sendo assim, qual o salário deste funcionário sem o aumento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q28661 | Português, Nível Fundamental Completo, Prefeitura de Barra de Guabiraba PE

O ASSALTO 
Carlos Drummond de Andrade

     A casa luxuosa no Leblon é guardada por um cachorro de feia catadura, que dorme de olhos abertos, ou talvez nem durma, de tão vigilante. Por isso, a família vive tranquila, e nunca se teve notícia de assalto à residência tão bem protegida. 
     Até a semana passada. Na noite de quinta-feira, um homem conseguiu abrir o pesado portão de ferro e penetrar no jardim. Ia fazer o mesmo com a porta da casa, quando o cachorro, que muito de astúcia o deixara chegar até lá, para acender-lhe o clarão de esperança e depois arrancar-lhe toda ilusão, avançou contra ele, abocanhando-lhe a perna esquerda. O ladrão quis sacar do revólver, mas não teve tempo para isto. Caindo ao chão, sob as patas do inimigo, suplicou-lhe com os olhos que o deixasse viver, e com a boca prometeu que nunca mais tentaria assaltar aquela casa. Falou em voz baixa, para não despertar os moradores, temendo que se agravasse a situação.
     O animal pareceu compreender a súplica do ladrão, e deixou-o sair em estado deplorável. No jardim ficou um pedaço de calça. No dia seguinte, a empregada não entendeu bem por que uma voz, pelo telefone, disse que era da Saúde Pública e indagou se o cão era vacinado. Nesse momento o cão estava junto da doméstica, e abanou o rabo, afirmativamente. 

O texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q29192 | Conhecimentos Específicos, Noções de Primeiros Socorros, Guarda Portuário, CODEBA, FGV

O transporte de acidentados ou de vítimas de mal súbito requer o máximo de cuidado para não complicar ainda mais o estado de saúde da vítima ou agravar as lesões existentes.

O tipo de transporte escolhido deve levar em consideração o mal sofrido e o estado geral da vítima. Em situações na qual o acidentado pode caminhar e que o socorro é feito por uma única pessoa, deve-se optar pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q29171 | Português, Guarda Portuário, CODEBA, FGV

Texto associado.
Texto I 
Lixo

      A partir da Revolução Industrial, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, em que a maior parte dos produtos – desde guardanapos de papel e latas de refrigerantes, até computadores – é utilizada e jogada fora com enorme rapidez.
      Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado das modernas metrópoles fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas. A sujeira acumulada no ambiente aumentou a poluição do solo, das águas e piorou as condições de saúde das populações em todo o mundo, especialmente nas regiões menos desenvolvidas. Até hoje, no Brasil, a maior parte dos resíduos recolhidos nas grandes cidades é simplesmente jogada sem qualquer cuidado em depósitos existentes nas áreas periféricas.

A questão é: o que fazer com tanto lixo?

(Adaptado. Internet.)
“O homem passou a viver então a era dos descartáveis, em que a maior parte dos produtos – desde guardanapos de papel e latas de refrigerantes, até computadores – é utilizada e jogada fora com enorme rapidez".

O trecho “desde guardanapos de papel e latas de refrigerantes, até computadores" estabelece a seguinte relação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q45143 | Raciocínio Lógico, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue o item a seguir, relativos a raciocínio lógico e operações com conjuntos.
Para quaisquer proposições p e q, com valores lógicos quaisquer, a condicional p → (q → p) será, sempre, uma tautologia.
  1. ✂️
  2. ✂️

69Q51923 | Raciocínio Lógico, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cascavel PR, CONSULPLAN

Um produto em alta no mercado teve seu preço aumentado duas vezes em um período de duas semanas:

Na primeira semana, seu valor subiu 10%; e, na segunda semana, seu valor subiu 15% em relação ao valor da semana anterior.

Sabendo que o preço ao final dos aumentos citados foi de R$ 2.024,00, é correto afirmar que o valor inicial do produto é um preço compreendido entre 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q26626 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Serviços Gerais, CODAR, EXATUS PR

Gilberto precisa acondicionar seis dezenas de ovos em caixas com capacidade para uma dúzia ovos cada.

A quantidade de caixas necessárias para que Gilberto realize essa tarefa é igual a: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q45142 | Raciocínio Lógico, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue o item a seguir, relativos a raciocínio lógico e operações com conjuntos.

A sentença “Bruna, acesse a Internet e verifique a data da aposentadoria do Sr. Carlos!” é uma proposição composta que pode ser escrita na forma p ∧ q.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q418585 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Juiz de Direito Substituto, TJ SP, VUNESP

A empresa Alegria Ltda., visando parceria comercial com a empresa Felicidade Ltda. na comercialização de produtos para festas, iniciou tratativas pré-contratuais, exigindo da segunda que comprasse equipamento para a produção desses produtos. O negócio não foi concluído, razão pela qual a empresa Felicidade Ltda., entendendo ter sofrido prejuízo, ingressou com ação de reparação de danos morais, materiais e lucros cessantes, assim como na obrigação de contratar, ante a expectativa criada pela empresa Alegria Ltda.

Diante deste caso hipotético, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q720420 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

A respeito da história da arquitetura e de seus marcos periodológicos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q35049 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFAP, FUNIVERSA

Os programas de educação para a resolução de conflitos mostram aos alunos a dinâmica do poder e providenciam uma compreensão básica acerca da natureza do conflito e do papel da cultura na forma de resolvê-los. No que diz respeito a esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q29383 | Economia, Economista, CODEBA, FGV

O aumento da inflação e do desemprego tem gerado um choque negativo sobre os rendimentos das famílias. Nesse sentido, para cada redução de 1% na renda, as famílias reduzem em 2% o gasto com lazer, 0,5% o gasto com educação dos filhos e aumentam em 1% o gasto com ônibus.

A partir dessa descrição é possível dizer que lazer, educação dos filhos e ônibus são, respectivamente, bens ou serviços
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q31772 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, CRMV TO, QUADRIX

Texto associado.
Sistema de adestramento promete ensinar gatos a usarem vaso sanitário

Um pet shop online está vendendo um produto que pode ser a solução para quem tem gatos e gosta da casa organizada ou mora em lugares pequenos: é um sistema de adestramento para treinar os bichanos a usarem o banheiro e evitarem o uso de caixa de areia. O veterinário e fundador do pet shop, Márcio Waldman, explica que o sistema consiste em aros de tamanhos diferentes, que são colocados no assento até que o animal se adapte a usar o vaso sanitário.
"O produto é aplicado em fases e contém vários tamanhos de aros para serem diminuídos aos poucos até chegarem ao tamanho real do vaso sanitário. Para facilitar a adaptação, a areia é colocada neste recipiente, durante as fases", explica Márcio.
No início da adaptação, recomenda o especialista, os donos devem retirar a tradicional caixa de areia do alcance do animal por algumas horas e inserir o assento no vaso sanitário. É importante "aumentar gradativamente o período sem a caixa sanitária e com o assento no banheiro até que o gato perceba que o local a ser utilizado é o vaso sanitário", afirma.
O veterinário relata que não existe uma média de tempo para o animal se adaptar. "Alguns gatos se adaptam em poucos dias. Outros podem demorar algumas semanas para mudarem de hábito", explica. O profissional alerta que esse período de adaptação é um dos pontos negativos do produto. Como vantagem, ele ressalta a ausência de areia sanitária e da necessidade de retirar essa areia em grumos da caixa.
Márcio afirma que é muito difícil que o gato caia dentro do vaso sanitário, já que os bichanos têm um senso espacial e de equilíbrio muito maior que o dos humanos.

(g1.globo.com)
Releia este fragmento do texto:

"[...] é um sistema de adestramento para treinar os bichanos a usarem o banheiro e evitarem o uso de caixa de areia [...]"

A respeito das formas verbais destacadas acima, "usarem" e "evitarem", assinale a alternativa correta sobre a concordância verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q51129 | Matemática, Motorista, MPE SP, ZAMBINI

O dobro da soma de um número com 3 é igual a 10 e equivale à sentença
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q36730 | Português, Técnico Judiciário, TJ MT, UFMT

Data show

Sempre que vou falar em algum lugar, o pessoal técnico me pergunta, com antecedência, se vou usar data show. Se você não sabe, data show é uma expressão americana. Falar inglês é mais adequado tecnologicamente. Show quer dizer mostrar. E data quer dizer dados. Trata-se de um artifício para mostrar dados, que são projetados em uma tela numa sala escura. Acho que o data show pode ser útil para mostrar dados. Mas o uso que dele se faz é horrível: os palestrantes o usam para projetar na tela o esboço da sua fala, eliminando dela qualquer surpresa, pois é claro que os ouvintes, de saída, leem o esboço até o fim. É como contar o fim da piada no início... Apagam-se as luzes, o palestrante e os ouvintes olham todos para a tela, e ele vai falando. Ninguém presta atenção. Mas todos acham que usar data show é prova de ser avançado, tecnologicamente. Quem não usa é atrasado. Quem leva suas notas num caderninho é como alguém que anda de carro de boi num mundo de Fórmula Um. Assim vão os palestrantes, todos com seus laptops, para a sessão de cineminha sem graça. Falando sobre isso, uma mulher que trabalha numa firma promotora de eventos contou-me qual a maior vantagem dos data show, uma coisa em que eu não havia pensado: com as luzes apagadas, longe do olhar do palestrante, os ouvintes podem dormir à vontade. Contou-me de uma ocasião em que um homem dormiu e roncou tão alto que chegou a perturbar palestrante e ouvintes. Todo mundo se pôs a rir. Barulho de ronco é muito divertido... Mas ela foi obrigada a tomar providências. E o que ela fez, sádica e humoristicamente, foi colocar um microfone perto da boca do roncador. Aí ele acordou-se a si mesmo.
                              
(Ostra feliz não faz pérolas. São Paulo: Planeta, 2008.) 

Sobre as ocorrências da conjunção mas no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em Mas o uso que dele se faz é horrível, a conjunção inicia oração com sentido de oposição ao que foi dito anteriormente em que o autor fala de forma positiva do data show.
( ) Em Mas ela foi obrigada a tomar providências, a conjunção pode ser substituída pela conjunção E, pois apresenta sentido de adição.
( ) Em Mas todos acham que usar data show é prova de ser avançado, tecnologicamente, a conjunção pode ser substituída por Portanto, sem alteração de sentido.
( ) Nas três ocorrências da conjunção mas, o sentido apresentado é o mesmo: oposição a alguma ideia já exposta no texto.

Assinale a sequência correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q35176 | Português, Pedagogo, IFES

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado de sua vida,
regular como um paradigma da 1ª conjunção.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial,
ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito
assindético de nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA.
Não deu.
Acharam um artigo indefinido na sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
conectivos e agentes da passiva o tempo todo.
Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.
(LEMINSKI, Paulo. Caprichos e relaxos. São Paulo: Brasiliense, 1983.)

Após a leitura do poema, a cima, de Paulo Leminski, e análise de todas as referências gramaticais e figurativas usadas pelo autor para a construção da história, marque a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q35066 | Noções de Saúde, Noções de Primeiros Socorros, Assistente de Alunos, IFAP, FUNIVERSA

Com relação aos casos de traumatismo dentário, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.