Início

Questões de Concursos 2016

Resolva questões de 2016 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


6821Q596032 | Português, Sintaxe, Oficial de 2a Classe, Colégio Naval, Marinha

Em que opção a regência verbal está correta, de acordo com a norma padrão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6822Q545345 | Física, Técnico em Laboratório, IFNMG MG

Considere que dois mols de um gás ideal monoatômico estão contidos em um dado recipiente que passa por uma transformação isobárica com pressão de 0,3 atm. Nessa transformação, sua temperatura é elevada de 300 para 600 K e seu volume sofre uma elevação de 300 litros.

Assinale a alternativa que apresenta os valores mais próximos para a variação da energia interna, o trabalho realizado e a quantidade de calor trocada pelo gás, respectivamente. (Considere R = 8,3 J/mol.K e 1 atm=1 x 105 Pa)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6823Q34882 | Português, Assistente em Administração, IFSUL MG

Texto associado.
Vício em internet: quando o acesso à web se torna uma doença

      Acredite ou não: o conceito de dependência em internet começou como uma piada. Em 1995, o psiquiatra norte-americano Ivan Goldberg publicou um artigo satírico em seu site pessoal no qual ele descrevia um problema recém-descoberto e batizado como IAD (sigla para Internet Addiction Disorder, ou Desordem do Vício em Internet).
      O que Goldberg não imaginava era que a imprensa e a comunidade científica passariam a tratar o IAD como um problema real, usando como gancho os rápidos avanços tecnológicos ocorridos na década de 90. Com o advento dos navegadores, buscadores e computadores pessoais, era natural que tal assunto chamasse atenção até mesmo dos leigos.
      Ainda que não seja mencionado na versão mais recente do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, datado de 2013), os profissionais de psiquiatria e psicologia do mundo inteiro são unânimes: o vício em internet existe e é uma doença bastante perigosa. Hoje em dia temos milhares de casos em todo o planeta, incluindo no Brasil, onde ainda é bastante difícil encontrar tratamento especializado para quem sofre desse mal.
      Assim como outros transtornos psicológicos, a dependência em internet pode afetar qualquer pessoa, mas alguns indivíduos possuem maior predisposição a desenvolverem a doença. De acordo com a psicóloga Daniela Faertes, especialista em mudança de comportamento, pessoas introvertidas e que têm dificuldades em manter relações interpessoais são as que possuem maior tendência a se tornarem viciadas.
      Os fanáticos pela internet geralmente são afetados por problemas pessoais ou familiares, incluindo bullying, exclusão social, frustrações profissionais, conturbações no casamento e até mesmo dificuldades financeiras. Tendo isso em mente, o acesso frenético à internet pode ser entendido como uma válvula de escape desse indivíduo – um local confortável que acaba tomando o lugar do mundo real.
      Para Daniela Faertes, é necessário que haja um autocontrole dos horários em que se acessa a internet e utiliza o telefone celular. “Uma das grandes questões é que, mesmo não sendo dependente, a internet provoca uma percepção distorcida da passagem do tempo e, como a gama de assuntos que pode ser acessada por ela é infinita, é necessário colocar um limite pessoal”, observa.

   Disponível em:  . Acesso em: 30 abr 2016 (com adaptações). 
O trecho “Ainda que não seja mencionado na versão mais recente do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais” se refere à expressão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6824Q372555 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, FGV

A parte autora em um processo judicial, inconformada com a sentença de primeiro grau de jurisdição que se embasou no ato normativo X, apela da decisão porque, no seu entender, esse ato normativo seria inconstitucional.

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado Alfa, ao analisar a apelação interposta, reconhece que assiste razão à recorrente, mais especificamente no que se refere à inconstitucionalidade do referido ato normativo X. Ciente da existência de cláusula de reserva de plenário, a referida Turma dá provimento ao recurso sem declarar expressamente a inconstitucionalidade do ato normativo X, embora tenha afastado a sua incidência no caso concreto.

De acordo com o sistema jurídico-constitucional brasileiro, o acórdão proferido pela 3ª Turma Cível

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6825Q50772 | Direito Administrativo, Promotor de Justiça, MPE SC

Cessada a intervenção na concessão de serviço público, quando a concessão não for extinta, a administração do serviço será devolvida à concessionária, precedida de prestação de contas pelo interventor, que responderá pelos atos praticados durante a sua gestão.
  1. ✂️
  2. ✂️

6826Q440663 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente de Departamento Pessoal, CRECI RJ, MSConcursos

De acordo com a Constituição Federal/88 (art. 37), a Administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos seguintes princípios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6827Q50777 | Direito Administrativo, Promotor de Justiça, MPE SC

A retirada é uma das formas de extinção dos atos administrativos e pode dar-se por anulação, revogação, cassação e caducidade. A caducidade ocorre quando o beneficiado do ato administrativo deixa de cumprir os requisitos de quando teve o ato deferido.
  1. ✂️
  2. ✂️

6828Q559452 | Informática, Hardware, Operador de Sistemas Júnior, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

A tecnologia USB (Universal Serial Bus) possui algumas vantagens com relação a outras tecnologias, dentre elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6829Q227165 | Direito Administrativo, Conceito, Procurador, PGE MT, FCC

Acerca do regime jurídico dos bens públicos, é correto afirmar: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6830Q480607 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Farmacêutico, UFPB PB, IDECAN

Uma titulação redox se baseia nas reações de oxidação e redução entre um analito e o titulante. Assim, vários analitos, presentes no meio ambiente, podem ser determinados por meio de titulações redox. Sendo assim, em uma titulação redox, o que significa o ponto de equivalência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6831Q36724 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ PA, IESES

Sabe que três são as medidas existentes no Brasil para excluir um estrangeiro do território nacional, sendo elas, deportação, expulsão e extradição. A deportação se refere à retirada do estrangeiro que esteja em território nacional de forma irregular, por entrada ou estada irregular. A expulsão opera-se ao estrangeiro que atentar contra a ordem ou a segurança nacional; por sua vez a extradição aplica-se ao estrangeiro que seja solicitado por outro país para nele responder a processo penal ou cumprir sentença transitada em julgado. Com relação à extradição de Pizzolato da Itália para o Brasil assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6832Q528513 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro Civil, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Para o projeto de macrodrenagem de uma região necessitou- se controlar as enchentes de um rio que recebe água de uma bacia hidrográfica com área de 259,2 km2. Se a precipitação anual da região for 1 095 mm, e o coeficiente de escoamento superficial for 0,20, a vazão de água estimada, em m3/s, que a bacia hidrográfica contribuirá para o rio é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6833Q925057 | Direito Processual Penal, Das Citações e Intimações, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

O Ministério Público ofereceu denúncia em face de Matheus, não plenamente identificado, a partir de inquérito policial que apurava a prática de crime de estupro. O endereço constante do inquérito foi diligenciado para citação do réu, mas foi informado que este estava em local incerto e não sabido. Diante disso, foi publicado edital para sua citação. Considerando apenas as informações narradas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6834Q629377 | Informática, Analista de Sistemas Web, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

O objetivo central de um projeto arquitetural de software é prover um projeto que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6835Q411526 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Advogado, Prefeitura Morro da Fumaça SC, FAEPESUL

No que se refere aos atos administrativos, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6836Q408981 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista, Copergás PE, FCC

Atenção: As questões de números 35 a 40 referem-se ao conteúdo de Noções de Direito Administrativo. O Governador de determinado Estado praticou ato administrativo sem interesse público e sem conveniência para a Administração pública, visando unicamente a perseguição de Prefeito Municipal. Trata-se de violação do seguinte princípio de Direito Administrativo, dentre outros,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6837Q36758 | Direito Penal, Técnico Judiciário, TJ MT, UFMT

De acordo com o Decreto Lei n.º 3.689, de 3 de outubro de 1941, Código de Processo Penal, sobre o direito de representação no caso de morte do ofendido, é correto afirmar que passará 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6838Q863898 | Direitos Humanos, Sistema Interamericano de Proteção, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Você, advogado, patrocinou uma importante causa na jurisdição interna do Brasil e, diante da demora injustificada na decisão, apresentou o caso na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, onde o Brasil foi condenado a reparar seu cliente. Diante da inadimplência do Estado brasileiro, a Comissão enviou o caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos, onde o Brasil foi condenado, sem, contudo, efetuar a reparação exigida pela sentença da Corte. Diante desse fato e de acordo com a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, você deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6839Q37539 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRT PA AP, CESPE CEBRASPE

A respeito dos princípios da administração pública, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6840Q479656 | Farmácia, Farmacotécnica, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Quanto às recomendações do Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira acerca de formulações de formas farmacêuticas sólidas orais, para obtenção de misturas homogêneas, julgue os itens a seguir. Após a mistura dos pós, passar por tamis.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.