Início

Questões de Concursos 2016

Resolva questões de 2016 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


6901Q37770 | Enfermagem, Técnico Judiciário, TRT MT, FCC

Em 2015, foi comemorado o 36° ano da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Esta Campanha tem como grupo alvo crianças
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6902Q372362 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, FGV

Dona Maria cuida do neto Paulinho, desde o nascimento, em razão do falecimento de sua filha, mãe do menino, logo após o parto. João, pai de Paulinho, apenas registrou a criança e desapareceu, sem nunca prestar ao filho qualquer tipo de assistência. Paulinho está tão adaptado ao convívio com a avó materna, que a chama de mãe.

Passados dez anos, João faz contato com Maria e diz que gostaria de levar o filho para morar com ele. Maria, desesperada, procura um advogado para obter orientações sobre o que fazer, já que João é foragido da Justiça, com condenação por crime de estupro de vulnerável, além de nunca ter procurado o filho Paulinho, que não o reconhece como pai.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção que indica a ação mais indicada para regularizar de forma definitiva o direito à convivência familiar da avó com o neto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6903Q651158 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura Morro da Fumaça SC, FAEPESUL

O Código de Ética do profissional Assistente Social, estabelece como deveres do profissional, exceto:

I. Utilizar seu número de registro no Conselho Federal no exercício da Profissão.

II. Prestar assistência a pessoas em situação de risco, com o intuito da defesa de seus interesses.

III. Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.

IV. Participação na elaboração e gerenciamento das politicas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.

V. Abster-se, no exercício da profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.

Referente aos itens acima as informações INCORRETAS está na alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6904Q559000 | Informática, Hardware, Administrador, UFPB PB, IDECAN

No departamento de informática de determinada Universidade Federal é realizado anualmente o inventário dos equipamentos pertencentes ao departamento. O servidor responsável pela execução do serviço encontrou dois modelos de equipamento que descreveu da seguinte forma:

um modelo de gabinete que fica na horizontal. A maioria destes modelos é utilizada para colocar o próprio monitor sobre ele; e,

 um modelo de gabinete que fica na posição vertical.

É correto afirmar que os modelos descritos pelo servidor são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6905Q455342 | Direito do Trabalho, Jornada de Trabalho, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

João de Deus é empregado da empresa Gama Serviços de Limpeza Ltda. laborando na jornada das 7 às 19 horas em escala de 12 × 36, na função de auxiliar de limpeza, jornada esta pactuada mediante acordo coletivo de trabalho. A empresa fornece ônibus fretado nos percursos de ida e volta para o trabalho, tendo em vista que o posto de serviço se situa em local de difícil acesso, mas servido por transporte público regular. A empresa efetua cobrança parcial dos empregados para custeio da tarifa de transporte. Nesse caso, considerando a legislação vigente e a jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, as horas relativas ao percurso servido pelo ônibus fretado da empresa para a ida e volta ao trabalho
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6906Q50866 | Direito Penal, Promotor de Justiça, MPE SC

De acordo com o Código Penal, no crime subsidiário de expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, o legislador incluiu uma causa de aumento de pena específica quando o crime decorre do transporte de pessoas para a prestação de serviços em estabelecimentos de qualquer natureza, em desacordo com as normas legais, a qual majora a pena de um sexto a um terço. 
  1. ✂️
  2. ✂️

6907Q28596 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Analise a seguinte situação:

Na relação contratual, representam, respectivamente, a pessoa administrativa, seja um ente federativo, sejam outras entidades sob seu controle direto ou indireto, e a atividade de interesse público, contratada direta ou indiretamente (CARVALHO FILHO, 2014).

Os elementos referem-se ao(à)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6908Q932278 | Geografia, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Texto associado.
O volume das águas oceânicas é 15 vezes o volume das terras acima do nível do mar, de modo que se to-
das essas terras fossem lançadas ao mar, o nível dos oceanos se elevaria de 200 e poucos metros.

- E se as terras abaixo do mar se nivelassem com as terras acima do mar, que aconteceria?
- É uma coisa já calculada. As águas do oceano cobririam a terra inteira com profundidade de 2 quilômetros
e meio.
- Para mim é o que vai acontecer - disse Narizinho. A erosão, com sua mania de desmontar as terras altas
para ir aterrando o fundo dos mares, acabará nivelando tudo que é terra, - e então, adeus humanidade!...
- Bom - disse Dona Benta. Essas hipóteses poderão suceder daqui a tantos milhões de anos que não vale
a pena pensar nelas.
Fonte: Monteiro Lobato - Serões de Dona Benta.
O conhecimento geológico permite afirmar que a hipótese levantada por Narizinho é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6909Q385976 | Biologia, Biossegurança, Técnico em Laboratório, UFPB PB, IDECAN

Trata-se de um método físico de esterilização por calor úmido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6910Q802492 | Fonoaudiologia, Profissional da Saude, SES DF, CESPE CEBRASPE

A respeito da fisiologia da audição, julgue os seguintes itens. A orelha média amplifica o som, e, por meio de cadeia ossicular, coleta e encaminha as ondas sonoras para a orelha interna, o que auxilia a localização da fonte sonora.
  1. ✂️
  2. ✂️

6911Q38086 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PI, CESPE CEBRASPE

A respeito do procedimento de licitação na modalidade concorrência, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6912Q339406 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico de Manutenção de Equipamentos, ELETROSUL, FCC

Considere as seguintes afirmações:

I. Se a temperatura está baixa, então a minha pele está seca.

II. Se não tenho rachaduras nas mãos, então a minha pele não está seca.

III. Se eu tenho rachaduras nas mãos, então eu sinto dor nas mãos.

IV. Não sinto dor nas mãos.

A partir delas é correto concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6913Q203216 | Direito Constitucional, Remédios Constitucionais habeas corpus, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PE, CESPE CEBRASPE

     Uma autoridade pública de determinado estado da Federação negou-se a emitir certidão com informações necessárias à defesa de direito de determinado cidadão. A informação requerida não era sigilosa e o referido cidadão havia demonstrado os fins e as razões de seu pedido.

Nessa situação hipotética, o remédio constitucional apropriado para impugnar a negativa estatal é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6914Q931795 | Filosofia, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Na abertura do “Discurso sobre a Origem e os fundamentos da Desigualdade entre os Homens”, Rousseau, dirigindo-se aos soberanos, senhores de Genebra, diz considerar-se um felizardo. Por quê? Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6915Q35027 | Direito Administrativo, Odontólogo, IFSUL

De acordo com a Lei nº 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6916Q478685 | Farmácia, Farmacopeia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Em um hospital, foi discutida a padronização de medicamentos, considerando alguns critérios relativos a estudos de equivalência farmacêutica e de bioequivalência, além das normas sanitárias.

Considerando essa situação hipotética e os conhecimentos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.

A Denominação Comum Brasileira (DCB) é a denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativo aprovada pelo órgão federal responsável pela vigilância sanitária.
  1. ✂️
  2. ✂️

6917Q474079 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

A energia adquirida pela alimentação precisa ser transformada para que possa ser aproveitada na realização de exercícios físicos. O processamento se dá através de três diferentes sistemas metabólicos: o ATP-CP, o glicolítico e o oxidativo. Considere:

I. O ATP-CP é mobilizado em atividades que exigem altos índices de energia durante breve período de tempo e não requer oxigênio.

II. O glicolítico permite a sustentação de um esforço de alta intensidade, com duração entre 45s e 90s, em média e requer oxigênio.

III. O oxidativo fornece energia para exercícios de intensidade baixa a moderada, durante períodos mais longos e requer oxigênio.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6918Q332003 | Matemática, Porcentagem, Contador, TJ MT, CEV UFMT

Segundo dados adaptados da Revista Veja de janeiro/2016, antes do vírus Zika, ocorriam, em média, no Brasil, 150 registros por ano de casos de microcefalia. Depois do vírus Zika, em 05 de janeiro de 2016, foram registrados, somente no estado de Pernambuco, 1.110 casos de microcefalia, que representam 37% do total de casos registrados no país nessa data. A partir dessas informações, qual foi o percentual de crescimento de casos de microcefalia no Brasil em 05/01/2016 em relação à média anual antes do vírus Zika?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6919Q537585 | Engenharia Civil, Auditor de Controle Externo, TCE PA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos reservatórios de cheias, bacias de acumulação, canalização de cursos de água e reflorestamento, julgue os itens subsecutivos. O método da curva auxiliar em função do volume do reservatório, usado para o amortecimento de cheias em reservatórios, consiste em um algoritmo matemático que permite pesquisar soluções no instante t (tempo) com base nos volumes armazenados no instante t – 1.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.