Início

Questões de Concursos 2016

Resolva questões de 2016 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


7641Q464125 | Direito Penal Militar, Processo em espécie, Juiz de Direito Substituto, TJ SP, VUNESP

Com relação ao processo especial de deserção, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7642Q666625 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Esses chopes dourados
[…]
quando a geração de meu pai
batia na minha
a minha achava que era normal
que a geração de cima
só podia educar a de baixo
batendo
quando a minha geração batia na de vocês
ainda não sabia que estava errado
mas a geração de vocês já sabia
e cresceu odiando a geração de cima
aí chegou esta hora
em que todas as gerações já sabem de tudo
e é péssimo
ter pertencido à geração do meio
tendo errado quando apanhou da de cima
e errado quando bateu na de baixo
e sabendo que apesar de amaldiçoados
éramos todos inocentes.
WANDERLEY, J. In: MORICONI, II (Org.). Os cem melhores poemas brasileiros do século, Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 (fragmento)
Ao expressar uma percepção de atitudes e valores situados na passagem do tempo, o eu lírico manifesta uma angústia sintetizada na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7643Q422149 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

A simulação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7644Q539142 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

A camada de sub-base, em um pavimento rígido de concreto de cimento portland, tem, entre outras, a finalidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7645Q331276 | Matemática, Oficial de Promotoria, MPE SP, VUNESP

Em uma reunião familiar estão presentes, ao todo, 19 homens e 61 mulheres. Em um determinado momento, deixou a reunião um certo número n de mulheres e chegou um mesmo número n de homens, ficando a reunião com 45% de homens e 55% de mulheres. Esse número n é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7646Q619535 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, TRE PE, CESPE CEBRASPE

A respeito dos testes de software realizados no ciclo de desenvolvimento de um sistema, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7647Q537877 | Engenharia Civil, Projetos Elétricos, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

O estoque de chuveiros automáticos sobressalentes para sistemas de proteção contra incêndio deve incluir todos os modelos instalados na edificação, devendo ser composto, no mínimo, por: X1 chuveiros para sistemas com até X2 chuveiros automáticos; Y1 chuveiros para sistemas com X2 + 1 a Y2 chuveiros automáticos; e Z1 chuveiros para sistemas com mais de Y2 chuveiros automáticos.

Os valores de X1, X2, Y1, Y2 e Z1, são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7648Q742945 | Economia, Custo de Produção, Analista PGE, PGE MT, FCC

Quando o custo marginal excede a receita marginal,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7650Q539940 | Engenharia Civil, Auditor de Controle Externo, TCE PA, CESPE CEBRASPE

Acerca de obras portuárias, julgue os itens que se seguem. As funções operacionais básicas do Portêiner, o guindaste de maior representatividade na logística operacional dos terminais especializados na movimentação de contêineres, são as de guincho, translação e carro. Esse guindaste é responsável pela movimentação da carga no sentido terra-mar e vice-versa.
  1. ✂️
  2. ✂️

7651Q800806 | Fisioterapia, Residência em Área Profissional da Saúde, SES DF, CESPE CEBRASPE

O uso de VNI deve ser monitorado por um profissional à beira-leito por um período de trinta minutos a duas horas. Caso não ocorra sucesso nesse período de tempo, é recomendada a intubação orotraqueal. A fisiopatologia do choque séptico envolve o aumento do débito cardíaco associado à diminuição da capacidade de extração de oxigênio e consequente aumento da concentração de lactato sérico.
  1. ✂️
  2. ✂️

7652Q781360 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

O método de controle da qualidade do pescado, que indica a vida útil ou shelf life e avalia o frescor do pescado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7653Q794939 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

Com relação ao desenvolvimento da capacidade de conceituar, em aulas de filosofia, e partindo-se da aceitação da afirmação de que ?não há filosofia sem conceito? (Frédéric Cossutta, 2001, p. 41) e de considerações apresentadas por Lídia M. Rodrigo (2009, p. 39 a 63), fica clara a dificuldade da obtenção de resultados positivos nesta empreitada. Até porque, como é dito aí, há duas dificuldades no trabalho com o conceito: a primeira é a da passagem da concretude da experiência à abstração conceptual e a segunda é a da passagem da abstração conceptual às situações singulares da experiência vivida. O texto de Rodrigo apresenta sugestões. Dentre elas a de caminhar gradualmente através de ?pontes cognitivas que facilitem a passagem do concreto ao abstrato?. O uso de metáforas, analogias, comparações, exemplificações e outros meios é sugerido, mas com uma ressalva importante: ?... é preciso certo cuidado no emprego desses recursos. Eles constituem pontos de apoio para a abstração, não seu substitutivo; um exemplo ou uma analogia, por mais adequados que sejam, não podem ser tomados como equivalentes do próprio conceito?.

Considere:

I. Sem conceitos não há filosofia e nem o filosofar.

II. Em aulas de filosofia, é fundamental o trabalho com o conceito e com a busca de desenvolvimento do processo de conceituar nos alunos.

III. A busca de desenvolvimento do processo de abstrair por parte dos alunos não é um trabalho fácil, mas é fundamental para que aulas de filosofia sejam, de fato, filosóficas.

IV. Há caminhos facilitadores deste desenvolvimento e cabe ao professor de filosofia buscá-los, como a utilização de analogias, comparações, exemplificações e outros.

V. A exemplificação é facilitadora no processo de busca do desenvolvimento da conceituação nos alunos, mas, por si mesma, não basta. Ela é recurso para algo mais que é a produção conceitual.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7654Q522046 | Auditoria, Auditoria Independente, Perito Criminal, SDS PE, CESPE CEBRASPE

As regras e os procedimentos relacionados com o controle interno de pessoal das entidades de auditoria independente devem tratar obrigatoriamente

I do conhecimento esperado em relação aos atributos relacionados à atividade de auditoria independente.

II da necessidade de disponibilização, para os auditores, dos sistemas de informação que contenham dados sobre clientes e outras informações relevantes.

III dos programas de graduação científica dos membros da equipe.

IV do monitoramento do cumprimento das políticas de independência.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7655Q419649 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Procurador do Estado de Segunda Classe, SEGEP MA, FCC

Fábio locou imóvel residencial para Cláudio. Luiz afiançou o contrato, embora contra a vontade de Cláudio e em valor inferior ao da obrigação principal, renunciado ao benefício de ordem. Tal contrato
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7656Q224578 | Direito Civil, Comodato e Mútuo, Procurador, PGE MT, FCC

Acerca do comodato, considere:

I. O comodato é contrato real, perfazendo-se com a tradição do objeto.

II. O comodatário constituído em mora, além de por ela responder, pagará, até restituí-la, o aluguel da coisa que for arbitrado pelo comodante.

III. O comodatário responde pelo dano decorrente de caso fortuito ou força maior se, correndo risco o objeto do comodato, juntamente com os seus, antepuser a salvação destes, abandonando o do comodante.

IV. Se o comodato não tiver prazo convencional, o comodante poderá, a qualquer momento, suspender o uso e gozo da coisa emprestada, independentemente de decisão judicial e da finalidade do negócio.

Está correta o que ser afirma em 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7657Q319560 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bodoquena MS

Leia o texto abaixo e responda ao item 11.

Texto 1

A escola como ato social foi assim vista pela primeira vez pelo pedagogo Émile DURKHEIM, que defendia a postura social que a escola e a educação em si, devem permear. Apesar deste autor não ter desenvolvido modelos pedagógicos, suas ideias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, onde a educação escolar deixa de ser vista de forma individualista e sim através de uma perspectiva coletiva.

A respeito da afirmação acima, julgue os itens abaixo e escolha a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7658Q462409 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Maria, proprietária de uma sorveteria situada em uma cidade litorânea, adquiriu, de forma financiada, dois novos freezers para seu estabelecimento comercial. Em razão do período de baixa temporada, ocorreu considerável queda nas vendas da sorveteria, e o seu faturamento tornou-se insuficiente para arcar com todas as despesas. Diante dessa situação e visando honrar com o pagamento das prestações dos freezers, Maria deixou de repassar à previdência social as contribuições previdenciárias recolhidas dos cinco funcionários do estabelecimento, no prazo e na forma legal, tendo incorrido em crime contra seguridade social.

Tendo como referência essa situação hipotética e com base nas disposições legais a respeito dos crimes contra a seguridade social, julgue os próximos itens.

A conduta de Maria configura crime de apropriação indébita previdenciária, para o qual a pena prevista é reclusão e multa.
  1. ✂️
  2. ✂️

7659Q638541 | Informática, Analista, IBGE, FGV

Com relação ao gerenciamento de incidentes do ITIL® 2011, analise as afirmativas a seguir:

I. Falhas provocadas por mudanças podem resultar em incidentes.

II. Um incidente de alto impacto tem nível de priorização crítico.

III. Um Acordo dos Níveis de Serviços (ANS) é opcional para o gerenciamento de incidentes.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7660Q535379 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura Municipal De Colônia Do Gurguéia PI, Instituto Machado de Assis

Sobre a necessidade de se promover o planejamento e cronograma físico-financeiro da obra aplicando-se a ferramenta PERT-CPM, podemos afirmar CORRETAMENTE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.