Início

Questões de Concursos 2016

Resolva questões de 2016 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q35219 | Pedagogia, Pedagogo, IFES

Partindo da ideia de que informática na educação refere-se à inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de Educação, analise as afirmativas abaixo seguindo o critério de (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, conforme a ideia de informática na educação.

( ) A informática na educação diz respeito ao uso do computador para ensinar conteúdos de ciência da computação ou “alfabetização em Informática” .
( ) A informática na educação tem a proposta de enriquecer ambientes de aprendizagem e auxiliar o aprendiz no processo de construção do seu conhecimento.
( ) O uso do computador pode ser feito tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno e, portanto, para reforçar o processo instrucionista, quanto para criar condições de o aluno construir seu conhecimento.
( ) Essa perspectiva usa a máquina para adquirir conceitos computacionais, como princípios de funcionamento do computador, noções de programação e implicações do computador na sociedade.
( ) A informática na educação usa o computador para resolver problemas ou realizar tarefas como desenhar, escrever, calcular etc. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

842Q324454 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEARH RN, IDECAN

A avaliação da aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização será de caráter:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

843Q42153 | Matemática, Assistente Administrativo, EMDEC SP, IBFC

Sabendo que o menor múltiplo comum entre dois números naturais é igual a 24, então o produto entre os dois números, sendo que um deles é o número 6, é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

844Q37796 | Enfermagem, Técnico Judiciário, TRT MT, FCC

O profissional de enfermagem, enquanto membro da equipe de saúde, participa da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, com o objetivo de ajudar as equipes cirúrgicas a reduzir a ocorrência de danos ao paciente. Dentre as verificações de segurança que devem ser completadas após o término do ato cirúrgico e antes do paciente sair da sala de operação, estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

845Q30517 | Matemática, Assistente de Informática, CRA AC, QUADRIX

Considerando os 100 primeiros números naturais, a quantidade de números que são simultaneamente múltiplos de 2 e 3 é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

846Q484982 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Um analista de geoprocessamento necessitou, em um projeto, transformar dados vetorizados do Município de Barreirinhas (MA) para valores de pixel. Esta transformação é denominada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

847Q383082 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

O sistema sanguíneo ABO em humanos é constituído por três alelos, entre os quais IA e IB são codominantes entre si e dominantes em relação ao alelo i. Uma mulher do tipo A deu à luz um bebê do tipo O. Os fenótipos do pai podem ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

848Q342257 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Agente de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

Todos os funcionários de uma empresa encerram suas atividades às 18h e seguem para suas casas usando ônibus ou van. Os funcionários que usam ônibus seguem até a rodoviária e lá pegam outro ônibus ou um táxi. Os funcionários que usam a van seguem até a zona portuária e lá pegam as barcas.

Portanto, os funcionários que não usam táxi para seguirem para suas casas, após encerrarem suas atividades,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

849Q28665 | Português, Interpretação de Textos, Nível Fundamental Completo, Prefeitura de Barra de Guabiraba PE

Texto associado.
O ASSALTO 
Carlos Drummond de Andrade

     A casa luxuosa no Leblon é guardada por um cachorro de feia catadura, que dorme de olhos abertos, ou talvez nem durma, de tão vigilante. Por isso, a família vive tranquila, e nunca se teve notícia de assalto à residência tão bem protegida. 
     Até a semana passada. Na noite de quinta-feira, um homem conseguiu abrir o pesado portão de ferro e penetrar no jardim. Ia fazer o mesmo com a porta da casa, quando o cachorro, que muito de astúcia o deixara chegar até lá, para acender-lhe o clarão de esperança e depois arrancar-lhe toda ilusão, avançou contra ele, abocanhando-lhe a perna esquerda. O ladrão quis sacar do revólver, mas não teve tempo para isto. Caindo ao chão, sob as patas do inimigo, suplicou-lhe com os olhos que o deixasse viver, e com a boca prometeu que nunca mais tentaria assaltar aquela casa. Falou em voz baixa, para não despertar os moradores, temendo que se agravasse a situação.
     O animal pareceu compreender a súplica do ladrão, e deixou-o sair em estado deplorável. No jardim ficou um pedaço de calça. No dia seguinte, a empregada não entendeu bem por que uma voz, pelo telefone, disse que era da Saúde Pública e indagou se o cão era vacinado. Nesse momento o cão estava junto da doméstica, e abanou o rabo, afirmativamente. 
Em qual trecho o autor utilizou-se de uma imagem exagerada e irreal para se expressar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

850Q372266 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Das Incompatibilidades e Impedimentos, FGV

Renata, devidamente inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, exerce, há muitos anos, atividades privativas da advocacia. Ocorre que Renata concorre a deputada estadual, encontrando-se em curso diversos processos em que ela atua como advogada.

Caso Renata seja eleita, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

851Q47183 | Mecânica, Mecânico Geral, ITAIPU BINACIONAL, SENAI PR

Se uma correia de transmissão do tipo em “V” romper-se, deve-se tomar a seguinte providência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

852Q474287 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Para desenvolver um programa de treinamento para competições de Ginástica Rítmica, é preciso contar com aparelhos específicos dessa modalidade, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

853Q37856 | Direito Processual Civil, CPC 1973, Juiz do Trabalho Substituto, TRT SP

Ainda com relação aos processos que tramitam exclusivamente em meio eletrônico, nos termos da Lei, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

854Q29334 | Direito Administrativo, Licitações e Lei 8666 de 1993, Advogado, CODEBA, FGV

Atacado por acusações de corrupção e fraude envolvendo o orçamento de empresas estatais, o Governador do Estado XYZ resolve contratar uma auditoria financeira independente, a fim de demonstrar que nunca houve qualquer malversação de verbas públicas, seja do Tesouro estadual, seja das empresas estatais.

Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

855Q29324 | Direito Civil, Advogado, CODEBA, FGV

Em 2012, Fernando celebrou pacto com a instituição Z visando dispor gratuitamente de seu corpo para pesquisas científicas após a morte. Dois anos depois, Fernando revogou o ato de disposição de seu corpo comunicando a instituição Z por meio de um correio eletrônico. Duas semanas depois Fernando veio a falecer.A instituição Z intentou ação judicial pleiteando o corpo de Fernando, alegando que o ato de disposição de corpo é irrevogável. 

Nos termos do Código Civil, assinale a opção que apresenta a solução jurídica adequada ao caso concreto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

856Q931506 | Biologia, Vestibular UERJ, UERJ, UERJ

A água do mar em Abrolhos se tornaria turva, se a lama atingisse o arquipélago. A turbidez da água interfere diretamente no seguinte processo biológico realizado nos recifes de coral: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

857Q617826 | Informática, Técnico Judiciário, TRE PI, CESPE CEBRASPE

Considerando A = 10, B = 7 e C = 6, assinale a opção correta relacionada à lógica de programação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

858Q45118 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

    Bruno, servidor contratado temporariamente para prestar serviços a determinado órgão público federal, praticou conduta vedada aos servidores públicos pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir à luz do disposto nos Decretos n.º 1.171/1994 e n.º 6.029/2007.

Se, para a infração praticada por Bruno, estiverem previstas as penalidades de advertência ou suspensão, a comissão de ética será competente para, após o regular procedimento, aplicar diretamente a penalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

859Q41990 | Raciocínio Lógico, Técnico em Saúde Pública, FIOCRUZ

Um português viveu exatamente 7 anos no Brasil. Isto significa que em dias, ele viveu no Brasil, garantidamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

860Q40296 | Administração Geral, Analista de Controle, TCE PR, CESPE CEBRASPE

A respeito das ferramentas utilizadas para a elaboração do planejamento estratégico e a definição de visão e missão, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.