Início

Questões de Concursos 2016

Resolva questões de 2016 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


8761Q557165 | Informática, Gerenciamento de Dados e Arquivos, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil PE, CESPE CEBRASPE

Um usuário instalou e configurou, em uma estação de trabalho do órgão onde atua, um aplicativo de disco virtual, que permite armazenamento de dados em nuvem (Cloud storage), e sincronizou uma pasta que continha apenas um arquivo nomeado como xyz.doc. Em seguida, ele inseriu três arquivos nessa pasta e modificou o conteúdo do arquivo xyz.doc. Posteriormente, esse usuário configurou, em um computador na sua residência, o mesmo aplicativo com a mesma conta utilizada no seu trabalho, mas não realizou quaisquer edições ou inserção de arquivos na referida pasta.

Com base nas informações apresentadas nessa situação hipotética, é correto afirmar que, no computador na residência do usuário, a pasta utilizada para sincronizar os dados conterá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8762Q743536 | Economia, Desenvolvimento Econômico Brasileiro, Supervisor de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

No período de 1990 a 1999 do século XX, a economia brasileira passou por várias reformas importantes, entre as quais NÃO se encontra a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8763Q439409 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Médico Residente Uniprofissional, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi afirmado na Constituição de 1988, alicerçado na premissa da saúde como direito de todos e dever do Estado. Quanto a esse assunto, julgue os itens a seguir. A porta de entrada do sistema de saúde deve ser, preferencialmente, os serviços de maior complexidade da saúde pública (hospitais e clínicas especializadas), pois os diagnósticos são elaborados mais rapidamente e os problemas resolvidos com maior eficácia.
  1. ✂️
  2. ✂️

8764Q532087 | Engenharia Civil, Auditor de Controle Externo, TCE PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca de barragens, soleiras, órgãos extravasores e tomada de água. É indicado o uso de tapete drenante horizontal em barragem de terra com fundação permeável exposta com cut-off positivo (pequena profundidade) e com seção heterogênea se a permeabilidade da fundação for duvidosa e não houver possibilidade de erosão regressiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

8765Q372087 | Direito do Trabalho, Duração do trabalho, FGV

Denise é empregada doméstica e labora em sistema de escala de 12 horas seguidas por 36 horas ininterruptas de descanso na residência da sua empregadora. Em relação ao caso concreto, e de acordo com a Lei de Regência, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8766Q473987 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Analise a seguinte situação:

Em uma aula de iniciação esportiva, o professor divide a turma em duplas e em cada dupla um dos alunos estará vendado. Cada dupla fica com posse de uma bola. Os alunos vendados devem seguir as orientações do companheiro de dupla para tentar quicar a bola no chão e recuperá-la; quicar a bola para frente, para trás, para um lado e para o outro; realizar algumas atividades de controle de bola, como passar a bola de uma mão para a outra, jogar para cima e recuperá-la; passar a bola para o colega de dupla; tentar receber a bola do colega de dupla. Depois de um tempo, o professor inverteu os papéis nas duplas.

A atividade descrita é comumente utilizada para que os alunos possam imaginar e compreender as características de pessoas com deficiência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8768Q745864 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Tecnologista, IBGE, FGV

Considere a seguinte nomenclatura:

RNB = Renda Nacional Bruta

RPD = Renda Privada Disponível

TUR = Transferências Correntes Líquidas Recebidas

C = Consumo Final (gastos correntes das famílias e administrações públicas)

SD = total da poupança doméstica

RLG = Renda Líquida do Governo

RLEE = Renda Líquida Enviada ao Exterior

A Renda Nacional Disponível Bruta (RDB) pode ser calculada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8769Q466315 | Direito Tributário, Contribuições especiais, Analista, FUNPRESP, CESPE CEBRASPE

Com relação ao sistema tributário brasileiro, julgue os itens que se seguem. A Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) contribui para a eficiência do sistema tributário, visto que é paga por todas as pessoas ou empresas que transferirem qualquer valor por meio dos bancos e instituições financeiras.
  1. ✂️
  2. ✂️

8770Q419989 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Auditor de Controle Externo, TCE PA, CESPE CEBRASPE

A respeito das obrigações, dos contratos e dos atos unilaterais, julgue os itens que se seguem. Indivíduo que se comprometer ao pagamento da obrigação em prestações sucessivas terá a seu favor a presunção de pagamento se tiver recibo de quitação da última.
  1. ✂️
  2. ✂️

8771Q552352 | Informática, Topologia de Redes, Assistente em Tecnologia da Informação, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito de topologia, segurança e desempenho da rede de comunicação. Topologia digital refere-se aos avanços das redes sem fio, e topologia física corresponde à maneira como computadores estão conectados fisicamente a uma única rede.
  1. ✂️
  2. ✂️

8772Q645029 | Informática, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

Existem diversos tipos de malwares que podem infectar e prejudicar os computadores. O tipo de malware que se disfarça como programas legítimos para ser instalado nos computadores pelos usuários é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8773Q714663 | Antropologia, Indigenista Especializado, FUNAI, ESAF

Nos anos 1970, o Coronel da Aeronáutica e especialista em estratégia Ivan Zanoni Hausen, da FUNAI, propôs que fossem estabelecidos ?critérios de indianidade?. Assinale a opção que indica corretamente qual foi o principal objetivo desses ?critérios de indianidade?.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8774Q324777 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Ronaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente. Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião.

I. Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo.

II. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional.

III. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8775Q539574 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Engenheiro, UFPB PB, IDECAN

De acordo com os conceitos de compactação dos solos, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8776Q427190 | Direito Constitucional, Administração Pública, Auxiliar Técnico de Controle Externo, TCE PA, CESPE CEBRASPE

Com relação à Constituição Federal de 1988 (CF), sua classificação e dispositivos, julgue os itens a seguir. Se um servidor público aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA) for nomeado para cargo em comissão, ele poderá receber cumulativamente os proventos da inatividade e a remuneração do novo cargo.
  1. ✂️
  2. ✂️

8777Q931513 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.

     Nasceu o dia e expirou. 

    Já brilha na cabana de Araquém o fogo, companheiro da noite. Correm lentas e silenciosas no azul do céu, as estrelas, filhas da lua, que esperam a volta da mãe ausente. 

    Martim se embala docemente; e como a alva rede que vai e vem, sua vontade oscila de um a outro pensamento. Lá o espera a virgem loura dos castos afetos; aqui lhe sorri a virgem morena dos ardentes amores. 
    Iracema recosta-se langue ao punho da rede; seus olhos negros e fúlgidos, ternos olhos de sabiá, buscam o estrangeiro, e lhe entram n’alma. O cristão sorri; a virgem palpita; como o saí, fascinado pela serpente, vai declinando o lascivo talhe, que se debruça enfim sobre o peito do guerreiro. 
José de Alencar, Iracema
 Atente para as seguintes afirmações, extraídas e adaptadas de um estudo do crítico Augusto Meyer sobre José de Alencar:
 I. “Nesta obra, assim como nos ‘poemas americanos’ dos nossos poetas, palpita um sentimento sincero de distância poética e exotismo, de coisa notável por estranha para nós, embora a rotulemos como nativa.”
 II. “Mais do que diante de um relato, estamos diante de um poema, cujo conteúdo se concentra a cada passo na magia do ritmo e na graça da imagem.” 
III. “O tema do bom selvagem foi, neste caso, aproveitado para um romance histórico, que reproduz o enredo típico das narrativas de capa e espada, oriundas da novela de cavalaria.”
 É compatível com o trecho de Iracema aqui reproduzido, considerado no contexto dessa obra, o que se afirma e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8778Q931526 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
CAPÍTULO LIII
.......

                    Virgília é que já se não lembrava da meia dobra; toda
        ela estava concentrada em mim, nos meus olhos, na minha
        vida, no meu pensamento; — era o que dizia, e era verdade.
                    Há umas plantas que nascem e crescem depressa;
5      outras são tardias e pecas. O nosso amor era daquelas;
        brotou com tal ímpeto e tanta seiva, que, dentro em pouco,
        era a mais vasta, folhuda e exuberante criatura dos bosques.
        Não lhes poderei dizer, ao certo, os dias que durou esse
        crescimento. Lembrame, sim, que, em certa noite, abotoou
10   se a flor, ou o beijo, se assim lhe quiserem chamar, um beijo
       que ela me deu, trêmula, — coitadinha, — trêmula de medo,
       porque era ao portão da chácara. Uniunos esse beijo único,
       — breve como a ocasião, ardente como o amor, prólogo de
       uma vida de delícias, de terrores, de remorsos, de prazeres
15  que rematavam em dor, de aflições que desabrochavam em
       alegria, — uma hipocrisia paciente e sistemática, único freio
       de uma paixão sem freio, — vida de agitações, de cóleras, de
       desesperos e de ciúmes, que uma hora pagava à farta e de
       sobra; mas outra hora vinha e engolia aquela, como tudo
20   mais, para deixar à tona as agitações e o resto, e o resto do
       resto, que é o fastio e a saciedade: tal foi o livro daquele
       prólogo.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
 Dentre os recursos expressivos empregados no texto, tem papel preponderante a             
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8779Q434632 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo legislativo, da hierarquia das normas e do controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos, julgue (C ou E) os itens que se seguem. No sistema constitucional brasileiro, o Supremo Tribunal Federal pode exercer o controle de constitucionalidade apenas em ações de sua competência originária.
  1. ✂️
  2. ✂️

8780Q462281 | Direito Penal, Súmulas sobre Direito Penal, Analista Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

Com relação às regras da hermenêutica penal, conforme a interpretação do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.