Início

Questões de Concursos 2017

Resolva questões de 2017 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


10941Q447606 | Direito Constitucional, TST, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

Considere a seguinte situação hipotética: o Tribunal Regional do Trabalho da X Região está composto, até o momento, por 6 juízes. Não há mais possibilidade de recrutar juízes na respectiva Região. Neste caso,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10942Q412537 | Direito Administrativo, Inexigibilidade, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Empresa vencedora de processo licitatório, na modalidade concorrência, para a reforma de um imóvel pertencente à administração pública deixou de realizar 30% da obra licitada, parte equivalente ao valor de R$ 250.000, em decorrência de graves problemas financeiros. Por esse motivo, o contrato foi rescindido.

Conforme previsto pela Lei n.º 8.666/1993 ? Lei de Licitações e Contratos ?, nessa situação hipotética, novo processo licitatório para a contratação de empresa que finalize a obra remanescente será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10943Q418946 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Juiz Federal Substituto da 5a Região, Tribunal Regional Federal 5a Região, CESPE CEBRASPE

A continuidade de aplicação de lei já revogada às relações jurídicas civis consolidadas durante a sua vigência caracteriza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10944Q455045 | Direito do Trabalho, Férias, Analista de Recursos Humanos, CREA SP, NOSSO RUMO

Todo empregado tem direito, anualmente, a um período de férias sem prejuízo de remuneração. O empregado NÃO terá direito a férias quando:

I. permanecer em gozo de licença, com percepção de salários, por mais de 30 dias.

II. deixar o emprego e não for readmitido dentro dos 60 dias subsequentes à sua saída.

III. deixar de trabalhar, com percepção do salário, por mais de 30 dias em virtude de paralisação parcial ou total dos serviços da empresa.

IV. tiver mais de 24 faltas no período de um ano.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10945Q593031 | Química, Reações, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE

O método titulométrico, para determinação de amônia, é utilizado, sempre que a amostra é destilada previamente, para quantificar esta substância inorgânica, que é altamente tóxica em comunidades aquáticas em quantidades apreciáveis. Uma amostra de 200 ml de efluente industrial foi submetida à destilação e o destilado foi recolhido para posterior titulação com H2SO4 0,02 N, consumindo 11,0 ml do titulante, uma vez que o volume gasto na titulação do branco foi de 0,4 ml. A concentração de amônia, como mg NH3-N.L-1, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10946Q377737 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Rio de Janeiro, CONSULPLAN

A Administração Pública, atualmente, tem como paradoxo principal a necessidade de ser empreendedora, isto é, aproveitar as oportunidades de mercado, e o problema de como financiar as novas oportunidades. O processo de inovação das instituições públicas é bastante complexo e enfrenta muitas dificuldades. São considerados fatores restritivos à prática empreendedora, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10947Q486026 | Inglês, Língua Inglesa e Educação, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre a metodologia de ensino da língua inglesa e a formação da cidadania, julgue os itens subsequentes. Ao questionarem suas crenças e pressupostos percebidos nos textos e livros didáticos, alunos tornam-se sujeitos críticos, capazes de transformar suas comunidades e sociedades, bem como a si mesmos.
  1. ✂️
  2. ✂️

10948Q455306 | Direito do Trabalho, Remuneração e Salário, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

Hefesto trabalhou por 3 anos na empresa Netuno Equipamentos Náuticos em sua matriz situada no município do Rio de Janeiro, quando foi transferido para a filial da empresa na cidade de Santos, para exercer as mesmas funções em substituição a empregado que sofreu acidente de trabalho. Permaneceu em Santos por 5 meses, retornando para a matriz, na cidade do Rio de Janeiro. Nesta situação, a transferência será considerada regular
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10949Q328587 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

No Brasil, além da pouca tradição de avaliação de programas educacionais, quando esta ocorre, muitas vezes, reveste-se de um caráter formal, não se observando a valorização de seus resultados para a revisão/reformulação das propostas e ações que constituem objeto de avaliação (BAUER; SOUZA, 2015). No intuito de avançar e superar o caráter formal e burocrático no processo de avaliação de programas, é preciso

I. avançar no sentido da maior institucionalização das avaliações não no plano simplesmente administrativo, fiscalizatório ou burocrático-formal, mas no sentido formativo, que busque incorporar o uso dos resultados obtidos para mudanças, reajustes e melhorias das políticas públicas.

II. concretizar uma perspectiva de avaliação que venha a constituir, numa ação intrínseca, a execução de um programa que suponha o enfrentamento de limitações de natureza técnica, que abrange desde a opção por abordagem avaliativa adequada aos propósitos e ao objeto de avaliação até a construção de instrumental válido e fidedigno.

III. que o avaliador não tenha independência e nenhum controle das informações por ele fornecidas. Afinal, o relatório pertence à burocracia da instituição avaliada e vai para seus arquivos.

IV. nas decisões relativas ao delineamento da proposta avaliativa, estabelecer indicadores capazes de sintetizar dimensões de qualidade do objeto em análise. Etapa complexa, principalmente, quando se trata de avaliar objetos no âmbito educacional.

V. entender que a avaliação é realizada para satisfazer os propósitos e valores daqueles que a contratam e deve fornecer informações técnicas que ajudem as instituições a atingirem seus objetivos, exclusivamente, políticos de interesse interno.

Estão CORRETAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10950Q411536 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Agente Fiscal, Conselho Regional de Enfermagem SC, Instituto Quadrix

Sobre as características do ato administrativo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10951Q479376 | Farmácia, Reações Adversas, CESPE CEBRASPE

O medicamento haloperidol 2 mg foi prescrito a um paciente que apresentava episódios de delírio e alucinações esquizofrênicas. Administrando o medicamento três vezes ao dia, conforme a prescrição médica, o paciente sentiu melhora dos sintomas após três semanas de uso, porém a hipersalivação foi um dos efeitos adversos que lhe causou muito incômodo.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

Como o medicamento foi eficaz no tratamento da fase aguda, uma redução gradual da dose na fase de manutenção, até se determinar a dose mínima eficaz, poderia diminuir os efeitos adversos.
  1. ✂️
  2. ✂️

10953Q320144 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE

O Planejamento pedagógico do professor começa coletivamente, a partir do que toda a escola pensa e realiza em seu projeto pedagógico. O plano de sala de aula precisa partir do conjunto de pensamento que se constrói no plano global. Dentre os elementos constitutivos do plano de sala de aula, encontra-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10954Q619154 | Informática, Topologia, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

A topologia lógica de rede descreve o comportamento dos nós de uma rede em relação à ordem de transmissão da informação. A seguir são apresentados três diferentes protocolos de enlace utilizados em redes:

I. Ethernet.

II. Token-Ring.

III. FDDI (Fiber Distributed Data Interface).

Assinale a alternativa que apresenta somente os protocolos de enlace que implementam a topologia de rede em anel:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10955Q445075 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Analista Judiciário, TRE PR, FCC

Considere que, por decisão da Justiça Eleitoral, seja decretada a perda de mandato de Deputado Federal e que, no momento do respectivo trânsito em julgado, o parlamentar em questão estivesse licenciado pela Câmara dos Deputados, há noventa dias, sem remuneração, para tratar de interesse particular. Nessa hipótese, nos termos da Constituição Federal,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10956Q455574 | Direito do Trabalho, Duração do Trabalho, Contador, EMBASA, IBFC

Com base nas Leis Trabalhistas, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de_________, mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10957Q635546 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação, CREA SP, NOSSO RUMO

GPOs são recursos aplicados em ambientes Windows com Active Directory que permitem, por exemplo, mudar configurações, restringir ações e até mesmo distribuir aplicações no ambiente em rede. Elas podem ser aplicadas em três diferentes níveis. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta esses níveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10958Q557979 | Informática, Word, Analista Contador, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo PI

Assinale a alternativa que apresenta o caminho a ser percorrido pelo usuário no Microsoft Word 2007 para visualizar alterações na formatação das fontes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10959Q558491 | Informática, Redes Cabeadas, Técnico Judiciário, Tribunal Regional Federal 5a Região, FCC

O usuário de um computador do Tribunal informou ao setor de suporte que o acesso à rede não estava funcionando. O Técnico designado para verificar o problema tomou a decisão de identificar se os sinais elétricos do cabo com conector RJ45 que conecta o computador estavam adequados. Considerando que o cabo foi construído de acordo com o padrão de terminação T568B, para verificar o sinal RX o Técnico deve acessar, no conector RJ45, os pinos de números
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10960Q790429 | Engenharia Metalúrgica, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica

Considerando a composição do ponto eutetóide = 0,77%C e a composição da cementita 6,67%, pode-se afirmar que em um aço que contém, à temperatura ambiente, 90% de perlita e 10% de cementita primária é um aço
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.