Início

Questões de Concursos 2017

Resolva questões de 2017 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


12101Q731484 | Direito Processual do Trabalho, Procedimento sumaríssimo, Procurador, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP

O procedimento sumaríssimo trabalhista não se aplica às demandas em que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12102Q449120 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Procurador Jurídico, Câmara Municipal de Mogi das Cruzes SP, VUNESP

Determinada lei municipal regulamentou o sistema de consórcios e sorteios em seu território. A ação cabível para que essa lei seja declarada inconstitucional, pelo Supremo Tribunal Federal, ante a usurpação da competência da União para, privativamente, legislar sobre o assunto, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12103Q445542 | Direito Constitucional, Administração Pública, CESPE CEBRASPE

Com base nas disposições da Constituição Federal de 1988 e da Lei Complementar n.º 840/2011 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais), julgue os itens que se seguem, a respeito de agentes públicos. Embora a acumulação remunerada de cargos públicos seja, de forma geral, vedada, essa vedação não se estende a empregos públicos vinculados a empresas públicas e a sociedades de economia mista.
  1. ✂️
  2. ✂️

12104Q801393 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, UFPA PA

Considere uma criança de 8 anos, escolar da classe regular, do sexo masculino, com queixa de quedas frequentes e paraparesia progressiva, associada a um padrão de marcha claudicante com apoio no antepé e artelhos. Ao realizar a avaliação genética do seu cariótipo, ficou clara a associação ao cromossomo X. Tal situação clínica é característica de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12105Q371572 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, FGV

Silva foi vítima de um crime de ameaça por meio de uma ligação telefônica realizada em 02 de janeiro de 2016. Buscando identificar o autor, já que nenhum membro de sua família tinha tal informação, requereu, de imediato, junto à companhia telefônica, o número de origem da ligação, vindo a descobrir, no dia 03 de julho de 2016, que a linha utilizada era de propriedade do ex-namorado de sua filha, Carlos, razão pela qual foi até a residência deste, onde houve a confissão da prática do crime.

Quando ia ao Ministério Público, na companhia de Marta, sua esposa, para oferecer representação, Silva sofreu um infarto e veio a falecer. Marta, no dia seguinte, afirmou oralmente, perante o Promotor de Justiça, que tinha interesse em representar em face do autor do fato, assim como seu falecido marido.

Diante do apelo de sua filha, Marta retorna ao Ministério Público no dia 06 de julho de 2016 e diz que não mais tem interesse na representação. Ainda assim, considerando que a ação penal é pública condicionada, o Promotor de Justiça ofereceu denúncia, no dia 07 de julho de 2016, em face de Carlos, pela prática do crime de ameaça.

Considerando a situação narrada, o(a) advogado(a) de Carlos, em resposta à acusação, deverá alegar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12106Q372342 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, FGV

A Delegacia Especializada de Crimes Tributários recebeu informações de órgãos competentes de que o sócio Mário, da sociedade empresária “Vamos que vamos”, possivelmente sonegou imposto estadual, gerando um prejuízo aos cofres do Estado avaliado em R$ 60.000,00. Foi instaurado, então, inquérito policial para apurar os fatos. Ao mesmo tempo, foi iniciado procedimento administrativo, não havendo, até o momento, lançamento definitivo do crédito tributário. O inquérito policial foi encaminhado ao Ministério Público, que ofereceu denúncia em face de Mário, imputando-lhe a prática do crime previsto no Art. 1º, inciso I, da Lei nº 8.137/90. Diante da situação narrada, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12107Q555639 | Informática, Programação de Sistemas, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE

O Registro do sistema operacional Windows contém informações necessárias à configuração desse sistema para um ou mais usuários, aplicativos e dispositivos de hardware. Assim, muitas vezes torna-se necessário que o técnico em tecnologia da informação acesse esse registro para modificar determinadas configurações.

Considerando a necessidade de acessar o registro do sistema operacional Windows, o comando necessário para abrir o Editor de Registro é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12108Q386168 | Biologia, Parasitologia, CESPE CEBRASPE

Considerando os ciclos de vida dos parasitas invertebrados causadores de doenças e as formas de prevenção que devem ser adotadas pela população para evitar a contaminação por esses parasitas, julgue os itens a seguir. O parasita causador da teníase é um invertebrado com o corpo dividido em vários anéis denominados proglótides e que apresenta ventosas na extremidade anterior, as quais auxiliam na sua fixação às paredes intestinais.
  1. ✂️
  2. ✂️

12109Q800378 | Fisioterapia, Aspirante Complementar, Bombeiro Militar DF, IDECAN

De acordo com padrões ergonômicos, um projeto para um posto de trabalho de digitadores deve contar com as seguintes medidas críticas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12110Q407420 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Procurador do Muncípio, Prefeitura de Fortaleza CE, CESPE CEBRASPE

A respeito de bens públicos e responsabilidade civil do Estado, julgue os próximos itens. De acordo com o entendimento do STF, empresa concessionária de serviço público de transporte responde objetivamente pelos danos causados à família de vítima de atropelamento provocado por motorista de ônibus da empresa.
  1. ✂️
  2. ✂️

12111Q787582 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Analógica, Engenheiro Eletricista, UFSB BA

Sobre eletrônica analógica, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12112Q730756 | Direito Processual do Trabalho, Forma de reclamação e notificação, Procurador do Muncípio, Prefeitura de Fortaleza CE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos procedimentos nos dissídios individuais na justiça do trabalho, da reclamação, do jus postulandi, das partes e procuradores, julgue os itens a seguir, de acordo com o entendimento do TST. Situação hipotética: Um cidadão postulou ação cautelar em causa própria em tema que envolve matéria sindical, mas não comprovou sua condição de advogado regularmente inscrito nos quadros da OAB. Assertiva: Nessa situação, aplicado o jus postulandi, será conhecida e processada regularmente a ação.
  1. ✂️
  2. ✂️

12113Q540036 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Técnico de Nível Superior, Tribunal de Justiça nbsp MS, PUC PR

No software AutoCAD, existem dois métodos de trabalho para importar elementos gráficos de um arquivo externo para o arquivo atual. Os métodos podem ser acionados por meio dos comandos XREF e INSERT. A respeito das semelhanças e diferenças entre os dois comandos, considere as seguintes afirmações.

I. O comando XREF é mais utilizado para inserir um projeto base e sobre ele realizar outros projetos, enquanto o comando INSERT é mais utilizado para inserir elementos que irão compor o projeto atual e que podem ser utilizados também em outros projetos, sem relação com o atual.

II. Elementos inseridos com os dois comandos são atualizados automaticamente quando o arquivo externo é alterado.

III. Utilizar o comando INSERT para importar um arquivo externo grande produz um aumento no tamanho em disco do arquivo atual maior que a importação com o comando XREF.

IV. Elementos inseridos com o comando XREF podem ser transformados em blocos, tornando-os semelhantes aos inseridos com o comando INSERT.

V. Além da parte gráfica, os dois comandos importam também as informações de layers existentes no arquivo externo para o arquivo atual. Estes layers podem ser utilizados e manipulados da mesma forma que qualquer outro layer.

É CORRETO apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12114Q552332 | Informática, Memória, Técnico de Tecnologia da Informação, UFPA PA

Sobre a memória RAM (Random Access Memory), é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12116Q322448 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

A reordenação do processo educativo com base no pressuposto da neutralidade científica e nos princípios de racionalidade, da eficiência e da produtividade é defendida pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12117Q534674 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

Um edifício público com dez pavimentos construído no alinhamento do terreno passará por uma reforma de toda sua fachada externa, com troca do revestimento e impermeabilização da fachada. Sobre as condições adequadas de trabalho nas atividades da indústria da construção, considerando as características do edifício público e a necessidade de realização de serviços sobre o passeio, é obrigatória a construção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12118Q799891 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre o uso de terapia com oxigênio, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12119Q408211 | Direito Administrativo, Contratos, Procurador Jurídico, Câmara de Sumaré SP, VUNESP

O contrato administrativo, segundo parcela da doutrina, é caracterizado por possuir cláusulas exorbitantes, que seriam condições especiais aplicáveis aos contratos da Administração cuja incidência não encontraria paralelo com os contratos firmados entre privados.

A respeito do regime de cláusulas exorbitantes disciplinado na Lei no 8.666/1993, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12120Q418709 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Advogado, HUJB UFCG PB, AOCP

Com base no Código Civil, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O princípio da gravitação jurídica dispõe que, em não havendo previsão legal ou estabelecida em contrário entre as partes contratantes, a propriedade do bem acessória seguirá a do bem principal.

II. Um bem público construído pela Prefeitura em uma praça é um bem de uso comum do povo e dispensa permissão especial de uso, mas poderá ser oneroso se assim definido pela administração.

III. Em um negócio jurídico a nulidade ou anulabilidade da obrigação principal também afeta as obrigações acessórias, mas, do contrário, em sendo nulas ou anuláveis as obrigações acessórias, não necessariamente o será a principal.

IV. Em um negócio jurídico, subordinandose a eficácia do negócio jurídico à condição suspensiva, enquanto ela não ocorrer não se adquire o direito a que ela visa. De outro modo, na condição resolutiva, enquanto ela não se realizar, vigorará o negócio jurídico, podendo exercer-se desde a conclusão deste o direito por ele estabelecido.

V. Haverá uma condição suspensiva determinando a cessação dos efeitos da compra e venda de um bem imóvel, cujo contrato trouxer cláusula que estabelece o pagamento integral do preço ao registro da baixa da hipoteca no cartório de registro de imóveis.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.