Início

Questões de Concursos 2017

Resolva questões de 2017 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1601Q49803 | Direito Administrativo, Psicólogo, USP, USP, 2017

Analise as afirmações abaixo e responda:

I. “As fundações públicas destinam-se à realização de atividades não lucrativas e atípicas do poder público, porém de interesse coletivo”.
II. “O capital da empresa pública é exclusivamente público, mas ostenta personalidade de direito privado, e suas atividades são regidas pelos preceitos comerciais”.  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1602Q49271 | Matemática, Secretário Auxiliar, MPE GO, 2017

Na oficina de trabalhos manuais, dentro de uma escola profissionalizante, uma equipe de alunos realizou 2/5 de um trabalho em 8 dias, trabalhando 6 horas por dia. Mantendo a mesma produtividade por hora e trabalhando 2 horas a mais por dia, essa mesma equipe poderá terminar o projeto em mais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1603Q720428 | Arquitetura, CAD AutoCAD, Técnico Municipal Nível Superior Nível IX, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

AUTOCAD é um software do tipo CAD (computer aided design ou projeto assistido por computador), utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões e para criação de modelos tridimensionais. Na utilização do AUTOCAD, o comando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1604Q560640 | Informática, Redes sem fio, Técnico em Informática, Conselho Regional de Técnicos em Radiologia 4a Região RJ, Instituto Quadrix, 2017

Padrão de rede sem fio que pode atingir velocidades de transmissão de até 54 Mbit/s e que possui compatibilidade com equipamentos de padrão 802.11b, pois ambos operam na frequência de 2,4 GHz. Trata-se do padrão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1605Q545284 | Física, Óptica, Técnico de Manutenção Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2017

A variação lenta de uma característica metrológica de um instrumento de medição é o conceito que define o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1606Q459012 | Direito Penal, Lei de Introdução ao Código Penal, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, FEPESE, 2017

É correto afirmar sobre a infração penal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1607Q390181 | História, História Geral, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No que concerne a características e dinâmicas do Egito e do Reino de Kush, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1608Q57341 | Matemática, Recenseador, IBGE, FGV, 2017

Fernando teve três filhos em três anos seguidos. Quando ele fez 39 anos reparou que essa sua idade era igual à soma das idades dos seus três filhos.

Nesse dia, o seu filho mais velho tinha:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1609Q51591 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Em Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação aprovou a Resolução n° 132, de 15/12/2009, a fim de minimizar os processos de discriminação e preconceitos a travestis, transexuais e transgêneros, garantindo-lhes o acesso e a permanência na Educação Básica. Essa normativa passou a vigorar a partir de 2011 e dispõe sobre o nome social nos registros escolares internos e dá outras providências.

O seu artigo 1º afirma: Determinar, quando requerido, que as escolas/instituições vinculadas ao Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina que, em respeito à cidadania, aos direitos humanos, à diversidade, ao pluralismo, à dignidade humana, além do nome civil, incluam o nome social de travestis e transexuais nos (...):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1610Q47023 | Português, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

A literatura e o leitor

De início, cabe uma pergunta: quem é esse leitor? Se, num primeiro momento, pode nos parecer difícil defini-lo, num segundo momento, como professores com um olhar um pouco crítico e sensível, podemos perfeitamente dizer quem são eles. Na verdade, o que a sociedade, de um modo geral, e a academia, de modo especial, nos cobram é a formação de um indivíduo que lê textos escritos, referentemente livros.
Chegamos assim a uma equação simples: para termos como resultado leitura, devemos somar livro + leitor. Mas afinal que livro é esse? Que objeto de adoração é esse, tão distante do leitor comum? O livro, indicado invariavelmente como objeto de cultura por excelência, considerado como a leitura verdadeira, não centraliza o universo cultural da população brasileira. Essa, em geral, admira e respeita quem lê e até se considera em desvantagem por não ser leitora.
A leitura está associada a textos, especialmente livros, objetos de pouco convívio doméstico, pessoal, mas sempre valorizados. Os didáticos são vistos como livros da escola e não dos leitores. Aqui surge a primeira divisão de águas: certas leituras são para a escola, não para si próprios. No entanto, esse mesmo leitor, se consultado, poderá surpreender-se ao perceber que gostou de uma leitura indicada pela professora. Apesar disso, a leitura não chega a tornar-se hábito. Estaremos, então, formando um leitor escolar, que, distante do espaço escolar, esquece o prazer da leitura?
Para muitos, a leitura de livros de literatura é muito difícil, monótona, demorada, enquanto os jornais e as revistas são de leitura rápida e, por isso, agradável. É comum que os adolescentes – ou pré-adolescentes – refiram-se à sensação de perda de tempo relacionada com o fato de ficarem lendo enquanto as coisas acontecem. Para eles, ler livros não é nenhum acontecimento.
É no mínimo curioso que a ênfase na carência de leitura feita por educadores e intelectuais também ocorra entre os ditos não leitores. Parece que ninguém – nem a escola nem a sociedade – percebe a ligação existente entre o que é vivenciado/lido dentro e fora da escola, e o que ela e eles mesmos consideram como leitura. Especialmente tratando-se da interação tão intensa e difundida da linguagem verbal com a visual.
O visual e a oralidade, predominante nas práticas não institucionalizadas, são tidos e identificados como não leituras. Menosprezados por seus próprios leitores e ignorados pelos letrados, no entanto, são as leituras mais frequentemente realizadas pela maioria da população. Por outro lado, a literatura infantil resgatou com extrema sabedoria essa conjunção, tornando a ilustração peça fundamental para a leitura, integrando texto e imagem. [...] O texto incorpora a ilustração que, por sua vez, faz o status de linguagem, de texto, de narrativa. E é graças à incorporação de elementos visuais e de linguagem que a literatura infantil tem conquistado o seu leitor, habituado que está a ler o mundo que o cerca.

MARCHI, Diana Maria. A literatura e o leitor. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al. (Orgs). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 159-160. (Adaptado).

Do enunciado “Por outro lado, a literatura infantil resgatou com extrema sabedoria essa conjunção, tornando a ilustração peça fundamental para a leitura, integrando texto e imagem”, considera-se que a literatura infantil
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1611Q925929 | Direito Processual Penal, Da Prisão, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2017

Paulo foi preso em flagrante pela prática do crime de corrupção, sendo encaminhado para a Delegacia. Ao tomar conhecimento dos fatos, a mãe de Paulo entra, de imediato, em contato com o advogado, solicitando
esclarecimentos e pedindo auxílio para seu filho.
De acordo com a situação apresentada, com base na jurisprudência dos Tribunais Superiores, deverá o advogado esclarecer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1612Q795455 | Finanças, Finanças, Tesoureiro, Prefeitura de Fraiburgo SC, FEPESE, 2017

A captação de recursos financeiros junto ao público pelos bancos comerciais e de investimentos ocorre através da emissão de qual título?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1613Q634119 | Informática, Arquiteturas, Analista Judiciário, TRE PE, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito de arquitetura orientada a serviços (SOA), assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1614Q618396 | Informática, Linux ou Unix, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Os protocolos para redes sem fio (Wi-Fi) permitem diversos arranjos conforme a necessidade de cada organização. Uma das formas de conexão é a conexão direta entre equipamentos (peer-to-peer) sem a presença de Access Point. Assinale a alternativa que designa especificamente este tipo de arranjo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1615Q596023 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UERJ, UERJ, UERJ, 2017

Texto associado.
COM O OUTRO NO CORPO, O ESPELHO PARTIDO
O que acontece com o sentimento de identidade de uma pessoa que se depara, diante do
espelho, com um rosto que não é seu? Como é possível manter a convicção razoavelmente estável
que nos acompanha pela vida, a respeito do nosso ser, no caso de sofrermos uma alteração radical
em nossa imagem? Perguntas como essas provocaram intenso debate a respeito da ética médica
5 depois do transplante de parte da face em uma mulher que teve o rosto desfigurado por seu
cachorro em Amiens, na França.
Nosso sentimento de permanência e unidade se estabelece diante do espelho, a despeito de
todas as mudanças que o corpo sofre ao longo da vida. A criança humana, em um determinado
estágio de maturação, identifica-se com sua imagem no espelho. Nesse caso, um transplante
10 (ainda que parcial) que altera tanto os traços fenotípicos quanto as marcas da história de vida
inscritas na face destruiria para sempre o sentimento de identidade do transplantado? Talvez não.
Ocorre que o poder do espelho – esse de vidro e aço pendurado na parede – não é tão absoluto:
o espelho que importa, para o humano, é o olhar de um outro humano. A cultura contemporânea
do narcisismo*, ao remeter as pessoas a buscar continuamente o testemunho do espelho, não
15 considera que o espelho do humano é, antes de mais nada, o olhar do semelhante.
É o reconhecimento do outro que nos confirma que existimos e que somos (mais ou menos) os
mesmos ao longo da vida, na medida em que as pessoas próximas continuam a nos devolver nossa
“identidade”. O rosto é a sede do olhar que reconhece e que também busca reconhecimento. É
que o rosto não se reduz à dimensão da imagem: ele é a própria presentificação de um ser humano,
20 em sua singularidade irrecusável. Além disso, dentre todas as partes do corpo, o rosto é a que faz
apelo ao outro. A parte que se comunica, expressa amor ou ódio e, sobretudo, demanda amor.
A literatura pode nos ajudar a amenizar o drama da paciente francesa. O personagem Robinson
Crusoé do livro Sexta-feira ou os limbos do Pacífico, de Michel Tournier, perde a noção de sua
identidade e enlouquece, na falta do olhar de um semelhante que lhe confirme que ele é um
25 ser humano. No início do romance, o náufrago solitário tenta fazer da natureza seu espelho. Faz
do estranho, familiar, trabalhando para “civilizar” a ilha e representando diante de si mesmo o
papel de senhor sem escravos, mestre sem discípulos. Mas depois de algum tempo o isolamento
degrada sua humanidade.
A paciente francesa, que agradeceu aos médicos a recomposição de uma face humana, ainda que
30 não seja a “sua”, vai agora depender de um esforço de tolerância e generosidade por parte dos
que lhe são próximos. Parentes e amigos terão de superar o desconforto de olhar para ela e não
encontrar a mesma de antes. Diante de um rosto outro, deverão ainda assim confirmar que ela
continua sendo ela. E amar a mulher estranha a si mesma que renasceu daquela operação.
MARIA RITA KEHL
Adaptado de folha.uol.com.br, 11/12/2005.
*narcisismo ? amor do indivíduo por sua própria imagem
Guimarães Rosa afirmou, em uma entrevista, que somente renovando a língua é que se pode renovar o mundo. Visando a essa renovação, recorria a neologismos e inversões pouco usuais de termos, explorando novos sentidos em seus textos. Um exemplo dessas inversões encontra-se em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1616Q389963 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

A configuração territorial da América portuguesa colonial foi alcançada por meio de um processo histórico dinâmico, iniciado no século XVI. A respeito desse tema, julgue (C ou E) os seguintes itens. No final do século XVI, os portugueses tinham posições fortificadas na foz do rio Amazonas e na margem oriental do rio da Prata.
  1. ✂️
  2. ✂️

1617Q374036 | Português, Preposições, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

O pronome relativo destacado em ?as operações cerebrais, nas quais seus instrumentos cirúrgicos deslizam? (2º§) poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido e adequando-se à norma, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1618Q371533 | Direito Processual Penal, Aplicação da Lei Penal Processual Penal, FGV, 2017

Em 23 de novembro de 2015 (segunda feira), sendo o dia seguinte dia útil em todo o país, Técio, advogado de defesa de réu em ação penal de natureza condenatória, é intimado da sentença condenatória de seu cliente. No curso do prazo recursal, porém, entrou em vigor nova lei de natureza puramente processual, que alterava o Código de Processo Penal e passava a prever que o prazo para apresentação de recurso de apelação seria de 03 dias e não mais de 05 dias. No dia 30 de novembro de 2015, dia útil, Técio apresenta recurso de apelação acompanhado das respectivas razões. Considerando a hipótese narrada, o recurso do advogado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1619Q53044 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, 2017

Leia:

A conversa corre alegre. (Ciro dos Anjos)
Aprendi novas palavras
e tornei outras mais belas. (Drummond)


Os adjetivos grifados nos versos acima classificam-se respectivamente como predicativo 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1620Q51755 | Noções de Saúde, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

Entende-se por saúde do trabalhador, para fins da Lei nº 8.080/90, o conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos a riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

São atividades de abrangência da saúde do trabalhador, segundo a lei n. 8.080/90, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.