Início

Questões de Concursos 2017

Resolva questões de 2017 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2521Q446940 | Direito Constitucional, Saúde, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Acerca do conteúdo inscrito nos artigos 194 ao 200 da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Compete ao poder público garantir a irredutibilidade do valor dos benefícios.

( ) A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, poderá contratar com o poder público e receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.

( ) É consentida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

( ) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

( ) Compete ao Sistema Único de Saúde participar do controle e da fiscalização da produção, do transporte, da guarda e da utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2522Q444783 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Analista de Gestão, Tribunal de Contas Estadual PE, CESPE CEBRASPE

A respeito do Poder Legislativo, julgue os itens subsecutivos. A legalidade do ato de admissão de uma pessoa para o provimento de cargo em comissão na administração pública direta e indireta deve ser apreciada pelo Tribunal de Contas da União, para fins de registro.

  1. ✂️
  2. ✂️

2523Q420145 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, CONSULPLAN

José da Silva contratou a Construtora BETA para edificar sua casa em um lote de terreno urbano. Foi feito contrato escrito, fixando o preço do serviço, mão de obra e materiais por responsabilidade da construtora e prazo de sua conclusão e providências junto à Prefeitura, para fins de documentação, sem nada dispor sobre responsabilidade técnica, segurança ou qualidade da obra ou seus materiais. Terminada a obra, aprovada com ?habite-se? pela Prefeitura e entregue a casa ao contratante José da Silva sem nenhuma ressalva ou reclamação. Quinze meses depois daquele ato de conclusão e entrega da obra, o imóvel começou a dar defeito, com rachaduras em paredes e piso cedendo, ficando a casa insegura para fins de moradia. Diante desses fatos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2524Q374259 | Português, Usos da Norma Padrão Culta, Oficial Segunda Classe, Marinha do Brasil, Diretoria de Esino da Marinha

Assinale a opção que, de acordo com a norma padrão, a expressão sublinhada NÃO admite a variante de regência indicada entre parênteses.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2525Q373991 | Português, Texto, Analista de Operações, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo PI

Uma das convenções estabelecidas na língua escrita, consiste em apresentar ideias similares numa forma gramatical idêntica, o que se chama de paralelismo. Assim, incorre-se em erro ao conferir forma não paralela a elementos paralelos. Marque a alternativa que NÃO está escrita corretamente conforme a convença mencionada acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2526Q57335 | Português, Recenseador, IBGE, FGV

Texto 3 – “Silva, Oliveira, Faria, Ferreira... Todo mundo tem um sobrenome e temos de agradecer aos romanos por isso. Foi esse povo, que há mais de dois mil anos ergueu um império com a conquista de boa parte das terras banhadas pelo Mediterrâneo, o inventor da moda. Eles tiveram a ideia de juntar ao nome comum, ou prenome, um nome.

Por quê? Porque o império romano crescia e eles precisavam indicar o clã a que a pessoa pertencia ou o lugar onde tinha nascido”. (Ciência Hoje, março de 2014)

“Porque o império romano crescia e eles precisavam indicar o clã a que a pessoa pertencia ou o lugar onde tinha nascido”.

Nesse segmento do texto 3 há o emprego correto do termo “que” precedido da preposição “a” em razão de estar na mesma oração o verbo “pertencer”, que exige essa preposição.

A frase abaixo que está correta nesse mesmo aspecto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2527Q53633 | Português, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

– Bem dizia eu, que aquela janela…
– É a janela dos rouxinóis.
– Que lá estão a cantar.
– Então, esses lá estão ainda como há dez anos – os mesmos ou outros – mas a menina dos rouxinóis foi-se e não voltou.
– A menina dos rouxinóis? Que história é essa? Pois deveras tem uma história aquela janela?
– É um romance todo inteiro, todo feito, como dizem os franceses, e conta-se em duas palavras.
– Vamos a ele. A menina dos rouxinóis, menina com olhos verdes! Deve ser interessantíssimo. Vamos à história já.
– Pois vamos. Apeiemos e descansemos um bocado.
Já se vê que este diálogo passava entre mim e outro dos nossos companheiros de viagem. Apeamo-nos, com efeito; sentamo-nos; e eis aqui a história da menina dos rouxinóis como ela se contou.
É o primeiro episódio da minha odisseia: estou com medo de entrar nele porque dizem as damas e os elegantes da nossa terra que o português não é bom para isto, que em francês que há outro não sei quê…
Eu creio que as damas que estão mal informadas, e sei que os elegantes que são uns tolos; mas sempre tenho meu receio, porque, enfim, deles me rio eu; mas poesia ou romance, música ou drama de que as mulheres não gostem é porque não presta.
Ainda assim, belas e amáveis leitoras, entendamo-nos: o que eu vou contar não é um romance, não tem aventuras enredadas, peripécias, situações e incidentes raros; é uma história simples e singela, sinceramente contada e sem pretensão.   
Acabemos aqui o capítulo em forma de prólogo e a matéria do meu conto para o seguinte.

(Almeida Garrett. Viagens na Minha Terra)

Assinale a alternativa correta quanto à concordância nominal. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2528Q48931 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente de Estação, METROFOR CE, UECE CEV

Em junho de 2016, a Inglaterra, o País de Gales, a Irlanda do Norte e a Escócia, por meio de referendo, decidiram deixar de fazer parte do maior bloco econômico do mundo. Como é denominada a união desses quatro países e de que bloco econômico eles não mais pretendem fazer parte?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2529Q43583 | Medicina, Médico, IAMSPE

Sobre crise tireotóxica e estado mixedematoso, assinale a afirmação correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2530Q43557 | Medicina, Medicina Intensiva, Médico, IAMSPE

Avalie o perfil hemodinâmico abaixo e identifique o diagnóstico mais provável:

Débito cardíaco baixo, elevada pressão venosa central, baixa saturação venosa mista de oxigênio, alta pressão de oclusão de artéria pulmonar (PAOP) e presença de onda v maior que 10 mmHg no traçado da PAOP. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2531Q932397 | Português, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC

Texto associado.
Texto 1
POÉTICA
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem-comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e
[manifestações de apreço ao sr. diretor
Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o cunho
[vernáculo de um vocábulo
Abaixo os puristas
Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis
Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo.
De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de cossenos secretário do amante exemplar com
[cem modelos de cartas e as diferentes maneiras de
[agradar às mulheres, etc.
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
– Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel, Melhores poemas, 17a ed. – São Paulo: Global, 2015, p.64.
Analise as proposições em relação à obra Melhores poemas, Manuel Bandeira, e ao Texto 1, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) A leitura da estrofe sete leva o leitor a inferir que o poeta dá preferência ao lirismo mais autêntico, dos loucos, dos bêbedos e dos clowns, não preso a valores sociais, em detrimento de um lirismo tradicional.
( ) Nos versos “Quero antes o lirismo dos loucos” (20) e “O lirismo difícil e pungente dos bêbedos” (22) se os vocábulos destacados forem substituídos por pelos, não há prejuízo quanto ao sentido original do texto e quanto à regência.
( ) Nos versos “Será contabilidade tabela de cossenos secretário do amante exemplar com” (17) e “cem modelos de cartas e as diferentes maneiras de” (18) os vocábulos assinalados, embora possuam classificação gramatical diferente, não se flexionam para indicar o gênero masculino ou feminino, sendo que a indicação de gênero ocorre por meio de modificadores.
( ) O sinal gráfico ( [ ) nos versos 4, 6, 18 e 19, usado para intercalar as estruturas poéticas – versos, assume uma outra função, a de reforçar o descomprometimento com as regras gramaticais, conferindo à nova forma de escrever também um novo valor poético e literário.
( ) No verso “Quero antes o lirismo dos loucos” (20) o verbo, quanto à transitividade, é bitransitivo, pois tem como complementos verbais objeto direto – lirismo, e objeto indireto dos loucos.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2532Q925514 | Direito Empresarial e Comercial, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Luiz emitiu uma nota promissória em favor de Jerônimo. No momento da emissão, ele não inseriu a
quantia nem o lugar de pagamento. Na data do vencimento, o subscritor foi procurado por um
procurador do beneficiário, que lhe exibiu a cártula com endosso-mandato e exigiu o pagamento.
Luiz verificou, então, que o título havia sido preenchido abusivamente, pois constava o valor de R$
15.000,00 (quinze mil reais), quando o correto seria R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), e o lugar
de pagamento era diverso de seu domicílio, em Cachoeiro de Itapemirim, ES.
Procurado pelo devedor para analisar o caso e ciente de que o pagamento não foi realizado por ele,
você, como advogado(a), responde que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2533Q797448 | Fisioterapia, Aspirante Complementar, Bombeiro Militar DF, IDECAN

Para alcançar sucesso com a aplicação das técnicas de mobilização das articulações periféricas, como na articulação glenoumeral, o posicionamento do terapeuta e do paciente pode fazer toda a diferença, sendo assim é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2534Q730699 | Direito Processual do Trabalho, Atos, Analista Judiciário, TRT 12a, FGV

O servidor próprio da Justiça do Trabalho comparece ao domicílio de um devedor numa sexta-feira às 20:30 horas, pretendendo citá-lo para o pagamento de uma dívida. O executado se revolta porque entende que o mandado judicial não poderia ser cumprido naquele horário, mesmo porque não existe determinação judicial informando até que horas o ato poderia ser realizado.

Diante desse impasse, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2535Q729105 | Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Juiz Federal Substituto da 5a Região, Tribunal Regional Federal 5a Região, CESPE CEBRASPE

A respeito da homologação de sentenças estrangeiras, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2536Q719121 | Arquitetura, Iluminação, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC

Apresentam, respectivamente, maior e menor porcentagem de reflexibilidade de radiação solar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2537Q647827 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul RS, FCC

Em um sistema computacional, o tempo crescente de acesso (escrita e leitura) aos dados dos dispositivos de armazenamento tem a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2538Q560613 | Informática, Windows, Técnico Industrial, COSANPA PA, FADESP

Clicando-se, com o botão direito do mouse, sobre um arquivo selecionado no Windows Explorer do Microsoft Windows 7 (instalação padrão), abre-se um menu que não possui a opção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2539Q537088 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC

As marcas longitudinais pintadas nas vias separam e ordenam as correntes de tráfego. As linhas de divisão, na cor amarela, de fluxos opostos separam os movimentos veiculares de sentidos contrários e regulamentam a ultrapassagem e os deslocamentos laterais, exceto para acesso à imóvel lindeiro. Essas linhas devem ser possuir largura máxima, em milímetros, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2540Q473854 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM

Considerando um torneio de futebol de campo com 10 equipes, no sistema de eliminatória simples, o número de equipes que deverão ficar isentas na primeira rodada e o número total de jogos do torneio serão, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.