Início

Questões de Concursos 2017

Resolva questões de 2017 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


6481Q646176 | Informática, Gerência de memória, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN

As memórias podem ser classificadas em voláteis e não voláteis.

Fazem uso de memórias não voláteis para armazenamento os dispositivos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6482Q557358 | Informática, Software, Técnico Judiciário, TRE SP, FCC

Um Técnico do TRE-SP, com função de administrador do computador servidor com sistema operacional CentOS 6.2, em uma situação hipotética, deve configurar o serviço de servidor FTP para desabilitar o acesso anônimo. Para essa configuração, ele deve editar o arquivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6483Q461629 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Técnico Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp RS, FAUGRS

Oficial de Justiça, "A", recebe uma mensagem de sua companheira solicitando que retarde a intimação de uma determinada decisão judicial para favorecer uma amiga próxima do casal. A fim de atender ao pedido de sua esposa, "A" retarda o ato de ofício. Considerando esta hipótese, "A" cometeu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6484Q419134 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Procurador do Estado, Procuradoria Geral do Estado SE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos contratos de seguro, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6485Q791618 | Engenharia Química, Engenheiro de Gás Natural Júnior, Gas Brasiliano SP, IESES

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:

São equipamentos em que dois fluidos com temperaturas diferentes trocam calor através de uma interface metálica. Esta troca térmica é empregada para atender às necessidades do processo e/ou economizar a energia que seria perdida para o ambiente. No processo de troca térmica pode haver ou não mudança de fase (condensação ou evaporação) dos fluidos envolvidos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6486Q932675 | Português, Interpretação de Textos, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE

TEXTO 4
NO MEIO DO CAMINHO
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
ANDRADE, Carlos Drummond de. No meio
do caminho
. Disponível em:
http://www.algumapoesia.com.br/drummond/
drummond04.htm. Acesso: 12 out. 2017.

TEXTO 5
POEMA DE SETE FACES

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu
coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.
O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.
  
Meu Deus, por que me
abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.
Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma
solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como
o diabo.
ANDRADE, Carlos Drummond de.
Poema de sete faces. Disponível em: http://www.poesiaspoemaseversos.co
m.br/poema-das-sete-faces-carlosdrummond-de-andrade/. Acesso: 12out. 2017.
  
Os TEXTOS 4 e 5 apresentam poemas de Carlos Drummond de Andrade, importante poeta do Modernismo brasileiro. Acerca deste significativo movimento da literatura brasileira, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. Drummond integrou a 2ª Geração Modernista Brasileira, a qual, ao contrário da 1ª Geração, mostrava consolidação e amadurecimento na literatura do Brasil.
II. Juntamente com Oswald de Andrade e Mário de Andrade, Drummond de Andrade fez parte da 1ª Geração Modernista, e os TEXTOS 4 e 5 demonstram a insatisfação e a rebeldia frente ao comportamento das pessoas no Brasil daquela época.
III.Drummond fez parte da 3ª Geração Modernista, a “Geração de 45”, e, por se tratar de um período menos conturbado em relação ao vivenciado pelas Gerações anteriores, a produção literária tinha espaço para suscitar reflexões acerca do comportamento da sociedade.
IV. Os poemas que constituem os TEXTOS 4 e 5 abordam temáticas cotidianas e fazem uso da linguagem coloquial, características recorrentes nas produções literárias dessa fase do Modernismo brasileiro.
V. O uso de versos livres e brancos nos poemas dos TEXTOS 4 e 5 corresponde à tendência das produções literárias do Modernismo brasileiro nesta fase: com evidente desprendimento de formatos clássicos e limitadores para se fazer poesia.
  
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6487Q447052 | Direito Constitucional, Orçamentos, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. A Constituição de 1988, em seu artigo 165, parágrafo 5º, determina que a lei orçamentária anual compreenderá os seguintes orçamentos:

I. O fiscal, referente aos Poderes da União (Legislativo, Executivo e Judiciário), seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

II. O de investimentos das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto (excluída, portanto, a parte referente ao custeio).

III. O da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6488Q384079 | Biologia, Imunologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Os anticorpos anti-Rh constituem a principal causa de doença hemolítica do recém-nascido (DHRN) e também podem causar reações transfusionais hemolíticas tardias. Investigações recentes elucidaram a base genética dos antígenos Rh primários: D,C,c,E, e analise atentamente as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Sabe-se que o gene RHD codifica o polipeptídio D presente nos eritrócitos de indivíduos Rh-positivos. O gene RHD está totalmente ausente em indivíduos Rhnegativos.

II. D é o mais imunogênico dos antígenos Rh.

III. Não existe nenhum anti-soro para detectar ausência de D.

IV. As amostras de doadores de sangue que apresentarem o antígeno D fraco serão rotuladas como Rh-positivas.

V. No sistema Wiener cada antígeno possui uma designação correspondente sendo que D e d atuam como alelos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6489Q51024 | Direito Processual Civil, Promotor de Justiça, MPE SP

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6490Q787803 | Engenharia Elétrica, Instalacao Elétrica, Engenheiro, EMBASA, IBFC

Assinale a alternativa correta. Segundo as normas pertinentes, as instalações elétricas de média tensão apontam a faixa de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6491Q562533 | Informática, Correio Eletronico E mail, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil AC

O correio eletrónico, também conhecido como e-mail, é um programa em que é possível realizar trocas de mensagens pela internet e se tornou uma alternativa muito usada no decorrer dos anos. Através dele é possível o envio e a troca de documentos, imagens e áudios para qualquer pessoa que possua um endereço de correio eletrônico. Que nome se dá ao arquivo que é incluído em uma mensagem de e-mail?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6492Q932978 | Geografia, Vestibular Primeiro Semestre IF Sul MG, IF Sul MG, IF SUL MG

De segunda a sexta-feira, um estudante parte do município de Conceição dos Ouros (MG) às 06h:00min com destino à cidade de Pouso Alegre (MG), que está situada a 41 km de distância. O tempo de deslocamento é de aproximadamente 55 min. Ao chegar à cidade, se direciona para a escola. Após as 17h15min, o estudante retorna à sua residência, em Conceição dos Ouros(MG) e, se prepara para a rotina que deverá cumprir no próximo dia. O movimento descrito no texto faz referência a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6493Q563061 | Informática, Word, Técnico em Aparelho e Equipamentos Hospitalares, SESAU RO, FUNRIO

Considere as seguintes assertivas acerca de uma instalação padrão do Microsoft Word 2010 em português:

I. Podemos usar o Pincel de Formatação para copiar a formatação de um local e aplicá-la em outro local.

II. O Word 2010 aceita a criação de tabelas apenas até 5x5 (5 linhas por 5 colunas), devido às restrições de tamanho de página. III. Times New Roman e A4 são nomes de fontes de caracteres que podem ser usados no Word 2010.

Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6494Q328566 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA

Sobre a formação docente para a educação superior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Predomina ausência de políticas de formação pedagógica institucionalizada, há apenas ações pontuais e fragmentadas.

( ) O processo de expansão e diversificação das instituições de educação superior propiciou o aumento do quadro docente na educação superior, o que exige políticas de desenvolvimento profissional dos professores.

( ) As políticas de avaliação exigem melhorias qualitativas na ação docente, tendo em vista as deficiências e fragilidades no desempenho dos estudantes.

( ) A docência na educação superior exige ênfase na pesquisa e no conhecimento científico especializado, por isso há necessidade de formação profissional apenas em nível de pós-graduação stricto sensu.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6495Q625018 | Informática, Web Designer Computação Gráfica, Técnico de Nível Superior, Tribunal de Justiça nbsp MS, PUC PR

As tarefas de edição e manipulação de imagens são realizadas em aplicativos específicos e dedicados, existem no mercado uma variedade de opções. Os recursos oferecidos são bastante semelhantes assim como a qualidade e a performance. As diferenças ficam por conta da vocação definida no projeto do software. Dessa forma, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6496Q447867 | Direito Constitucional, Processo legislativo, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

O Projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional é enviado ao presidente da República, que pode vetá-lo ou sancioná-lo. Considera-se o veto do presidente um ato
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6497Q445057 | Direito Constitucional, Administração Pública, Procurador do Muncípio, Procuradoria Geral do Município Fortaleza CE, CESPE CEBRASPE

De acordo com a jurisprudência dos tribunais superiores, julgue os itens subsecutivos, relativos a servidores públicos. Havendo previsão no edital que regulamenta o concurso, é legítima a exigência de exame psicotécnico para a habilitação de candidato a cargo público.
  1. ✂️
  2. ✂️

6498Q932995 | Português, Figuras de Linguagem, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Bons dias!
1 Eu pertenço a uma família de profetas après coup,
post factum, depois do gato morto, ou como melhor nome
tenha em holandês. Por isso digo, e juro se necessário for, que
4 toda a história desta lei de 13 de maio estava por mim prevista,
tanto que na segunda-feira, antes mesmo dos debates, tratei de
alforriar um molecote que tinha, pessoa de seus dezoito anos,
7 mais ou menos. Alforriá-lo era nada; entendi que, perdido por
mil, perdido por mil e quinhentos, e dei um jantar.
(...)
10 No golpe do meio (coup du milieu, mas eu prefiro
falar a minha língua), levantei-me eu com a taça de champanha
e declarei que acompanhando as ideias pregadas por Cristo, há
13 dezoito séculos, restituía a liberdade ao meu escravo Pancrácio;
que entendia que a nação inteira devia acompanhar as mesmas
ideias e imitar o meu exemplo; finalmente, que a liberdade era
16 um dom de Deus, que os homens não podiam roubar sem pecado.
Pancrácio, que estava à espreita, entrou na sala, como
um furacão, e veio abraçar-me os pés.
19 (...)
No dia seguinte, chamei o Pancrácio e disse-lhe com
rara franqueza:
22 — Tu és livre, podes ir para onde quiseres. Aqui tens
casa amiga, já conhecida, e tens mais um ordenado, um
ordenado que...
25 — Oh! Meu senhô! Fico.
— ...Um ordenado pequeno, mas que há de crescer.
Tudo cresce neste mundo; tu cresceste imensamente. Quando
28 nasceste, eras um pirralho deste tamanho; hoje estás mais alto
que eu. Deixa ver; olha, és mais alto quatro dedos...
— Artura não qué dizê nada, não, senhô...
31 — Pequeno ordenado, repito, uns seis mil-réis; mas é
de grão em grão que a galinha enche o seu papo. Tu vales
muito mais que uma galinha.
34 — Justamente. Pois seis mil-réis. No fim de um ano,
se andares bem, conta com oito. Oito ou sete.
Pancrácio aceitou tudo; aceitou até um peteleco que
37 lhe dei no dia seguinte, por me não escovar bem as botas;
efeitos da liberdade. Mas eu expliquei-lhe que o peteleco,
sendo um impulso natural, não podia anular o direito civil
40 adquirido por um título que lhe dei. Ele continuava livre, eu de
mau humor; eram dois estados naturais, quase divinos.
Boas noites.
Machado de Assis. Obra completa. Vol. III. 3.ª ed.
Rio de Janeiro: José Aguilar, 1973, p. 489-91.
Tendo como referência o fragmento acima, da crônica Bons dias!,
de Machado de Assis, julgue o item.
O uso da ironia, figura de linguagem característica da prosa de Machado de Assis, é predominante no primeiro parágrafo da crônica Bons dias! e ampara o resto da narrativa. No primeiro parágrafo, a ironia manifesta-se quando o narrador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6499Q636045 | Informática, Arquiteturas, Analista de Tecnologia da Informação, UFPI PI, COPESE

Dentre os tipos de serviços usados na SOA (Service Oriented Architecture), assinale a opção que apresenta o tipo de serviço que geralmente pode ser representado em um diagrama, além de ser orientado a tecnologia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6500Q47503 | Administração Geral, Analista de Gestão, TCE PE, CESPE CEBRASPE

Com relação à avaliação de programas e projetos, julgue o item subsecutivo.
 
As avaliações de processo são aquelas cujo desenho é experimental, como, por exemplo, os estudos randomizados controlados.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.