Início

Questões de Concursos 2017

Resolva questões de 2017 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q374268 | Português, Interpretação de Texto, Técnico Judiciário, TRE SP, FCC, 2017

A frase redigida com clareza e correção é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

942Q374201 | Português, Literatura, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ MG, CONSULPLAN, 2017

Acerca da literatura brasileira e portuguesa, marque a opção que corretamente relaciona autor e obra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

943Q372211 | Direito do Trabalho, Prescrição e decadência no Direito do Trabalho, FGV, 2017

Um empregado de 65 anos foi admitido em 10/05/2011 e dispensado em 10/01/2013. Ajuizou reclamação trabalhista em 05/12/2016, postulando horas extras e informando, na petição inicial, que não haveria prescrição porque apresentara protesto judicial quanto às horas extras em 04/06/2015, conforme documentos que juntou aos autos.


Diante da situação retratada, considerando a Lei e o entendimento consolidado do TST, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

944Q51702 | Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, 2017

Sobre a intubação orotraqueal sob visualização direta em pacientes traumatizados, analise as afirmativas abaixo:

I- Deve ser realizada com a cabeça e o pescoço do paciente alinhados e imobilizados em posição neutra.
II- Antes de tentar a intubação, o paciente deve ser ventilado com máscara associada a balão dotado de válvula unidirecional com altas concentrações de oxigênio.
III- A intubação orotraqueal “face a face” é um método alternativo quando situações no pré- hospitalar impeçam o socorrista de se posicionar atrás da cabeça do paciente.
IV- Em situações em que o paciente não possa ser intubado e nem ventilado com máscara associada a balão dotado de válvula unidirecional, a ventilação percutânea transtraqueal é um método alternativo.

Estão CORRETAS as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

945Q455410 | Direito do Trabalho, Princípios do Direito do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC, 2017

No estudo da Teoria Geral do Direito do Trabalho é correto afirmar que na hipótese de um instrumento coletivo de trabalho dispor sobre norma prevista na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, porém com determinação de multa com valor superior em caso de infração, é de se aplicar aquela norma em detrimento desta, com fundamento no princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

946Q383280 | Biologia, Genética, Perito Criminal, Instituto Geral de Perícias SC, IESES, 2017

Variações genéticas humanas são diferenças na sequência de DNA dentro do genoma dos indivíduos nas populações. As variações genéticas (polimorfismo genético) são classificadas de várias maneiras. Assinale a alternativa correta sobre polimorfismo genético.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

947Q335475 | Matemática, Aritmética e Algebra, Auxiliar de Apoio Administrativo, Câmara Municipal de Mogi das Cruzes SP, VUNESP, 2017

Suponha que, de dois em dois anos, um município publique edital para selecionar estagiários para uma área A, de três em três anos, para uma área B, e de 18 em 18 meses, para uma área C. Se em janeiro de 2017, esse município publicar edital para selecionar estagiários para essas três áreas, então o próximo ano previsto, para que novamente sejam publicados esses editais, no mesmo mês, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

948Q335132 | Matemática, Cálculo Aritmético, Agente Administrativo, CRM MG, FUNDEP UFMG, 2017

João participou da última edição da Volta Internacional da Pampulha, uma das grandes provas do calendário brasileiro, realizada no primeiro domingo de dezembro em Belo Horizonte. O percurso total dessa prova é de 17,8 km. João conseguiu percorrer 9,75 km da prova.

Quantos quilômetros faltaram para ele concluir o percurso?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

950Q47021 | Português, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

A literatura e o leitor

De início, cabe uma pergunta: quem é esse leitor? Se, num primeiro momento, pode nos parecer difícil defini-lo, num segundo momento, como professores com um olhar um pouco crítico e sensível, podemos perfeitamente dizer quem são eles. Na verdade, o que a sociedade, de um modo geral, e a academia, de modo especial, nos cobram é a formação de um indivíduo que lê textos escritos, referentemente livros.
Chegamos assim a uma equação simples: para termos como resultado leitura, devemos somar livro + leitor. Mas afinal que livro é esse? Que objeto de adoração é esse, tão distante do leitor comum? O livro, indicado invariavelmente como objeto de cultura por excelência, considerado como a leitura verdadeira, não centraliza o universo cultural da população brasileira. Essa, em geral, admira e respeita quem lê e até se considera em desvantagem por não ser leitora.
A leitura está associada a textos, especialmente livros, objetos de pouco convívio doméstico, pessoal, mas sempre valorizados. Os didáticos são vistos como livros da escola e não dos leitores. Aqui surge a primeira divisão de águas: certas leituras são para a escola, não para si próprios. No entanto, esse mesmo leitor, se consultado, poderá surpreender-se ao perceber que gostou de uma leitura indicada pela professora. Apesar disso, a leitura não chega a tornar-se hábito. Estaremos, então, formando um leitor escolar, que, distante do espaço escolar, esquece o prazer da leitura?
Para muitos, a leitura de livros de literatura é muito difícil, monótona, demorada, enquanto os jornais e as revistas são de leitura rápida e, por isso, agradável. É comum que os adolescentes – ou pré-adolescentes – refiram-se à sensação de perda de tempo relacionada com o fato de ficarem lendo enquanto as coisas acontecem. Para eles, ler livros não é nenhum acontecimento.
É no mínimo curioso que a ênfase na carência de leitura feita por educadores e intelectuais também ocorra entre os ditos não leitores. Parece que ninguém – nem a escola nem a sociedade – percebe a ligação existente entre o que é vivenciado/lido dentro e fora da escola, e o que ela e eles mesmos consideram como leitura. Especialmente tratando-se da interação tão intensa e difundida da linguagem verbal com a visual.
O visual e a oralidade, predominante nas práticas não institucionalizadas, são tidos e identificados como não leituras. Menosprezados por seus próprios leitores e ignorados pelos letrados, no entanto, são as leituras mais frequentemente realizadas pela maioria da população. Por outro lado, a literatura infantil resgatou com extrema sabedoria essa conjunção, tornando a ilustração peça fundamental para a leitura, integrando texto e imagem. [...] O texto incorpora a ilustração que, por sua vez, faz o status de linguagem, de texto, de narrativa. E é graças à incorporação de elementos visuais e de linguagem que a literatura infantil tem conquistado o seu leitor, habituado que está a ler o mundo que o cerca.

MARCHI, Diana Maria. A literatura e o leitor. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al. (Orgs). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 159-160. (Adaptado).

No enunciado “Na verdade, o que a sociedade, de um modo geral, e a academia de modo especial, nos cobram é a formação de um indivíduo que lê textos escritos, referentemente livros”, evidencia-se que a formação de leitores é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

951Q799672 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, nas afirmações sobre humanização.

( ) O profissional de saúde não pode ter limitações ou sentimentos relacionados a um diagnóstico grave ou mesmo morte no momento da contratransferência com os familiares envolvidos.

( ) A humanização em saúde pode ser definida como o resgate do respeito à vida humana, considerando as circunstâncias sociais, éticas, educacionais, psíquicas e emocionais presentes em todo relacionamento, indissociáveis dos aspectos físicos na intervenção em saúde.

( ) Em 2003, foi elaborado o Programa Nacional de Humanização (PNH) da Assistência Hospitalar do Ministério da Saúde que busca estender esse conceito para toda instituição hospitalar, através da implantação de cultura visando unicamente o bem estar dos profissionais da saúde. Em 2004, foi elaborada a continuação para o bem estar dos pacientes.

( ) A formação técnica científica aliada a humanização pode favorecer o atendimento e a comunicação de um diagnóstico ou morte.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

952Q788482 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenheiro Eletricista, UFSB BA, 2017

Sobre sistemas de partidas de motores, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

953Q556761 | Informática, Linguagem, Técnico de Tecnologia da Informação, UFJF, 2017

Java possui suporte a definição de métodos synchronized, os quais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

954Q479767 | Farmácia, Farmacotécnica, Técnico em Farmácia, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

A respeito dos princípios básicos de farmacotécnica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

955Q374434 | Português, Termos Acessórios da Oração, Contador Legislativo, Câmara de Santa Rosa RS, 2017

O adjunto adverbial se relaciona com a circunstância por ele expressa. Assinale a alternativa que indica a frase que contêm um adjunto adverbial de causa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

956Q335275 | Matemática, Cálculo Aritmético, Operador de Processos de Água, EMBASA, IBFC, 2017

Um marceneiro possui duas barras de ferro, uma com 1,40 metros de comprimento e outra com 2,45 metros de comprimento. Ele pretende cortá-las em barras de tamanhos iguais, de modo que cada pedaço tenha a maior medida possível. Nessas circunstâncias, o total de pedaços que o marceneiro irá cortar, utilizando as duas de ferro, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

957Q599756 | Agricultura e Agropecuária, Técnico em Agropecuária, IFCE CE, IF CE, 2017

As plantas forrageiras, durante sua evolução, desenvolveram variações no metabolismo fotossintético, sendo possível distingui-las em três grupos principais: C3, C4 e CAM (metabolismo ácido das crassuláceas). Desta forma, é correto afirmar-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

958Q530352 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Engenheiro Civil, HRTN RN, 2017

As cerâmicas são obtidas a partir de uma massa à base de argila, submetida a um processo de secagem lenta e, após a retirada de grande parte da água, cozida em temperaturas elevadas.

Sobre produtos de cerâmica vermelha, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

959Q386317 | Biologia, Biomedicina, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Um dos gases tóxicos de grande importância para o estudo da toxicologia é o monóxido de carbono. Referente ao monóxido de carbono, analise as afirmações.

I. O monóxido de carbono é considerado um antimetabólico do oxigênio.

II. A inalação de grandes quantidades de monóxido de carbono é classificada como intoxicação sobreaguda e produz morte imediata por síncope respiratória ou circulatória.

III. Quando o monóxido de carbono é aspirado ao nível dos alvéolos pulmonares, combina-se com o oxigênio, impedindo o transporte de oxigênio em nível celular.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

960Q50983 | Direito Penal, Promotor de Justiça Substituto, MPE SP, 2017

Policial militar, em patrulhamento de rotina, se depara com “perigoso assaltante”, seu desafeto, que já havia cumprido pena por diversos roubos. Imediatamente, o policial dá voz de prisão ao indivíduo que, incontinente, inicia uma fuga. Nesse instante, o miliciano descarrega sua arma, efetuando disparos em direção do fugitivo que é atingido pelas costas. Dois dias após o ocorrido, o “perigoso assaltante” entra em óbito em razão da lesão sofrida.

A conduta do policial caracteriza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.