Início

Questões de Concursos 2017

Resolva questões de 2017 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q447407 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC

As regras e os princípios guardam entre si relação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

942Q374453 | Português, Coordenação, Policial Penal Agente Penitenciário, SAP SP, MSConcursos

?Trabalho muito duro. Sou perfeccionista. Escrevo minhas músicas, tenho minhas próprias ideias, ajudo com minhas roupas?. (Rolling Stone).

No período acima, temos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

943Q372211 | Direito do Trabalho, Prescrição e decadência no Direito do Trabalho, FGV

Um empregado de 65 anos foi admitido em 10/05/2011 e dispensado em 10/01/2013. Ajuizou reclamação trabalhista em 05/12/2016, postulando horas extras e informando, na petição inicial, que não haveria prescrição porque apresentara protesto judicial quanto às horas extras em 04/06/2015, conforme documentos que juntou aos autos.


Diante da situação retratada, considerando a Lei e o entendimento consolidado do TST, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

944Q335275 | Matemática, Cálculo Aritmético, Operador de Processos de Água, EMBASA, IBFC

Um marceneiro possui duas barras de ferro, uma com 1,40 metros de comprimento e outra com 2,45 metros de comprimento. Ele pretende cortá-las em barras de tamanhos iguais, de modo que cada pedaço tenha a maior medida possível. Nessas circunstâncias, o total de pedaços que o marceneiro irá cortar, utilizando as duas de ferro, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

945Q52937 | Física, Marinheiro, EAM, MB

Com relação ao conteúdo de eletricidade, correlacione os elementos que podem estar presentes em um circuito às suas definições, assinalando, a seguir, a opção correta.

ELEMENTOS
I- Voltímetro
II- Resistor
III- Amperímetro
IV- Gerador
V- Receptor
VI- Capacitor

DEFINIÇÕES
( ) Dispositivo que transforma outras formas de energias em energia elétrica.
( ) Dispositivo que transforma energia elétrica em outras formas de energia.
( ) Dispositivo que transforma energia elétrica em energia exclusivamente térmica.
( ) Dispositivo usado para armazenar carga elétrica.
( ) Dispositivo usado para medir a corrente elétrica em um circuito.
( ) Dispositivo usado para medir a tensão elétrica em um circuito. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

946Q47021 | Português, Arqueólogo, UFG, CS UFG

A literatura e o leitor

De início, cabe uma pergunta: quem é esse leitor? Se, num primeiro momento, pode nos parecer difícil defini-lo, num segundo momento, como professores com um olhar um pouco crítico e sensível, podemos perfeitamente dizer quem são eles. Na verdade, o que a sociedade, de um modo geral, e a academia, de modo especial, nos cobram é a formação de um indivíduo que lê textos escritos, referentemente livros.
Chegamos assim a uma equação simples: para termos como resultado leitura, devemos somar livro + leitor. Mas afinal que livro é esse? Que objeto de adoração é esse, tão distante do leitor comum? O livro, indicado invariavelmente como objeto de cultura por excelência, considerado como a leitura verdadeira, não centraliza o universo cultural da população brasileira. Essa, em geral, admira e respeita quem lê e até se considera em desvantagem por não ser leitora.
A leitura está associada a textos, especialmente livros, objetos de pouco convívio doméstico, pessoal, mas sempre valorizados. Os didáticos são vistos como livros da escola e não dos leitores. Aqui surge a primeira divisão de águas: certas leituras são para a escola, não para si próprios. No entanto, esse mesmo leitor, se consultado, poderá surpreender-se ao perceber que gostou de uma leitura indicada pela professora. Apesar disso, a leitura não chega a tornar-se hábito. Estaremos, então, formando um leitor escolar, que, distante do espaço escolar, esquece o prazer da leitura?
Para muitos, a leitura de livros de literatura é muito difícil, monótona, demorada, enquanto os jornais e as revistas são de leitura rápida e, por isso, agradável. É comum que os adolescentes – ou pré-adolescentes – refiram-se à sensação de perda de tempo relacionada com o fato de ficarem lendo enquanto as coisas acontecem. Para eles, ler livros não é nenhum acontecimento.
É no mínimo curioso que a ênfase na carência de leitura feita por educadores e intelectuais também ocorra entre os ditos não leitores. Parece que ninguém – nem a escola nem a sociedade – percebe a ligação existente entre o que é vivenciado/lido dentro e fora da escola, e o que ela e eles mesmos consideram como leitura. Especialmente tratando-se da interação tão intensa e difundida da linguagem verbal com a visual.
O visual e a oralidade, predominante nas práticas não institucionalizadas, são tidos e identificados como não leituras. Menosprezados por seus próprios leitores e ignorados pelos letrados, no entanto, são as leituras mais frequentemente realizadas pela maioria da população. Por outro lado, a literatura infantil resgatou com extrema sabedoria essa conjunção, tornando a ilustração peça fundamental para a leitura, integrando texto e imagem. [...] O texto incorpora a ilustração que, por sua vez, faz o status de linguagem, de texto, de narrativa. E é graças à incorporação de elementos visuais e de linguagem que a literatura infantil tem conquistado o seu leitor, habituado que está a ler o mundo que o cerca.

MARCHI, Diana Maria. A literatura e o leitor. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al. (Orgs). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 159-160. (Adaptado).

No enunciado “Na verdade, o que a sociedade, de um modo geral, e a academia de modo especial, nos cobram é a formação de um indivíduo que lê textos escritos, referentemente livros”, evidencia-se que a formação de leitores é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

947Q599756 | Agricultura e Agropecuária, Técnico em Agropecuária, IFCE CE, IF CE

As plantas forrageiras, durante sua evolução, desenvolveram variações no metabolismo fotossintético, sendo possível distingui-las em três grupos principais: C3, C4 e CAM (metabolismo ácido das crassuláceas). Desta forma, é correto afirmar-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

948Q449469 | Direito Constitucional, Administração Pública, Engenheiro Civil, EMBASA, IBFC

Assinale a alternativa incorreta sobre a Administração Pública conforme previsão na Constituição Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

949Q374414 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Oficial de Promotoria, MPE GO, MPE GO

A concordância verbal ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Nessa senda, assinale a assertiva correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

950Q326928 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL

A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

951Q319776 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR

São os pilares-mestres do projeto político-pedagógico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

952Q50707 | Direito Ambiental, Promotor de Justiça Substituto, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Para a realização de determinada atividade econômica, a pessoa física interessada solicitou ao órgão estadual ambiental competente a licença necessária. Entretanto, por ser a atividade econômica considerada potencialmente causadora de degradação ao meio ambiente, o referido ente público informou ao interessado da necessidade do prévio estudo de impacto ambiental.

Na situação apresentada, a realização do referido estudo consagra a aplicação do princípio ambiental
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

953Q595586 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UERJ, UERJ, UERJ

Texto associado.
COM O OUTRO NO CORPO, O ESPELHO PARTIDO
O que acontece com o sentimento de identidade de uma pessoa que se depara, diante do
espelho, com um rosto que não é seu? Como é possível manter a convicção razoavelmente estável
que nos acompanha pela vida, a respeito do nosso ser, no caso de sofrermos uma alteração radical
em nossa imagem? Perguntas como essas provocaram intenso debate a respeito da ética médica
5 depois do transplante de parte da face em uma mulher que teve o rosto desfigurado por seu
cachorro em Amiens, na França.
Nosso sentimento de permanência e unidade se estabelece diante do espelho, a despeito de
todas as mudanças que o corpo sofre ao longo da vida. A criança humana, em um determinado
estágio de maturação, identifica-se com sua imagem no espelho. Nesse caso, um transplante
10 (ainda que parcial) que altera tanto os traços fenotípicos quanto as marcas da história de vida
inscritas na face destruiria para sempre o sentimento de identidade do transplantado? Talvez não.
Ocorre que o poder do espelho – esse de vidro e aço pendurado na parede – não é tão absoluto:
o espelho que importa, para o humano, é o olhar de um outro humano. A cultura contemporânea
do narcisismo*, ao remeter as pessoas a buscar continuamente o testemunho do espelho, não
15 considera que o espelho do humano é, antes de mais nada, o olhar do semelhante.
É o reconhecimento do outro que nos confirma que existimos e que somos (mais ou menos) os
mesmos ao longo da vida, na medida em que as pessoas próximas continuam a nos devolver nossa
“identidade”. O rosto é a sede do olhar que reconhece e que também busca reconhecimento. É
que o rosto não se reduz à dimensão da imagem: ele é a própria presentificação de um ser humano,
20 em sua singularidade irrecusável. Além disso, dentre todas as partes do corpo, o rosto é a que faz
apelo ao outro. A parte que se comunica, expressa amor ou ódio e, sobretudo, demanda amor.
A literatura pode nos ajudar a amenizar o drama da paciente francesa. O personagem Robinson
Crusoé do livro Sexta-feira ou os limbos do Pacífico, de Michel Tournier, perde a noção de sua
identidade e enlouquece, na falta do olhar de um semelhante que lhe confirme que ele é um
25 ser humano. No início do romance, o náufrago solitário tenta fazer da natureza seu espelho. Faz
do estranho, familiar, trabalhando para “civilizar” a ilha e representando diante de si mesmo o
papel de senhor sem escravos, mestre sem discípulos. Mas depois de algum tempo o isolamento
degrada sua humanidade.
A paciente francesa, que agradeceu aos médicos a recomposição de uma face humana, ainda que
30 não seja a “sua”, vai agora depender de um esforço de tolerância e generosidade por parte dos
que lhe são próximos. Parentes e amigos terão de superar o desconforto de olhar para ela e não
encontrar a mesma de antes. Diante de um rosto outro, deverão ainda assim confirmar que ela
continua sendo ela. E amar a mulher estranha a si mesma que renasceu daquela operação.
MARIA RITA KEHL
Adaptado de folha.uol.com.br, 11/12/2005.
*narcisismo ? amor do indivíduo por sua própria imagem
É que o rosto não se reduz à dimensão da imagem: ele é a própria presentificação de um ser humano, em sua singularidade irrecusável. (l. 18-20) Em relação à declaração feita antes dos dois-pontos, o trecho sublinhado possui valor de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

954Q374078 | Português, Estrutura das Palavras, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV

Duas palavras que NÃO pertencem à mesma família por não possuírem o mesmo radical são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

955Q335132 | Matemática, Cálculo Aritmético, Agente Administrativo, CRM MG, FUNDEP UFMG

João participou da última edição da Volta Internacional da Pampulha, uma das grandes provas do calendário brasileiro, realizada no primeiro domingo de dezembro em Belo Horizonte. O percurso total dessa prova é de 17,8 km. João conseguiu percorrer 9,75 km da prova.

Quantos quilômetros faltaram para ele concluir o percurso?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

956Q328720 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE

Aprender a aprender constitui uma competência essencial na Sociedade da Informação e do Conhecimento, como uma condição para o desenvolvimento da autonomia e da criatividade no estudo, de modo a lograr uma eficaz e eficiente autogestão da aprendizagem. Essa habilidade está relacionada com a metacognição. Considere as afirmações a seguir referentes a essa habilidade.

I A metacognição tem uma função importante na regulação dos processos cognitivos.

II O conhecimento declarativo é o mais relevante no desenvolvimento da metacognição.

III As características pessoais, a natureza das tarefas e as estratégias são elementos da metacognição.

IV A metacognição é favorecida com o estímulo do pensamento convergente.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

957Q384086 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC

A respeito das proteínas, analise as afirmativas.

I. Pode ser descrita como uma cadeia de aminoácidos unidos por ligações peptídicas em uma sequência específica.

II. A conformação de uma molécula como a de proteína pode mudar sem a quebra de ligações covalentes.

III. Uma proteína pode ser constituída por várias cadeias polipeptídicas, ligadas entre si por interações fortes.

IV. As chamadas proteínas globulares possuem como característica o interior hidrofílico e uma superfície hidrofóbica.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

958Q336471 | Matemática, Cálculo Aritmético, Técnico Judiciário, TRT 11a, FCC

Uma construtora convoca interessados em vagas de pedreiros e de carpinteiros. No dia de apresentação, das 191 pessoas que se interessaram, 113 disseram serem aptas para a função pedreiro e 144 disseram serem aptas para a função carpinteiro. A construtora contratou apenas as pessoas que se declararam aptas em apenas uma dessas funções. Agindo dessa maneira, o número de carpinteiros que a construtora contratou a mais do que o número de pedreiros foi igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

959Q795038 | Filosofia, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito dos conceitos de autonomia e heteronomia conforme a moral kantiana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

960Q385406 | Biologia, Anatomia, Técnico em Perícias, IGP RS, FUNDATEC

O esqueleto do adulto é formado por 206 ossos distintos e dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.