Início

Questões de Concursos 2018

Resolva questões de 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1161Q461136 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp AL, FGV, 2018

Juca foi condenado em primeira instância pela prática de crime de corrupção, sendo aplicada em sentença pena de cinco anos de reclusão a ser cumprida em regime inicial fechado. Em recurso de apelação, exclusivo da defesa, o advogado de Juca requereu a anulação da sentença por falta de fundamentação, a absolvição do réu e, subsidiariamente, a redução da pena e aplicação de regime inicial semiaberto. Em julgamento, a sentença foi parcialmente mantida, alterando-se apenas o regime de cumprimento da sanção imposta. Por unanimidade, foi afastada a alegação de nulidade e mantida a condenação. Por maioria de votos, foi mantida a pena aplicada, tendo um Desembargador votado pela sua redução, e afastado o regime inicial fechado, fixando-se o semiaberto. Intimada da decisão, a defesa de Juca poderá interpor recurso de embargos infringentes em busca do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1162Q455234 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Procurador, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

Para identificar uma relação de emprego é formado o contrato de emprego. A expressão, entretanto, consagrada na prática e nos concursos públicos, é o contrato de trabalho (sinônimos: contrato de trabalho stricto senso, vínculo empregatício e relação de emprego). São características do contrato de trabalho, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1163Q455248 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 2a Região, FCC, 2018

A respeito do contrato individual de trabalho e de acordo com a legislação vigente, considere:

I. Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos.

II. Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 3 meses no mesmo tipo de atividade, ou por tempo superior a 6 meses em outro tipo de atividade.

III. Apenas quando o empregado for despedido por falta grave, no caso de readmissão, não serão computados no tempo de serviço os períodos, contínuos ou não, em que tiver trabalhado anteriormente na empresa.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1164Q454945 | Direito do Trabalho, Fontes do Direito do Trabalho, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 15a Região, FCC, 2018

No Direito do Trabalho, as sentenças normativas da Justiça do Trabalho, os costumes e a Convenção Coletiva de Trabalho são classificados, respectivamente, como fontes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1165Q390375 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954, teve uma grande repercussão na história do Brasil republicano. No que concerne a esse episódio, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1166Q390281 | História, Ceará CE, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

"No Ceará não se embarca mais escravos”. Essa frase ficou muito conhecida na cidade de Fortaleza, num episódio do movimento contra o tráfico interno de escravos no Ceará. Essa ousada frase foi dita para os jangadeiros que estavam no porto do Mucuripe, com escravos para embarcar, e foi aceita pelos presentes. O autor da frase é o conhecido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1167Q325277 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da cultura escolar, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1168Q861071 | Sistema Único de Saúde SUS, Política Nacional de Atenção Básica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura Municipal de Natal RN, COMPERVE, 2018

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) têm, entre suas diretrizes, o fortalecimento da atenção primária em saúde (APS) para realizar a coordenação do cuidado e ordenar a organização da rede de atenção. Além do papel de coordenadora do cuidado na RAS, a APS orienta -se por outros atributos essenciais para seu funcionamento, entre eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1169Q793965 | Ética na Administração Pública, Ética Profissional, Psicólogo, Conselho Federal de Psicologia, Instituto Quadrix, 2018

Quanto à ética e aos valores como ensino transversal, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1170Q556212 | Informática, Anti Vírus, Assistente Administrativo, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

Assinale a alternativa que contém apenas ferramentas importantes para a proteção de sistemas computacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1171Q390334 | História, Educação em História, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Leia atentamente o seguinte excerto:

“A apreensão das noções de tempo histórico em suas diversidades e complexidades pode favorecer a formação do estudante como cidadão, aprendendo a discernir os limites e possibilidades de sua atuação, na permanência ou na transformação da realidade histórica em que vive”.

(Grifo do autor) BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. MEC, p.25.

Das competências que se espera de um aluno do Ensino Médio em relação ao componente curricular de História apresentadas a seguir, assinale a opção que corresponde à competência que se refere à formação cidadã.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1172Q49589 | Direito Constitucional, Técnico Judiciário, TJ AL, FGV, 2018

Peter, filho de cidadãos norte-americanos, nasceu em Alagoas quando seus pais ali estavam em gozo de férias. Após o nascimento, foi para os Estados Unidos da América do Norte e jamais retornou à República Federativa do Brasil.

À luz da sistemática constitucional, Peter: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1173Q652072 | Comércio Internacional Exterior, Comércio Internacional, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, IADES, 2018

Muitas empresas iniciam a própria internacionalização por meio de exportação, evoluindo posteriormente para investimento internacional. Uma das teorias de comércio aponta que um fator relevante para a escolha do país no qual investir é a distância psíquica. Alguns itens podem diminuir a distância psíquica, entre eles a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1174Q592693 | Química, Química Orgânica, Profissional de Vendas Júnior, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO, 2018

A fórmula mínima determinada para um composto orgânico foi CH2O. Em um estudo subsequente, determinou-se que a sua massa molar era 180 g . mol-1.

A fórmula molecular do composto é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1175Q556182 | Informática, Word, Agente de Telecomunicações Policial, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

No MS-Word 2016, o recurso WordArt permite
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1176Q390303 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

A partir de meados do século XIX, muitas nações europeias que se encontravam em processo avançado de industrialização partiram pelo mundo em busca de matéria-prima, novos mercados consumidores de seus produtos e novas regiões para investimento de capitais. Acerca desse contexto histórico, julgue (C ou E) os itens que se seguem. Na Europa, o movimento trabalhista desse período, em sentido único, envolveu trabalhadores fabris, industriais e assalariados, deixando de fora artesãos e demais trabalhadores de ofícios manuais tradicionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1177Q385219 | Biologia, Imunologia, Biomédico, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Em dois tubos de coleta de sangue (1 e 2), foram colocadas quantidades iguais de sangue humano de um mesmo paciente saudável. Após terem sido tratados diferentemente, do tubo 1 é possível obter o soro, e do tubo 2, o plasma.

Nesse caso é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1178Q385150 | Biologia, Evolução, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

As baleias de barbatanas (misticetos) se alimentam de plâncton (krill e copépodos) e suas barbatanas são utilizadas para filtrá-los. Nos flamingos, o mecanismo de filtração é bastante parecido, pois esses animais apresentam uma mandíbula inferior grande, com extremidade anterior curva, franjas córneas inseridas na mandíbula superior e língua grande e grossa, estruturas que permitem a retenção de pequenos animais, como anelídeos, insetos e moluscos, presentes na água doce.

As características físicas dos dois animais que lhes conferem a capacidade de filtração mencionada no texto resultam de um fenômeno conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1179Q341957 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Técnico do Ministério Público, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

Em certo dia útil da semana (de segunda a sexta-feira) Mário e Jorge fizeram duas declarações cada um. Um deles disse a verdade nas duas declarações e o outro mentiu nas duas:

- Mário: anteontem foi sábado.

- Jorge: depois de amanhã não será sábado.

- Mário: amanhã será quarta-feira.

- Jorge: ontem não foi quinta-feira.

O dia da semana em que eles fizeram essas declarações foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1180Q53581 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFU MG, 2018

A termorregulação é um dos principais objetivos nos cuidados com recém-nascidos. Um dos procedimentos específicos para isso é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.