Início

Questões de Concursos 2018

Resolva questões de 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1761Q649894 | Informática, Gestão de TI, Auditor Estadual de Infraestrutura, Tribunal de Contas Municipa BA, CESPE CEBRASPE, 2018

O diretor de uma montadora de veículos necessita tomar uma decisão acerca da continuidade ou não de um dos produtos vendidos no Brasil. Para tanto, solicitou um relatório sobre as vendas de carros da marca do último trimestre de 2018, por faixa de preço, região, modelo e cor. Nessa situação, no contexto de análise da informação, o relatório representa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1762Q558851 | Informática, Access, Assistente Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

O Access é frequentemente utilizado para a construção de relatórios, dada a facilidade com que isso é feito. Esses relatórios, em geral, acessam dados localizados em bancos de dados e/ou arquivos externos.

Assinale a opção que indica o mecanismo que é comumente utilizado para que as tabelas de outros bancos de dados possam estar acessíveis a um usuário do Access, quando da confecção e extração de relatórios.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1763Q553189 | Informática, Correio Eletronico E mail, Farmacêutico Fiscal, Conselho Regional de Farmácia SP, IDECAN, 2018

Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma forma de endereçamento de correio eletrônico. Identifique a alternativa que possui a forma correta de endereçamento de correio eletrônico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1764Q480052 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Uma senhora de sessenta anos de idade, portadora de artrite reumatoide e hipertensa, faz uso prolongado de dexametasona por via oral. A densitometria óssea da paciente evidencia osteopenia acentuada do colo do fêmur.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

A dexametasona é um glicocorticoide que pode aumentar a absorção de cálcio, sendo indicada, por isso, para o tratamento da osteopenia em questão.
  1. ✂️
  2. ✂️

1765Q446948 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Maria reuniu todos os documentos exigidos para se matricular em uma escola estadual do seu bairro. Para sua surpresa, o requerimento foi indeferido sem qualquer fundamentação. Considerando a manifesta ilegalidade do ato, bem como porque todos os elementos constitutivos do seu direito decorriam da prova documental, Maria procurou um advogado e solicitou o ajuizamento da medida judicial cabível.

À luz da sistemática constitucional, essa medida é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1766Q420785 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Agente de Tesouraria I, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, VUNESP, 2018

Os institutos da decadência e da prescrição estão relacionados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1767Q201166 | Informática, Microsoft Word e BrOfficeorg Writer, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

No MS-Word 2016, em sua versão em português e configuração padrão, é possível, por intermédio da janela Fonte, aberta por meio da guia Página Inicial, grupo Fonte, ajustar o espaçamento entre caracteres. Os tipos de espaçamentos permitidos são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1768Q52606 | Português, Oficial da Marinha, Escola Naval, MB, 2018

Texto associado.
Para pessoas de opinião

      Você me dirá que uma das coisas que mais preza é sua opinião. Prezá-la é considerado virtude. Fulano? É uma pessoa de opinião”. É preciso força e decisão para “ter opinião". Não é fácil.
      Você me dirá, ainda, do que é capaz de fazer para defender a própria opinião. Ter opinião é tão importante que há até um direito dos mais sagrados, o direito à opinião, ultimamente, aliás, bastante afetado, pois vivemos tempos de ampliação do delito de opinião. Ter opinião, em vez de ser considerado um estágio preliminar da convicção, passa a ser ameaçador.
      Mas sem contrariar a força com que você defende as próprias opiniões e, sobretudo, defendendo o seu inalienável direito de tê-las, eu lhe proporei pensar sobre se a opinião é uma instância realmente profunda ou se é, tão-somente, uma das primeiras reações que se tem diante dos acontecimentos.
     Será a opinião uma reação profunda ou superficial? Ouso afirmar que, quase sempre, é das mais superficiais.
       Opinião é reação, e expressa um sentimento ou julgamento. Ao reagir, o sentimento realiza uma síntese do que e como somos. Esta síntese aparece na forma pela qual reagimos. A primeira reação é reveiadora do sentimento com que julgamos a vida, o mundo, as pessoas. Quase sempre a opinião surge nessa etapa inicial, patamar superficial do nosso ser. Somos um repositório de primeiras impressões!
    Pode-se, efetivamente, garantir que nossas opiniões são fruto de meditação? Ou de conhecimento sedimentado? Positivamente, não. Quem responder sinceramente, vai concluir que tem muito mais opiniões do que coisas que sabe ou conhece. Qualquer conhecimento profundo não leva à opinião; leva à análise, à convicção, à dúvida ou à evidência, e nenhuma dessas quatro instâncias tem a ver com a opinião.
     Quem (se) reparar com cuidado, verificará o quanto é levado a opinar, vale dizer, reagir, sentir, julgar, diante dos variados temas. Somos um aluvião de opiniões. Defendemo-nos de analisar, tendo opinião; preservamonos do perigoso e trabalhoso mister de pensar, tendo logo uma opinião.
    É mais fácil ter opinião do que dúvida. Opinião traz adeptos e dividendos pessoais de prestígio, respeitabilidade, aura de coragem ou heroísmo.
      As opiniões são uma espécie de fabricação em série de idéias sempre iguais, saídas do modelo pelo qual vemos o mundo, e nos faz enfocar a realidade segundo um eterno subjetivismo. Por isso a opinião quase nunca é o reflexo das variadas componentes do real. É eco a repetir a experiência anterior, diante de cada caso novo. A opinião nos defende da complexidade do real, logo, é maneira de impedir a criatividade do homem. 
     Na origem latina, opinar tem um sentido ambíguo. É muito mais conjecturar do que afirmar. A palavra chega a ter, nos seus vários sentidos, o de disfarçar. A origem do termo é mais fiel ao seu significado do que a tradução que hoje se ihe dá.
      Opinar não significa saber nem conhecer. Opinar significa ter uma opinião a respeito de algo, isto é, uma impressão sujeita a retificações, a correções, a mudanças permanentes. O sentido essencial de opinar é conjecturar, ou seja, supor uma realidade para poder discuti-la e, assim, melhor conhecê-la.
    No entanto, nos ofendemos se contrariam a nossa opinião; vivemos em busca do respeito à “nossa opinião". E, mais grave e frequente, vivemos a sofrer por causa da opinião ou de opiniões dos outros sem saber que a opinião de alguém é o resultado das manifestações (reações) mais superficiais e fáceis do seu espírito.
    A opinião é instância superficial, exercício de dúvida e de conhecimento disfarçado em certeza ou afirmação, uma conjetura em forma de assertiva. É mais a expressão de um sentimento do que a conciliação deste com o conhecimento e a verdade. A partir do momento em que sabemos de tudo isso, temos obrigatoriamente que deixar de dar tanta importância à opinião alheia e à própria. É preciso, sempre, submetê-las ao crivo da permanência, dotempo, da análise, do conhecimento, da vivência, da experimentação em situações diferentes, em estados de espírito diversos, para, só então, considerá-la significativa, válida, profunda.
    Qual de nós está disposto a aceitar que a própria opinião, embora válida e respeitável, é uma forma superficial de manifestação? Quem está disposto a se dar ao trabalho de atribuir à opinião sua verdadeira função, que é nobiiíssima: a de ser trânsito, passagem, via, para a Convicção, para a Análise, para Dúvida e para a Evidência - os quatro elementos que compõem a verdade?
      Esta é a minha opinião...

TÁVOLA, Artur da. Alguém que já não fui. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
Assinale a opção em que o valor semântico da oração destacada no trecho “Mas sem contrariar a força com que você defende suas próprias opiniões e, sobretudo, defendendo o seu inalienável direito de tê-ias [...].” (3°§) está corretamente apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1769Q52595 | Inglês, Oficial da Marinha, Escola Naval, MB, 2018

Which question word completes the dialogue correctly?

Peter:______wasn’t Mary at work yesterday?

Jane: She was ill.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1770Q49597 | Raciocínio Lógico, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2018

Considere a afirmação “Marta não atende ao público interno ou Jéssica cuida de processos administrativos”.

Uma afirmação equivalente à afirmação apresentada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1771Q483647 | Geografia, Território, Secretário Auxiliar, Ministério Público Estadual GO, MPE GO, 2018

De acordo com a regionalização proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira, que dividiu o território brasileiro em quatro regiões, a região concentrada possui como principal característica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1772Q353203 | Contabilidade Geral, Custeio por Absorção e Custeio Variável, Contador, Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulinia SP, VUNESP, 2018

O conceito “custos proporcionais, que são todos aqueles cujo montante acompanha o nível de atividade em proporção linear, isto e?, aumentam e reduzem em ritmo idêntico ao do nível de atividade, a exemplo do consumo de matéria-prima, salários diretos”, refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1773Q342215 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico Legislativo, Câmara de São José dos Campos SP, VUNESP, 2018

Uma biblioteca tem uma estante com 51 livros, somente dos títulos A, B ou C. Sabe-se que, no final da semana passada, todos esses livros foram retirados como empréstimo. Dos leitores que levaram apenas dois livros, exatamente 7 levaram os livros A e B, exatamente 9 levaram os livros A e C, e exatamente 12 levaram os livros B e C. Se exatamente 25 leitores retiraram como empréstimo o livro A, 27 leitores retiraram o livro B e 33 leitores retiraram o livro C, então é verdade que o número de leitores que levaram os 3 livros foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1774Q336437 | Matemática, Progressões Sequências, Analista de Gestão, Companhia Pernambucana de Saneamento PE, FGV, 2018

Considere uma sequência de números na qual cada número, a partir do terceiro, é a soma dos dois anteriores. Se o quinto número dessa sequência é 88 e o sétimo é 229, então o segundo número é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1775Q332201 | Matemática, Aritmética e Algebra, Auxiliar de Serviços Gerais, Conselho Regional de Odontologia PB, Instituto Quadrix, 2018

O piso de uma sala para atendimento ao público foi dividido em três partes: uma das partes foi revestida com carpete; outra com porcelanato; e a terceira com tacos de madeira. Para limpar a parte de carpete, usa-se um sabão líquido, para o porcelanato, um detergente líquido e, para o taco, usa-se uma cera líquida.

Com base nesse caso hipotético, julgue os itens que se seguem.

Considere-se que, para a limpeza da sala, três auxiliares de serviços gerais, igualmente eficientes, gastem duas horas. Nesse caso, cinco desses empregados limparão a sala em menos de uma hora e dez minutos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1776Q176099 | Criminologia, Teorias Criminológicas Delito como Eleição, Defensor Público, DPE MA, FCC, 2018

O realismo criminológico de esquerda
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1777Q61233 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, UFMS, FAPEC, 2018

A negação de “hoje é quarta-feira e amanhã não corro” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1778Q52196 | Direito Administrativo, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Acerca das modernas correntes doutrinárias que buscam repensar o Direito Administrativo no Brasil, Carlos Ari Sundfeld observa:

Embora o livro de referência de Bandeira de Mello continue saindo em edições atualizadas, por volta da metade da década de 1990 começou a perder aos poucos a capacidade de representar as visões do meio – e de influir [...] Ao lado disso, teóricos mais jovens lançaram, com ampla aceitação, uma forte contestação a um dos princípios científicos que, há muitos anos, o autor defendia como fundamental ao direito administrativo [...].

(Adaptado de: Direito administrativo para céticos, 2a ed., p. 53)

O princípio mencionado pelo autor e que esteve sob forte debate acadêmico nos últimos anos é o princípio da 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1779Q794611 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando a doutrina ética de Kant, atente para o que se afirma a seguir e assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1780Q651026 | Ciências Políticas, Teoria Política, Analista Previdenciário, Fundo de Previdência dos Servidores do Município de Aparecida de Goiânia GO, UEG, 2018

De acordo com o sentido político, a Constituição é a decisão política fundamental porque representa não as normas legais que contém, mas sim a decisão política que a embasa e fundamenta. Este sentido de constituição política foi idealizado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.