Início

Questões de Concursos 2018

Resolva questões de 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1801Q384147 | Biologia, Biomedicina, Biomédico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação às propriedades da água e ao equilíbrio ácido-base, julgue os itens a seguir. Por ser um ácido fraco, o ácido lático dissocia-se parcialmente em água, formando lactato e H+, até atingir um equilíbrio químico.

  1. ✂️
  2. ✂️

1802Q375086 | Português, Substantivo, Analista Sociocultural, SEAP SP, MSConcursos, 2018

Assinale a alternativa onde encontramos o grau superlativo absoluto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1803Q320001 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Assinale a opção que apresenta requisitos básicos a serem observados pelas instituições na preparação de cursos e programas a distância.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1804Q52729 | Informática, Segurança da Informação, Segurança da Tecnologia da Informação, Banrisul, FAURGS, 2018

Considere as afirmações abaixo sobre phishing.

I - Phishing é um ataque que pretende obter dados pessoais e financeiros.
II - Ataques de phishing podem empregar diferentes técnicas, incluindo: engenharia social, páginas webfalsas e sequestro de DNS (DNS Hijacking).
III - A utilização de senhas fortes impede que um ataque de phishing seja bem-sucedido.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1805Q51770 | Administração de Recursos Materiais, Assistente Administrativo, Liquigás, CESGRANRIO, 2018

A manutenção de estoques implica riscos de investimento e de possibilidade de obsolescência em diversos pontos da cadeia de suprimentos.

Esses riscos são maiores para o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1806Q931986 | Química, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

O acetato de etila (CH3COOCH2CH3) é um éster simples, usado, no passado, como antiespasmódico
e hoje como solvente industrial e removedor de esmalte de unha. A acetona (CH3(CO)CH3) também
é usada como removedor de esmaltes, mas devido a sua elevada solubilidade em água, quando em
contato com a pele, pode desidratá-la. Sabe-se que estes solventes possuem cheiros parecidos,
tornando difícil a identificação pelo olfato.
Considerando um frasco contendo acetato de etila e acetona em quantidades equimolares, assinale
a alternativa que apresenta, corretamente, o procedimento para a separação da mistura.
Dados:
Ponto de ebulição do acetato de etila a 1 atm =77,1 °C e densidade = 902 Kg/m3
Ponto de ebulição da acetona a 1 atm = 56,0 °C e densidade = 784 Kg/m3
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1807Q794882 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando as ações que caracterizam a arte como elemento do sistema hegeliano, como espírito absoluto, analise os seguintes itens:

I. revelar a subversão do contingente por um outro princípio de realidade;

II. incluir a sensibilidade, imaginação e razão, emancipadas da lógica da dominação;

III. considerar a arte vigente como decadência burguesa;

IV. associar-se à representação de uma classe específica.

Corresponde a ação que caracteriza a arte como elemento do sistema hegeliano somente o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1808Q731644 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, AOCP, 2018

Arthur ingressou com reclamação trabalhista no dia 10 de out. de 2017, em face da empresa Publicidade e Bons Negócios Ltda., e obteve sentença favorável aos seus pleitos de pagamento de horas extras, adicional noturno e verbas rescisórias. Contudo, a reclamada encontra-se insatisfeita com a sentença prolatada, pois acredita não possuir débito algum com o reclamante, e intenciona, através do recurso cabível, pleitear a efetivação de seus direitos. Dessa forma, assinale a alternativa que demonstra qual o recurso e o prazo adequados às intenções da reclamada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1809Q592198 | Química, Teorias Atômicas, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à espectrometria no infravermelho, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1810Q471045 | Direito Tributário, Crédito tributário, Advogado, Ordem dos Advogados do Brasil, FGV, 2018

João, no final de janeiro de 2016, foi citado em execução fiscal, proposta no início do mesmo mês, para pagamento de valores do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) referente aos anos de 2009 e 2010. Sabe-se que o IPTU em referência aos dois exercícios foi lançado e notificado ao sujeito passivo, respectivamente, em janeiro de 2009 e em janeiro de 2010. Após a ciência dos lançamentos, João não tomou qualquer providência em relação aos débitos. O município não adotou qualquer medida judicial entre a notificação dos lançamentos ao sujeito passivo e o ajuizamento da execução fiscal. Com base na hipótese apresentada, assinale a opção que indica o argumento apto a afastar a exigência fiscal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1811Q464264 | Direito Penal Militar, Crimes Militares, Analista Judiciário, Superior Tribunal Militar, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito dos crimes militares em tempo de paz, julgue os itens subsequentes. Situação hipotética: Durante a formatura em determinada unidade militar, na presença da tropa, um sargento desacatou o comandante da subunidade a qual pertencia. Assertiva: Nessa situação, a pena prevista para o crime de desacato a superior será agravada em razão da pessoa ofendida.
  1. ✂️
  2. ✂️

1812Q383109 | Biologia, Microbiologia, Biomédico, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Sobre as coletas de água bruta e sedimento, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1813Q339025 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

Dado um número inteiro qualquer, então, ou ele é par, ou é ímpar. Diante dessa premissa, considere a seguinte sentença:

Se dois números inteiros são pares, então a soma desses números é um número inteiro par.

Essa sentença é logicamente equivalente à sentença

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1814Q52699 | Matemática, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, 2018

A área de um hexágono regular inscrito em um círculo de √6 cm de raio é _____ √3 cm2 . 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1815Q52196 | Direito Administrativo, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Acerca das modernas correntes doutrinárias que buscam repensar o Direito Administrativo no Brasil, Carlos Ari Sundfeld observa:

Embora o livro de referência de Bandeira de Mello continue saindo em edições atualizadas, por volta da metade da década de 1990 começou a perder aos poucos a capacidade de representar as visões do meio – e de influir [...] Ao lado disso, teóricos mais jovens lançaram, com ampla aceitação, uma forte contestação a um dos princípios científicos que, há muitos anos, o autor defendia como fundamental ao direito administrativo [...].

(Adaptado de: Direito administrativo para céticos, 2a ed., p. 53)

O princípio mencionado pelo autor e que esteve sob forte debate acadêmico nos últimos anos é o princípio da 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1816Q49597 | Raciocínio Lógico, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2018

Considere a afirmação “Marta não atende ao público interno ou Jéssica cuida de processos administrativos”.

Uma afirmação equivalente à afirmação apresentada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1817Q861066 | Sistema Único de Saúde SUS, Política Nacional de Atenção Básica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura Municipal de Natal RN, COMPERVE, 2018

Quando um cidadão necessita de um atendimento no Sistema Único de Saúde, ele deverá ser encaminhado para um serviço de saúde da região em que reside. O acesso deve ocorrer preferencialmente pela rede básica de saúde e, caso haja necessidade, os casos mais complexos deverão ser encaminhados para os serviços mais especializados no próprio município ou na mesma região, de acordo com a organização da rede de serviços de saúde. Essa descrição refere-se ao princípio do SUS denominado 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1818Q715469 | Arquitetura, Acústica, Técnico de Desenvolvimento Econômico, Prefeitura de Várzea Grande MT, 2018

Quanto às propriedades físicas do som, analise as assertivas.

I - O som é um fenômeno vibratório resultante de variações da pressão no ar. Essas variações de pressão se dão em torno da pressão atmosférica e se propagam longitudinalmente, à velocidade de 344 m/s para 20º C.

II - Frequência (f) é o número de oscilações por minuto do movimento vibratório do som. Para uma onda sonora em propagação, é o número de ondas que passam por um determinado referencial em um intervalo de tempo.

III - Qualquer fenômeno capaz de causar ondas de pressão no ar é considerado uma fonte sonora. Pode ser um corpo sólido em vibração, uma explosão ou um vazamento de gás à alta pressão.

IV - O ruído é um som de baixa complexibilidade, resultante da superposição desarmônica de sons provenientes de várias fontes. Seu espectro sempre será uma confusa composição de harmônicas sem qualquer classificação ou ordem de composição.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1819Q532033 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Técnico de Projetos Civis I, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

A crescente consciência dos desafios ambientais levou a sustentabilidade a uma abrangência necessariamente ampla, afetando o modo como administramos os recursos e construímos comunidades, e a questão exige uma abordagem holística que considere os impactos sociais, econômicos e ambientais de desenvolvimento e exija a participação total de planejadores, arquitetos, investidores imobiliários, proprietários de edificações, construtoras, fabricantes, bem como agências governamentais e não governamentais. Considerando o que preconiza o chamado desenvolvimento sustentável, de acordo com Francis D. K. Ching em seu livro Técnicas de Construção Ilustradas (p. 1.3), a alternativa que apresenta somente princípios que norteiam esse desenvolvimento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1820Q530946 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Na pavimentação de rodovias, o tratamento superficial triplo é um revestimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.