Início

Questões de Concursos 2018

Resolva questões de 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2861Q53534 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Direito da Criança e do Adolescente, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2018

Joaquim, adolescente com 15 anos de idade, sofre repetidas agressões verbais por parte de seu pai, José, pessoa rude que nunca se conformou com o fato de Joaquim não se identificar com seu sexo biológico. Os atentados verbais chegaram ao ponto de lançar Joaquim em estado de depressão profunda, inclusive sendo essa clinicamente diagnosticada.

Constatada a realidade dos fatos acima narrados, assinale a afirmativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2862Q52999 | Português, Oficial da Marinha, Colégio Naval, MB, 2018

Correndo risco de vida

Em uma de suas histórias geniais, Monteiro Lobato nos apresenta o reformador da natureza, Américo PiscaPisca. Questionando o perfeito equilíbrio do mundo natural, Américo Pisca-Pisca apontava um desequilíbrio flagrante no fato de uma enorme árvore, como a jabuticabeira, sustentar frutos tão pequeninos, enquanto a colossal abóbora é sustentada pelo caule fino de uma planta rasteira. Satisfeito com sua grande descoberta, Américo deita-se sob a sombra de uma das jabuticabeiras e adormece. Lá peias tantas, uma frutinha lhe cai bem na ponta do seu nariz. Aturdido, o reformador se dá conta de sua lógica.
Se os reformadores da natureza, como Américo Pisca-Pisca, já caíram no ridículo, os reformadores da língua ainda gozam de muito prestígio. Durante muito tempo era possível usar a expressão “fulano não corre mais risco de vida”. Qualquer falante normal decodificava a expressão “risco de vida" como “ter a vida em risco”. E tudo ia muito bem, até que um desses reformadores da língua sentenciou, do alto da sua vã inteligência: “"não é risco de vida, é risco de morte”. Quer dizer que só ele teve essa brilhante percepção, todos os outros falantes da língua não passavam de obtusos irrecuperáveis, é o tipo de sujeito que acredita ter inventado a roda. E impressiona a fortuna crítica de tal asneira. Desde então, todos os jornais propalam “o grande líder sicrano ainda corre o risco de morte”. E me desculpem, mas risco de morte é muito pernóstico.
Assim como o reformador da natureza não entende nada da dinâmica do mundo natural, esses gramáticos que pretendem reformar o uso linguístico invocando sua pretensa racionalidade não percebem coisa alguma da lógica de funcionamento da língua. Como bem ensinou Saussure, fundador da linguística moderna, tudo na língua é convenção. A expressão “risco de vida", estava consagrada pelo uso e não se criava problemas na comunicação, porque nenhum falante, ao ouvir tal expressão, pensava que o sujeito corra risco de viver.
A relação entre as formas linguísticas e o seu conteúdo é arbitrária e convencionada socialmente. Em Japonês, por exemplo, o objeto precede o verbo. Diz-se "João o bolo comeu" em vez de “João comeu o bolo”, como em português. Se o nosso reformador da língua baixasse por lá, tentaria convencer os japoneses de que o verbo preceder o seu objeto é muito mais lógico!
Mas os ingênuos poderiam argumentar: o nosso oráculo gramatical não melhorou a língua tornando-a mais lógica? Não, meus caros, ele a empobreceu. Pois, ao lado da expressão mais trivial “correr o risco de cair do cavalo”, a língua tem uma expressão mais sofisticada: correr risco de vida. Tal construção dissonante amplia as possibilidades expressivas da língua, criando um veio que pode vir a ser explorado por poetas e demais criadores da língua. “Corrigir" risco de vida por risco de morte é substituir uma expressão mais sutil e sofisticada por sua versão mais imediata, trivial e óbvia. E um recurso expressivo passou a correr risco de vida pela ação nefanda dos fariseus no templo democrático da língua.

LUCCHESI, Dante. Correndo risco de vida. ATarde, 17 set.2006, p.3, Opinião - adaptado.

Ao apresentar que “A relação entre as formas linguísticas e o seu conteúdo é arbitrária e convencionada socialmente” (§4°) o autor demonstra que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2863Q52675 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, 2018

Assinale a frase com erro de concordância verbal: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2864Q49573 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TJ AL, FGV, 2018

Texto associado.
TEXTO - Ressentimento e Covardia
 
Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa, que pune injúrias, difamações e calúnias, bem como a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita.
No fundo, é um problema técnico que os avanços da informática mais cedo ou mais tarde colocarão à disposição dos usuários e das autoridades. Como digo repetidas vezes, me valendo do óbvio, a comunicação virtual está em sua pré-história.
Atualmente, apesar dos abusos e crimes cometidos na internet, no que diz respeito aos cronistas, articulistas e escritores em geral, os mais comuns são os textos atribuídos ou deformados que circulam por aí e que não podem ser desmentidos ou esclarecidos caso por caso. Um jornal ou revista é processado se publicar sem autorização do autor um texto qualquer, ainda que em citação longa e sem aspas. Em caso de injúria, calúnia ou difamação, também. E em caso de falsear a verdade propositadamente, é obrigado pela justiça a desmentir e dar espaço ao contraditório.
Nada disso, por ora, acontece na internet. Prevalece a lei do cão em nome da liberdade de expressão, que é mais expressão de ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade. (Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 16/05/2006 – adaptado)
O segmento do texto em que o emprego da preposição EM indica valor semântico diferente dos demais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2865Q932619 | Geografia, Vestibular Segundo Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2018

Texto associado.

O Ciclo das Rochas é uma teia complexa de transformações da matéria, estas, às vezes,
desde muito rápidas até extremamente lentas, que, em conjunto, no contexto da Tectônica
de Placas, determinam modificações no reino mineral. O Ciclo das Rochas constitui um
modo sintético de representar as inúmeras possibilidades pelas quais, ao longo do Tempo
Geológico, um tipo de rocha pode transformar-se em outro.
Fonte: Carneiro C. D. R., Gonçalves P. W., Lopes O. R. 2009. O Ciclo das Rochas na Natureza. Terra e
Didática, 5(1):50-62. Disponível em http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/

Analise as proposições a respeito do Ciclo das Rochas.

I. A rocha, quando passa por processos intempéricos, forma camadas de materiais desagregados onde se formam os solos, processo que recebe o nome de pedogênese.
II. As rochas sedimentares são formadas pela deposição e diagênese de sedimentos provenientes de outras rochas ou de materiais de origem biogênica ou, ainda, da precipitação química de minerais.
III. As rochas metamórficas têm sua origem no resfriamento do magma, nas quais o tamanho dos cristais, geralmente, é proporcional ao tempo de resfriamento do magma: quanto mais lenta a cristalização de um magma, maiores os tamanhos dos cristais formados.
IV. O calor, a umidade, os organismos e o relevo determinam o grau de atuação de cada um dos três processos básicos de intemperismo: físico, químico e biológico.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2866Q800851 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos conceitos de mecanoterapia na prática clínica, julgue os itens seguintes. O uso do sistema Digiflex é indicado para o fortalecimento de músculos flexores e adutores dos dedos e para promoção ou manutenção das amplitudes das articulações interfalângicas e metacarpofalângeas.
  1. ✂️
  2. ✂️

2867Q725770 | Conhecimentos Bancários, Mercado de capitais, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Acerca dos riscos ligados às chamadas criptomoedas ou moedas virtuais, o Banco Central do Brasil, em comunicado de novembro de 2017, alertou para questões relacionadas à conversibilidade e ao lastro de tais ativos, destacando que não é responsável por regular, autorizar ou supervisionar o seu uso. Assim, é correto afirmar que seu valor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2868Q714508 | Antropologia, Antropologia, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da antropologia cultural e temas correlatos, julgue os próximos itens. Franz Boas, em sua crítica sistemática ao evolucionismo cultural, teve um papel fundamental na formulação do moderno conceito de cultura em antropologia.
  1. ✂️
  2. ✂️

2869Q649729 | Informática, Tipos de Ataque, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

O tipo de ataque na Internet em que pessoas comuns são contatadas por e-mail, com mensagens que parecem genuínas, contendo nomes e informações que fazem referência a empresas conhecidas, como bancos, porém, contendo links disfarçados para arquivos maliciosos, é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2870Q647956 | Informática, Engenharia de Software, Técnico em Tecnologia da Informação, BANRISUL, FAURGS, 2018

Os testes de segurança são projetados para investigar vulnerabilidades no ambiente, sendo tarefa do testador de segurança identificar pontos vulneráveis. Considere os seguintes elementos de segurança.

I - Firewall (bloqueadores contra ataques)

II - Autenticação

III - Criptografia

Quais podem ser implementados para proteção contra essas vulnerabilidades?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2871Q647690 | Informática, Gestão de TI, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

A principal definição de Big Data parte de três características, conhecidas como 3 V do Big Data, a saber: velocidade, variedade e volume.

O termo velocidade refere-se, principalmente, à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2872Q560290 | Informática, Microsoft Office, Técnico Legislativo, Câmara de São José dos Campos SP, VUNESP, 2018

Um usuário do Microsoft Windows 7, em sua configuração padrão, precisa pesquisar um arquivo existente na pasta Documentos. Esse usuário sabe apenas que o arquivo contém uma imagem colada. Assim, assinale a alternativa que apresenta o único tipo de arquivo que pode ser eliminado da pesquisa, porque não pode exibir uma imagem em seu conteúdo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2873Q557802 | Informática, Windows Explorer, Oficial Logística Almoxarifado I, Companhia do Metropolitano de São Paulo SP, FCC, 2018

No explorador de arquivos (Windows Explorer) de um computador com o Microsoft Windows 7, em português, um técnico clicou com o botão direito do mouse sobre o nome de um arquivo que está no HD, e deseja definir o arquivo somente para leitura, de forma que, se alterado, não possa ser salvo com o mesmo nome na mesma pasta. Conseguirá fazer isso a partir da janela que aparecerá ao clicar na opção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2874Q555900 | Informática, Hardware, Procurador Previdenciário I, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica ES, IDECAN, 2018

Marque a alternativa que melhor representa a definição de um gabinete de computador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2875Q478902 | Farmácia, Assistência Farmacêutica, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Paciente ambulatorial oncológica recebeu a indicação de uso oral de medicação citostática. Ao analisar a prescrição, o farmacêutico verificou que foram receitados dois comprimidos de 500 mg por administração. Sabendo que a dosagem recomendada para a superfície corpórea dessa paciente é a de quatro comprimidos por administração, o farmacêutico orientou a paciente quanto ao uso e às reações adversas mais comuns deste medicamento.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca das ações do farmacêutico.

No registro da assistência prestada, direcionada à equipe de saúde, o farmacêutico deverá utilizar linguagem técnico-científica.
  1. ✂️
  2. ✂️

2876Q449034 | Direito Constitucional, União, Auditor Municipal de Controle Interno, Controladoria Geral do Município PB, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando o modelo constitucional de repartição das competências e dos bens dos entes federados, julgue os próximos itens, a respeito da organização do Estado. Os rios que banhem mais de um estado e que sejam provenientes de outros países são considerados bens da União.
  1. ✂️
  2. ✂️

2877Q375097 | Português, Usos da Norma Padrão Culta, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 15a Região, FCC, 2018

A frase cuja redação está em conformidade com a norma-padrão é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2878Q375076 | Português, Sintaxe, Agente Administrativo, CRM DF, Instituto Quadrix, 2018

Julgue os itens seguintes, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. Requer-se que as informações ora solicitadas sejam prestadas a esta Comissão de Ética até 22 de junho de 2018, impreterivelmente.
  1. ✂️
  2. ✂️

2879Q374796 | Português, Emprego dos PORQUÊS, Arquiteto, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Leia o trecho a seguir:

“Digam ao povo brasileiro que meu sonho era ser escritora, mas eu não tinha dinheiro para pagar uma editora.”

Se quisermos manter a coesão e a coerência textuais do período acima, NÃO podemos substituir a palavra em destaque por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2880Q374546 | Português, Texto, Assistente Cuidador de Escola, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

“Na esquina da Rua Haddock Lobo com a Maestro Villa-Lobos, na Tijuca, um bairro do Rio, um bueiro se abriu e ficou jorrando esgoto pela calçada. O pior é que isso é na altura de um restaurante. Imagina estar almoçando com aquele cheiro horrível? Essas tubulações velhas precisam ser consertadas urgentemente!”. (Carta de Leitor) A autora da carta atribui o problema ao(à):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.