Questões de Concursos 2018

Resolva questões de 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

441Q52703 | Matemática, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, 2018

Simplificando a expressão sen (2π – x) + sen (3π + x), obtém-se 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

442Q323093 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Com relação aos fundamentos da educação inclusiva, julgue os itens a seguir. A educação inclusiva não deve ser confundida com a educação especial, embora a educação especial esteja contida na educação inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

443Q412771 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Juiz Federal Substituto da 2a Região, Tribunal Regional Federal 2a Região, IBFC, 2018

A remuneração do servidor público é a soma dos vencimentos do cargo e de vantagens pecuniárias. Com relação ao regime remuneratório dos servidores públicos é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q334336 | Matemática, Cálculo Aritmético, Oficial de Justiça, Tribunal de Justiça SC, FGV, 2018

Há 10 anos, a soma das idades de Fernanda e de sua filha Isadora era 40 anos. Daqui a 10 anos, a soma das idades delas será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q719374 | Arquitetura, Arquitetônico, Especialista, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

A respeito da atividade de elaboração do Projeto de Arquitetura, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.

( ) As informações técnicas produzidas em quaisquer das etapas de elaboração do projeto de arquitetura devem ser apresentadas sempre por meio de desenhos, maquetes e textos.

( ) Os documentos técnicos (desenhos e textos) produzidos para o projeto de arquitetura, que forem rejeitados parcial ou totalmente pelo contratante, devem ser revistos ou alterados apenas pelo seu autor e submetidos à nova avaliação.

( ) Para o desenvolvimento do Projeto para Execução de Arquitetura, ou Projeto Executivo (PE-ARQ), devem ser utilizadas as seguintes informações de referência: o anteprojeto ou projeto básico de arquitetura, anteprojetos ou projetos básicos produzidos por outras atividades técnicas, e outras informações que sejam relevantes.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q49579 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TJ AL, FGV, 2018

Texto associado.
TEXTO - Ressentimento e Covardia
 
Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa, que pune injúrias, difamações e calúnias, bem como a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita.
No fundo, é um problema técnico que os avanços da informática mais cedo ou mais tarde colocarão à disposição dos usuários e das autoridades. Como digo repetidas vezes, me valendo do óbvio, a comunicação virtual está em sua pré-história.
Atualmente, apesar dos abusos e crimes cometidos na internet, no que diz respeito aos cronistas, articulistas e escritores em geral, os mais comuns são os textos atribuídos ou deformados que circulam por aí e que não podem ser desmentidos ou esclarecidos caso por caso. Um jornal ou revista é processado se publicar sem autorização do autor um texto qualquer, ainda que em citação longa e sem aspas. Em caso de injúria, calúnia ou difamação, também. E em caso de falsear a verdade propositadamente, é obrigado pela justiça a desmentir e dar espaço ao contraditório.
Nada disso, por ora, acontece na internet. Prevalece a lei do cão em nome da liberdade de expressão, que é mais expressão de ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade. (Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 16/05/2006 – adaptado)
Duas palavras do texto que obedecem à mesma regra de acentuação gráfica são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q49604 | Informática, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2018

O Windows 10 permite que o seu Explorador de Arquivos possa ser configurado em relação aos arquivos e pastas que manipula. Uma das configurações permitidas é ocultar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q647135 | Informática, Algoritmos, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Expressões lógicas são frequentemente utilizadas em linguagens de programação. Por exemplo, um comando if com a expressão

if not (A and B)

pode ser reescrito, para quaisquer valores lógicos de A e B, com a expressão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q52793 | História, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018

No período do Renascimento, ocorreram mudanças significativas na produção cultural europeia. Considerando:

I- o desenvolvimento da Teoria do Heliocentrismo
II- o desenvolvimento da imprensa
III- a estratificação da sociedade
IV- a ação dos mecenas

Assinale abaixo o item que apresenta os aspectos que influenciaram o aumento da produção cultural renascentista, assim como da sua qualidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q52792 | História, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018

Portugal foi um dos primeiros países europeus a pôr em prática uma eficiente centralização político-administrativa. Em 1383, para solucionar problemas relacionados a sua sucessão dinástica e, também, para evitar a sua anexação pelo reino de Castela, deflagrou-se um movimento que ficou conhecido como Revolução de Avis. Esta levou ao poder Dom
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q377869 | Administração Pública, Governabilidade, Auditor de Contas Públicas, Tribunal de Contas Estadual PB, CESPE CEBRASPE, 2018

A governança na gestão pública envolve o gerenciamento de recursos humanos, econômicos e sociais com o propósito de gerar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q560639 | Informática, Word, Assistente Administrativo, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

A aba “Inserir” do Word 2010 oferece recursos de edição de texto muito usados por seus usuários. A respeito dessa aba, analise as seguintes afirmativas.

I. A inserção de cabeçalho inclui um texto na parte inferior de cada página.

II. A inserção de rodapé inclui um texto no alto de cada página.

III. Permite inserir números de página nos documentos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

453Q325749 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Vygotsky, ao enfatizar a importância da linguagem e da cultura na constituição dos sujeitos, compreende as crianças como seres sócio-históricos. Neste sentido, as crianças
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q484033 | Geografia, Clima, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar SC, 2018

Diariamente, os telejornais e os jornais, em seus serviços de previsão do tempo, mostram imagens de satélites onde se veem as posições das frentes frias e quentes e das áreas de instabilidade, acompanhadas de informações de interesse meteorológico. A cada dia a situação muda, e mesmo dentro de um mesmo período de 24 horas podem ocorrer alterações significativas, exigindo uma observação permanente para entender e, se possível, prever a variação dos elementos que compõem o complicado mecanismo do clima. São elementos constitutivos do clima:

I - Temperatura.

II - Umidade.

III - Pressão atmosférica.

IV - Maritimidade.

Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q52633 | Português, Interpretação de Textos, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018

Texto associado.
Política pública de saneamento básico: as bases do saneamento como direito de cidadania e os debates sobre novos modelos de gestão

Ana Lucia Britto
Professora Associada do PROURB-FAU-UFRJ
Pesquisadora do INCT Observatório das Metrópoles

    A Assembleia Geral da ONU reconheceu em 2010 que o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é indispensável para o pleno gozo do direito à vida. É preciso, para tanto, fazê-lo de modo financeiramente acessível e com qualidade para todos, sem discriminação. Também obriga os Estados a eliminarem progressivamente as desigualdades na distribuição de água e esgoto entre populações das zonas rurais ou urbanas, ricas ou pobres.
    No Brasil, dados do Ministério das Cidades indicam que cerca de 35 milhões de brasileiros não são atendidos com abastecimento de água potável, mais da metade da população não tem acesso à coleta de esgoto, e apenas 39% de todo o esgoto gerado são tratados. Aproximadamente 70% da população que compõe o déficit de acesso ao abastecimento de água possuem renda domiciliar mensal de até ½ salário mínimo por morador, ou seja, apresentam baixa capacidade de pagamento, o que coloca em pauta o tema do saneamento financeiramente acessível.
    Desde 2007, quando foi criado o Ministério das Cidades, identificam-se avanços importantes na busca de diminuir o déficit já crônico em saneamento e pode-se caminhar alguns passos em direção à garantia do acesso a esses serviços como direito social. Nesse sentido destacamos as Conferências das Cidades e a criação da Secretaria de Saneamento e do Conselho Nacional das Cidades, que deram à política urbana uma base de participação e controle social.
    Houve também, até 2014, uma progressiva ampliação de recursos para o setor, sobretudo a partir do PAC 1 e PAC 2; a instituição de um marco regulatório (Lei 11.445/2007 e seu decreto de regulamentação) e de um Plano Nacional para o setor, o PLANSAB, construído com amplo debate popular, legitimado pelos Conselhos Nacionais das Cidades, de Saúde e de Meio Ambiente, e aprovado por decreto presidencial em novembro de 2013.
    Esse marco legal e institucional traz aspectos essenciais para que a gestão dos serviços seja pautada por uma visão de saneamento como direito de cidadania: a) articulação da política de saneamento com as políticas de desenvolvimento urbano e regional, de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde; e b) a transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios participativos institucionalizados.
    A Lei 11.445/2007 reforça a necessidade de planejamento para o saneamento, por meio da obrigatoriedade de planos municipais de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, drenagem e manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Esses planos são obrigatórios para que possam ser estabelecidos contratos de delegação da prestação de serviços e para que possam ser acessados recursos do governo federal (OGU, FGTS e FAT), com prazo final para sua elaboração terminando em 2017. A Lei reforça também a participação e o controle social, através de diferentes mecanismos como: audiências públicas, definição de conselho municipal responsável pelo acompanhamento e fiscalização da política de saneamento, sendo que a definição desse conselho também é condição para que possam ser acessados recursos do governo federal.
    O marco legal introduz também a obrigatoriedade da regulação da prestação dos serviços de saneamento, visando à garantia do cumprimento das condições e metas estabelecidas nos contratos, à prevenção e à repressão ao abuso do poder econômico, reconhecendo que os serviços de saneamento são prestados em caráter de monopólio, o que significa que os usuários estão submetidos às atividades de um único prestador.

FONTE: adaptado de http://www.assemae.org.br/artigos/item/1762-saneamento-basico-como-direito-de-cidadania
No enunciado: “No Brasil, dados do Ministério das Cidades indicam que cerca de 35 milhões de brasileiros não são atendidos com abastecimento de água potável (...)”, a oração sublinhada tem a função sintática de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q333739 | Matemática, Aritmética e Algebra, Administrador, Centrais Elétricas de Santa Catarina SC, FEPESE, 2018

Em um campeonato de futebol um time decide estimular 3 de seus jogadores, oferecendo um prêmio de R$ 75.000, que deve ser dividido entre os 3 jogadores de maneira proporcional ao número de gols que cada um marcar no campeonato.

Se os jogadores marcaram 15, 10 e 7 gols no campeonato, então a quantia que o jogador que marcou mais gols receberá é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q329107 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018

Considere o texto abaixo.

Na verdade, seria incompreensível se a consciência de minha presença no mundo não significasse já a impossibilidade de minha ausência na construção da própria presença. Como presença consciente no mundo não posso escapar à responsabilidade ética no meu mover-me no mundo. Se sou puro produto da determinação genética ou cultural ou de classe, sou irresponsável pelo que faço no mover-me no mundo e se careço de responsabilidade não posso falar em ética. Isto não significa negar os condicionamentos genéticos, culturais, sociais a que estamos submetidos. O excerto acima, extraído de obra de Paulo Freire, oferece elementos para considerarmos os processos de educação escolar e não escolar dos indivíduos.

A partir das formulações nele contida, os indivíduos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q420296 | Direito Civil, Pessoas, Oficial de Justiça, Tribunal de Justiça SC, FGV, 2018

Joaquim, de 10 anos, é contemplado, em testamento deixado por seu tio avô, Antônio, com um pequeno apartamento no Município de Florianópolis. Surpresos com a deixa, os genitores de Joaquim procuram assistência jurídica. Nesse caso, Joaquim:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q51484 | Direito Penal, Juiz de Direito Substituto, TJ MG, CONSULPLAN, 2018

Sobre o princípio da legalidade, assinale a alternativa INCORRETA. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

460Q49621 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2018

O noroeste da Síria voltou nesta segunda-feira (29 de janeiro) a ser palco de um confronto entre soldados ligados à Turquia e milícias curdas, que disputam o controle de uma colina na região. O governo turco afirma que as milícias curdas que controlam a região são ligadas aos curdos que vivem na Turquia e que decidiu agir para expulsar os terroristas das proximidades de sua fronteira.
(Folha de S.Paulo, 29.01.2018. Disponível em: . Adaptado)
 
O conflito entre turcos e curdos mencionado na notícia está relacionado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.