Início

Questões de Concursos 2018

Resolva questões de 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4641Q390366 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca do constitucionalismo ibérico na primeira metade do século XIX, julgue (C ou E) os itens seguintes. Em Portugal, D. Miguel contava com a simpatia da Santa Aliança e, sob a tutela desta, revogou a Constituição de 1822, jurada por seu pai, D. João VI. Esse país contaria com nova Constituição apenas em 1834, ao final da guerra civil vencida por D. Pedro IV.
  1. ✂️
  2. ✂️

4642Q390315 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

No que diz respeito aos movimentos sociais e políticos ocorridos no Brasil no Período Regencial, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4643Q390173 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

A história da República brasileira foi marcada por rupturas institucionais. Com relação às crises na República, julgue (C ou E) os seguintes itens. O projeto modernizador implantado na Era Vargas teve resultados modestos. O Brasil continuou a ser um país marcadamente rural e a industrialização promovida foi insuficiente para mudar o perfil do eleitorado. Isso explica a facilidade com que os opositores destituíram Vargas do poder, em 1945, a despeito do apoio dos trabalhadores beneficiados com a Consolidação das Leis do Trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

4644Q384620 | Biologia, Práticas Laboratoriais, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de microscopia, julgue os itens que se seguem. Embora o microscópio eletrônico de varredura apresente elevado grau de resolução, é recomendado que o exame de superfície das estruturas celulares seja realizado com o microscópio de transmissão, que tem a vantagem de fornecer imagens tridimensionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

4645Q375125 | Português, Redação Oficial, Nutricionista Fiscal Júnior, Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná PR, Instituto Quadrix, 2018

Assinale a alternativa correta quanto à correção gramatical e à adequação da linguagem do trecho apresentado à correspondência oficial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4646Q375007 | Português, Numerais, Analista Administrativo, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

Assinale a alternativa onde temos apenas numerais ordinais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4647Q374792 | Português, Estrutura das Palavras, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Um ex-governador do estado do Amazonas disse o seguinte: “Defenda a ecologia, mas não encha o saco”. (Gilberto Mestrinho)

O vocábulo sublinhado, composto do radical-logia (“estudo”), se refere aos estudos de defesa do meio ambiente; o vocábulo abaixo, com esse mesmo radical, que tem seu significado corretamente indicado é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4648Q342475 | Raciocínio Lógico, Negação Não p, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

A negação lógica da sentença “Se como demais, então passo mal” é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4649Q338953 | Raciocínio Lógico, Negação Não p, Analista de Sistemas I, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba MG, 2018

A negação da proposição composta “Carlos é muito dedicado no trabalho e executa diversas tarefas domésticas para ajudar na rotina de toda a sua família.” é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4650Q331251 | Matemática, Frações, Assistente Administrativo Fazendário, Secretaria da Fazenda do Estado RS, CESPE CEBRASPE, 2018

Em um departamento, todo grupo formado com 13 servidores, necessariamente incluirá pelo menos uma mulher, e todo grupo formado com 21 servidores, necessariamente incluirá pelo menos um homem. Se a quantidade de servidores, homens e mulheres, nesse departamento for a maior possível nessas condições, então, nesse departamento, a proporção entre o número de homens e de mulheres, respectivamente, será de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4651Q331189 | Matemática, Aritmética e Algebra, Assistente Cuidador de Escola, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Trabalhando na creche, Joana deve preparar copos de leite usando certo tipo de leite em pó. As instruções dizem que para cada copo ela deve usar 180 ml de água e 2 colheres de sopa de leite em pó. Se Joana usou 30 colheres de sopa de leite em pó, então a quantidade de água necessária foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4653Q59552 | Enfermagem, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base no código de ética dos profissionais de enfermagem, julgue o item que segue.

O enfermeiro deverá suspender as atividades, individuais ou coletivas, informando imediatamente sua decisão, por escrito ou por meio eletrônico, ao conselho regional de enfermagem, caso o local de trabalho não ofereça condições seguras para o exercício profissional ou desrespeite a legislação vigente, ressalvadas as situações de urgência e emergência.
  1. ✂️
  2. ✂️

4654Q58061 | Direito Administrativo, Procurador de Universidade Assistente, UNICAMP, VUNESP, 2018

A necessidade de busca permanente do interesse público justifica da parte da Administração Pública a existência de prerrogativas especiais nos contratos públicos. Entre tais prerrogativas, com base na Lei no 8.666/1993, encontra-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4655Q57995 | Direito Penal, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

NÃO é um elemento do tipo culposo de crime:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4656Q52805 | História, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, 2018

Atualmente, no Brasil, as eleições para os representantes do povo nos poderes legislativo e executivo são decididas pelo voto obrigatório, direto, secreto e universal. Sobre as eleições e os direitos políticos em nosso território, desde o período colonial até o século XX, considere as seguintes afirmativas:

1. No período do Império (1822-1889), com a Constituição de 1824, para escolha de representantes políticos legislativos, os homens de todos os grupos sociais podiam votar.
2. No início da República (1891), foi instituído o voto a descoberto, que podia ser conhecido ou declarado, e logo foi apelidado de “voto de cabresto”.
3. Após mobilização do movimento sufragista feminino no início do século XX, as mulheres receberam o direito de votar a partir de 1932.
4. Com o Estado Novo em 1937, as eleições diretas para presidente foram mantidas, por meio de voto censitário.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4657Q51360 | Contabilidade Geral, Auditor Tributário, Prefeitura de São Luís MA, FCC, 2018

Em setembro de 2017, determinado ente público municipal incorreu em obrigações financeiras no valor de R$ 950.000,00 com vencimento em março de 2019 em decorrência de contrato assinado em agosto de 2017. De acordo com as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal, o montante total das obrigações financeiras incorridas pelo ente classifica-se como dívida pública
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4658Q932372 | Geografia, Vestibular UNESPAR, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Texto associado.
A intensa circulação, tanto de capitais quanto de mercadorias, pessoas e informações, pode ser percebida pela velocidade dos fluxos locais, regionais e globais. 


Os transportes têm um papel central de suporte ao processo de globalização. Sem eles não há globalização. Nesse contexto, as redes de sistemas de transportes têm adquirido, cada vez mais, dimensões continentais, integrando regiões distantes e diferentes territórios. Contudo, é necessário superar algumas dificuldades. Quanto a estas dificuldades a serem superadas, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4659Q860761 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando as disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, julgue o item subsequente:

É prerrogativa do profissional de enfermagem recusar-se, mesmo em situação de emergência, a executar prescrição médica na qual não constem assinatura e número de registro profissional do prescritor.

  1. ✂️
  2. ✂️

4660Q805543 | Legislação e Decretos, Convenção Americana Direitos Humanos, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

O Decreto no 678/1992, que promulgou a Convenção Americana de Direitos Humanos, dispôs
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.