Início

Questões de Concursos 2018

Resolva questões de 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q375108 | Português, Advérbio Superlativo, Analista Sociocultural, SEAP SP, MSConcursos, 2018

Quanto à formação do grau do substantivo, indique se as afirmações são falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a alternativa correta.

( ) Tanto o grau aumentativo quanto o diminutivo possuem duas formas de representação: a analítica e a sintética.

( ) Grau aumentativo, forma analítica: o aumento das proposições é obtido com auxílio de outras palavras. Exemplo: fogo imenso, forte.

( ) Grau aumentativo, forma sintética: o aumento das proposições é obtido por meio da inclusão de sufixos. Exemplo: dente + ão = dentão.

( ) Grau diminutivo, forma analítica: a diminuição das proporções é obtida por meio de características, ou adjetivos, que dão a ideia de tamanho. Exemplo: fogo fraco, baixo.

( ) Grau diminutivo, forma sintética: a diminuição das proposições é obtida por meio de sufixos que exprimem diminuição. Exemplo: dente + inho = dentinho.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

722Q52662 | Física, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, 2018

Duas porções de líquidos A e B, de substâncias diferentes, mas de mesma massa, apresentam valores de calor específico respectivamente iguais a 0,58 cal/g . ºC e 1,0 cal/g . ºC. Se ambas receberem a mesma quantidade de calor sem, contudo, sofrerem mudanças de estado físico, podemos afirmar corretamente que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

723Q322193 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

“Nas relações entre Filosofia e Educação só existem realmente duas opções: ou se pensa e se reflete sobre o que se faz e assim se realiza uma ação educativa consciente; ou não se reflete criticamente e se executa uma ação pedagógica a partir de uma concepção mais ou menos obscura e opaca existente na cultura vivida no dia a dia, e assim se realiza uma ação educativa com baixo nível de consciência”. p. 32. (LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994. – Coleção Magistério 2º grau. Série Formação do Professor) Considerando a reflexão do autor quanto à contribuição da Filosofia para a Educação, analise as seguintes afirmativas:

I. A visão filosófica da educação impacta diretamente na definição do currículo escolar.

II. Uma gestão democrática é resultado de reflexões filosóficas sobre o papel da escola.

III. O Projeto Pedagógico da escola deve conter o embasamento filosófico de suas ações.

IV. Questões de gestão administrativa e financeira de uma unidade escolar independe da visão filosófica da educação escolhida como referência na escola.

Após a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

724Q57935 | Informática, Windows, Agente Policial, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

A criação de atalhos para unidades de armazenamento em um computador com o sistema operacional Windows pode ser feita para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

725Q794962 | Filosofia, Filosofia, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

Para o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, o homem é bom, livre e feliz no estado de natureza. Os vícios e a corrupção resultam da vida em sociedade. É na sociedade que os homens adquirem sentimento de inveja, cobiça e ódio entre seus semelhantes. Para que o homem viva conforme sua natureza boa, livre e feliz, Rousseau defende
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

726Q386022 | Biologia, Genética, Perito Criminal, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Considere a replicação e expressão gênica de procariotos e marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

727Q177706 | Direito Processual Penal, Aplicação da Lei Penal Processual Penal, Delegado de Polícia, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Tício está sendo processado pela prática de crime de roubo. Durante o trâmite do inquérito policial, entra em vigor determinada lei, reduzindo o número de testemunhas possíveis de serem arroladas pelas partes no procedimento ordinário.
A respeito do caso descrito, é correto que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

728Q339485 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Especialista em Políticas Públicas, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão SE, IBFC, 2018

Analise as três afirmativas abaixo sobre Lógica e Estrutura Argumentativa:

I. Uma estrutura argumentativa é construída com uma ou mais premissas e uma conclusão.

II. Caso uma premissa seja falsa em qualquer situação, qualquer conclusão que se baseie nela será sempre inválida.

III. Uma estrutura argumentativa necessita ao menos de duas premissas para que possa ser considerada válida.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

729Q337591 | Matemática, Porcentagem, Técnico Legislativo, Câmara de São José dos Campos SP, VUNESP, 2018

Dois grupos, um contendo 126 técnicos legislativos e outro contendo 72 analistas legislativos, todos recém-contratados, serão divididos em grupos menores para participarem de cursos de formação, cada grupo contendo o mesmo número x de técnicos legislativos e y de analistas legislativos, sendo x e y os menores números possíveis. Sabendo que nenhum desses recém-contratados poderá ficar fora dos grupos menores, o valor de y corresponderá, do número total de recém-contratados em cada grupo menor, aproximadamente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

730Q322728 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Considere o relato de atividades de aula abaixo.

A professora cumpre sua obrigação realizando diariamente um ritual, sempre o mesmo, destituído de vida e de significado que a mortifica; obediente, mas descrente, coloca as sílabas na lousa, passa mecanicamente entre as carteiras, constata sempre os mesmos erros, que aponta com maior ou menor irritação, para começar de novo no dia seguinte, no mês seguinte, no semestre seguinte.

Numa concepção crítica de educação, o crescente desinteresse da criança, afastando-a da escola, ou determinando o fracasso escolar traduzido pela reprovação e/ou evasão e sua gradativa exclusão, pode se dar quando o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

731Q779985 | Engenharia de Produção, Engenharia de Produção e Egenharia Industrial, Assistente Técnico I, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba MG, 2018

O Controle Estatístico de Processo (CEP) preocupa-se com checar um produto ou serviço durante sua criação. A esse respeito, avalie as seguintes afirmações.

I. O CEP é baseado na ideia de que a variação do processo indica se um processo é controlado ou não.

II. Os Limites de Controle podem ser adicionados ao gráfico de controle para indicar a extensão que a variável controlada pode variar sem ser considerada inaceitável.

III. Os Gráficos de Controle não podem ser utilizados para auxiliar a verificação do desempenho de um processo.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

732Q374815 | Português, Acentuação Gráfica, Investigador de Polícia, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Assinale a alternativa correta quanto à acentuação, considerando os enunciados adaptados da Folha de S.Paulo, de 26.04.2018.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

733Q168524 | Contabilidade Geral, Análise por Índices, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2018

O fato de uma empresa ter poder de negociação com fornecedores para postergar ao máximo o pagamento de suas compras a prazo tem impacto direto no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

734Q420220 | Direito Civil, Sociedade, Advogado, Conselho Regional de Farmácia PE, 2018

Situação hipotética: Nunes e Almeida são amigos de infância e, após um longo período de dificuldades financeiras, resolveram unir seus talentos para restauração de obras de arte e assim, mesmo que com módicas quantias, conseguir o sustento mínimo de suas famílias. Considerando caso narrado e as normas constantes no Código Civil Brasileiro de 2002.

Acerca do direito de empresa, marque alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

735Q166288 | Matemática, Raciocínio Lógico, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2018

Os funcionários de uma repartição foram distribuídos em sete grupos de trabalhos, de modo que cada funcionário participa de exatamente dois grupos, e cada dois grupos têm exatamente um funcionário em comum.


Nessa situação, o número de funcionários da repartição é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

736Q462124 | Direito Penal, Periclitação da Vida e da Saúde, Técnico legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

De acordo com o que dispõe o Código Penal acerca dos crimes contra a vida e a integridade física, considere:

I. Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça somente será crime, em tese, se o suicídio se consumar ou, ainda, se da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza grave.

II. Se o agente comete o crime de homicídio impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as consequências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária.

III. É qualificado o homicídio se cometido para assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime.

IV. Não se pune o aborto praticado por médico se não há outro meio de salvar a vida da gestante.

V. Provocar aborto em si mesma é tipificado na lei como crime de infanticídio.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

737Q455403 | Direito do Trabalho, Extinção do CT Verbas Rescisórias, Agente de ATER, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará CE, CETREDE, 2018

Analise o seguinte caso.

A empresa de confecção “Malha Boa" estava passando por dificuldades financeiras. Por esta razão demitiu 8 (oito) de seus 20 (vinte) funcionários, sem arcar com os direitos trabalhistas rescisórios dos mesmos. Três (03) dias após estas demissões, a empresa foi vendida a um grande grupo industrial do ramo de tecidos. No ato da compra, o novo empregador demitiu mais 2 (dois) funcionários do quadro antigo, manteve 10 (dez) e contratou outros 15 (quinze) novos funcionários. O novo empregador, manteve ainda, o maquinário antigo, comprou novas máquinas e mudou a razão social da empresa.

Diante desta sucessão empresarial, marque a assertiva CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

738Q342671 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara Municipal de Porto Velho RO, IBADE, 2018

Um anagrama de uma palavra é obtido através da alteração da ordem das letras dessa palavra, mantendo-se a mesma quantidade de letras da palavra inicial. A própria palavra inicial é considerada um dos seus anagramas e não há necessidade de que o termo formado tenha significado no nosso idioma. Por exemplo, um dos anagramas da palavra roupa é o termo apour . Dessa forma, podemos afirmar que a quantidade de anagramas da palavra mercado , iniciados por uma consoante é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

740Q51346 | Contabilidade Geral, Auditor Tributário, Prefeitura de São Luís MA, FCC, 2018

A empresa comercial Só Pastilhas S.A. apresentou as seguintes informações referentes ao ano de 2017, com os valores expressos em reais:

Receita Bruta de Vendas .................................................2.000.000
(−) Impostos sobre Vendas ............................................ (360.000)
(=) Receita Líquida ..........................................................1.640.000
(−) Custo das Mercadorias Vendidas ...............................(740.000)
(=) Lucro Bruto ..................................................................900.000
(−) Despesas Operacionais
Despesa de Depreciação ..................................................(80.000)
Despesa com Salários .......................................................(40.000)
(+) Receita Financeira ........................................................15.000
(=) Lucro antes do IR e CSLL ............................................ 795.000
(−) IR e CSLL .....................................................................(115.000)
(=) Lucro Líquido ................................................................680.000

O valor dos tributos recuperáveis referentes aos produtos comercializados no ano de 2017 foi R$ 110.000,00. Com base nessas informações, o Valor Adicionado a Distribuir gerado pela empresa comercial Só Pastilhas S.A. no ano de 2017 foi, em reais,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.