Questões de Concursos 2018

Resolva questões de 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

762Q180589 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Delegado de Polícia, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Sobre a exclusão da sucessão, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

763Q166288 | Matemática, Raciocínio Lógico, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2018

Os funcionários de uma repartição foram distribuídos em sete grupos de trabalhos, de modo que cada funcionário participa de exatamente dois grupos, e cada dois grupos têm exatamente um funcionário em comum.


Nessa situação, o número de funcionários da repartição é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

764Q337591 | Matemática, Porcentagem, Técnico Legislativo, Câmara de São José dos Campos SP, VUNESP, 2018

Dois grupos, um contendo 126 técnicos legislativos e outro contendo 72 analistas legislativos, todos recém-contratados, serão divididos em grupos menores para participarem de cursos de formação, cada grupo contendo o mesmo número x de técnicos legislativos e y de analistas legislativos, sendo x e y os menores números possíveis. Sabendo que nenhum desses recém-contratados poderá ficar fora dos grupos menores, o valor de y corresponderá, do número total de recém-contratados em cada grupo menor, aproximadamente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

765Q218131 | Raciocínio Lógico, Implicação Lógica, Papiloscopista da Polícia Federal, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Há um estudante, um estagiário e um engenheiro. Os nomes são Bruno, Carlos e Antônio. As idades deles são 18, 26 e 28 anos. A ordem em que essas informações foram listadas é uma ordem qualquer. Apenas o engenheiro tem curso superior e ele não é o mais novo. Para ser diretor de uma construtora, é necessário ter curso superior. Antônio não é o mais velho. O estagiário, primo de Carlos, é o mais velho. Antônio já visitou, com seus colegas de escola, a construtora que Carlos dirige.
Com essas informações, é correto concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

766Q53554 | Enfermagem, Enfermeiro, UFU MG, 2018

Segundo a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (Humaniza SUS), a humanização deve ser um eixo norteador das práticas de atenção e de gestão em todas as instâncias do SUS. Humanizar é, então, ofertar atendimento de qualidade, articulando os avanços tecnológicos com acolhimento, com melhoria dos ambientes de cuidado e das condições de trabalho dos profissionais.

Considerando o texto acima e as diretrizes específicas para a atenção à saúde, enumere a primeira coluna de acordo com a segunda.

1. Na atenção básica
2. Nos prontos-socorros, na urgência e na emergência
3. Na atenção especializada
4. Na atenção hospitalar

( ) Incentivar práticas promocionais de saúde.
( ) Comprometer-se com a referência e com a contrarreferência, aumentando a resolutividade da urgência e emergência. 
( ) Garantir agenda extraordinária em função da análise de risco e das necessidades do usuário. 
( ) Ter mecanismos de desospitalização, visando a alternativas às práticas hospitalares como, por exemplo, as de cuidados domiciliares. 

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

767Q455403 | Direito do Trabalho, Extinção do CT Verbas Rescisórias, Agente de ATER, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará CE, CETREDE, 2018

Analise o seguinte caso.

A empresa de confecção “Malha Boa" estava passando por dificuldades financeiras. Por esta razão demitiu 8 (oito) de seus 20 (vinte) funcionários, sem arcar com os direitos trabalhistas rescisórios dos mesmos. Três (03) dias após estas demissões, a empresa foi vendida a um grande grupo industrial do ramo de tecidos. No ato da compra, o novo empregador demitiu mais 2 (dois) funcionários do quadro antigo, manteve 10 (dez) e contratou outros 15 (quinze) novos funcionários. O novo empregador, manteve ainda, o maquinário antigo, comprou novas máquinas e mudou a razão social da empresa.

Diante desta sucessão empresarial, marque a assertiva CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

768Q378137 | Administração Pública, Governo eletrônico, Analista de Políticas Públicas, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão RJ, FGV, 2018

A Administração Pública vem adotando numerosas ações que usam a tecnologia da informação para estimular a interação entre governo e população, dando origem ao conceito de egovern (governo eletrônico). Nesse contexto, as atividades listadas a seguir são consideradas finalidades do e-govern, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

769Q795141 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Sobre Gaston Bachelard, analise as afirmativas a seguir. I. “Para o filósofo, a ciência é imutável e, a partir desse conceito, se destacou em sua época. Foi responsável pela criação de novos modelos de estudo, como o substancialismo, que dá ideia de substância; animismo, termo relacionado ao princípio de dar vida à matéria; e o imagismo, correspondente ao excesso de imagens. De acordo com o pesquisador científico filosófico, o ramo da filosofia que interfere na ciência é estático por natureza. Isto implica dizer que o espírito científico deve formar-se a partir de bases sólidas e fundamentadas. Além do mais, a objetividade da ciência só se conclui quando a mesma se rompe com o objeto imediato.” (Disponível em: www.estudopratico.com.br.) PORQUE II. “É considerado o pai do existencialismo contemporâneo. Lançou bases para um novo racionalismo ou racionalismo aberto, fundado na crítica da epistemologia tradicional e na renovação da história das descobertas científicas. Sua obra inclui escritos originais sobre a poética dos elementos naturais e uma investigação do imaginário humano sem fronteiras. Em sua linha de pensamento a existência é fruto de deliberação livre e voluntária do homem e a ciência é uma manifestação da complexidade do interior da alma humana.” (Japiassú, 2006:25.) Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

770Q594883 | Química, Elementos Químicos, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Os sólidos estão divididos em duas grandes categorias: sólidos cristalinos e sólidos amorfos. Por sua vez os sólidos cristalinos podem ser iônicos, covalentes ou metálicos. Analise as proposições abaixo, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os sólidos amorfos, líquidos superresfriados ou vidros apresentam partículas dispostas desordenadamente.

( ) O diamante apresenta ligações com orbitais sp2 e o grafite apresenta ligações com orbitais sp3.

( ) O dióxido de silício é um sólido covalente porque cada átomo de oxigênio está ligado a dois átomos de silício.

( ) Nos sólidos metálicos existe uma rede em que os pontos reticulares estão ocupados por íons unidos por ligações do tipo metálico não direcionais.

( ) Gelo e dióxido de carbono são exemplos de sólidos moleculares porque possuem unidades moleculares discretas com ligações dipolares ou de hidrogênio.

A sequência correta, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

771Q478727 | Farmácia, Desenvolvimento de Fármacos, Técnico em Farmácia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma grande farmácia de manipulação deseja comercializar uma gama de produtos cosméticos sob o conceito de “embelezamento por dentro e por fora”, razão por que uma vitamina será incorporada a formulações de usos oral e tópico cutâneo. A ficha de informações técnicas dessa vitamina traz as seguintes informações: líquido oleoso, viscoso, praticamente insolúvel em água, facilmente solúvel em etanol anidro e em óleos gordos.

Acerca dessa situação hipotética, e considerando os princípios básicos de farmacotécnica, julgue os próximos itens.

Por se tratar de um líquido, a vitamina não poderá ser comercializada na forma de cápsulas.
  1. ✂️
  2. ✂️

772Q57926 | Raciocínio Lógico, Implicação Lógica, Agente Policial, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Assinale a alternativa que contém um argumento válido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

773Q52627 | Português, Interpretação de Textos, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018

Texto associado.
Política pública de saneamento básico: as bases do saneamento como direito de cidadania e os debates sobre novos modelos de gestão

Ana Lucia Britto
Professora Associada do PROURB-FAU-UFRJ
Pesquisadora do INCT Observatório das Metrópoles

    A Assembleia Geral da ONU reconheceu em 2010 que o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é indispensável para o pleno gozo do direito à vida. É preciso, para tanto, fazê-lo de modo financeiramente acessível e com qualidade para todos, sem discriminação. Também obriga os Estados a eliminarem progressivamente as desigualdades na distribuição de água e esgoto entre populações das zonas rurais ou urbanas, ricas ou pobres.
    No Brasil, dados do Ministério das Cidades indicam que cerca de 35 milhões de brasileiros não são atendidos com abastecimento de água potável, mais da metade da população não tem acesso à coleta de esgoto, e apenas 39% de todo o esgoto gerado são tratados. Aproximadamente 70% da população que compõe o déficit de acesso ao abastecimento de água possuem renda domiciliar mensal de até ½ salário mínimo por morador, ou seja, apresentam baixa capacidade de pagamento, o que coloca em pauta o tema do saneamento financeiramente acessível.
    Desde 2007, quando foi criado o Ministério das Cidades, identificam-se avanços importantes na busca de diminuir o déficit já crônico em saneamento e pode-se caminhar alguns passos em direção à garantia do acesso a esses serviços como direito social. Nesse sentido destacamos as Conferências das Cidades e a criação da Secretaria de Saneamento e do Conselho Nacional das Cidades, que deram à política urbana uma base de participação e controle social.
    Houve também, até 2014, uma progressiva ampliação de recursos para o setor, sobretudo a partir do PAC 1 e PAC 2; a instituição de um marco regulatório (Lei 11.445/2007 e seu decreto de regulamentação) e de um Plano Nacional para o setor, o PLANSAB, construído com amplo debate popular, legitimado pelos Conselhos Nacionais das Cidades, de Saúde e de Meio Ambiente, e aprovado por decreto presidencial em novembro de 2013.
    Esse marco legal e institucional traz aspectos essenciais para que a gestão dos serviços seja pautada por uma visão de saneamento como direito de cidadania: a) articulação da política de saneamento com as políticas de desenvolvimento urbano e regional, de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde; e b) a transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios participativos institucionalizados.
    A Lei 11.445/2007 reforça a necessidade de planejamento para o saneamento, por meio da obrigatoriedade de planos municipais de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, drenagem e manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Esses planos são obrigatórios para que possam ser estabelecidos contratos de delegação da prestação de serviços e para que possam ser acessados recursos do governo federal (OGU, FGTS e FAT), com prazo final para sua elaboração terminando em 2017. A Lei reforça também a participação e o controle social, através de diferentes mecanismos como: audiências públicas, definição de conselho municipal responsável pelo acompanhamento e fiscalização da política de saneamento, sendo que a definição desse conselho também é condição para que possam ser acessados recursos do governo federal.
    O marco legal introduz também a obrigatoriedade da regulação da prestação dos serviços de saneamento, visando à garantia do cumprimento das condições e metas estabelecidas nos contratos, à prevenção e à repressão ao abuso do poder econômico, reconhecendo que os serviços de saneamento são prestados em caráter de monopólio, o que significa que os usuários estão submetidos às atividades de um único prestador.

FONTE: adaptado de http://www.assemae.org.br/artigos/item/1762-saneamento-basico-como-direito-de-cidadania
Assinale a opção que identifica corretamente o processo de formação das palavras abaixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

774Q540001 | Engenharia Civil, Topografia, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à definição e à divisão da topografia, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

775Q459195 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Especialista, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Em razão da situação política do país, foi elaborada e publicada, em 01.01.2017, lei de conteúdo penal prevendo que, especificamente durante o período de 01.02.2017 até 30.11.2017, a pena do crime de corrupção passiva seria de 03 a 15 anos de reclusão e multa, ou seja, superior àquela prevista no Código Penal, sendo que, ao final do período estipulado na lei, a sanção penal do delito voltaria a ser a prevista no Art. 317 do Código Penal (02 a 12 anos de reclusão e multa). No dia 05.04.2017, determinado vereador pratica crime de corrupção passiva, mas somente vem a ser denunciado pelos fatos em 22.01.2018.

Considerando a situação hipotética narrada, o advogado do vereador denunciado deverá esclarecer ao seu cliente que, em caso de condenação, será aplicada a pena de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

776Q53585 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFU MG, 2018

Foi prescrito a um paciente 90UI de insulina, e o hospital somente dispõe de frascos de 100UI/ml do hormônio e de seringas de 3ml.

Levando-se em consideração essa situação, quanto deve ser aspirado na seringa para administração da dose correta da insulina?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

777Q649368 | Informática, Engenharia de Software, Técnico em Tecnologia da Informação, BANRISUL, FAURGS, 2018

Considere as seguintes afirmações sobre prototipação.

I - A prototipação é comumente utilizada como uma técnica que auxilia os interessados, quando os requisitos estão obscuros, a compreender melhor o que está para ser construído, embora possa também ser utilizada como um modelo de processo isolado.

II - Um protótipo é uma versão inicial de um sistema de software, usado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções.

III - Protótipos devem ser executáveis para serem úteis. Deve-se evitar o desenvolvimento de maquetes em papel de interface de usuário, embora sejam baratas e possam ser construídas em poucos dias.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q371715 | Direito Civil, Personalidade, FGV, 2018

Fernando, 15 anos, mora com seus pais Ana e Aluísio, grandes empresários, titulares de vultoso patrimônio, e utiliza com frequência as redes sociais. Em seu perfil pessoal em certa rede social, realiza vídeos em que comenta a vida privada de seus colegas de escola, ofendendo-os e atribuindo-lhes apelidos constrangedores.


Sobre o caso apresentado, em eventual ação de indenização por danos morais, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

779Q382927 | Biologia, Biomas e Domínios, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Segundo o IBGE, o Brasil possui seis grandes biomas, que abrigam uma das maiores biodiversidades do planeta. Entre esses biomas, inclui-se o bioma influenciado pelo clima subtropical e pela formação do relevo, de clima frio e seco, cuja vegetação é constituída principalmente por gramíneas. Tal bioma denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.