Início

Questões de Concursos 2019

Resolva questões de 2019 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1561Q684544 | Odontologia, Técnico em Prótese Dentária, UFF, COSEAC, 2019

Ainda abrangendo o estudo da anatomia dental, pode-se dizer que existem detalhes anatômicos comuns a todos os elementos dentários. Sendo assim, é correto afirmar que em uma vista: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1562Q684456 | Medicina, Primeiro Tenente Farmácia Bioquímica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

O controle de qualidade é um processo de amostragem estatística de um método quantitativo, com o intuito de verificar se este está sendo executado de acordo com as especificações pre-estabelecidas. 
A respeito do controle de qualidade em um laboratório clínico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir. 
(  ) O critério multirregras aprimora a eficiência das regras de Westgard no controle de qualidade.
(  ) A regra de Westgard 13s apresenta alta taxa de alertas falsos, resultado em uma baixa probabilidade de detectar um erro.
(  ) A regra de Westgard 22s significa que duas observações sequenciais na mesma análise excedem 2 DP do valor-alvo na mesma direção.
(  ) O gráfico de Levey-Jennings mostra sequencialmente cada um dos resultados de controle de qualidade ao longo do tempo e permite uma rápida avaliação visual do desempenho do método.
(  ) Os resultados esperados do controle de qualidade seguem uma distribuição gaussiana da imprecisão, estando a maioria dos pontos entre dois desvios-padrão (DP) e três DP no gráfico de Levey-Jennings.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1563Q678175 | Gestão de Pessoas, Administrador, AGU, IDECAN, 2019

Segundo Meister (1999), o modelo de Educação Corporativa é sustentado por grandes forças do cenário global. A seguir estão elas listadas, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1564Q184082 | , Código de Ética Profissional, Enfermeiro, IF TO, IF TO, 2019

Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – Resolução COFEN nº 564/2017, podemos afirmar que:


I. Assegurar a prática profissional mediante consentimento prévio do paciente, representante ou responsável legal, ou decisão judicial é um direito do profissional.

II. Na gradação da penalidade, consideram-se a idade do infrator, a gravidade da infração, o dano causado e o resultado.

III. Entre circunstâncias agravantes da infração cometida pelo profissional, é considerado atenuante confessar espontaneamente a autoria da infração.

IV. É um dever do profissional prestar assistência de Enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.


Das afirmativas anteriores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1565Q706573 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos Com Dados, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Quatro Barras PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Um saco contém cinco fichas e em cada uma está escrito um dos seguintes algarismos: 1, 2, 3, 4 e 5. Isabel sorteou uma ficha, anotou o número, devolveu a ficha ao saco, sorteou mais uma ficha e novamente anotou o número. Se, por exemplo, na primeira ficha sorteada estava escrito 3 e na segunda estava escrito 1, o resultado final do experimento de Isabel foi o número 31. Quantos números diferentes Isabel pode escrever repetindo o processo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1567Q705256 | Direito Civil, Procurador, Prefeitura de Francisco Morato SP, VUNESP, 2019

Maria vendeu uma casa de sua propriedade para seu filho Pedro. A venda não teve a anuência dos outros filhos de Maria, André e Thiago, nem de seu cônjuge, João, com quem é casada sob o regime da separação convencional de bens. Pode-se corretamente afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1568Q701401 | Química, Vestibular 3 dia, UFRGS, UFRGS, 2019

A decomposição térmica do ácido nítrico na presença de luz libera NO2 de acordo com a seguinte reação (não balanceada).
HNO3 (aq) ? H2O (l) + NO2 (g) + O2 (g)
Assinale a alternativa que apresenta o volume de gás liberado, nas CNTP, quando 6,3 g de HNO3 são decompostos termicamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1569Q700473 | História e Geografia de Estados e Municípios, Vigia, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

O estado do Espírito Santo apresenta os seguintes limites geográficos ao norte, sul, leste e oeste, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1570Q698543 | Física, Aspirante 2a Dia, Escola Naval, Marinha, 2019

Uma fonte sonora puntiforme emite ondas harmônicas e esféricas em um meio homogêneo e isotrópico. Para duas distâncias da fonte, d1 e d2 as amplitudes da onda correspondentes são, respectivamente, a1 e a2. Sabendo-se que a2 = 3 a1, qual a razão d1/d2?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1571Q693458 | Português, Sintaxe, Primeiro Tenente, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Leia, o continho a seguir. 
Rubro-negras 
“Devem fazer alguns meses que elas adeusaram. Vidas inteiras pela frente. Juntas, jogaram bastante vezes. Cúmplices por tudo. Aquelas camisas rubro-negras agora assistem um jogo no camarote da arena celestial.” 
(Fonte: Autoria própria.) 
Há, no miniconto, inadequações em relação à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1572Q693365 | Português, Sintaxe, Estagiário Ensino Médio Regular, SABESP, FCC, 2019

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
Como vamos lidar com robôs em casa, na educação e no trabalho?
    A combinação entre a imaginação dos escritores de ficção e a tendência a aceitar desafios dos cientistas costuma gerar revoluções nas nossas vidas. Assim também foi com o surgimento dos robôs. O nome foi usado pela primeira vez em uma peça teatral da década de 1920 para designar um ciborgue ficcional que tinha como principal tarefa servir à humanidade. 
  Desde então, passamos a ver robôs em todos os lugares: nas indústrias, montando ou soldando peças; nos atendimentos telefônicos; e até nos comandos de voz que damos aos assistentes digitais dos nossos smartphones. No entanto, nem todas essas automações são exatamente robôs. “Para se tornar um robô é preciso ser físico, como um carro autônomo ou um robô de operação industrial”, frisa Flavio Tonidandel, professor do Centro Universitário FEI e pesquisador de robótica e inteligência artificial (IA). Além de ter um corpo físico, outro pré-requisito é mover-se de forma autônoma, semiautônoma ou controlada a distância, bem como ser capaz de interagir com o ambiente.
   “Existe uma grande confusão entre os conceitos de robôs e de inteligência artificial”, afirma Tonidandel. Simplificando bastante, o professor explica que a IA seria o equivalente ao cérebro do robô, capaz de dar a ele potencial de tomada de decisão, raciocínio, aprendizagem e reconhecimento de padrões. 
  O desenvolvimento interdependente entre as tecnologias de IA e robótica trouxe uma nova geração de robôs, capazes de interagir com os humanos para executar tarefas, transitar pelos mesmos lugares que as pessoas e atuar como assistentes nas tarefas do dia a dia. É a chamada robótica de serviços, que promete levar robôs para dentro de casas, empresas, hospitais e até escolas. 
  Conviver com esses seres autônomos e com tendência a nos servir, contudo, traz novas questões. A que regras eles estarão sujeitos? O que poderão (ou não) fazer? Como fica o mercado de trabalho com a robotização de serviços que hoje ainda são feitos pelos humanos? São perguntas bem difíceis de responder, mas que fazem parte da próxima fronteira para a evolução da robótica.
(Adaptado de: LAFLOUFA, Jacqueline. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com. 30/05/2019) 
No que se refere à concordância, está correta a frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1573Q691745 | Português, Morfologia 329 Pronome, Agente Administrativo II GP, Prefeitura de Valinhos SP, VUNESP, 2019

Texto associado.

    O time de futebol paraense Paysandu anunciou a criação do projeto Alegria do Povo, o qual, em parceria com o curso de serviço social da Universidade da Amazônia (Unama), selecionou torcedores para um programa de concessão de entradas gratuitas em jogos do clube. 

    Do outro lado, o também paraense Remo não ficou atrás. Em dezembro de 2018, a agremiação azulina reformulou seu plano de sóciotorcedor e incluiu a categoria Ouro Social, destinada a beneficiários de programas sociais como o Bolsa-Família. Em apenas um mês, as 600 vagas da modalidade foram esgotadas.     Nela, os torcedores pagam mensalidade de 30 reais e têm acesso garantido a todos os jogos. “Fizemos questão de não colocar nenhuma distinção na carteirinha de sócio”, conta o presidente Fábio Bentes. “Para cumprir nosso papel social é fundamental mostrar que todo torcedor tem importância.” 

    Na contramão dos clubes do eixo Sul-Sudeste, o preço do ingresso praticado pela dupla “Repa”, como é conhecido o clássico paraense, ainda se encaixa no orçamento de boa parcela de seus torcedores. Enquanto o Corinthians, terceira bilheteria mais cara do país, cobra em média 50 reais na Arena, Remo e Paysandu se mantêm estáveis na casa dos 20 reais. 
    “Quando jogamos contra times de outros estados, nosso trunfo é o apoio maciço do torcedor”, afirma Bentes. “Vamos provar que aproximá-lo do clube, não importa de onde venha, vale a pena.” 
(Breiller Pires. A receita dos times do Pará para se reconectar ao povo e encher os estádios. https://brasil.elpais.com, 05.05.2019. Adaptado)
A colocação pronominal está de acordo com a norma-padrão em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1574Q688991 | Português, Morfologia, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2019

Texto associado.

Na sentença “As luzes se apagaram, e, paulatinamente, aquele mar de gente silenciou e aguardou... De repente, ouve-se um forte brado vindo do fundo do palco, que explode em luzes e vida junto com a multidão.”, há mudança de tempo verbal: do pretérito perfeito do indicativo os verbos ouvir e explodir passam para o presente do indicativo, possibilidade que se justifica pelo seguinte motivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1575Q687065 | Informática, Oficial Administrativo, Prefeitura de Osasco SP, VUNESP, 2019

Durante o intervalo de uma palestra em que está sendo feita a exibição de uma apresentação elaborada com o MS-PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, o palestrante apaga a tela para ocultar o conteúdo que está sendo exibido. Para deixar a tela totalmente em preto, sem finalizar a apresentação, o palestrante acionou a tecla 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1576Q685633 | Medicina, Primeiro Tenente Farmácia Bioquímica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

A eritropoese é um processo complexo, regulado de maneira precisa. A partir da célula-tronco, a eritropoese passa pelas células progenitoras CFUGEMM (unidade formadora de colônias granulocíticas, eritroides, monocíticas e megalocíticas), BFUE (unidade de formação explosiva de eritroide) e CFUE (CFU eritroide) até o primeiro precursor eritroide com estrutura identificável na medula óssea. 
A sequência correta, por ordem maturativa das células da linhagem eritroide, a começar pela mais imatura é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1577Q684567 | Gestão de Pessoas, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de São José SC, IESES, 2019

Sobre a Educação em Saúde, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1578Q683033 | Desenho Técnico, Engenheiro Engenharia Mecânica, UFERSA, Ufersa, 2019

Existem muitos tipos de softwares para o desenho auxiliado por computador. No AutoCAD 2018, os desenhos são divididos em camadas layers, entendidas como níveis de trabalho que servem para organizar o desenho e determinar, por meio de sua cor, a espessura de impressão das linhas. A esse respeito, especificamente, em relação ao AutoCAD 2018, indique a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1579Q681430 | Eletroeletrônica, Técnico em Eletroeletrônica, UFMG, UFMG, 2019

Analise as afirmativas sobre os transistores bipolares, marcando (V) para verdadeiro e (F) para falso. 
( ) A operação do transistor NPN é análoga à do PNP, porém com os papeis desempenhados pelos elétrons e lacunas trocados. 
( ) A camada que corresponde à base, num transistor bipolar, deve ser fortemente dopada para que os portadores minoritários apareçam em número reduzido. 
( ) A região ativa de operação de um transistor bipolar é caracterizada pela existência de duas junções diretamente polarizadas. 
( ) Um transistor bipolar fortemente saturado deverá ser mais facilmente comutado para o corte que um outro fracamente saturado. 
( ) O fator de amplificação, para a configuração emissor comum é representado pelo símbolo ? (BETA), sendo dado por ? = Ic / Ib , com valor sempre maior que 1. 
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1580Q375133 | Português, Acentuação Gráfica, Auxiliar Administrativo, Ministério Público Estadual GO, MPE GO, 2019

Em um estabelecimento comercial foi colocada uma placa indicando “Papelaria Camalia”. Um estudante deparou com a dúvida: como pronunciar a palavra Camalia.

Levando o problema à sala de aula, a discussão girou em torno da utilidade de conhecer as regras de acentuação e, especialmente, do auxílio que elas podem dar à correta pronúncia das palavras. Após discutirem pronúncia, regras de acentuação e escrita, três alunos apresentaram as seguintes conclusões a respeito da palavra Camalia:

I. Se a sílaba tônica for o ma, a escrita deveria ser Camália, pois a palavra seria paroxítona terminada em ditongo crescente.

II. Se a sílaba tônica for li, a escrita deveria ser Camalía, pois i e a estariam formando hiato.

III. Se a sílaba tônica for li, a escrita deveria ser Camalia, pois não haveria razão para o uso do acento gráfico.

A conclusão está correta apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.