Início

Questões de Concursos 2019

Resolva questões de 2019 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2441Q685891 | Engenharia Elétrica, Primeiro Tenente Engenharia Elétrica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Nos circuitos de corrente contínua, a resistência elétrica é a única grandeza que expressa o impedimento da passagem da corrente elétrica. Em corrente alternada, existem outros efeitos além do resistivo que influenciam a passagem de corrente no circuito.
Sobre circuitos elétricos em CA trifásicos, avalie as afirmações a seguir.
I. São constituídos de uma fase elétrica e um neutro.
II. A potência instantânea parcial em um sistema equilibrado é constante e igual à potência média.
III. A potência instantânea pode ser constante (não pulsante), resultando em transmissão de energia uniforme e menos vibração de máquinas trifásicas.
IV. Uma maneira fácil de analisar esse circuito é transformar a fonte e a carga em um sistema Y-Y e, em seguida, analisar o circuito equivalente monofásico.
Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2442Q684287 | Português, Semântica, Técnico Judiciário Área Técnico Administrativa, TJ CE, FGV, 2019

Se reconheces que algo é injusto, tenta pôr fim à injustiça o mais rápido possível: para que esperar o próximo ano?
A relação semântico-gramatical que existe entre injusto / injustiça se repete em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2443Q684036 | História, Redator, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

Durante a II Guerra Mundial, o governo brasileiro implantou, no Ceará, o Serviço Especial de Mobilização dos Trabalhadores para a Amazônia (SEMTA). Esse organismo foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2444Q683623 | Português, Função Sintática dos Termos Sujeito, Médico Cirurgia Geral, UFF, COSEAC, 2019

Texto associado.
                                       A DISCIPLINA DO AMOR
                                                                     Lygia Fagundes Telles
                    Foi   na   França,   durante    a    Segunda   Grande
             Guerra:   um   jovem tinha um cachorro que todos os
             dias,  pontualmente,  ia  esperá-lo  voltar do trabalho.
             Postava-se  na  esquina,  um  pouco antes das seis da
5           tarde.  Assim   que  via  o  dono,  ia  correndo  ao  seu
             encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu
             passinho   saltitante  de  volta  à  casa. A vila inteira já
             conhecia   o   cachorro  e  as  pessoas  que  passavam
             faziam-lhe   festinhas   e   ele   correspondia,  chegava
10         até   a   correr   todo animado atrás dos mais íntimos.
             Para   logo   voltar   atento   ao   seu   posto  e ali ficar
             sentado  até  o momento em que seu dono apontava
             lá longe.
                    Mas   eu   avisei   que  o  tempo  era  de  guerra, o
15         jovem   foi   convocado. Pensa que o cachorro deixou
             de   esperá-lo?  Continuou   a   ir   diariamente   até   a
             esquina,  fixo  o  olhar  naquele  único ponto, a orelha
             em  pé,  atenta ao menor ruído que pudesse indicar a
             presença      do     dono     bem - amado.    Assim   que
20         anoitecia,   ele   voltava  para  casa  e  levava  sua vida
             normal  de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então,
             disciplinadamente,  como se tivesse um relógio preso
             à pata,  voltava  ao  posto de espera. O jovem morreu
             num          bombardeio,        mas         no         pequeno
25         coração   do   cachorro,  não   morreu    a   esperança.
             Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando
              ia    chegando   aquela   hora,  ele   disparava  para  o
              compromisso    assumido,   todos  os  dias.
                    Todos    os    dias,    com   o   passar   dos   anos (a
30         memória    dos    homens!),   as    pessoas   foram   se
              esquecendo    do    jovem   soldado   que  não voltou.
              Casou-se    a   noiva   com   um  primo.  Os familiares
              voltaram-se   para outros familiares. Os amigos para
              outros    amigos.   Só  o  cachorro  já  velhíssimo  (era
35          jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo
              na sua esquina.
                     As    pessoas   estranhavam,    mas    quem   esse
              cachorro   está  esperando?  Uma tarde (era inverno),
              ele   lá   ficou,  o focinho voltado para aquela direção.
        TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor. Disponível em:
< http://claricemenezes.com.br/2018/02/05/a-disciplina-doamor/>.
Acesso em jan. 2019.
O termo destacado em “Casou-se a noiva com um primo” (linha 32) exerce a função sintática de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2445Q682011 | Auditoria, Planejamento de Auditoria, Auditor de Controle Interno Governamental, CGE CE, CESPE CEBRASPE, 2019

As entidades enfrentam vários riscos de origem interna e externa. Define-se risco como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2446Q648371 | Informática, ITIL, Analista de TI, Conselho Regional de Farmácia TO, IADES, 2019

Um dos objetivos da implantação da central de serviço, como descrita pelo ITIL, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2447Q55704 | Português, Reescritura de Texto, 2019

TEXTO 1
Se o governo ouvisse a ciência, aumentaria a carga horária de esportes na escola
Sabine Righeti

Os educadores podem não saber disso, mas estudos que envolvem neurociência têm mostrado evidências importantes que relacionam a prática regular de exercícios ao desempenho acadêmico. Trocando em miúdos: mais tempo na quadra de esportes pode significar melhores notas na escola. 
Então não seria interessante que cientistas e educadores trabalhassem juntos a fim de desenvolver estudos para guiar tomadas de decisão na área de educação? Pois é. Essa é a proposta da Rede Nacional de Ciência para Educação, que conecta educadores e cientistas com o objetivo de embasar decisões na área de educação. A relação entre esportes e desempenho acadêmico é um exemplo clássico desse trabalho “em rede”.
De acordo com o neurocientista Roberto Lent, que trabalha com plasticidade e evolução do cérebro na UFRJ, e que coordena a rede, uma série de estudos recentes mostram que exercícios físicos melhoram a memória e até a produção de novos neurônios no hipocampo – área do cérebro responsável pela aprendizagem. Ele abordou o tema em um evento da rede promovido nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Ayrton Senna, em São Paulo.
Em experimentos com ratinhos, é possível “contar” os novos neurônios produzidos. Já em humanos, os resultados são observados a partir de imagens do cérebro.
“Baseado nisso, o governo não deveria tornar educação física uma disciplina opcional”, diz Lent. Vale lembrar: na proposta de reforma curricular do ensino médio, anunciada por meio de Medida Provisória em setembro, educação física e artes passam a ser disciplinas eletivas. A proposta tem sido criticada por especialistas que receiam que algumas escolas simplesmente não tenham essa opção para os alunos.
Outros trabalhos mostram também que a endorfina, neurotransmissor produzido com a prática de exercícios, melhora a disposição de maneira geral – o que ajuda na concentração e nas aulas. Mais: exercícios físicos ajudam no sono, que, por sua vez, tem um papel importantíssimo na memória. Para a psicologia, os exercícios físicos ajudam a desenvolver o trabalho em grupo, a liderança e a disciplina.
A ideia da Rede Nacional de Ciência para Educação, criada em 2012, é justamente prover de informações científicas políticas públicas na área de educação que possam ajudar a tomada de decisão. Hoje há educadores, cientistas, economistas, fonoaudiólogos e pesquisadores de várias áreas do conhecimento envolvidos no trabalho.
“Isso significa que se o governo tivesse ouvido os cientistas, aumentaria as horas de educação física”, diz Lent
De acordo com Daniele Botaro, pós-doutoranda do Instituto Ayrton Senna, que também integra a rede, uma das propostas é que os próprios professores tragam temas de pesquisa para a ciência.“Um professor pode observar um fenômeno em sala de aula e trazer uma pergunta para os cientistas responderem”, diz. Isso é muito comum em países como os Estados Unidos.

Disponível em: https://abecedario.blogfolha.uol.com.br/2016/10/27/se-governo-ouvisse-a-ciencia-aumentaria-a-carga-de-esportes-na-escola/ Acesso em: 21 set. 2018. Adaptado. 

Releia o título do texto: “Se o governo ouvisse a ciência, aumentaria a carga horária de esportes na escola”. As mesmas relações de sentido estão mantidas em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2448Q709792 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Suzano SP, Consulplan, 2019

Alojamento é o local destinado ao repouso dos operários. Nos alojamentos, deverão ser obedecidas as seguintes instruções gerais de uso, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2449Q701972 | Direito Constitucional, Teoria Geral do Direito Constitucional, Procurador Legislativo, Câmara de Cosmópolis SP, DIRECTA, 2019

Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2450Q701254 | Informática, Assistente Administrativo, ARISB MG, Gestão de Concursos, 2019

Manter o computador seguro diminui as chances de ele ser indevidamente utilizado para atividades maliciosas, como disseminação de spam, propagação de códigos maliciosos e participação em ataques realizados via internet. Conforme o cert.br, para manter o computador pessoal seguro, não se deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2451Q690184 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2019

Determinada entidade registra as duplicatas resultantes de suas vendas numa conta denominada CLIENTES. Ao analisar as contas dessa entidade, o auditor encontrou a seguinte situação: a conta CLIENTES, no Ativo, apresentava um saldo credor de R$ 11.000,00. A conta DUPLICATAS DESCONTADAS, também no Ativo, apresentava um saldo credor de R$ 11.000,00. Imediatamente, o auditor adotou os procedimentos de auditoria cabíveis, tendo em vista que, mesmo antes de qualquer exame de revisão, ele percebeu que havia problemas nos saldos analisados, resultantes de algum erro ou fraude. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação aos problemas percebidos pelo auditor.
( ) A conta CLIENTES nunca pode estar com saldo credor, apenas devedor ou zero.
(  ) A conta CLIENTES, pela sua natureza (não pelo saldo apresentado), classifica-se no Passivo, não no Ativo.
(  ) A conta DUPLICATAS DESCONTADAS deveria estar classificada no Passivo, não no Ativo.
(  ) A conta DUPLICATAS DESCONTADAS somente pode apresentar saldo devedor ou zero.
(  ) As contas CLIENTES e DUPLICATAS DESCONTADAS jamais podem apresentar o saldo com mesmo valor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2452Q689304 | Não definido, Procurador Legislativo, Câmara Municipal de Tatuí SP, VUNESP, 2019

Nos termos da doutrina predominante, controlar a constitucionalidade significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2453Q688849 | Direito Civil, Procurador, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

O gato de estimação de Júlio fugiu de casa. Desolado, ele publicou anúncio em rede social, no qual se comprometia a recompensar quem encontrasse o animal perdido com uma expressiva quantia em dinheiro. A postagem viralizou e teve ampla divulgação na Internet. Acerca da situação acima descrita, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2454Q688805 | Português, Interpretação de Textos, Administrador Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Procuram-se especialistas em evitar fraudes
 A recente onda de escândalos de corrupção levou as empresas brasileiras a investir em uma área ainda pouco conhecida no mercado: o compliance. 
O profissional que atua nesse setor é responsável por receber denúncias, combater fraudes, realizar investigações internas e garantir que a companhia cumpra leis, acordos e regulamentos da sua área de atuação. Ele tem o papel importante de auxiliar a empresa a se proteger de eventuais problemas de corrupção. 
“Nos últimos anos, a área de compliance assumiu protagonismo nas empresas. É uma profissão com salários altos já que as pessoas com experiência ainda são escassas no mercado”, diz o advogado Thiago Jabor Pinheiro, 35. 
“Como não existem cursos de graduação específicos de compliance, o estudante que se interesse pela área pode direcionar seu curso para questões de auditoria, prevenção de fraude, direito administrativo e governança corporativa”, diz Pinheiro. 
Apesar de sobrarem vagas nesse mercado, conseguir um emprego não é fácil. “É fundamental que a pessoa seja atenta aos detalhes, entenda como funciona uma organização e tenha fluência em inglês porque as melhores práticas vêm de fora do país, sobretudo dos EUA e da Inglaterra”, diz o advogado. 
Para Caroline Cadorin, diretora de uma consultoria, os candidatos precisam ter jogo de cintura para lidar com as mais diversas situações. “Estamos falando de profissionais com forte conduta ética, honestidade e que buscam a promoção da transparência. Hoje as empresas estão cientes de seus papéis ativos no combate à corrupção, especialmente aquelas envolvidas em projetos de órgãos públicos. As companhias que mantêm departamentos de compliance são vistas como mais transparentes”, diz Cadorin. 
(Larissa Teixeira. Folha de S.Paulo, 28.09.2017. Adaptado)
Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir. A recente onda de escândalos de corrupção levou as empresas...
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2455Q688553 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Eletroeletrônica, UFMG, UFMG, 2019

Texto associado.
Fora de Si 

Eu fico louco 
Eu fico fora de si 
Eu fica assim
Eu fica fora de mim
Eu fico um pouco 
Depois eu saio daqui 
Eu vai embora 
Eu fico fora de si
Eu fico oco 
Eu fica bem assim 
Eu fico sem ninguém em mim 
ANTUNES, Arnaldo. Fora de Si. Disponível em: . Acesso em 21 nov.2018
Nessa canção, Arnaldo Antunes cria efeitos expressivos ao 
I. compor um texto em que a concordância verbal prejudica e impede a leitura. 
II. transgredir algumas regras prescritas pela Gramática da Língua Portuguesa. 
III. sugerir uma perda de identidade e de sanidade, por meio de uma construção linguística inventiva. 
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2456Q687988 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2019

Texto associado.
                                                  Como os campos
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       Marina Colasanti
1                  Preparavam-se aqueles jovens estudiosos para a vida 
      adulta, acompanhando um sábio e ouvindo seus ensinamentos.
      Porém, como fizessse cada dia mais frio com o adiantar-se do 
      outono, dele se aproximaram e perguntaram:
5                 – Senhor, como devemos vestir-nos?
                   – Vistam-se como os campos - respondeu o sábio.
                   Os jovens então subiram a uma colina e durante dias 
      olharam para os campos. Depois dirigiram-se à cidade, onde 
      compraram tecidos de muitas cores e fios de muitas fibras.
10  Levando cestas carregadas, voltaram para junto do sábio.
                   Sob o seu olhar, abriram os rolos das sedas, desdobraram
      as peças de damasco e cortaram quadrados de veludo, e os
      emendaram com retângulos de cetim. Aos poucos, foram
      criando, em longas vestes, os campos arados, o vivo verde dos
15 campos em primavera, o pintalgado da germinação. E
      entremearam fios de ouro no amarelo dos trigais, fios de prata
      no alagado das chuvas, até chegarem ao branco brilhante da
      neve. As vestes suntuosas estendiam-se como mantos. O sábio
      nada disse.
20               Só um jovem pequenino não havia feito sua roupa.
      Esperava que o algodão estivesse em flor, para colhê-lo. E
      quando teve os tufos, os fiou. E quando teve os fios, os teceu.
      Depois vestiu sua roupa branca e foi para o campo trabalhar.
                 Arou e plantou. Muitas e muitas vezes sujou-se de terra. E
25 manchou-se do sumo das frutas e da seiva das plantas. A
      roupa já não era branca, embora ele a lavasse no regato.
      Plantou e colheu. A roupa rasgou-se, o tecido puiu-se. O
      jovem pequenino emendou os rasgões com fios de lã, costurou
      remendos onde o pano cedia. E quando a neve veio, prendeu
30 em sua roupa mangas mais grossas para se aquecer.
                Agora a roupa do jovem pequeno era de tantos pedaços,
      que ninguém poderia dizer como havia começado. E estando
      ele lá fora uma manhã, com os pés afundados na terra para
      receber a primavera, um pássaro o confundiu com o campo e
35 veio pousar no seu ombro. Ciscou de leve entre os fios,
      sacudiu as penas. Depois levantou a cabeça e começou a
      cantar.
                Ao longe, o sábio, que tudo olhava, sorriu.
                     Colasanti, M. Mais de 100 histórias maravilhosas - 1.ed. – São
                                                                                                        Paulo: Global, 2015
Qual das afirmações abaixo resume a ideia principal do texto, a moral da história?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2457Q683119 | Matemática, Frações e Números Decimais, Assistente Social, Prefeitura de Osasco SP, VUNESP, 2019

Um funcionário precisa redigir um total de 20 relatórios e tem 3 dias para realizar a tarefa. No primeiro dia, ele redigiu 1/4 desse total, no segundo dia, redigiu  3/5 dos relatórios restantes, e no terceiro dia, redigiu os relatórios que ainda faltavam. Em relação ao número total de relatórios, aqueles que foram redigidos no terceiro dia representam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2458Q683055 | Direito Tributário, Sobre o Lançamento, Titular de Serviços de Notas e de Registros Provimento, TJ DF, CESPE CEBRASPE, 2019

João viajou para o Canadá com o objetivo de adquirir um aparelho de telefone celular de última geração a preço mais razoável do que o praticado no mercado brasileiro. Retornando ao Brasil, no aeroporto de Curitiba (PR), foi fiscalizado por agentes de fiscalização da Receita Federal do Brasil, para o pagamento de Imposto de Importação. Contudo, primeiramente, para que o tributo seja cobrado pelo Fisco, é preciso que os agentes de fiscalização efetuem o lançamento (e eventual auto de infração). Entretanto, João escondeu a nota fiscal do celular e não informou às autoridades fiscais o valor do bem. Nesse caso, os fiscais realizarão o lançamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2459Q681184 | Administração Geral, Profissional para Assuntos Administrativos, UNICAMP, VUNESP, 2019

A utilização do filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, para exemplificar a forma como os trabalhadores eram vistos durante quase toda a 1a metade do século passado, o XX, tem sido recorrente para a explicação dessa visão dos trabalhadores como parte da engrenagem das máquinas, sendo “movimentados” por elas na linha de produção. As máquinas é que providenciavam o ritmo e as ações dos trabalhadores, e o grande objetivo era a manutenção e o aumento da produtividade. Qual teoria da administração é que sustenta essa visão?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2460Q64096 | Direito Notarial e Registral, Tabelionato de Notas, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SC, IESES, 2019

Quanto à escritura de inventário e partilha extrajudicial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.