Início

Questões de Concursos 2019

Resolva questões de 2019 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4741Q705912 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Técnico Judiciário Informática, TRF 3a, FCC, 2019

Maria é pessoa com deficiência, em situação de dependência que não dispõe de condições de autossustentabilidade e com vínculos familiares fragilizados. Nos termos da Lei no 13.146/2015, Maria tem direito à moradia digna
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4742Q705602 | Direito Constitucional, Da Organização Político administrativa, Assistente Ministerial de Controle Externo, MPC PA, CESPE CEBRASPE, 2019

Considerando-se as disposições da Constituição Federal de 1988 (CF), é correto afirmar que a subvenção a cultos religiosos e igrejas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4743Q705122 | Português, Fonemas e letras, Engenheiro Mecânico, CREA GO, Quadrix, 2019

Texto associado.
Texto
    A ruína do edifício Wilton Paes de Almeida, que (L. 01)
desabou após um incêndio, em maio de 2018, revela um
problema crônico no Brasil: o deficit de moradia. A Pesquisa
Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do (L. 04)
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), revela
que subiu 1,4% o número de invasões no País entre 2016 e
2017. São 145 mil domicílios nessa situação, ante 143 mil em (L. 07)
2015. Faltam no País 6,3 milhões de domicílios, segundo
levantamento feito em 2015 pela Fundação João Pinheiro
(FJP). (L. 10)
    Marco da arquitetura modernista, o prédio construído
na década de 1960 estava ocupado pelos sem?teto do
Movimento de Luta Social por Moradia havia seis anos. Cerca (L. 13)
de 170 famílias viviam no local. São Paulo é recordista no
ranking do deficit habitacional: falta 1,3 milhão de
residências. Completam a lista Minas Gerais (575 mil), Bahia (L. 16)
(461 mil), Rio de Janeiro (460 mil) e Maranhão (392 mil).
    Ao todo, cerca de 33 milhões de brasileiros não têm
onde morar, segundo relatório do Programa das Nações (L. 19)
Unidas para Assentamentos Humanos. Mesmo com
iniciativas do governo federal, como o programa Minha Casa
Minha Vida, o problema tem se acentuado. Especialistas em (L. 22)
habitação traduzem os números: a falta de moradia aumenta
o número de invasões e de população favelada — o índice
chegou a 11,4 milhões, segundo o Censo 2010 do IBGE. (L. 25)
    Karina Figueiredo, mestre em política social, explica
que é necessária a implementação de política pública de
habitação. “Hoje, temos o aumento da população, uma crise (L. 28)
que aumentou o desemprego e um mercado imobiliário
inacessível. O Minha Casa Minha Vida conseguiu avançar,
mas não foi suficiente. O número de famílias que não (L. 31)
consegue custear o aluguel ou o pagamento das parcelas de
seu imóvel popular aumentou”, conclui.
    Para o professor de arquitetura e urbanismo Luiz (L. 34)
Alberto de Campo Gouveia, da Universidade de Brasília
(UnB), a falta de moradia não é um problema novo. “A 
diferença entre a necessidade das pessoas em habitar e a (L. 37)
capacidade de adquirir moradia sempre foi grande. O maior
problema é a renda. Enquanto os salários não permitirem a
compra de imóvel, isso vai continuar acontecendo”, pondera. (L. 40)
    Em 2018, o Ministério das Cidades destacou que, nos
últimos nove anos, foram investidos R$ 4 bilhões em
construção de moradias. “Foram contratadas 5,1 milhões de (L. 43)
unidades habitacionais, sendo que já foram entregues 3,7
milhões até março deste ano”, segundo nota da pasta.
Segundo o governo, o deficit de residências é usado como (L. 46)
referência para a formulação de políticas públicas e estudos
na área habitacional.
Internet: (com adaptações).
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item.
Os vocábulos oxítonos “após”, “País” e “até” são acentuados graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.
  1. ✂️
  2. ✂️

4744Q704810 | Direito Processual Civil, Cumprimento da Sentença, Procurador, Prefeitura da Estância Turística de Guaratinguetá, VUNESP, 2019

Adriana, Bruno, Caio, Daniel e Eduardo, todos funcionários de uma repartição pública da cidade Central, contrataram um advogado para propor ação contra o Município, buscando receber retroativamente os valores relativos às férias não gozadas nos últimos trinta anos. O município foi citado e apresentou contestação. A sentença foi julgada procedente e confirmada em segundo grau, transitando em julgado. O Município Central foi condenado ao pagamento de duzentos mil reais para cada um deles, bem como cem mil reais de honorários advocatícios para o advogado contratado.
Considerando o atual entendimento dos Tribunais Superiores, o advogado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4745Q702464 | Legislação dos Tribunais de Justiça, Procurador Legislativo, Câmara de Mauá SP, VUNESP, 2019

Acerca dos Recursos no Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4746Q701997 | Direito Constitucional, Do Poder Legislativo, Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
Com relação ao Poder Legislativo, julgue o item seguinte.
As comissões parlamentares de inquérito criadas no âmbito das câmaras municipais possuem os mesmos poderes de investigação das autoridades judiciais, inclusive para determinar a condução coercitiva de eventuais investigados, para fins de interrogatório.
  1. ✂️
  2. ✂️

4747Q699920 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Procurador de Contas, MPC PA, CESPE CEBRASPE, 2019

Assinale a opção que apresenta fato que deve ser registrado na contabilidade pública como provisão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4748Q694375 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrica, UFF, COSEAC, 2019

A porcentagem de desequilíbrio das tensões é obtida a partir da medição das tensões nas três fases e da utilização da equação do desequilíbrio de tensão percentual que é igual a 100 vezes o desvio máximo da tensão em relação à tensão média dividido pela tensão média. Nessas condições, para valores de tensões entre fases de 222 V, 217 V e 212 V, a porcentagem de desequilíbrio das tensões é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4749Q694053 | Meio Ambiente, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Engenharia Ambiental, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca de ciclo hidrológico, balanço hídrico e bacias hidrográficas, julgue o item subsequente. O balanço hídrico climatológico aplica-se à caracterização de secas, e o balanço hídrico sequencial, ao acompanhamento da disponibilidade de água no solo, tanto em tempo real, como ao longo de vários anos.
  1. ✂️
  2. ✂️

4750Q693516 | Direito Constitucional, Do Poder Judiciário, Assistente Técnico, IDAM, IBFC, 2019

Poder Judiciário é um dos três poderes do Estado moderno e é exercido por juízes que possuem a capacidade e a prerrogativa de exercerem a atividade judicante, observando as normas constitucionais e infraconstitucionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4751Q693008 | Direito Administrativo, Licitações Públicas Lei 8666 93, Contador, SESACRE, IBFC, 2019

De acordo com a Lei no 8.666/93, em relação aos princípios básicos que devem ser respeitados no procedimento licitatório, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
 
I. Julgamento subjetivo, respeitado o interesse público.
II. Probidade Administrativa.
III. Vinculação ao instrumento convocatório.
IV. Publicidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4752Q691792 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos Com Dados, Assistente Técnico, IDAM, IBFC, 2019

15 pessoas responderam “sim” a duas perguntas de uma pesquisa, e 20 pelo menos uma vez “sim” às mesmas duas perguntas. O total de pessoas consultadas na pesquisa é de 40 pessoas. Assinale a alternativa que indica corretamente o número de pessoas que responderam “não” a pelo menos uma das perguntas. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4753Q689172 | Eletrotécnica, Técnico em Eletrotécnica, UFF, COSEAC, 2019

A Norma ABNT NBR 5410/04 estabelece critérios para determinação da seção mínima do condutor de proteção.
Num determinado circuito trifásico, cujos condutores de cobre das fases ABC têm seção 185 mm2, a seção
mínima comercial admissível do condutor de proteção é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4754Q687020 | Português, Técnico de Controle Administrativo, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
O velho
        O que eu mais temo – escrevi em um dos meus agás – não é o Sono Eterno, mas a possibilidade de uma insônia eterna – o que seria uma verdadeira estopada, um suplício sem fim. Porém, em uma de minhas costumeiras noites de sonho acordado, o meu amigo morto me pediu um cigarro, e disse-me:
        – Não é como tu pensas, todos nós trabalhamos numa
série infinita de escritórios (cada geração de mortos num deles) onde a gente se entrega a um sério trabalho de estatística: tem-se de anotar a chegada de cada um e comunicar-lhe
o respectivo número, pois isso de nomes é mera convenção terrena. O pior são os que atrapalham a escrita, morrendo antes do tempo – ou porque se mataram ou por culpa dos médicos, e estes ainda são culpados quando fazem os doentes morrer depois da hora, numa espécie de sobrevida artificial,
já que os médicos (diga-se em sua honra) julgam criminosa a prática da eutanásia... Uma pena!
        – E fora do expediente, o que fazem vocês?
        – Bem, a hora do almoço não deixa de ser divertida por causa dos Santos: põem-se a discutir acaloradamente qual deles fez na Terra o maior número de milagres e outras futilidades.
        – E Deus? Me conta como é Ele...
        – Ah, o Velho? Desconfio que certa vez O vi...
        – Mas conta-me lá como foi que desconfiaste de ter visto o Velho?
        – Foi há tempos, eu era recém-chegado, quando uma tarde apareceu de surpresa no escritório um velhinho muito simpático. Com as mãos às costas, curvava-se sobre cada mesa, inspecionando o nosso trabalho, por sinal que me atrapalhei, errei uma palavra. Ele bateu-me confortadoramente
no ombro, como quem diz: “Não foi nada... não foi nada...” Ao retirar-se, já com a mão no trinco da porta, virou-se para nós e abanou: “Até outra vez se Eu quiser!”

(Mário Quintana. Da preguiça como método de trabalho. Adaptado
Assinale a alternativa cujo enunciado, devidamente pontuado, explica corretamente o que o amigo morto do narrador quis dizer com a frase “Uma pena!” :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4755Q686404 | Auditoria, Procedimentos Substantivos Testes Substantivos, Auditor, UFSC, UFSC, 2019

Os procedimentos para obtenção de evidência de auditoria podem ser utilizados como procedimentos de avaliação de riscos, testes de controles ou procedimentos substantivos, dependendo do contexto em que sejam aplicados pelo auditor. Com base nos conceitos da Norma Brasileira de Contabilidade NBC TA 500 (R1), relacione a coluna 1 à coluna 2 de acordo com os tipos de procedimentos previstos e possíveis de serem utilizados nos trabalhos de auditoria. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

COLUNA 1 

1. Recálculo 
2. Confirmação externa 
3. Observação 
4. Indagação 
5. Inspeção 
6. Reexecução 
7. Procedimentos analíticos 

COLUNA 2 

( ) Fornece evidência de auditoria com graus variáveis de confiabilidade, dependendo de sua natureza e fonte e, no caso de registros internos e documentos, da eficácia dos controles sobre a sua produção. 
( ) Fornece evidência de auditoria a respeito da execução de processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que ocorre e pelo fato de que o ato de ser observado pode afetar a maneira como o processo ou procedimento é executado. 
( ) Busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da entidade. 
( ) Consiste em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. 
( ) Utilizado para a obtenção de evidência de auditoria a respeito da ausência de certas condições – por exemplo, a ausência de acordo paralelo que possa influenciar o reconhecimento da receita.  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4756Q686399 | Português, Morfologia 329 Pronome, Engenheiro Civil, UFMA, UFMA, 2019

Marque a alternativa em que há uma inadequação na colocação pronominal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4757Q684406 | Contabilidade Geral, Primeiro Tenente Ciências Contábeis, CIAAR, Aeronáutica, 2019

A sociedade empresária A&B Ltda. adota o sistema de custeio por absorção para determinação do custo de fabricação de seus produtos. Ao longo do ano de 2018, produziu 1.000 unidades do produto A e 3.000 unidades do produto B, tendo incorrido nos seguintes gastos no mesmo período:
• Salários e encargos sociais dos supervisores, responsáveis por todas as linhas de produção: R$ 150.000,00.
• Salários e encargos sociais dos funcionários alocados na produção do produto A: R$ 250.000,00.
• Salários e encargos sociais dos funcionários alocados na produção do produto B: R$ 300.000,00.
• Aluguel de escritório onde são realizadas as atividades administrativas da empresa: R$ 5.000,00.
• Aluguel do galpão onde são realizadas as atividade industriais da empresa: R$ 30.000,00.
• Gasto com matérias-primas utilizadas na produção do produto A: R$ 140.000,00.
• Gasto com matérias-primas utilizadas na produção do produto B: R$ 120.000,00.
• Tributos incidentes sobre as vendas: R$ 200.000,00.
• Frete para entrega dos produtos: R$ 40.000,00.
Sabendo que o rateio dos custos indiretos de produção é feito com base no número de unidades produzidas de cada produto, é correto afirmar que, no ano de 2018, o custo unitário de fabricação dos produtos A e B correspondeu, respectivamente, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4758Q684160 | Português, Interpretação de Textos, Administrador Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Assassinos culturais
Sou um assassino cultural, e você também é. Sei que é romântico chorar quando uma livraria fecha as portas. Mas convém não abusar do romantismo – e da hipocrisia. Fomos nós que matamos aquela livraria e o crime não nos pesa muito na consciência.
Falo por mim. Os livros físicos que entram lá em casa são cada vez mais ofertas – de amigos ou editoras.
Aos 20, quando viajava por territórios estranhos, entrava nas livrarias locais como um faminto na capoeira. Comprava tanto e carregava tanto que desconfio que o meu problema de ciática é, na sua essência, um problema livresco. 
Hoje? Gosto da flânerie*. Mas depois, fotografo as capas com o meu celular antes de regressar para o psicanalista  o famoso dr. Kindle. Culpado? Um pouco. E em minha defesa só posso afirmar que pago pelos meus vícios.
E quem fala em livrarias, fala em todo o resto. Eu também ajudei a matar a Tower Records e a Virgin Megastore. Havia lá dentro uma bizarria chamada CD – você se lembra?
Hoje, com alguns aplicativos, tenho uma espécie de discoteca de Alexandria onde, a meu bel-prazer, escuto meus clássicos e descubro novos.
Se juntarmos ao pacote o iTunes e a Netflix, você percebe por que eu também tenho o sangue dos cinemas e dos blockbusters nas mãos.
Eis a realidade: vivemos a desmaterialização da cultura.
Mas não é apenas a cultura que se desmaterializa e tem deixado as nossas salas e estantes mais vazias. É a nossa relação com ela. Não somos mais proprietários de “coisas”; somos apenas consumidores e, palavra importante, assinantes.
O livro “Subscribed”, de Tien Tzuo, analisa a situação. É uma reflexão sobre a “economia de assinaturas” que conquista a economia global. Conta o autor que mais de metade  das empresas da famosa lista da “Fortune” já não existiam em 2017. O que tinham em comum? O objetivo meritório de vender “coisas” – muitas coisas, para muita gente, como sempre aconteceu desde os primórdios do capitalismo.
Já as empresas que sobreviveram e as novas que entraram na lista souberam se adaptar à economia digital, vendendo serviços (ou, de forma mais precisa, acessos).
Claro que na mudança algo se perde. O desaparecimento das livrarias não acredito que seja total no futuro (e ainda bem). Além disso, ler no papel não é o mesmo que ler na tela.
Mas o interesse do livro de Tzuo não está apenas nos números; está no retrato de uma nova geração para quem a experiência cultural é mais importante do que a mera posse de objetos.
Há quem veja aqui um retrocesso, mas também é possível ver um avanço – ou, para sermos bem filosóficos, o triunfo do espírito sobre a matéria. E não será essa, no fim das contas, a vocação mais autêntica da cultura?
(João Pereira Coutinho. Folha de S.Paulo, 28.08.2018. Adaptado)
* Flânerie: ato de passear, de caminhar sem compromisso. 
Considere os trechos do texto. Mas convém não abusar do romantismo... (1° parágrafo) ... vendendo serviços (ou, de forma mais precisa, acessos). (10° parágrafo) ... não está apenas nos números; está no retrato de uma nova geração... (12º parágrafo) ... o triunfo do espírito sobre a matéria. (último parágrafo) Sem alteração do sentido do texto, as expressões destacadas podem ser substituídas, respectivamente, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4759Q682831 | Matemática, Analista Contábil, CGE RN, IBFC, 2019

A idade de Joana hoje é igual ao valor da função f(g(3)), sendo f(x) = 3x - 1 e g(x) = x + 5. Nessas condições, a idade de Joana há 3 anos era igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4760Q682559 | Engenharia Elétrica, Técnico Superior Especializado Engenharia Elétrica, DPE RJ, FGV, 2019

Um motor de indução de 6 polos é alimentado por uma fonte de tensão senoidal de frequência igual a 60 Hz. 
A velocidade do campo magnético girante desse motor, em rpm, é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.