Início

Questões de Concursos 2019

Resolva questões de 2019 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4801Q682024 | História, Redator, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

Considere o texto a seguir.
Se queremos analisar o regime autoritário em suas diversas formas devemos examinar os estilos de liderança e os
diferentes modos de conceber a relação entre o poder do Estado e a sociedade. As “ideologias” contêm um forte
elemento utópico; as “mentalidades” estão mais próximas do presente ou do passado. Os sistemas totalitários
têm ideologias, enquanto os regimes autoritários se baseiam em mentalidades peculiares, difíceis, portanto, de
definir.
(LINZ, Juan apud: AVELAR, Lúcia. “Juan Linz. Um sociólogo de nosso tempo.” Tempo Social. Rev. de
Sociologia da USP, São Paulo, 13(1): 203-227, maio de 2001, p. 211. Disponível em
http://www.scielo.br/pdf/ts/v13n1/v13n1a13.pdf)
A comparação proposta no texto acima, segundo o autor,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4802Q595979 | Ciências Políticas, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
O Estado é uma organização política, social e jurídica que ocupa um território e cuja lei máxima é uma Constituição, quando se trata de Estado Democrático de Direito. O Governo, por sua vez, refere-se ao Poder Executivo, uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo pelo período para o qual foram eleitos os governantes. Já a Nação, por fim, diz respeito à identidade ou identidades sociais que compartilham costumes, características, idiomas ou culturas e possuem tradições históricas comuns.
Considerando as diferenças entre os conceitos de Estado, Governo e Nação, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4803Q413224 | Direito Administrativo, Estado, Assistente Administrativo, Conselho Regional de Educação Física 20a Região SE, Instituto Quadrix, 2019

A respeito dos conceitos de Estado e de Administração Pública, julgue os itens de 61 a 64. Sob a ótica subjetiva, a Administração Pública se confunde com o Poder Executivo, embora acidental e excepcionalmente possa congregar órgãos dos demais Poderes.
  1. ✂️
  2. ✂️

4804Q338551 | Matemática, Cálculo Aritmético, Técnico Legislativo, Câmara de Serrana SP, VUNESP, 2019

Um reservatório, com 280 mil litros de água, está sendo esvaziado na razão de 420 litros de água por minuto. O tempo total necessário para que esse reservatório seja totalmente esvaziado é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4805Q212003 | Matemática, Aritmética e Problemas, Fiscal, Prefeitura de Curitiba PR, NC UFPR, 2019

No ano de 2018, a Central 156 da Prefeitura de Curitiba registrou 426 mil pedidos de serviços e informações, e o índice de satisfação foi de 79% dos usuários. Suponha que as metas para 2019 sejam: a) ampliar o número de atendimentos em 15%, em relação a 2018; e b) aumentar o índice de satisfação dos usuários para 82%. Se essas metas forem atingidas, qual será o número mínimo de usuários satisfeitos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4806Q165692 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Auditor Fiscal, SEFAZ BA, FCC, 2019

O Presidente da República de determinado país chamou para conversas individuais cinco ministros das seguintes pastas: Economia, Educação, Meio-Ambiente, Justiça e Saúde. Foram, assim, chamados os Ministros Alberto, Camargo, Eliseu, Delcídio e Josenildo, em certa ordem. Depois de Camargo, que não é Ministro da Educação, foi chamado o Ministro da Saúde. Josenildo foi o primeiro a ser chamado. O Ministro da Economia, Alberto, foi chamado logo após o Ministro da Educação. O Ministro da Justiça não é Delcídio e nem Eliseu. Eliseu foi o último chamado, logo após o Ministro da Saúde.


Conclui-se, com base nessas afirmações, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4807Q64174 | Conhecimentos Específicos, Legislação dos Tribunais de Justiça, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SC, IESES, 2019

Assinale a resposta correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4808Q932392 | Física, VESTIBULAR UEMG, UEMG, UEMG, 2019

Texto associado.
Leia o trecho a seguir:
O efeito fotoelétrico foi descoberto em 1886 pelo físico alemão Heinrich Hertz (1857-1894). Na ocasião, Hertz
percebeu que a incidência da luz ultravioleta em chapas metálicas auxiliava a produção de faíscas. A explicação
teórica para o efeito fotoelétrico, entretanto, só foi apresentada pelo físico alemão Albert Einstein em 1905.
A dúvida que existia na época estava relacionada com a energia cinética dos elétrons que eram ejetados do
metal: essa grandeza não dependia do(a) ................... da luz incidente. Einstein percebeu que o agente
responsável pela ejeção de cada elétron era um único fóton, uma partícula de luz que transferia aos elétrons uma
parte de sua energia, ejetando-o do material, desde que seu(sua) ..................... fosse grande o suficiente para
tal.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-efeito-fotoeletrico.htm Acesso: 11 dez.
2018. (Fragmento: Adaptado).
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4809Q736301 | Direito Processual Penal, Citações e Intimações, Promotor de Justiça Substituto, Ministério Público Estadual PR, MPE PR, 2019

Sobre “emendatio libelli”, “mutatio libelli” e nulidades processuais, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4810Q712511 | Programação, Oficial Infomática, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Considere a implementação de uma lista simples encadeada e não ordenada. Suponha que tenha sua representação apenas com um ponteiro na cabeça. Dada a representação, analise os itens a seguir, em relação às operações podem ser implementadas no tempo O(1):


I. inserção no início da lista encadeada;

II. inserção no final da lista encadeada;

III. exclusão do nó inicial da lista encadeada;

IV. exclusão do último nó da lista encadeada.


Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4811Q711804 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Tesoureiro, Prefeitura de Água Santa RS, FUNDATEC, 2019

A contabilidade pública municipal, por força de lei, possui algumas características que a diferem da contabilidade empresarial. Em face do princípio da legalidade, na contabilidade do Município, devem ser, obrigatoriamente, observadas algumas regras, tais como: I. As receitas orçamentárias, do mesmo modo que as despesas fixadas na lei de orçamento, quanto à categoria econômica, se dividem em Correntes e de Capital. II. Todos os Municípios devem elaborar o Balanço Orçamentário, no qual são demonstradas as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. III. Para efeito de classificação da despesa pública, considera-se material permanente todo aquele que tiver duração superior a 12 meses. Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4812Q711337 | Raciocínio Lógico, Associação Lógica, Técnico Fazendário, Prefeitura de Manaus AM, FCC, 2019

Uma loja vende chaveiros em formato quadrado ou redondo, nas cores azul ou amarelo. Em um determinado mês, essa loja vendeu 27 chaveiros redondos. Sabendo que o total de chaveiros azuis vendidos nesse mês foi de 17, dos quais 15 são quadrados, e que 1/6 dos chaveiros amarelos vendidos são quadrados, é correto concluir que o total de chaveiros vendidos pela loja nesse mês foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4813Q711256 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auditor de Controle Interno Administração, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

O Instagram recebe 95 milhões de fotos por dia. São 1.100 novas imagens no sistema a cada segundo. Isso sem falar nos outros bilhões de cliques armazenados na memória dos celulares e que nunca verão a luz do dia. Sobre a influência do celular em nossas mentes, marque a resposta CORRETA:
https://super.abril.com.br/ciencia/o-celular-estadestruindo-nossa-memoria/
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4814Q711207 | Direito Constitucional, Organização do Estado, Procurador Jurídico, Prefeitura de Nova Odessa SP, MetroCapital Soluções, 2019

Uma hipotética Proposta de alteração da Lei Orgânica do Município de Nova Odessa, atualmente com cerca de 60.000 habitantes e 9 Vereadores, prevê que a Câmara Municipal passe a ser composta por 15 Vereadores, cujos subsídios, a serem fixados em cada legislatura para a subsequente, deverão corresponder a, no máximo, quarenta por cento dos subsídios dos Deputados Estaduais, observado, ainda, que o total da despesa com a remuneração dos Vereadores não poderá ultrapassar o montante de cinco por cento da receita do Município. Tal proposta, em relação a Constituição Federal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4815Q709654 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Assistente Administrativo, Prefeitura de Petrolina PE, ADM TEC, 2019

Texto associado.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Uma turma de 49 alunos pode ser dividida em 7 grupos de 7 alunos, cada.

II. Um lote de 188 kg de arroz pode ser distribuído igualmente entre 4 escolas, cabendo a cada unidade educacional o equivalente a 57 kg.

III. Se 1 aluno consome em média 0,6kg de merenda por dia, então 10 alunos consumirão, nesse mesmo período, 8kg de merenda.


Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4816Q708394 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A sucessão ecológica pode ser descrita como um fenônemo no qual uma dada comunidade vegetal é progressivamente substituída por outra ao longo do tempo e em um mesmo local. Esses grupos sucessionais apresentam características biológicas diferenciadas. Espécies _________, por exemplo, em geral produzem grande número de sementes, dispersas por animais, e apresentam crescimento _________ da planta, mas geralmente com ciclo de vida _________, pois constituem comunidades com baixa diversidade e alta densidade populacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4817Q707187 | Contabilidade Geral, Demonstração do Valor Adicionado DVA CPC 09, Analista Contábil Jr, EMDEC SP, IBFC, 2019

Texto associado.

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) deve ser apresentada ao final de cada exercício social, pelas entidades sob forma jurídica de Sociedade por Ações, com Capital Aberto, e outras que a lei estabelecer, porém, a Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral (NBC TG 09), Demonstração do Valor Adicionado, recomenda a elaboração da mencionada demonstração por todas as empresas que divulgam demonstrações contábeis. Sendo assim, em relação a DVA, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4818Q706904 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Engenheiro Civil, Prefeitura de Colônia Leopoldina AL, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4819Q706399 | Direito Administrativo, Conceito e Classificação dos Serviços Públicos, Juiz de Direito Substituto, TJ RO, VUNESP, 2019

De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, as áreas da saúde, educação, cultura, desporto e lazer, ciência e tecnologia e meio ambiente configuram 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4820Q706378 | Direito Tributário, Responsabilidade por Transferência, Procurador do Município Júnior, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FAFIPA, 2019

O sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária, porém, pode ocorrer uma responsabilidade solidária por terceiro. Sobre esse tema, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.