Início

Questões de Concursos 2020

Resolva questões de 2020 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q845855 | Nutrição, Administração de Serviços de Alimentação, Prefeitura de Coronel Freitas SC Nutricionista, FEPESE, 2020

Considerando a Resolução-RDC n° 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q673164 | Matemática, MMC e MDC, Recenseador, IBGE, IBADE, 2020

Três objetos luminosos brilham em intervalos regulares. O primeiro a cada 15 segundos, o segundo a cada 20 segundos e o terceiro a cada 25 segundos. Em um dado momento os três brilharam no mesmo instante. Depois de quanto tempo os objetos voltarão a brilhar simultaneamente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q673819 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Consultor Legislativo Redação de Atas e Debates, ALEPI, COPESE, 2020

Texto associado.


Marina comprou 30% de uma torta de frango e 80% de um bolo em uma padaria. Após Marina deixar a padaria, Pedro comprou o que sobrou da torta de frango por 14 reais e o que sobrou do bolo por 6 reais, o valor que Marina pagou em reais é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q859282 | Filosofia e Sociologia do Direito, Moral e Ética, Prefeitura de Cabedelo PB Bibliotecário, EDUCA, 2020

Sobre ética e moral, é correto afirmar que, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q851489 | Administração Geral, Teoria de Sistemas, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC Auxiliar Administrativo, FURB, 2020

Quando se abordam sistemas administrativos, está-se referindo a um conjunto de partes interdependentes que trabalham em conjunto, buscando atingir um objetivo comum. Os sistemas administrativos são mais comumente classificados nos tipos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q675546 | Gestão de Pessoas, Analista Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

O capital intelectual é produzido por meio das competências dos profissionais, as quais podem estar desenvolvidas ou não no seu ingresso e/ou permanência na organização. Em relação ao capital intelectual, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q859013 | Filosofia e Sociologia do Direito, Hermenêutica Jurídica, Prefeitura de Passira PE Procurador Jurídico Municipal, CONTEMAX, 2020

Os caminhos jurídicos do direito brasileiro comportam a via participativa, onde se busca a articulação de indivíduos de diversos setores em direção a um determinado objetivo político, este que deve estruturar legislativa e moralmente as normas constitucionais. Todavia, tal necessidade vem sendo negligenciada ao longo de anos, não exclusivamente no Brasil, surgindo a urgência de expressamente declarar a aplicabilidade imediata das normas constitucionais, a exemplo da constituição portuguesa e a Lei Fundamental Alemã. Assim, mecanismos jurídicos e institucionais são criados para dizer o óbvio: que normas constitucionais são aplicáveis. Mesmo em caso de omissão destas, sobretudo ao se falar de lei, o Poder Judiciário, na importância de sua posição para a integração das normas constitucionais nas práticas diárias dos outros Poderes, pode garantir a aplicabilidade das normas da Carta Magna. Considerando as informações acima, bem como a legislação relativa ao tema, assinale a alternativa que expresse corretamente quais são os outros artifícios hermenêuticos para garantir a aplicabilidade das normas constitucionais em caso de omissão legislativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q850278 | Psicologia, História da Psicologia, Prefeitura de Jaguapitã PR Psicólogo, FAUEL, 2020

A psicologia possui diferentes escolas, diferentes campos de atuação e tendências teóricas, naquilo que se refere à primeira escola que surgiu da PSICOLOGIA ,é CORRETO afirmar que foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q668353 | Raciocínio Lógico, Auditor Fiscal de Tributos, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Considere como verdadeira a seguinte sentença: “Sara vai ao cinema ou ao clube”. A negação dessa sentença, por definição, será dada por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q668819 | Informática, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.

Sistema de numeração é a representação consistente de valores por meio de símbolos e suas composições. O sistema de numeração que nos é mais familiar é o sistema decimal, que opera com a base 10. Entretanto, existem diversos outros sistemas de numeração, como, por exemplo, o sistema hexadecimal. Sobre o tema, assinale a alternativa que indica corretamente a representação hexadecimal correspondente ao valor 27, representado aqui na em base decimal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q859036 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Tenório PB Fisioterapeuta, CPCON, 2020

Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, em relação aos volumes e capacidades pulmonares.
( ) Volume corrente: quantidade de ar trocado durante uma inspiração tranquila seguida por uma expiração também tranquila. ( ) Volume de reserva inspiratória: quantidade máxima de ar que uma pessoa pode inspirar depois de uma expiração em repouso. ( ) Capacidade vital: quantidade total de ar contido nos pulmões após uma inspiração máxima. ( ) Capacidade pulmonar total: é medida por meio de uma inspiração máxima seguida de uma expiração máxima.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimentos dos parênteses.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q849340 | Direito Processual Civil, Sentença, Câmara de Bayeux PB Procurador Jurídico, CPCON, 2020

A respeito do processo de cognição, assinale a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q844380 | Antropologia, Interpretação de Textos, Prefeitura de Bagé RS Antropólogo, FUNDATEC, 2020

O antropólogo Roberto da Matta, em sua tese, apresenta o famoso “jeitinho brasileiro” como uma prática cultural e social do Brasil e, ao mesmo tempo, salienta tal prática como negativa, como uma forma de fraudar regras e normativas no intuito de tirar vantagens. Antes de Roberto da Matta, Sérgio Buarque de Holanda conceituou essa prática como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q847476 | Administração Geral, Abordagem Clássica da Administração, Prefeitura de Massaranduba SC Auxiliar Administrativo, FURB, 2020

O pensamento sobre administração, da forma como a conhecemos hoje, surgiu no início do século XX com o intuito de aumentar a eficiência da produção nas fábricas. Esse pensamento administrativo, mais ligado à ciência, foi iniciado por um pesquisador responsável pelo início daquilo que chamamos de Escola da Administração Científica. O nome desse pesquisador é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q859042 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Prefeitura de Cuitegi PB Assistente Social, CPCON, 2020

Na década de 1940, tivemos no Brasil o início do processo de institucionalização do serviço social, com a criação das primeiras instituições sociais que acolheram o serviço social. Dentre as referidas instituições, mencionadas por Iamamoto & Carvalho (1982), destacam-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q850342 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Coordenador Censitário, IBGE, FGV, 2020

Considere como verdadeira a proposição:
“Solange é loura e Mônica é morena”.
Considere agora as proposições:
I. Solange não é loura ou Mônica é morena. II. Se Solange é loura, então Mônica não é morena. III. Se Mônica não é morena, então Solange é loura.
Dessas três proposições, são verdadeiras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q676623 | Português, Função Sintática dos Termos Sujeito, Oficial de Justiça, TJ RS, FGV, 2020

A frase abaixo em que a substituição do segmento sublinhado por
um advérbio foi feita de forma adequada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q675268 | Jornalismo, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de
grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente
pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas
digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um
paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de
desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q657692 | Gerência de Projetos, PMBOK e Processos de Gerenciamento de Projetos, Analista Judiciário Área Administração, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Segundo o guia Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (PMBOK), a etapa de iniciação é composta de um conjunto de processos que, entre outros objetivos, visa à elaboração e aprovação do Termo de Abertura do Projeto, cujo conteúdo apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q854829 | Matemática, Aritmética e Problemas, Prefeitura de Capim PB Professor A, FACET Concursos, 2020

Para desenvolver conceitos sobre volume de sólidos, uma professora utilizou uma caixa plástica com base 40 cm x 60 cm e altura 30 cm. Ela colocou 36 litros de água na caixa e desafiou seus alunos a determinarem os volumes de certos objetos. João mergulhou um boneco que ficou completamente submerso e notou, através de uma régua, que a altura da coluna de água passou a medir 16 cm. João concluiu, corretamente, que seu boneco ocupava:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.