Início

Questões de Concursos 2020

Resolva questões de 2020 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


111Q668353 | Raciocínio Lógico, Auditor Fiscal de Tributos, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Considere como verdadeira a seguinte sentença: “Sara vai ao cinema ou ao clube”. A negação dessa sentença, por definição, será dada por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q847476 | Administração Geral, Abordagem Clássica da Administração, Prefeitura de Massaranduba SC Auxiliar Administrativo, FURB, 2020

O pensamento sobre administração, da forma como a conhecemos hoje, surgiu no início do século XX com o intuito de aumentar a eficiência da produção nas fábricas. Esse pensamento administrativo, mais ligado à ciência, foi iniciado por um pesquisador responsável pelo início daquilo que chamamos de Escola da Administração Científica. O nome desse pesquisador é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q849340 | Direito Processual Civil, Sentença, Câmara de Bayeux PB Procurador Jurídico, CPCON, 2020

A respeito do processo de cognição, assinale a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q844380 | Antropologia, Interpretação de Textos, Prefeitura de Bagé RS Antropólogo, FUNDATEC, 2020

O antropólogo Roberto da Matta, em sua tese, apresenta o famoso “jeitinho brasileiro” como uma prática cultural e social do Brasil e, ao mesmo tempo, salienta tal prática como negativa, como uma forma de fraudar regras e normativas no intuito de tirar vantagens. Antes de Roberto da Matta, Sérgio Buarque de Holanda conceituou essa prática como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q859042 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Prefeitura de Cuitegi PB Assistente Social, CPCON, 2020

Na década de 1940, tivemos no Brasil o início do processo de institucionalização do serviço social, com a criação das primeiras instituições sociais que acolheram o serviço social. Dentre as referidas instituições, mencionadas por Iamamoto & Carvalho (1982), destacam-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q850342 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Coordenador Censitário, IBGE, FGV, 2020

Considere como verdadeira a proposição:
“Solange é loura e Mônica é morena”.
Considere agora as proposições:
I. Solange não é loura ou Mônica é morena. II. Se Solange é loura, então Mônica não é morena. III. Se Mônica não é morena, então Solange é loura.
Dessas três proposições, são verdadeiras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q676623 | Português, Função Sintática dos Termos Sujeito, Oficial de Justiça, TJ RS, FGV, 2020

A frase abaixo em que a substituição do segmento sublinhado por
um advérbio foi feita de forma adequada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q842294 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente. A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento.

De acordo com foco do psicólogo do esporte, são áreas de intervenção:

I. Práticas de tempo livre.

II. Esporte escolar.

III. Iniciação esportiva.

IV. Reabilitação.

V. Projetos sociais.

Estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q675268 | Jornalismo, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de
grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente
pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas
digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um
paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de
desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q657692 | Gerência de Projetos, PMBOK e Processos de Gerenciamento de Projetos, Analista Judiciário Área Administração, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Segundo o guia Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (PMBOK), a etapa de iniciação é composta de um conjunto de processos que, entre outros objetivos, visa à elaboração e aprovação do Termo de Abertura do Projeto, cujo conteúdo apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

121Q854829 | Matemática, Aritmética e Problemas, Prefeitura de Capim PB Professor A, FACET Concursos, 2020

Para desenvolver conceitos sobre volume de sólidos, uma professora utilizou uma caixa plástica com base 40 cm x 60 cm e altura 30 cm. Ela colocou 36 litros de água na caixa e desafiou seus alunos a determinarem os volumes de certos objetos. João mergulhou um boneco que ficou completamente submerso e notou, através de uma régua, que a altura da coluna de água passou a medir 16 cm. João concluiu, corretamente, que seu boneco ocupava:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q849066 | Português, Interpretação de Textos, Professor Educação Básica II Língua Portuguesa, CPCON, 2020

Segundo o princípio dialógico da linguagem, os enunciados/textos são como fios de uma grande rede que se entrelaçam e estabelecem relações variadas de sentido. Dessa forma, avalie com (V) verdadeiro ou (F) falso as proposições abaixo com relação à produção escrita:
( ) o produtor precisa reconhecer a estrutura formal e composicional das práticas comunicativas configuradas em textos, considerando elementos que os compõem como conteúdo, estilo, função e suporte de veiculação. ( ) a escrita é um trabalho no qual o sujeito tem algo a dizer e o faz sempre em relação a um interlocutor/leitor, com um certo propósito, preservando os princípios sociointeracionistas da linguagem. ( ) um texto impecável é aquele cuja escrita revela perfeição no domínio das regras gramaticais.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q672384 | Matemática, Análise Combinatória, Guarda Municipal, Prefeitura de Vinhedo SP, IBFC, 2020

A senha de um banco é formada por 3 caracteres, sendo uma vogal minúscula e dois números de 1 a 8. Nessas condições, o total de senhas possíveis que podem ser formadas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q854283 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Itajaí SC Bibliotecário, FEPESE, 2020

Leia o poema abaixo e responda a questão.

Recordo ainda…

Recordo ainda… E nada mais me importa

Aqueles dias de uma luz tão mansa

Que me deixavam, sempre de lembrança,

Algum brinquedo novo à minha porta…

Mas veio um vento de desesperança

Soprando cinzas pela noite morta!

E eu pendurei na galharia torta

Todos os meus brinquedos de criança…

Estrada afora após segui… Mas ai,

Embora idade e senso que aparente,

Não vos iluda o velho que aqui vai:

Eu quero meus brinquedos novamente!

Sou um pobre menino… acreditai…

Que envelheceu, um dia, de repente!…

QUINTANA, Mário. Poesias. Porto Alegre: Globo, 1962.

Analise as afirmativas abaixo:
1. O poema traz uma mensagem nostálgica. 2. O poema nega toda uma existência. 3. No 12o verso do poema (12a linha) o poeta afirma seu desejo de voltar aos tempos de menino. 4. O sétimo verso (7a linha) mostra a tranquilidade com que o poeta passou a sua infância. 5. O poeta mostra-se um velho com alma de menino.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q674202 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

A palavra “exigibilidade” pode ser substituída, mantendo o sentido global da frase, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q850084 | Psicologia, Psicologia Social, FURB SC SC Psicólogo, FURB, 2020

De acordo com a perspectiva histórico-cultural, o meio em que a pessoa está inserida tem enorme influência na sua constituição subjetiva, de modo que, por meio da linguagem, os diversos aspectos de sua cultura são a ela comunicados. No que diz respeito ao modo como a pessoa se apropria desses elementos da cultura, pode-se dizer que ela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q677187 | Legislação Básica da SUSEP, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

Os determinantes sociais da saúde interferem diretamente no processo saúde-doença e ditam o mapa de saúde de uma região. Esses determinantes sociais referem-se aos fatores sociais, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Em relação aos determinantes sociais da saúde, assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q657077 | Segurança e Saúde no Trabalho, NR 17 Norma Regulamentadora n° 17 Ergonomia, Gestão de Concursos, 2020

A ergonomia se apoia em diversas áreas do conhecimento humano.

O caráter aplicado da ergonomia se configura na adaptação do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q851983 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração, Prefeitura de Massaranduba SC Auxiliar Administrativo, FURB, 2020

A Teoria das Relações Humanas foi desenvolvida, principalmente, por Elton Mayo, após a Experiência de Hawthorne. Sobre a Teoria das Relações Humanas, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas: I- A Teoria das Relações Humanas é oposta à Teoria Clássica, analisando o trabalhador com uma perspectiva mais humanística e menos mecanicista. II- A Teoria das Relações Humanas está relacionada com a democratização dos conceitos administrativos. III- Na Teoria das Relações Humanas, os psicólogos e sociólogos foram trocados nas organizações pelos engenheiros e técnicos. É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.