Início

Questões de Concursos 2020

Resolva questões de 2020 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1141Q840961 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. As disfonias são classificadas em três grandes categorias: disfonia orgânica, caracterizada por alteração vocal independente do uso da voz, podendo ser causada por diversos processos, com consequência direta sobre a voz; disfonia funcional, que é a alteração vocal decorrente do próprio uso da voz; e disfonia organofuncional, caracterizada por alteração vocal decorrente de lesão benigna secundária ao comportamento vocal inadequado ou alterado. II. O audiograma deve ser construído como uma grade, na qual as frequências, em Hertz (Hz), estão representadas em escala logarítmica na abscissa, e o nível de audição (NA), em decibel (dB), na ordenada. Para garantir dimensão padronizada do audiograma, cada oitava na escala de frequências deve ser equivalente ao espaço correspondente a 20 dB na escala do nível de audição. O eixo da abscissa deve incluir as frequências de 125 Hz a 8.000 Hz, com a legenda de “Frequência em Hertz (Hz)”. O eixo da ordenada deve incluir níveis de audição de -10 dB a 120 dB NA (de acordo com a saída máxima de cada equipamento) com a legenda de “Nível de Audição em Decibel (dB NA)”. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1142Q670999 | Direito Constitucional, Segurança Pública, Promotor de Justiça de Entrância Inicial, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Conforme as previsões constitucionais e a jurisprudência do STF sobre segurança pública, em especial sua estrutura e organização, admite-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1143Q657180 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Judiciário Área Administração, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação ao conceito de cultura organizacional, é correto afirmar que a organização informal caracteriza-se, entre outros fatores, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1144Q375465 | Português, Problemas da língua culta, UFPR, 2020

A respeito do uso dos “porquês” em língua portuguesa, considere as seguintes afirmativas:


1. Não sei por que há pessoas que não acreditam na ida do homem à Lua.

2. Os vereadores não foram à palestra sobre o meio-ambiente porque o prefeito não lhes concedeu verba suficiente para as despesas.

3. Porque há tanta incompreensão no mundo hoje em dia?

4. Um dos funcionários da área de TI faltou ao trabalho e não disse por quê.


Segue(m) as normas da língua portuguesa a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1145Q859217 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Prefeitura de Passira PE Médico Veterinário, CONTEMAX, 2020

A raiva é causada por um vírus pertencente ao gênero Lyssavirus, família Rhabdoviridae, e este encontra-se subdividido em sete genótipos, sendo o da raiva o genótipo1. Para o Brasil, destaca a identificação de cinco variantes para o vírus. Sobre as variantes encontradas no Brasil, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1146Q855779 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações, Prefeitura de Sapé PB Agente de Trânsito, CPCON, 2020

Feita a leitura do excerto do texto de Marina Petri, publicado em 18 de maio de 2018, responda ao que se pede:
[...] Celular e direção são uma combinação perigosa. AAssociação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) revelou que o uso de celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil - atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de álcool pelos motoristas. São cerca de 150 óbitos por dia no país e quase 54 mil por ano provocados pela utilização indevida do aparelho na hora de dirigir. [...] (https://portaldotransito.com.br/noticias/uso-de-celular-na-direcao-e-terceira-causa-de-mortes-no-transito-no-brasil/).
Avalie como (V) verdadeiro ou (F) falso as proposições, embasando-se na temática principal do fragmento do texto e na legislação de trânsito vigente.
( ) Dirigir o veículo utilizando o telefone celular segundo o Código de Trânsito Brasileiro é infração de natureza GRAVE. ( ) Caso o condutor esteja dirigindo o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular, a infração é de natureza MÉDIA. ( ) Na hipótese de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular a infração é de natureza GRAVÍSSIMA.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1147Q854519 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Complexidade Intelectual Arquivologia, CESPE CEBRASPE, 2020

    Sou feliz pelos amigos que tenho. Um deles muito sofre pelo meu descuido com o vernáculo. Por alguns anos ele sistematicamente me enviava missivas eruditas com precisas informações sobre as regras da gramática, que eu não respeitava, e sobre a grafia correta dos vocábulos, que eu ignorava. Fi-lo sofrer pelo uso errado que fiz de uma palavra no último Quarto de Badulaques. Acontece que eu, acostumado a conversar com a gente das Minas Gerais, falei em “varreção” — do verbo “varrer”. De fato, tratava-se de um equívoco que, num vestibular, poderia me valer uma reprovação. Pois o meu amigo, paladino da língua portuguesa, se deu ao trabalho de fazer um xerox da página 827 do dicionário. O certo é “varrição”, e não “varreção”. Mas estou com medo de que os mineiros da roça façam troça de mim, porque nunca os ouvi falar de “varrição”. E se eles rirem de mim não vai me adiantar mostrar-lhes o xerox da página do dicionário. Porque para eles não é o dicionário que faz a língua. É o povo. E o povo, lá nas montanhas de Minas Gerais, fala “varreção”, quando não “barreção”. O que me deixa triste sobre esse amigo oculto é que nunca tenha dito nada sobre o que eu escrevo, se é bonito ou se é feio. Toma a minha sopa, não diz nada sobre ela, mas reclama sempre que o prato está rachado.

Rubem Alves. Internet: (com adaptações).


A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o seguinte item. 

No trecho “Por alguns anos ele sistematicamente me enviava missivas eruditas”, o termo “sistematicamente” poderia ser deslocado para imediatamente após o termo “enviava” — me enviava sistematicamente — sem prejuízo do sentido original do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️

1148Q851312 | Administração Geral, Abordagem Clássica da Administração, Prefeitura de Bagé RS Técnico em RH, FUNDATEC, 2020

Segundo Maximiano (2017), a passagem para o século XX foi um momento de grandes transformações tecnológicas e sociais. Foi a época em que surgiram e cresceram empresas para fornecer, em grandes quantidades, os novos produtos que haviam sido criados e que as pessoas desejavam: automóveis, lâmpadas elétricas, aparelhos de som, cinema e telefones. Nos Estados Unidos e na Europa, as empresas industriais expandiram-se aceleradamente para fornecer esses produtos e serviços. Nasceu daí a necessidade de estudar e criar soluções para lidar com as enormes quantidades de recursos humanos e materiais de todos os tipos, que empresas e governos passaram a mobilizar. Foi essa a origem do grande avanço que hoje conhecemos como escola clássica da administração. Nesse sentido, analise as assertivas que seguem, relativas aos autores das escolas da administração, como local, contribuição de cada autor e enfoque de seus estudos e teorias, assinalando C, para autores pertencentes à escola clássica da administração, ou I, para autores que não pertencem a essa escola.
( ) Henry Fayol - França - Criou o processo da administração com enfoque no papel da administração nas organizações e outros empreendimentos. ( ) Henry Ford - Estados Unidos - Criador da linha de montagem móvel com enfoque na produção em massa. ( ) Elton Mayo - Estados Unidos - Criador das relações humanas com enfoque no comportamento das pessoas em situações de trabalho. ( ) Max Weber - Alemanha - Autor do tipo ideal de burocracia com enfoque na natureza burocrática das organizações.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1149Q843939 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

O basquetebol é um jogo de explosão muscular. Para tanto, o professor deve trabalhar, especialmente, as valências de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1151Q841416 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Analista Legislativo, FCC, 2020

Considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A internet contribuiu, junto com outros avanços tecnológicos, para a segmentação da mídia.
PORQUE
II. A mídia de massa se contraiu enquanto a mídia especializada, por meio da internet, atende quem busca informação segmentada.

É correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1152Q840914 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Santo Augusto RS Técnico de Enfermagem, FUNDATEC, 2020

Um paciente precisa receber um frasco de soro fisiológico (SF) 0,9% de 500 mL em 6 horas. Considerando o arredondamento padrão, o gotejamento do soro, em macrogotas, é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1153Q840534 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

Em uma avaliação, o professor de Educação Física realiza um teste de corrida de 2.400 metros, em doze minutos (Cooper). Assinale a alternativa que apresenta a via predominante de gasto energético e o principal substrato utilizado pelo organismo durante referida atividade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1154Q672738 | Informática, Contador, Prefeitura de São Felipe D Oeste RO, IBADE, 2020

Dos sites abaixo, aquele que funciona como espaço público, onde colaboradores adicionam e modificam conteúdo, criando uma enciclopédia, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1155Q855295 | Matemática, Aritmética e Problemas, Assistente Administrativo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Para satisfazer adequadamente a seguinte equação de 1º grau: 42X + 20 = 230, o valor da incógnita “X” deve ser maior que 9 e menor que 15.

II. Dois cubos, identificados aqui como A e B, possuem as seguintes medidas: a aresta do cubo A é igual a 13 centímetros e a aresta do cubo B é 30% menor que a aresta do cubo A. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que a área total da superfície do cubo B equivale a menos de 52,5% da área total da superfície do cubo A.

III. Considere dois corredores: J e V. Sabe-se que J corre 15 km em 1 hora e 45 minutos, enquanto V caminha 8 km em 1 hora e 20 minutos. Assim, considerando apenas os dados apresentados, é correto afirmar que, para percorrer 1 km, V precisará de, pelo menos, 3 minutos a mais do que J.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1156Q850346 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Cispar PR Técnico em Saneamento, FAFIPA, 2020

A água pode veicular um elevado número de enfermidades e essa transmissão pode se dar por diferentes mecanismos. O mecanismo de transmissão de doenças mais comumente lembrado e diretamente relacionado à qualidade da água é o da ingestão, por meio do qual um indivíduo sadio ingere água que contenha componente nocivo à saúde e a presença desse componente no organismo humano provoca o aparecimento de doença. É importante destacar que tanto a qualidade da água quanto a sua quantidade e regularidade de fornecimento são fatores determinantes para o acometimento de doenças no homem (Ministério da Saúde, 2006). Conforme mostram os mecanismos de transmissão, a insuficiente quantidade de água pode resultar em:


I. Deficiências na higiene.

II. Acondicionamento da água em vasilhames, para fins de reservação, podendo esses recipientes tornarem-se ambientes para procriação de vetores e vulneráveis à deterioração da qualidade.

III. Procura por fontes alternativas de abastecimento, que constituem potenciais riscos à saúde, seja pelo contato das pessoas com tais fontes (risco para esquistossomose, por exemplo), seja pelo uso de águas de baixa qualidade microbiológica (risco de adoecer pela ingestão).


Analise as assertivas acima e assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1157Q843298 | Enfermagem, Higiene nos Procedimentos de Enfermagem, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Enfermeiro, AV MOREIRA, 2020

O nascimento da Enfermagem Moderna é associada à figura de Florence NIghtingale (1820-1910), que parece ter sido influenciada, entre outros aspectos, pelas discussões científicas sobre a água e o seu papel na salubridade dos ambientes, principalmente das cidades modernas. No século XIX, ocorreram algumas inovações na prática da higiene, uma das quais foi o uso do sabão no banho. Água morna e sabão para a enfermeira inglesa era uma combinação que, verdadeiramente, promovia limpeza, onde o banho no leito é uma das práticas de cuidado com o paciente. Dessa forma, o enfermeiro ao realizar um banho no leito em um paciente acamado, o profissional deve seguir alguns princípios que norteiam essa prática. Com base nisso, julgue as alternativas a seguir.
I. O banho no leito deve ser realizado no sentido céfalo-caudal, iniciando pelas áreas com maior presença de sujidades.
II. O banho no leito deve ser realizado colocando o paciente numa maca e o levando para o chuveiro.
III. O banho no leito deve ser realizado no sentido céfalo-caudal, não esquecendo da higienização ocular que deve ser realizada da área externa para a interna.
IV. A higiene masculina deve ser realizada sem o uso de sabão na glande do pênis, pois o sabão irrita esse tecido e causa desconforto.
V. As áreas com presença de maior sujeira devem ser higienizadas primeiro, pois necessitam de mais atenção do profissional.
VI. O banho no leito deve ser realizado no sentido caudal-cefálico, do proximal para o distal.
Avalie as afirmativas acima como verdadeira ou falsa e marque a opção que apresenta conclusão CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1158Q841358 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Sapé PB Técnico em Enfermgem, CPCON, 2020

Sobre os tipos de cirurgias é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1159Q840386 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Prefeitura de Alagoa Nova PB Assistente Social, CONTEMAX, 2020

A instrumentalidade no exercício profissional dos/das assistentes sociais é aqui compreendida como “uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais, no confronto entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional”

GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: CFESS/ABEPSS (org.) Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

No tocante a instrumentalidade como mediação, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1160Q677143 | Raciocínio Lógico, Equivalências e Negações Lógicas, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

Dada a sentença
"Ou Camila é médica ou Ana é dentista".
Assinale a alternativa que apresenta a negação das proposições anteriores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.