Início

Questões de Concursos 2021

Resolva questões de 2021 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1331Q859958 | Português, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Texto associado.

Lições após um ano de ensino remoto na pandemia

1 No momento em que se tornam ainda mais
complexas as discussões sobre a volta às aulas
presenciais, o ensino remoto continua a ser a rotina
de muitas famílias, atualmente.

2 Mas um ano sem precedentes na história veio
acompanhado de lições inéditas para professores,
alunos e estudiosos. Diante do pouco acesso a
planos de dados ou a dispositivos, a alternativa de
muitas famílias e professores tem sido se conectar
regularmente via aplicativos de mensagens.

3 Uma pesquisa apontou que 83% dos professores
mantinham contato com seus alunos por meio dos
aplicativos de mensagens, muito mais do que pelas
próprias plataformas de aprendizagem. Esse uso
foi uma grande surpresa, mas é porque não temos
outras ferramentas de massificação. A maior parte
do ensino foi feita pelo celular e, geralmente, por
um celular compartilhado (entre vários membros da
família), o que é algo muito desafiador.

4 Outro aspecto a ser considerado é que,
felizmente, mensagens direcionadas são uma forma
relativamente barata de comunicação. A importância
de cultivar interações entre os estudantes, mesmo
que eles não estejam no mesmo ambiente físico,
também é uma forma de motivá-los e melhorar
seus resultados. Recentemente, uma pesquisadora
afirmou que "Aprendemos que precisamos dos
demais: comparar estratégias, falar com alunos,
com outros professores e dar mais oportunidades de
trabalho coletivo, mesmo que seja cada um na sua
casa. Além disso, a pandemia ressaltou a importância
do vínculo anterior entre escolas e comunidades".

5 Embora seja difícil prever exatamente como o
fechamento das escolas vai afetar o desenvolvimento
futuro dos alunos, educadores internacionais
estimam que estudantes da educação básica já foram
impactados. É preciso pensar em como agrupar esses
alunos e averiguar os que tiveram ensino mínimo ou
nulo e decidir como enfrentar essa ruptura, com aulas
ou encontros extras, com anos (letivos) de transição.

IDOETA, P.A. 8 lições após um ano de ensino remoto na pandemia. Disponível em:. Acesso em: 21 jul. 2021. Adaptado.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a concordância do termo em destaque está plenamente respeitada em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1333Q833347 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, fundamentado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1335Q835261 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária, Prefeitura de Palhoça SC Engenheiro Sanitarista, IESES, 2021

A Norma NBR 7.229/1993 - Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos – aborda os aspectos de dimensionamento, implantação, operação e manutenção de tanques sépticos, que são amplamente utilizados como soluções individuais para o tratamento de esgoto no Brasil. Sobre o tema, leia atentamente as alternativas a seguir: I. Os tanques sépticos devem observar as seguintes distâncias horizontais mínimas: a) 1,30 m de construções, limites de terreno, sumidouros, valas de infiltração e ramal predial de água; b) 3,5 m de árvores e de qualquer ponto de rede pública de abastecimento de água; c) 15,0 m de poços freáticos e de corpos de água de qualquer natureza. II. A taxa de acumulação total de lodo, em dias, é obtida em função de: a) volumes de lodo digerido e em digestão, produzidos por cada usuário, em litros; b) faixas de temperatura ambiente (média do ano mais frio, em graus Celsius); c) intervalo entre limpezas, em anos. III. As geratrizes inferiores dos tubos de entrada e saída do tanque séptico são desniveladas em 5 cm; IV. Todo tanque deve ter pelo menos uma abertura com a menor dimensão igual ou superior a 0,60 m, que permita acesso direto ao dispositivo de entrada do esgoto no tanque. A sequência de afirmativas INCORRETAS é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1336Q832992 | Geografia, Cartografia, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

A escala cartográfica, elemento presente nos mapas, indica a relação de proporção entre a área real e a representação feita no mapa. Considerando-se que a distância entre duas cidades no mapa em linha reta seja de 12 cm e tendo-se como referência a escala numérica de 1:7.000.000, é correto concluir que a distância entre essas duas cidades é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1337Q832229 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional na Atualidade, Técnico de Enfermagem, PS Concursos, 2021

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, avançou 0,25% em janeiro, depois de ter subido 1,35% em dezembro, segundo divulgou em 09 de fevereiro de 2021 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da menor taxa mensal desde agosto de 2020 (0,24%), embora ela permaneça acima do centro da meta em 12 meses. Dos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados, 7 tiveram avanço nos preços em janeiro.
Das alternativas abaixo, qual teve queda no preço em janeiro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1339Q839414 | Contabilidade Geral, Outras Análises e Modelos, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Contabilidade, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação aos sistemas de custeio para fins de controle, avaliação e gestão, julgue o item seguinte.
Considere que uma empresa venda seu único produto a R$ 100 a unidade, que seus custos e suas despesas fixas somem R$ 3,5 milhões, que seu índice de margem de contribuição seja igual a 0,7 e que seu ponto de equilíbrio seja atingido quando ela fatura R$ 5 milhões. Nessas condições, a empresa atingirá um grau de alavancagem operacional superior a 4 quando seu índice de margem de segurança for igual a 0,5.
  1. ✂️
  2. ✂️

1340Q833793 | Direito do Trabalho, Do Grupo, Prefeitura de Suzano SP Assistente Jurídico, CONSULPLAN, 2021

Analise as afirmativas a seguir. I. Caracterizada a sucessão empresarial ou de empregadores, as obrigações trabalhistas, inclusive as contraídas à época em que os empregados trabalhavam para a empresa sucedida, são de responsabilidade do sucessor. II. O grupo econômico constitui a figura do empregador único. A solidariedade entre as empresas do grupo econômico é tanto passiva quanto ativa, posto que o labor prestado pelo empregado beneficia todo o grupo. III. O responsável solidário, integrante de grupo econômico, que não participou da relação processual como reclamado e que, portanto, não consta no título executivo judicial como devedor, também poderá ser sujeito passivo na execução. IV. A prestação de serviços a mais de uma empresa do mesmo grupo econômico, durante a mesma jornada de trabalho, caracteriza a coexistência de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrário. Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1341Q836365 | Literatura, Modernismo, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

O texto abaixo servirá de base para responder a questão:

"Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou."

(João Guimarães Rosa, em "Grande Sertão: Veredas.)

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/resumos-de-livros/guimaraes-rosa.htm Acessado em 28/02/2021 
A partir do excerto trazido acima, é possível afirmar que são traços estilísticos da escrita do autor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1342Q833556 | Português, Funções morfossintáticas da palavra SE, CRF MS Assistente Administrativo, IDIB, 2021

TEXTO I

É assim que acontece a bondade

Rubem Alves

(...)

O que pode ser ensinado são as coisas que moram no mundo de fora:

astronomia, física, química, gramática, anatomia, números, letras, palavras.

Mas há coisas que não estão do lado de fora, coisas que moram dentro do corpo.

Estão enterradas na carne, como se fossem sementes à espera…

Sim, sim! Imagine isto: o corpo como um grande canteiro!

Nele se encontram, adormecidas, em estado de latência, as mais variadas sementes.

Elas poderão acordar, como a Bela Adormecida acordou com um beijo.

Mas poderão também não brotar.

Tudo depende…

As sementes não brotarão se sobre elas houver uma pedra.

E também pode acontecer que, depois de brotar, elas sejam arrancadas…

De fato, muitas plantas precisam ser arrancadas, antes que cresçam:

as pragas, tiriricas, picões…

Uma dessas sementes é a “solidariedade”.

A solidariedade não é uma entidade do mundo de fora,

ao lado de estrelas, pedras, mercadorias, dinheiro, contratos.

Se ela fosse uma entidade do mundo de fora poderia ser ensinada e produzida.

A solidariedade é uma entidade do mundo interior.

Solidariedade nem se ensina, nem se ordena, nem se produz.

A solidariedade tem de brotar e crescer como uma semente…

Veja o ipê florido!

Nasceu de uma semente.

Depois de crescer não será necessária nenhuma técnica,

nenhum estímulo, nenhum truque para que ele floresça.

Angelus Silesius, místico antigo, tem um verso que diz:

“A rosa não tem porquês. Ela floresce porque floresce”.

O ipê floresce porque floresce.

Seu florescer é um simples transbordar natural da sua verdade.

A solidariedade é como o ipê:

nasce e floresce. 

Mas não em decorrência de mandamentos éticos ou religiosos.

Não se pode ordenar: “Seja solidário!”

A solidariedade acontece como um simples transbordamento:

as fontes transbordam…

Já disse que solidariedade é um sentimento.

É esse o sentimento que nos torna humanos.

A solidariedade me faz sentir sentimentos que não são meus, que são de um outro. Acontece assim: eu vejo uma criança vendendo balas num semáforo.

Ela me pede que eu compre um pacotinho das suas balas.

Eu e a criança – dois corpos separados e distintos.

Mas, ao olhar para ela, estremeço:

algo em mim me faz imaginar aquilo que ela está sentindo.

E então, por uma magia inexplicável, esse sentimento imaginado se aloja junto dos meus próprios sentimentos.

Na verdade, desaloja meus sentimentos, pois eu vinha, no meu carro, com sentimentos leves e alegres,

e agora esse novo sentimento se coloca no lugar deles.

O que sinto não são meus sentimentos.

Foram-se a leveza e a alegria que me faziam cantar.

Agora, são os sentimentos daquele menino que estão dentro de mim.

Meu corpo sofre uma transformação:

ele não é mais limitado pela pele que o cobre.

Expande-se.

Ele está agora ligado a um outro corpo que passa a ser parte dele mesmo.

Isso não acontece nem por decisão racional, nem por convicção religiosa, nem por um mandamento ético.

É o jeito natural de ser do meu próprio corpo, movido pela solidariedade.

Pela magia do sentimento de solidariedade meu corpo passa a ser morada do outro.

É assim que acontece a bondade.

O menino me olhou com olhos suplicantes.

E, de repente, eu era um menino que olhava com olhos suplicantes…


Disponível em https://rubemalvesdois.wordpress.com/2010/09/11/e-assim-que-acontece-a-bondade/

As sementes não brotarão se sobre elas houver uma pedra”.

A partícula “se” pode exercer diferentes funções nas orações, dependendo do papel que desempenha em relação aos outros elementos sintáticos. No caso do período destacado, a partícula “se” está exercendo função de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1343Q838691 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, CRBM 4 Agente Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

A respeito de Estado, governo e Administração Pública, julgue o item.

De acordo com o princípio da publicidade, todos os atos da Administração Pública devem ser públicos, sendo-lhe vedada a prática de quaisquer atos de natureza sigilosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1344Q836137 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021

Os diâmetros são definidos como a distância entre as proeminências ósseas definidas através de pontos anatômicos ,medidas que procuram estabelecer distâncias projetadas perpendicularmente ao eixo longitudinal do corpo. Sobre os principais diâmetros analise o contexto a seguir relacionado aos procedimentos , e assinale a alternativa CORRETA: Identifica-se a localização desses pontos percorrendo os dedos a espinha de ambas as escápulas até a sua borda externa e lateral, e a medida é realizada utilizando as hastes do paquímetro ligeiramente voltadas para cima ou para baixo em relação ao plano horizontal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1345Q833071 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de São Miguel da Boa Vista SC Nutricionista, Alternative Concursos, 2021

PNAE é considerado um dos maiores programas na área de alimentação escolar do mundo, uma vez que atende a todos os alunos matriculados na educação básica pública, independentemente de classe, etnia ou religião. Trata-se de uma oportunidade não apenas de oferecer alimentos que satisfaçam as necessidades nutricionais dos educandos no período em que estão na escola, mas também de contribuir para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e a formação de hábitos e práticas alimentares saudáveis nas comunidades local e escolar. São diretrizes do PNAE:
I. O emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, respeitando a cultura local, melhorando rendimento escolar, respeitando faixa etária específica não atendendo necessidades específicas aos que necessitam. II. Universalidade aos alunos da rede pública de educação básica. III. Acesso de forma igualitária respeitando as diferenças psicológicas entre as idades e condições de saúde dos alunos que necessitam de atenção específica. IV. Exclusão da educação nutricional e alimentar, nas temáticas curriculares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1347Q838232 | Engenharia Agronômica, Entomologia, Analista em Desenvolvimento Regional, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca da entomologia agrícola e do manejo e controle integrado de pragas, julgue o item a seguir.

Manter a população de pragas abaixo do nível de dano econômico reduz os inimigos naturais na área e, consequentemente, demanda aumento no número de aplicações de inseticidas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1348Q833282 | Português, Interpretação de Textos, Professor, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

Leia o texto a seguir.

Você ainda vai comer insetos

    Há pouco tempo, uma amiga que mora em Nova York me falou que tinha comprado farinha de grilo para fazer cookies. A princípio achei que “grilo” se tratasse de uma nova marca, mas estava completamente enganado. Ele se referia precisamente à farinha – cada vez mais popular – feita dos abundantes insetos, sobre os quais pouca gente no Brasil pensa como comida.

    O fato é que insetos estão se tornando, lentamente, a nova onda gastronômica no ocidente. Prova disso é que varias startups (empresas em fase inicial que desenvolvem serviços inovadores) estão surgindo nesse mercado da entomofagia. Dentre seus produtos estão grilos, larvas e barras de proteína feitas de insetos comestíveis.

    Basta um passeio rápido pela internet (e pelos principais supermercados de produtos orgânicos nos EUA) para ver a chegada desses produtos. Os rótulos são bem claros: nenhum deles contém glúten, aditivos, corantes ou alimentos geneticamente modificados. Além disso, a cada 10 gramas, 6 em média são de pura proteína.

    Hoje, são dois bilhões de pessoas no mundo que comem insetos todos os dias como parte de sua alimentação básica, conforme relatório das Nações Unidas. Mais do que isso, a alta gastronomia descobriu há algum tempo esse nicho. Restaurantes que estão no topo da lista dos melhores do mundo têm pratos com insetos em seu cardápio. 

    A ONU publicou até o ranking dos insetos-comida mais populares. Em primeiro lugar vêm os besouros, seguidos das lagartas, abelhas, vespas e formigas. Gafanho tos e grilos vêm a seguir. As posições seguintes são ocupadas pelas cigarras, os cupins e as libélulas.

    Do ponto de vista da sustentabilidade e da segurança alimentar, insetos fazem todo sentido como comida. Do ponto de vista nutricional, são ricos em proteínas, ácidos graxos, açúcares e têm altas concentrações de vitaminas. Além disso, são baratos.

    É claro que o aspecto cultural no ocidente torna o consumo de insetos praticamente um tabu entre nós. Mas as barras de proteínas e a farinha de grilo adicionada a outros produtos funcionarão como a porta de entrada para a entomofagia ocidental.

(Ronaldo Lemos. Folha de S. Paulo. Mercado, 03.09.2018. Adaptado.)

No trecho – Basta um passeio rápido pela internet e pelos principais supermercados de produtos orgânicos dos EUA para ver a chegada desses produtos. – a expressão destacada estabelece relação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1349Q836625 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, CRBM 4 Provas Fiscal Biomédico Assistente de Gestão, Instituto Quadrix, 2021

Com base no Manual de Redação da Presidência da República (3.a edição), julgue o item.

Nos termos do Manual de Redação da Presidência da República, o gênero textual e-mail não pode constituir um documento oficial.

  1. ✂️
  2. ✂️

1350Q831772 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Sobre o ensino de ciências de acordo com a BNCC, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Nos anos finais do Ensino Fundamental, a exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material continua sendo fundamental. Todavia, percebe-se uma ampliação da capacidade de abstração e da autonomia de ação e de pensamento, em especial nos últimos anos, e aumento do interesse dos alunos pela vida social e busca de uma identidade própria. II. Os estudantes desse período conseguem explorar aspectos mais complexos das relações consigo mesmos, com os outros, com a natureza, com as tecnologias e com o ambiente; ter consciência dos valores éticos e políticos envolvidos nessas relações; e, cada vez mais, atuar socialmente com respeito, responsabilidade, solidariedade, cooperação e repúdio à discriminação. III. É importante motivar os estudantes desse período com desafios cada vez mais abrangentes, o que permite que os questionamentos apresentados a eles, assim como os que eles próprios formulam, sejam mais complexos e contextualizados. IV. À medida que se aproxima a conclusão do Ensino Fundamental, os alunos são capazes de estabelecer relações ainda mais profundas entre a ciência, a natureza, a tecnologia e a sociedade, o que significa lançar mão do conhecimento científico e tecnológico para compreender os fenômenos e conhecer o mundo, o ambiente, a dinâmica da natureza. V. É fundamental que os estudantes desse período tenham condições de ser protagonistas na escolha de posicionamentos que valorizem as experiências pessoais e coletivas, e representem o autocuidado com seu corpo e o respeito com o do outro, na perspectiva do cuidado integral à saúde física, mental, sexual e reprodutiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.