Início

Questões de Concursos 2021

Resolva questões de 2021 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1841Q838678 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, DPE PB Profissional de Contabilidade, APICE, 2021

Alguns ativos são definidos como “patrimônio cultural” devido a sua relevância cultural, ambiental ou histórica. Exemplos de patrimônio cultural incluem monumentos e edificações, sítios arqueológicos, áreas de conservação, reservas naturais e obras de arte. Certas características, incluindo as seguintes, são geralmente apresentadas por itens do patrimônio cultural (apesar dessas características não serem exclusivas de tais itens):
• seu valor em termos cultural, ambiental, educacional e histórico é improvável de ser totalmente refletido em valor financeiro baseado a preços de mercado; • obrigações legais e/ou estatutárias podem impor proibições ou severas restrições à sua alienação por venda; • são geralmente insubstituíveis e seus valores podem aumentar ao longo do tempo, mesmo se sua condição física se deteriorar; e • pode ser difícil estimar sua vida útil, que, em alguns casos, pode ser de centenas de anos. Entidades do setor público podem possuir expressivos valores em itens do patrimônio cultural, que foram sendo adquiridos ao longo de muitos anos e por vários meios, incluindo compra, doação, legado e desapropriação.
Pode-se afirmar como falso ou verdadeiro:
I. esses itens são mantidos geralmente pela capacidade de gerar fluxo de caixa aos cofres públicos; II. alguns itens do patrimônio cultural possuem benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços além de seu valor cultural; III. quando a divulgação de informações a respeito deste patrimônio cultural é exigida: a base de mensuração utilizada; o método de depreciação utilizado, se houver; o valor contábil bruto; a depreciação acumulada no final do período, se houver; e a conciliação do valor contábil entre o início e o final do período; IV. O custo de item deste ativo deve ser reconhecido somente se: (a) for provável que benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços associados ao item fluirão para a entidade independente se o custo ou o valor justo do item puder ser mensurado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1842Q835863 | Segurança e Saúde no Trabalho, Norma Regulamentadora Atividades Insalubres, MSGás Técnico Segurança do Trabalho, IESES, 2021

O espectro sonoro é a faixa de frequências em que existem ondas sonoras, sejam elas audíveis ou não. De maneira geral, alguns sons são considerados inaudíveis, (ex. infrassons e ultrassons) por estarem situados fora de um espectro dentro do qual são chamados de sons audíveis. De acordo com a citação acima, assinale a alternativa correta, no que diz respeito à quais limites de Frequência (Hz) estariam localizados os sons inaudíveis pelo homem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1843Q836888 | Direito Administrativo, Parcerias público privadas, CODEVASF Assessor Jurídico Direito, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando as normas e os princípios de direito econômico, julgue o item a seguir.

É permitida a constituição de parceria público-privada para a exploração de uma concessão comum, desde que essa parceria não envolva uma contraprestação pecuniária do parceiro público.
  1. ✂️
  2. ✂️

1844Q837147 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

Provas de atletismo realizadas em setores específicos do estádio, cujas dimensões são determinadas pelas regras internacionais, e compreende o arremesso do peso, o lançamento do dardo, do disco e do martelo e os saltos à altura, à distância, triplo e com vara. São:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1845Q834076 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, MSGás Tecnico Contabilidade, IESES, 2021

Sobre as principais características do gás natural, conforme a MSGÁS, verifique as assertivas e assinale a correta. I. Odor: O Gás Natural tem cheiro peculiar, o que auxilia na identificação de vazamentos. II. Poder Calorífico: o Poder Calorífico Superior do Gás Natural é 9.400kcal/Nm³. III. Toxidade: o Gás Natural não é tóxico e se dissipa facilmente na atmosfera. IV. Aspectos da chama: a chama apresenta boa aparência, firmeza e uniformidade com coloração azulada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1846Q832051 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Modelo SC Técnico em Saúde Pública, Alternative Concursos, 2021

São locais de escolha para aplicação de medicamentos intramusculares, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1847Q833846 | Direito Urbanístico, Estatuto da Cidade Lei 10257 2001, Prefeitura de São José do Cedro SC Procurador Municipal, AMEOSC, 2021

De acordo com a Lei 10.257/2001 (Estatuto da Cidade), o instituto que confere ao poder público municipal preferência para aquisição de imóvel urbano objeto de alienação onerosa entre particulares é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1848Q836932 | Engenharia Agronômica, Fruticultura, Analista em Desenvolvimento Regional, CESPE CEBRASPE, 2021

Julgue o item a seguir, acerca das técnicas de cultivos de grandes culturas e de espécies frutíferas, da melhoria da produtividade agrícola e da tecnologia de sementes.

O tratamento de sementes é eficiente somente para o controle das pragas que as danificam até o momento da emergência.
  1. ✂️
  2. ✂️

1849Q833608 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Infantil, IESES, 2021

Sobre o currículo da Educação Infantil na Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1851Q835685 | Direito Penal, Crimes contra Sistema Financeiro Nacional, Polícia Federal Delegado de Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2021

Com base na Lei n.º 7.492/1986, que diz respeito aos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, e na Lei n.º 8.137/1990, que se refere aos crimes contra a ordem econômica, tributária e as relações de consumo, julgue o item que se segue.

A gestão fraudulenta e a gestão temerária de instituição financeira são crimes afiançáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

1852Q834923 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Prefeitura de Itá SC Psicólogo, AMAUC, 2021

Assinale a alternativa incorreta:

O psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização, considerará:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1854Q832399 | Odontologia, SUS, Prefeitura de Itá SC Odontólogo, AMAUC, 2021

De acordo com Nota Técnica 01/2016, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma estratégia inovadora para a Atenção Básica/Estratégia de Saúde da Família que deve provocar a mudança, na atuação dos profissionais e ampliar a abrangência e o escopo das ações e sua resolutividade. Seu objetivo principal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1855Q833696 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Infantil, Alternative Concursos, 2021

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), art. 12, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1856Q838587 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021

Alguns elementos do movimento fazem parte da dança como fluência, espaço, peso e tempo. Sobre fluência é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1857Q833542 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, CRECI CE 15a Região Agente Fiscal, IDIB, 2021

No que se refere ao Poder Legislativo, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1858Q832781 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Infantil, Alternative Concursos, 2021

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), art. 4º, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1859Q837656 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, CRECI 14a Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

A tripartição dos Poderes da União foi consagrada no artigo 2.º da Constituição Federal de 1988, que prevê a existência independente e harmônica do Legislativo, do Executivo e do Judiciário. Com relação a esse assunto, julgue o item.

A função típica do Poder Judiciário é solucionar, definitivamente, conflitos de interesses, por meio da aplicação do direito ao caso concreto.
  1. ✂️
  2. ✂️

1860Q835617 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Ginecologista e Obstetra, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2021

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as medicações de eleição no tratamento da emergência hipertensiva na gestação e na eclampsia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.