Início

Questões de Concursos 2021

Resolva questões de 2021 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


511Q831881 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Modelo SC Técnico em Saúde Pública, Alternative Concursos, 2021

De acordo com os conceitos de surto, pandemia, epidemia e endemia, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q697995 | Legislação de Trânsito CTB, Legislação de Trânsito, Primeira Habilitação, Detran SP, 2021

A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança para condutores e passageiros é porque evita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

513Q839411 | Informática, Microsoft Word e BrOfficeorg Writer, CIESP Médico Veterinário, CIESP, 2021

Paulo utiliza em seu trabalho o editor de texto Microsoft Word 2010 (em português) para produzir os documentos da empresa. Certo dia Paulo digitou um documento contendo 7 páginas de texto, porém, precisou imprimir apenas as páginas 1, 3, 5, 6 e 7. Para imprimir apenas essas páginas, Paulo clicou no Menu Arquivo, na opção imprimir e, na divisão Configurações, selecionou a opção Imprimir Intervalo Personalizado. Em seguida, no campo Páginas, digitou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

514Q835338 | Português, Interpretação de Textos, FSPSS Enfermeiro, FSPSS, 2021

Todas as sentenças abaixo apresentam ambiguidades. Assinale a alternativa em que a ambiguidade não pode ser desfeita com a simples alteração na ordem das palavras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

515Q697691 | Legislação de Trânsito CTB, Renovação da Habilitação, Detran RJ, 2021

O condutor que tenha o propósito de ultrapassar um veículo de transporte coletivo que esteja parado, efetuando embarque e o desembarque, com vistas à viabilizar a segurança dos pedestres, deverá reduzir a velocidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

516Q833645 | Geografia, Regionalização Brasileira, Prefeitura de Arenápolis MT Professor Educação Básica, Prefeitura de Arenápolis MT, 2021

A divisão regional do Brasil conhecida como quatro Brasis, proposta em 1999, teve como critério o meio-técnico-informacional. Assim, pode-se afirmar que ela foi baseada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q521557 | Legislação de Trânsito CTB, Primeira Habilitação, Detran RJ, 2021

Os pneus dos automóveis possuem um tempo de vida útil. Para que esse tempo não seja diminuído, a correta calibração e o devido rodízio devem ser feitos, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

518Q832446 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Lei 9784 99, MSGás Analista de Processos Comunicação, IESES, 2021

Considerado o disposto na Lei nº 9.784/99 e suas alterações, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

519Q834419 | Pedagogia, Currículo, Professor de Educação Infantil, OMNI, 2021

Analise as afirmativas abaixo a respeito de algumas condições da organização curricular das instituições de Educação Infantil:
I-Assegurar a educação de modo integral, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. II- Considerar a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças. III-Conhecer as culturas plurais que constituem o espaço da creche e da pré-escola, a riqueza das contribuições familiares e da comunidade, suas crenças e manifestações, e fortalecer formas de atendimento articuladas aos saberes e às especificidades étnicas, linguísticas, culturais e religiosas de cada comunidade. IV-Cumprir o dever do Estado com a garantia de uma experiência educativa com qualidade a todas as crianças na Educação Infantil.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

520Q834627 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional na Atualidade, Prefeitura de Jacinto Machado SC Assistente Social, PS Concursos, 2021

O desempenho econômico do Norte e Nordeste deve ser o mais prejudicado com o fim do Auxílio Emergencial, que teve a sua última parcela depositada no mês de dezembro. Sem a ajuda do governo federal, as duas regiões vão colher uma forte queda na renda e um crescimento mais baixo do que a média nacional neste ano. Com relação a este assunto e matéria publicada no portal g1 em 11 de janeiro de 2021, leia os itens abaixo:
I. Estudo realizado pela consultoria Tendências aponta que o rendimento dos moradores da região Norte saltou 13,1% no ano passado, enquanto que o dos habitantes do Nordeste cresceu 8,3%. Em 2021, porém, os dados apontam para uma reversão: a renda do Norte vai despencar 8,5% e a do Nordeste, 8%. Como comparação, a renda de todo o Brasil cresceu 4,6% no ano passado e deve recuar 3,7% em 2021. II. Segundo a Caixa Econômica Federal, as transferências da União somaram R$ 292,9 bilhões e alcançaram 67,9 milhões de pessoas - quase um terço da população do país. III. O fim do Auxílio Emergencial vai abrir uma lacuna preocupante no orçamento das famílias mais pobres. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que 2,9 milhões de domicílios (4,3% do total) sobreviveram, em novembro, apenas com o valor do benefício.
Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

521Q697647 | Legislação de Trânsito CTB, Primeira Habilitação, Detran RJ, 2021

Aos veículos reprovados na inspeção de segurança e na de emissão de gases poluentes será aplicada a medida administrativa de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

522Q859664 | Matemática, Escriturário, Banco do Brasil, Fundação Cesgranrio, 2021

Uma empresa paga um salário bruto mensal de R$ 1.000,00 a um de seus funcionários. Além desses honorários, a empresa deve recolher o FGTS desse empregado. Sabendo-se que o valor pago corresponde a, aproximadamente, 8,33% do salário bruto, qual o valor pago, a título de FGTS, por esse funcionário?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q835656 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021

As lutas podem ser definidas como práticas corporais com importância histórica e social, com objetivos voltados à oposição de ações entre indivíduos, nas quais o foco está no corpo da outra pessoa e as ações são de caráter simultâneo e imprevisível, surgindo algumas características dessas práticas a respeito do foco no oponente, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

524Q832186 | Informática, Microsoft Excel, Analista Processos Jurídicos, APEX Brasil, CESPE CEBRASPE, 2021

No Excel, para auxiliar no realce de regras de células, destacando-se, por exemplo, na formatação, barras de dados e escalas de cor, deve-se recorrer à opção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

525Q697738 | Legislação de Trânsito CTB, Renovação da Habilitação, Detran RJ, 2021

Ao conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos, incluindo os seres humanos, dá-se o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

526Q832502 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

Sobre motivação, analise as afirmativas abaixo:

I. As teorias motivacionais podem ser classificadas em teorias de conteúdo ou de processo.

II. Uma teoria motivacional complexa e difícil de ser avaliada é a baseada na expectativa. Essa teoria examina os processos e as etapas seguidas por uma pessoa na busca e obtenção de resultados.

III. A teoria motivacional da equidade enfoca as percepções do indivíduo em relação ao nível de justiça e tratamento que ele recebe em comparação com outros indivíduos.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q697570 | Legislação de Trânsito CTB, Primeira Habilitação, Detran RJ, 2021

Usar o veículo para arremessar, sobre os pedestres ou veículos, água ou detritos, é uma infração que tem como penalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

528Q838191 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Advogado, IMBEL, FGV, 2021

Um professor afirmou:


“Quem acertar todas as questões de múltipla-escolha vai tirar conceito A.”

Alberto é um de seus alunos.

Uma consequência lógica da sentença do professor é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q835104 | Português, Médico Fiscal, IDIB, 2021

TEXTO I 

Modernidade líquida  


    O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos. O conceito opõe-se, na obra de Bauman, ao conceito de modernidade sólida, quando as relações eram solidamente estabelecidas, tendendo a serem mais fortes e duradouras. 
    O que é modernidade líquida? 
    Bauman definiu como modernidade líquida um período que se iniciou após a Segunda Guerra Mundial e ficou mais perceptível a partir da década de 1960. Esse sociólogo chamou de modernidade sólida o período anterior.
    A modernidade sólida era caracterizada pela rigidez e solidificação das relações humanas, das relações sociais, da ciência e do pensamento. A busca pela verdade era um compromisso sério para os pensadores da modernidade sólida. As relações sociais e familiares eram rígidas e duradouras, e o que se queria era um cuidado com a tradição. Apesar dos aspectos negativos reconhecidos por Bauman da modernidade sólida, o aspecto positivo era a confiança na rigidez das instituições e na solidificação das relações humanas. 
    A modernidade líquida é totalmente oposta à modernidade sólida e ficou evidente na década de 1960, mas a sua semente estava no início do capitalismo industrial, durante a Revolução Industrial. As relações econômicas ficaram sobrepostas às relações sociais e humanas, e isso abriu espaço para que cada vez mais houvesse uma fragilidade de laço entre pessoas e de pessoas com instituições. 
    A lógica do consumo entrou no lugar da lógica da moral, assim, as pessoas passaram a ser fortemente analisadas não pelo que elas são, mas pelo que elas compram. A ideia de compra também adentrou nas relações sociais, e as pessoas passaram a comprar afeto e atenção. 
   Nesse contexto, as instituições ficaram estremecidas. O emprego tornou-se um empreendimento completamente individual no momento em que o indivíduo tornou-se um “empreendedor” de si mesmo. Se alguém não obtém sucesso nessa lógica da modernidade líquida, a responsabilidade é completamente individual. 
    Assim sendo, a modernidade líquida tem instituições líquidas, pois cada pessoa é uma instituição. A exploração capitalista deixou de ser vista como exploração e passou a ser vista como uma relação natural em que o sujeito, empreendedor de si mesmo, vende a sua força de trabalho ao sujeito empreendedor que possui o capital.  
    A modernidade líquida é ágil, pois ela acompanha a moda e o pensamento de época. A ciência, a técnica, a educação, a saúde, as relações humanas e tudo mais que foi criado pelo ser humano para compor a sociedade são submetidos à lógica capitalista de consumo. 
    Modernidade líquida e relações humanas  
    As relações humanas ficaram extremamente abaladas com o surgimento da modernidade líquida. Bauman usa o termo “conexão” para nomear as relações na modernidade líquida no lugar de relacionamento, pois o que se passa a desejar a partir de então é algo que possa ser acumulado em maior número, mas com superficialidade suficiente para se desligar a qualquer momento. A amizade e os relacionamentos amorosos são substituídos por conexões, que, a qualquer momento, podem ser desfeitas. 
    As redes sociais e a internet serviram de instrumento para a intensificação do que Bauman chamou de amor líquido: a relação pseudoamorosa da modernidade líquida. Não se procura, como na modernidade sólida, uma companhia afetiva e amorosa como era na modernidade sólida, mas se procura uma conexão (que pode ser sexual ou não, sendo que a não sexual substitui o que era a amizade) que resulte em prazer para o indivíduo. O imperativo da modernidade líquida é a busca por prazer a qualquer custo, mesmo que utilizando pessoas como objetos. Aliás, na modernidade líquida, o sujeito torna-se objeto. 
    As conexões estabelecidas entre pessoas são laços banais e eventuais. As pessoas buscam um número grande de conexões, pois isso se tornou motivo de ostentação. Mais parceiros e parceiras sexuais, mais “amigos” (que, na verdade, não passam, na maioria dos casos, de colegas ou conhecidos), pois quanto mais conexões, mais célebre a pessoa é considerada. Basta fazer uma breve análise das relações sociais em redes sociais como o Facebook: quanto mais “amigos” (que, na verdade, são apenas contatos virtuais) a pessoa tem, mais requisitada ela se torna. (...) 
    Modernidade líquida e consumismo 
    O consumo tornou-se um imperativo na modernidade líquida. Criou-se todo um aparato para que o capitalismo consiga progredir desenfreadamente por meio do consumo irracional. Para além do que o filósofo e sociólogo alemão Karl Marx observou em sua época, um fetiche pelo consumo, criou-se um fetiche pelas marcas, deixando de importar o produto em si, mas a sua fabricante e o seu preço. 
    Consumo sempre foi sinônimo de status, mas, na modernidade líquida, o consumo e o status são expressivamente dotados de uma carga simbólica muito mais intensa do que era na modernidade sólida. O sujeito é objetificado pelo capitalismo, tornando-se apenas o que ele consome, e não mais o que ele é. Na lógica da modernidade líquida, o sujeito é aquilo que ele consome.  
    O modo pelo qual o capitalismo consegue efetuar essa mudança de perspectiva é pela promessa de felicidade: os sujeitos estão cada vez mais ansiosos, tristes e sobrecarregados. Associa-se então o prazer momentâneo oferecido pelo consumo à felicidade. Como esse prazer é rapidamente passageiro, o sujeito sente a necessidade de buscá-lo constantemente, na tentativa de alcançar a felicidade. (...)  

Publicado por Francisco Porfírio
Disponível em https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/modernidade-liquida.htm.


De acordo com o TEXTO I, a partir da análise da teoria de Zygmunt Bauman, a era da modernidade líquida foi marcada, principalmente, por uma mudança que diz respeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

530Q697673 | Legislação de Trânsito CTB, Renovação da Habilitação, Detran RJ, 2021

Para dirigir com maior segurança, a forma correta de segurar o volante de direção com as mãos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.