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Questões de Concursos 2021

Resolva questões de 2021 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


811Q835125 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração, CREFITO 13a Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

No estudo das relações humanas e das relações interpessoais, destaca-se o papel da liderança. Conforme Goleman, os líderes eficazes são parecidos sob um aspecto fundamental: todos têm um alto grau do que ele chama de inteligência emocional. A inteligência emocional é a habilidade de dirigir, de modo eficaz, a si mesmo e seus relacionamentos. Ela consiste em quatro grupos de capacidades fundamentais, cada um composto de várias capacidades distintas: autoconsciência; autogestão; consciência social; e habilidade social. No contexto da habilidade social, a competência de promover a cooperação e de desenvolver equipes é conhecida como
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814Q835179 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, IBGP, 2021

Leia o trecho a seguir: “Na natureza já se observam “desequilíbrios” de forças, com efeitos destrutivos. Diante desses obstáculos à sua segurança, o homem defende-se, domina e disciplina a natureza. No interior do corpo humano, localizou forças destrutivas, como bactérias, vírus e corpos estranhos, combatidos pelos medicamentos, pelos raios X, pelas cirurgias. Contra essas violências biológicas, construiu uma segurança de saúde, no contexto da “_________________ social”. Até na relação mais íntima da natureza com o corpo humano – a alimentação - na ingestão de minerais, vegetais e animais, cercou-se o homem de cuidados cada vez maiores, traduzidos hoje no que se chama de “_______________ alimentar”. Tanto o exagero na comida, quanto a imoderação no consumo de bebidas alcoólicas são consideradas violências, porque nos rendemos a forças destrutivas da integridade de nosso corpo: daí o julgamento _______________ de todas as sociedades em condenar a gula e os rituais públicos ou solitários de embriaguez.” Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/higiene.pdf. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas:
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815Q831973 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente de Pesquisas, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Considere que, para determinada indústria, a produção de janeiro/2021 tenha sido 4% superior à produção de dezembro/2020 e que a produção de fevereiro/2021 tenha sido 7% inferior à produção de janeiro/2021. Nessa situação, com relação a dezembro/2020, a produção dessa indústria em fevereiro/2021
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817Q835531 | Farmácia, Farmacologia, Prefeitura de Peritiba SC Farmacêutico, OMNI, 2021

Os fármacos agonistas do sistema nervoso autônomo simpático são chamados de simpaticomiméticos. Assinale a alternativa correspondente ao fármaco simpaticomimético-Efedrina:
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818Q833318 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Ermo SC Professor de Português, PS Concursos, 2021

Como incentivar a leitura na sala de aula? 4 dicas!

    Aprender a ler é uma das principais conquistas do início da vida. O contato com a literatura favorece todo o desenvolvimento da criança, sendo capaz de melhorar a comunicação, fortalecer os laços afetivos e instigar o raciocínio lógico e a concentração. Saber como incentivar a leitura na sala de aula então é fundamental como exemplo e estímulo para adquirir esse hábito.
    Em qualquer momento da vida, ler é prazeroso e educativo. Se para as crianças e adolescentes faz parte das tarefas e da descoberta do mundo, para adultos e idosos pode ser uma bela companhia para relaxar. O importante é que esta atividade nunca desapareça da sua rotina!
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Por que investir na leitura
    Ler é uma atividade com múltiplos benefícios: ativa o cérebro, desperta a criatividade, melhora a capacidade de interpretação, traz conhecimento, exercita a memória e trabalha a concentração. Sobretudo para o desenvolvimento infantil, é um exercício completo que ainda proporciona o aumento do vocabulário da criança, facilitando a sua comunicação e diversos outros aprendizados.
    A leitura em sala de aula reforça diariamente a aprendizagem, além de ajudar a criar esse hábito. Apesar de o período escolar ser cheio de conteúdos e livros didáticos a serem devorados, é importante estimular a criança a ler nas suas horas vagas assuntos de seu interesse, que lhe tragam prazer, informação e lazer.

Como incentivar a leitura na sala de aula
    Talvez um dos grandes desafios de um professor seja saber como incentivar a leitura na sala de aula e fazer uma criança se apaixonar por esse hábito. Não é incomum ouvir que, nessa fase, eles preferem brincar, praticar algum esporte, jogar videogame ou se dedicar a outras atividades.
    A leitura em sala de aula pode ser o ponto de partida para adquirir esse hábito, principalmente se dentro de casa não há muitos estímulos. Estar atento aos pequenos costumes faz toda a diferença no resultado final, confira algumas dicas de como incentivar a leitura na sala de aula.

Sinalize a importância da leitura
    O passo primordial é demonstrar sempre a importância da leitura como fonte de informação, imaginação, cultura, vocabulário, valores. Incentive o contato e o respeito pelo livro e faça com que este não seja um objeto distante, mas sim parte do seu cotidiano. Essas são boas atividades para incentivar a leitura.

Facilite o acesso às obras
    A criação de um espaço lúdico e propício para a leitura, onde os estudantes tenham acesso às unidades literárias, também deve ser uma preocupação da instituição e é também um ponto fundamental de como incentivar a leitura na sala de aula.
    Atualmente, isso pode ser facilitado e viabilizado até mesmo pela internet, reduzindo custos de aquisição de material, armazenamento ou problemas como perdas. As bibliotecas digitais permitem que todo o grupo de alunos consiga acessar diversos títulos, sem limitações de tempo ou unidades.

Promova eventos
    O teatro, a música, a dança e até a culinária podem ser bons aliados em como incentivar a leitura na sala de aula. Declamar poesias, representar romances ou comédias, testar receitas e diversos outros tipos de apresentações, ajudam a movimentar o ambiente escolar utilizando bases literárias e os talentos de cada um.
    Você ainda pode sugerir a criação de um jornal ou revista da turma. Para isso, divida produção do conteúdo entre os alunos e programe um evento para o lançamento.

Diversifique os temas e os gêneros
    Muitas crianças não se dedicam a ler as mesmas histórias que os outros colegas, mas gostam de ler enciclopédias, livros sobre animais, mapas ou outras curiosidades. Essa é uma maneira generosa de como incentivar a leitura na sala de aula. O essencial é não deixar que esse prazer seja perdido ou visto como uma obrigação, apresentando diversos gêneros e formas de praticar a leitura até que cada uma encontre a que mais lhe agrada.

O trecho abaixo presente na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa evidencia que o papel da literatura: No âmbito do Campo artístico-literário, trata-se de possibilitar o contato com as manifestações artísticas em geral, e, de forma particular e especial, com a arte literária e de oferecer as condições para que se possa reconhecer, valorizar e fruir essas manifestações. Está em jogo a continuidade da formação do leitor literário, com especial destaque para o desenvolvimento da fruição, de modo a evidenciar a condição estética desse tipo de leitura e de escrita. Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitorfruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura. Alternativas:
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819Q672031 | Enfermagem, Guarda Municipal, Prefeitura de Cascavel PR, OBJETIVA, 2021

Considerando-se algumas medidas de primeiros socorros aplicáveis em caso de acidente, analisar os itens abaixo: I. Agir com rapidez, mas sem precipitação; verificar a sua segurança, a segurança da vítima e do local, fazendo, se necessário, um isolamento do local. II. Deve-se saber o que fazer e o que não fazer; usar de bom senso e discrição, atendendo o menos urgente em primeiro lugar e pensando, sobretudo, na segurança do Guarda Municipal. III. Quem presta os primeiros socorros deve conhecer as suas limitações, não se aventurando a praticar ações próprias de médicos. Está(ão) CORRETO(S):
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820Q934323 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Aluno ENCCEJA, ENCCEJA, INEP, 2021

O gráfico apresenta dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes às taxas de sobrepeso (excesso de peso) e de obesidade em meninos e meninas nas diversas regiões do Brasil, em 2016.

Obesidade infantil e sobrepeso nas crianças brasileiras 


Disponível em: www.oestadorj.com.br. Acesso em: 2 set. 2019 (adaptado).

Na análise dos dados, verifica-se menor variação nas taxas de sobrepeso (excesso de peso) e obesidade entre meninos e meninas na Região

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821Q838452 | Português, Professor de Geografia, Prefeitura de Ipira SC, 2021

Marque a alternativa em que haja um artigo definido e um artigo indefinido, respectivamente:
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822Q837101 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

Três colheitadeiras, trabalhando 8 horas por dia, colhem 1500 sacas de soja em um dia. Quantas sacas de soja serão colhidas se forem 5 colheitadeiras trabalhando 6 horas por dia?
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823Q836839 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, CIESP Médico Veterinário, CIESP, 2021

(Enem/2012) O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa. O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido por qual personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido. Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta. As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada.
O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há:
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824Q834564 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, CREFITO 13a Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

A Resolução COFFITO n.º 424/2013 estabelece o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia. Seu artigo 30 determina proibições ao fisioterapeuta no exercício da fisioterapia. Acerca delas, julgue os próximos itens.
I É proibido utilizar, para fins de identificação profissional, titulações outras que não sejam as reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, salvo titulação acadêmica strictu sensu, ou omitir sua titulação profissional quando se anunciar em eventos científicos ou outros. II É proibido substituir a titulação de fisioterapeuta por expressões genéricas, tais como: terapeuta corporal; terapeuta de mão; terapeuta funcional; terapeuta morfoanalista; terapeuta holístico; rpegista; quiropraxista; osteopata; pilatista; bobatiano; esteticista; entre outros. III É proibido deixar de comunicar formalmente ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da região a recusa do registro por parte de instituição ou serviços obrigados a esse registro. IV É proibido deixar de comunicar formalmente à instituição onde trabalha a necessidade de registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da circunscrição, ainda que as empresas estejam legalmente desobrigadas desse registro.
A quantidade de itens certos é igual a
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825Q832342 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Prefeitura de Arenápolis MT Professor Educação Básica, Prefeitura de Arenápolis MT, 2021

O estado de calamidade pública é decretado por governantes em situações reconhecidamente anormais, decorrentes de desastres (naturais ou provocados) e que causam danos graves à comunidade. Sobre o estado de calamidade pública, é correto afirmar:
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826Q835083 | Matemática, Estatística, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Durante uma coleta de dados, foi observado o seguinte comportamento:
● no dia em que foram iniciadas as observações, cada um dos 20 agentes de pesquisas e mapeamento envolvidos na coleta visitou 10 domicílios distintos; ● no primeiro dia subsequente ao início das observações, apenas 19 agentes participaram da coleta, mas, em compensação, cada um deles visitou 11 domicílios distintos; ● no segundo dia subsequente ao início das observações, apenas 18 agentes participaram da coleta, mas, em compensação, cada um deles visitou 12 domicílios distintos; ● esse padrão foi mantido durante os 10 dias subsequentes ao início das observações, ou seja, para 1 ≤ n ≤ 10, no n-ésimo dia subsequente ao início das observações, a quantidade de agentes envolvidos na coleta caiu para (20 - n), mas, em compensação, cada agente remanescente conseguiu visitar (10 + n) domicílios distintos nesse dia.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
I No âmbito dessa coleta de dados, a quantidade de domicílios distintos visitados pelos agentes no dia em que foram iniciadas as observações foi igual à quantidade de domicílios distintos visitados no décimo dia subsequente ao início das observações.
II A quantidade máxima de domicílios distintos visitados em um único dia foi atingida no quinto dia subsequente ao início das observações.
III No âmbito dessa coleta de dados, para 1 ≤ n ≤ 10, denotando-se por dn a quantidade de domicílios visitados pelos agentes no n-ésimo dia subsequente ao início das observações, tem-se que {d1, d2, ..., d10} é uma progressão aritmética.
Assinale a opção correta.
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827Q834677 | Matemática, Álgebra, Prefeitura de Pedrão BA Agente de Serviços Gerais, IDCAP, 2021

Todos os anos João compra e ganha doces para distribuir no dia das crianças na sua comunidade. No ano passado ele comprou 10 pacotes com 50 balas cada e ganhou mais 2 iguais. Se na comunidade de João moram 47 crianças e todas ganharam a mesma quantidade de balas, quantas balas cada criança ganhou?

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829Q669339 | Matemática, Auxiliar Administrativo, CRA RS, FUNDATEC, 2021

Texto associado.

Em uma empresa foi realizada uma pesquisa, no setor de cadastros, sobre as diferentes funções executadas por cada um. Participaram dessa pesquisa 140 funcionários e, constatou-se que 40% do total de funcionários entrevistados realizam registros cadastrais no formato online, 25% são responsáveis pela redação das correspondências oficiais, 10% realizam ambas as funções e os demais funcionários entrevistados atendem o público em geral, presencialmente. Considerando essa situação, o número de funcionários que executam o atendimento ao público em geral presencialmente corresponde a:
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830Q521560 | Legislação de Trânsito CTB, Primeira Habilitação, Detran RJ, 2021

A ultrapassagem de veículos em movimento deverá ser feita pela esquerda e deve-se:

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