Início

Questões de Concursos 2021

Resolva questões de 2021 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


951Q836732 | Matemática, Geometria Plana, Advogado, IMBEL, FGV, 2021

Euclides dispõe de 20 varetas cujos comprimentos, em centímetros, são, respectivamente, os números inteiros de 1 a 20. Ele pega as varetas de comprimentos 6 cm e 13 cm e deseja formar um triângulo em que essas varetas sejam dois dos lados. Entre as varetas restantes, o número de escolhas que Euclides tem para o terceiro lado do triângulo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

952Q834993 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Educação Infantil, OMNI, 2021

Com base na teoria Psicogenética de Wallon, sendo o processo de desenvolvimento a integração de duas suas ramificações: integração organismo-meio e integração cognitiva, afetiva e motora. Assinale alternativa CORRETA sobre tipos de domínio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

953Q833432 | Veterinária, Saúde Pública, Prefeitura de Palhoça SC Médico Veterinário, IESES, 2021

Sobre a Medicina Veterinária e Saúde Pública, é correto afirmar:
I. A saúde pública veterinária compreende todos os esforços da comunidade que influenciam e são influenciados pela ciência médica veterinária, aplicados à prevenção da doença, proteção da vida, e promoção do bem-estar e eficiência do ser humano. II. São consideradas atividades da saúde pública veterinária, as zoonoses, a higiene dos alimentos e os trabalhos de laboratório, de biologia e as atividades experimentais. III. São inúmeras as contribuições da Medicina Veterinária para a saúde humana. A primeira e mais básica função do sanitarista veterinário está fundamentada no contexto puramente veterinário por sua conexão com os animais inferiores e suas doenças, relacionado à saúde e bem-estar humanos. IV. A formação conferida aos médicos veterinários, não os qualifica para desempenhar funções generalistas, funções como a administração, o planejamento e a coordenação de programas de saúde pública, devem ser executadas por outros membros da equipe de saúde pública
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

954Q832878 | Matemática, Álgebra, Nutricionista, Prefeitura de Bombinhas SC, 2021

Tiago comprou um carro financiado em 48 vezes iguais sem juros. Sabendo que ele deu uma entrada de 25% que corresponde a R$12.500,00, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

955Q835103 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Migração, Banco da Amazônia Técnico Científico, CESGRANRIO, 2021

Das 140.774 pessoas em situação de deslocamento forçado registradas no sistema do Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados) no Brasil, 95% são da Venezuela. Destas, 46,7% são mulheres, das quais 31% são menores de idade e 3%, idosas. Segundo Rosana Baeninger, pesquisadora da Unicamp, é possível notar a presença significativa de mulheres em todas as fases da migração da Venezuela para o Brasil. A partir de 2018, com a piora da crise humanitária na Venezuela, intensifica-se a chegada de imigrantes de renda mais baixa pela fronteira amazônica. “É uma migração absolutamente familiar, e a presença feminina é muito vinculada a isso”, afirma a pesquisadora. Nessa fase, trata-se de uma migração fortemente dirigida pelo Estado e por ONGs, por meio da Operação Acolhida.
MANTOVANI, F. Diário de uma Refugiada. Jornal Folha de São Paulo, Mundo, 13 dez. 2020, p. A13. Adaptado.
A respeito da migração internacional, na fase mais recente do deslocamento venezuelano para o Brasil, as imigrantes chegam, majoritariamente, por via terrestre ao seguinte estado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

956Q697888 | Legislação de Trânsito CTB, Mecânica Básica, Primeira Habilitação, Detran SP, 2021

Pratica infração, o motorista que parar o veículo: I - Em jardins públicos; II - Em área de cruzamento de vias; III - Com mais de 50 cm afastado do meio-fio; IV - Em passeios e gramados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

957Q859920 | Informática, Algoritmos e Estrutura de Dados, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Uma das formas de o gerente de uma agência bancária acompanhar a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes é verificar o estado da ordem de atendimento em vários instantes ao longo do expediente. O sistema que a gerência utiliza para tal fim é a estrutura de dados conhecida como FILA, que mostra a situação da ordem de atendimento no instante da verificação. Nesse contexto, implementa-se uma estrutura de FILA de números inteiros com suas duas operações tradicionais: ENFILEIRAR(Z), que ocorre no instante em que um cliente recebe uma senha Z e entra na FILA; e DESENFILEIRAR( ), que ocorre quando um cliente sai da FILA, caso em que DESENFILEIRAR( ) retorna o número da senha. Sabe-se, também, que a representação do estado da FILA em um instante qualquer é realizada listando os elementos, de forma que o primeiro elemento, da esquerda para a direita, é o mais antigo presente na FILA. Nas condições apresentadas, considere uma FILA que começa vazia e realiza as seguintes operações:
ENFILEIRAR(8) → ENFILEIRAR(9) → DESENFILEIRAR( ) → ENFILEIRAR(10) → ENFILEIRAR(11) → ENFILEIRAR(DESENFILEIRAR ( )) → ENFILEIRAR(12) → DESENFILEIRAR( ) → ENFILEIRAR(13) → DESENFILEIRAR( )

Após realizar as operações acima, a FILA estará no estado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

958Q838170 | Direito do Trabalho, Do Grupo, CRECI 14a Região Advogado, Instituto Quadrix, 2021

A relação de emprego tem como principal característica a presença do empregado, parte mais fraca da relação jurídica, que deve ter seus direitos protegidos. No que concerne aos sujeitos da relação de trabalho, julgue o item.

Considera-se como empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
  1. ✂️
  2. ✂️

959Q836975 | Direito Civil, Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro, CRECI 14a Região Advogado, Instituto Quadrix, 2021

A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro regula as normas jurídicas de uma maneira geral, quer sejam do direito público ou do direito privado, e é considerada como uma norma sobre normas, conforme ressalta Carlos Roberto Gonçalves. Acerca dos preceitos contidos no referido ato normativo, julgue o item.

Salvo disposição contrária, a lei começará a vigorar em todo o País 45 dias depois de oficialmente publicada e, se antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada à correção, o prazo será contado a partir da data da primeira publicação.
  1. ✂️
  2. ✂️

960Q835138 | Farmácia, Técnico em Farmácia, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2021

Em uma solução de cloreto de sódio há 40 g em 100 ml. Quantos gramas de cloreto serão necessários para preparar 20 ml de uma solução na mesma concentração?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

961Q833455 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico ESF, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Na semiologia cardíaca , a ausculta das bulhas cardíacas anormais e ruídos adventícios (sopros, estalidos, etc.) permitem o diagnóstico clínico de várias doenças.

Na ausculta cardíaca, a diástole corresponde:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

962Q833405 | Português, Morfologia, Médico Fiscal, IDIB, 2021

TEXTO I 

Modernidade líquida  


    O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos. O conceito opõe-se, na obra de Bauman, ao conceito de modernidade sólida, quando as relações eram solidamente estabelecidas, tendendo a serem mais fortes e duradouras. 
    O que é modernidade líquida? 
    Bauman definiu como modernidade líquida um período que se iniciou após a Segunda Guerra Mundial e ficou mais perceptível a partir da década de 1960. Esse sociólogo chamou de modernidade sólida o período anterior.
    A modernidade sólida era caracterizada pela rigidez e solidificação das relações humanas, das relações sociais, da ciência e do pensamento. A busca pela verdade era um compromisso sério para os pensadores da modernidade sólida. As relações sociais e familiares eram rígidas e duradouras, e o que se queria era um cuidado com a tradição. Apesar dos aspectos negativos reconhecidos por Bauman da modernidade sólida, o aspecto positivo era a confiança na rigidez das instituições e na solidificação das relações humanas. 
    A modernidade líquida é totalmente oposta à modernidade sólida e ficou evidente na década de 1960, mas a sua semente estava no início do capitalismo industrial, durante a Revolução Industrial. As relações econômicas ficaram sobrepostas às relações sociais e humanas, e isso abriu espaço para que cada vez mais houvesse uma fragilidade de laço entre pessoas e de pessoas com instituições. 
    A lógica do consumo entrou no lugar da lógica da moral, assim, as pessoas passaram a ser fortemente analisadas não pelo que elas são, mas pelo que elas compram. A ideia de compra também adentrou nas relações sociais, e as pessoas passaram a comprar afeto e atenção. 
   Nesse contexto, as instituições ficaram estremecidas. O emprego tornou-se um empreendimento completamente individual no momento em que o indivíduo tornou-se um “empreendedor” de si mesmo. Se alguém não obtém sucesso nessa lógica da modernidade líquida, a responsabilidade é completamente individual. 
    Assim sendo, a modernidade líquida tem instituições líquidas, pois cada pessoa é uma instituição. A exploração capitalista deixou de ser vista como exploração e passou a ser vista como uma relação natural em que o sujeito, empreendedor de si mesmo, vende a sua força de trabalho ao sujeito empreendedor que possui o capital.  
    A modernidade líquida é ágil, pois ela acompanha a moda e o pensamento de época. A ciência, a técnica, a educação, a saúde, as relações humanas e tudo mais que foi criado pelo ser humano para compor a sociedade são submetidos à lógica capitalista de consumo. 
    Modernidade líquida e relações humanas  
    As relações humanas ficaram extremamente abaladas com o surgimento da modernidade líquida. Bauman usa o termo “conexão” para nomear as relações na modernidade líquida no lugar de relacionamento, pois o que se passa a desejar a partir de então é algo que possa ser acumulado em maior número, mas com superficialidade suficiente para se desligar a qualquer momento. A amizade e os relacionamentos amorosos são substituídos por conexões, que, a qualquer momento, podem ser desfeitas. 
    As redes sociais e a internet serviram de instrumento para a intensificação do que Bauman chamou de amor líquido: a relação pseudoamorosa da modernidade líquida. Não se procura, como na modernidade sólida, uma companhia afetiva e amorosa como era na modernidade sólida, mas se procura uma conexão (que pode ser sexual ou não, sendo que a não sexual substitui o que era a amizade) que resulte em prazer para o indivíduo. O imperativo da modernidade líquida é a busca por prazer a qualquer custo, mesmo que utilizando pessoas como objetos. Aliás, na modernidade líquida, o sujeito torna-se objeto. 
    As conexões estabelecidas entre pessoas são laços banais e eventuais. As pessoas buscam um número grande de conexões, pois isso se tornou motivo de ostentação. Mais parceiros e parceiras sexuais, mais “amigos” (que, na verdade, não passam, na maioria dos casos, de colegas ou conhecidos), pois quanto mais conexões, mais célebre a pessoa é considerada. Basta fazer uma breve análise das relações sociais em redes sociais como o Facebook: quanto mais “amigos” (que, na verdade, são apenas contatos virtuais) a pessoa tem, mais requisitada ela se torna. (...) 
    Modernidade líquida e consumismo 
    O consumo tornou-se um imperativo na modernidade líquida. Criou-se todo um aparato para que o capitalismo consiga progredir desenfreadamente por meio do consumo irracional. Para além do que o filósofo e sociólogo alemão Karl Marx observou em sua época, um fetiche pelo consumo, criou-se um fetiche pelas marcas, deixando de importar o produto em si, mas a sua fabricante e o seu preço. 
    Consumo sempre foi sinônimo de status, mas, na modernidade líquida, o consumo e o status são expressivamente dotados de uma carga simbólica muito mais intensa do que era na modernidade sólida. O sujeito é objetificado pelo capitalismo, tornando-se apenas o que ele consome, e não mais o que ele é. Na lógica da modernidade líquida, o sujeito é aquilo que ele consome.  
    O modo pelo qual o capitalismo consegue efetuar essa mudança de perspectiva é pela promessa de felicidade: os sujeitos estão cada vez mais ansiosos, tristes e sobrecarregados. Associa-se então o prazer momentâneo oferecido pelo consumo à felicidade. Como esse prazer é rapidamente passageiro, o sujeito sente a necessidade de buscá-lo constantemente, na tentativa de alcançar a felicidade. (...)  

Publicado por Francisco Porfírio
Disponível em https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/modernidade-liquida.htm.


A partícula “que” pode exercer diferentes funções gramaticais em um texto. No período “A amizade e os relacionamentos amorosos são substituídos por conexões, que, a qualquer momento, podem ser desfeitas”, ela está desempenhando a função de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

963Q832011 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, CREFITO 13a Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

Duas fisioterapeutas estão participando de uma entrevista de emprego. Na sala em que elas aguardam a sua vez de fazer a entrevista, existem 10 cadeiras enfileiradas e numeradas de 1 a 10.
Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que as duas pessoas podem se sentar nas cadeiras, deixando ao menos uma cadeira entre elas (um espaço vago), de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

964Q859926 | Informática, Programação, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Um programador de aplicativos para dispositivos Apple com iOS recebeu a seguinte parte de um código, escrito na linguagem swift:

var i:Int var texto:String var num:Int=0 var frase:String=”” for i in 1...3 { num = num+1+i*2 switch num{ case 2...6: texto = “a “ case 7...9: texto = “casa “ case 10...13: texto = “carro “ case 14...16: texto = “eh “ case 17...20: texto = “o “ case 21...23: texto = “forte “ default: texto = “não eh “ } frase = frase+texto } print (frase)

A execução dessa parte do código produz como resposta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

965Q834801 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Arenápolis MT Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Arenápolis MT, 2021

Quanto à assistência de enfermagem diante de curativos, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

967Q833824 | Português, Sintaxe, Nutricionista, Prefeitura de Bombinhas SC, 2021

Todas as orações possuem verbos de ligação, exceto em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

968Q832387 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais Sobre a América Latina, Prefeitura de São Miguel da Boa Vista SC Nutricionista, Alternative Concursos, 2021

A fronteira terrestre representa cerca de 68% de toda a extensão dos limites territoriais brasileiros, colocando o Brasil em contato com dez outras nações sul-americanas. Sendo assim, assinale a alternativa que consta corretamente o nome de um país que faz fronteira ao norte com o Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

969Q859684 | Português, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão.

Vida ao natural

    Pois no Rio tinha um lugar com uma lareira. E quando ela percebeu que, além do frio, chovia nas árvores, não pôde acreditar que tanto lhe fosse dado. O acordo do mundo com aquilo que ela nem sequer sabia que precisava como numa fome. Chovia, chovia. O fogo aceso pisca para ela e para o homem. Ele, o homem, se ocupa do que ela nem sequer lhe agradece; ele atiça o fogo na lareira, o que não lhe é senão dever de nascimento. E ela – que é sempre inquieta, fazedora de coisas e experimentadora de curiosidades – pois ela nem lembra sequer de atiçar o fogo; não é seu papel, pois se tem o seu homem para isso. Não sendo donzela, que o homem então cumpra a sua missão. O mais que ela faz é às vezes instigá-lo: “aquela acha*”, diz-lhe, “aquela ainda não pegou”. E ele, um instante antes que ela acabe a frase que o esclareceria, ele por ele mesmo já notara a acha, homem seu que é, e já está atiçando a acha. Não a comando seu, que é a mulher de um homem e que perderia seu estado se lhe desse ordem. A outra mão dele, a livre, está ao alcance dela. Ela sabe, e não a toma. Quer a mão dele, sabe que quer, e não a toma. Tem exatamente o que precisa: pode ter.
    Ah, e dizer que isto vai acabar, que por si mesmo não pode durar. Não, ela não está se referindo ao fogo, refere-se ao que sente. O que sente nunca dura, o que sente sempre acaba, e pode nunca mais voltar. Encarniça-se então sobre o momento, come-lhe o fogo, e o fogo doce arde, arde, flameja. Então, ela que sabe que tudo vai acabar, pega a mão livre do homem, e ao prendê-la nas suas, ela doce arde, arde, flameja.

(Clarice Lispector, Os melhores contos
[seleção Walnice Nogueira Galvão], 1996)

* pequeno pedaço de madeira usado para lenha

Em uma passagem do texto, o pronome é seguido do seu referente para evitar uma interpretação equivocada. Isso ocorre em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

970Q832460 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Prefeitura de Palhoça SC Médico Veterinário, IESES, 2021

O conhecimento da cadeia epidemiológica é de fundamental importância para que se possa saber onde e como atuar, de forma a interrompê-la e impedir que a doença persista. A cadeia epidemiológica é composta por:
I. Fonte de infecção. II. Via de eliminação. III. Meio de transmissão. IV. Porta de entrada.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.