Início

Questões de Concursos 2022

Resolva questões de 2022 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q859587 | Legislação Estadual, Legislação do Estado da Bahia, Investigador de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBFC, 2022

A Lei Estadual nº 9.433, de 01 de março de 2005, dispõe sobre as licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes do Estado da Bahia. Acerca das disposições legais, assinale a alternativa que apresente a definição de equilíbrio econômicofinanceiro do contrato

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q862256 | Matemática, Lógica Matemática, Agente Censitário, CNU, IDECAN, 2022

Na proposição “Se estudo Matemática, então aprendo sobre a vida”, qual alternativa representa sua correta simbologia? 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q862185 | Geografia, Urbanização brasileira, AMAN, 2022

“Segundo essa teoria, o alto crescimento demográfico seria uma das principais causas da generalização da pobreza em regiões subdesenvolvidas. O aumento descontrolado do número de pessoas atrapalharia o desenvolvimento dos Estados pobres, desviando recursos para investimentos não produtivos, como creches e escolas, e criando relação desfavorável entre o número de pessoas em idade de trabalhar e o total de habitantes. Logo o controle da natalidade seria a resposta para o desenvolvimento”.

Fonte: TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015 (Moderna Plus – volume único, contendo as partes I, II e III, p. 74).

A teoria demográfica descrita no enunciado refere-se à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q861193 | Raciocínio Lógico, Implicação Lógica, Investigador, Polícia Civil SP, VUNESP, 2022

Considere que seja verdadeiro que:

•  os melhores relógios são os suíços;
•  o relógio de André nunca atrasa;
•  os relógios que não atrasam são caros.

É correto deduzir logicamente, a partir dessas afirmações, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q861172 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia e Política, Auxiliar de Serviços Gerais, CRAPA, Instituto Quadrix, 2022

Com relação aos assuntos que envolvem o Brasil e a seus desdobramentos na política, na economia, na sociedade, na saúde, na segurança, nas relações internacionais, no desenvolvimento sustentável e na ecologia, julgue o item.

A liberação do porte de armas para civis no Brasil foi contraditória, pois reduziu drasticamente a criminalidade nas zonas de conflito das grandes cidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

246Q859602 | Direito Constitucional, Investigador de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBFC, 2022

Acerca do procedimento para incorporação, subdivisão ou desmembramento dos Estados, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q861758 | Primeiros Socorros, Transporte da Vítima, Condutor de Ambulância, SESACRE, IBFC, 2022

Os veículos utilizados para transporte de viajantes enfermos ou suspeitos devem possuir minimamente os requisitos, de acordo com o disposto no item 2.1 da Portaria nº 2.048/02. O tipo B é classificado um tipo de ambulância. Assinale a alternativa correta sobre ela.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

249Q935776 | Geografia, Globalização e Desenvolvimento, INEP, INEP, 2022

Texto associado.

Na construção da ferrovia Madeira-Mamoré, o que dizer dos doentes, eternos moribundos a vagar entre delírios febris, doses de quinino e corredores da morte? O Hospital da Candelária era santuário e túmulo, monumento ao progresso científico e preâmbulo da escuridão. Foi ali, com suas instalações moderníssimas, que médicos e sanitaristas dirigiram seu combate aos males tropicais. As maiores vítimas, contudo, permaneceriam na sombra à margem do palco, cobaias sem consolo, credores sem nome de uma sociedade que não lhes concedera tempo algum para ser decifrada.

FOOT HARDMAN, F. Trem fantasma: modernidade na selva. São Paulo: Cia. das Letras, 1988 (adaptado).

No texto, há uma crítica ao modo de ocupação do espaço amazônico pautada na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q861366 | Direito Processual Penal, Competência no Processo Penal, Delegado, Polícia Civil SP, VUNESP, 2022

Nos que concerne à cadeia de custódia e das perícias previstas no Código de Processo Penal, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q861195 | Raciocínio Lógico, Implicação Lógica, Investigador, Polícia Civil SP, VUNESP, 2022

Em uma livraria, o cliente que usa a poltrona no verão não compra livros. Uma consequência lógica dessa situação indica que, nessa livraria,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q944791 | Logística, Estoque, Tecnologia em Logística, MEC, INEP, 2022

A Administração de Materiais compreende o agrupamento de materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade com a demanda de produtos ou serviços da empresa. Dessa forma, pode-se incluir a maioria das atividades realizadas pelos departamentos de compras, recebimento, planejamento e controle da produção, tráfego e estoques. Já a distribuição física refere-se à coordenação entre demanda e suprimento, por meio da movimentação dos produtos acabados ou semiacabados de uma unidade fabril para outra (em uma empresa verticalizada) ou da empresa para seu cliente.
DIAS, M. A. P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010 (adaptado).

Considerando o contexto mencionado, avalie as afirmações a seguir.
I. A expedição de produtos é uma das principais atividades da Administração de Materiais.
II. A programação de compras e estoques é uma atividade da Distribuição Física/ Transporte.
III. O recebimento e a armazenagem de materiais são atividades da Administração de Materiais.


É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q943775 | Economia, Índice de Desenvolvimento Humano, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

"Saiu recentemente na revista The Economist um interessante artigo sobre o que a publicação denominou como meritocracia hereditária. O argumento central é de que os filhos da elite, justamente por serem filhos da elite, são preparados de tal maneira que estas crianças não só chegam ao topo, mas são merecedoras desta situação uma vez que atingem os padrões da meritocracia melhor do que seus pares. Fazem, portanto, jus ao status que herdam.
É inevitável recordar uma crônica do cineasta Cacá Diegues publicada na revista Piauí, intitulada Seleção Artificial que trata do aparecimento, no futuro, do Homo ricus, desenvolvido a partir de uma parcela da população que tem acesso a serviços avançadíssimos de terapia genética na fronteira tecnológica dissociada dos demais Homo sapiens. Os lucros com esta se tornariam de tal modo elevados que os laboratórios deixariam de fabricar os medicamentos convencionais para os homens comuns.
(...)
Tanto a meritocracia hereditária como a seleção artificial são resultados de uma falha da economia de mercado, ainda que ela funcione do modo mais perfeito que os modelos neoclássicos possam conceber: a alocação inicial dos fatores desigual.
O conceito de eficiência subjacente na economia neoclássica é aquele proposto por Pareto, ou seja, qualquer cenário em que não se possa melhorar a situação de alguém sem piorar a situação de outro é um ótimo de Pareto. A eficiência de Pareto, contudo, não busca um ótimo social e tampouco se preocupa com questões de equidade."
Disponível em https://brasildebate.com.br/pela-igualdade-na-distribuicao-inicial-da-riqueza/. Acesso em 17/09/2020.
O trecho acima fala sobre a alocação inicial de fatores e sua relação com a equidade. A equidade é um ponto chave no estudo da economia do bem-estar. Sobre o bem-estar, do ponto de vista econômico é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q861010 | Direito Previdenciário, Regime Geral de Previdência Social, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE, 2022

Acerca do conceito previdenciário de empresa e de empregador doméstico e do financiamento da seguridade social, julgue o item que se segue.

É obrigação das companhias seguradoras que mantêm o seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres o repasse à seguridade social de 50% do valor total do prêmio recolhido e destinado ao Sistema Único de Saúde para custeio da assistência médico-hospitalar dos segurados vitimados em acidentes de trânsito.

  1. ✂️
  2. ✂️

255Q859604 | Direito Constitucional, Investigador de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBFC, 2022

Acerca dos Territórios Federais, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Apesar de terem personalidade jurídica, os Territórios Federais não são dotados de autonomia política.
( ) Assim, como o Distrito Federal, os Territórios não podem ser divididos em Municípios.
( ) Atualmente não existem Territórios Federais no Brasil.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q926186 | Direito Constitucional, Poder Executivo, 2022

Qual a função do Vice-Presidente da República?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q861303 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Advogado, Senado Federal, FGV, 2022

Está em curso, no âmbito do Senado Federal, processo de licitação para contratação de serviços na área de construção civil, sob o regime jurídico da nova lei de licitações.
Na fase de julgamento do procedimento licitatório, constatou-se empate nas propostas originárias das sociedades empresárias Alfa e Beta.
No caso em tela, consoante dispõe a Lei nº 14.133/2021, o primeiro critério de desempate é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q862090 | Conhecimentos Bancários, Atendimento Bancário, Técnico Bancário, Banco da Amazônia, CESGRANRIO, 2022

D é um cliente de renomada instituição financeira e foi atingido por criminosos digitais que entraram em sua conta-corrente e realizaram várias operações financeiras, incluindo saques, transferências, pagamentos e empréstimos, gerando vultoso prejuízo para o correntista. Cumprindo os protocolos, D dirigiu-se à agência bancária onde possuía sua conta-corrente e efetuou contestações às operações, bem como comunicou a fraude ao serviço de atendimento. A instituição comunicou que analisaria as contestações no prazo de trinta dias. Inconformado com o prazo que considerou longo e tendo em vista possuir contas a pagar, D apresentou reclamação à Ouvidoria.

Nos termos da Resolução CMN no 4.860, de 23 de outubro de 2020, é atribuição da Ouvidoria, quando as demandas dos clientes e usuários de produtos e serviços não tiverem sido solucionadas nos canais de atendimento primário da instituição, prestar atendimento de  

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q861395 | Direito Penal Militar, Noções Fundamentais de Direito Penal Militar, Juiz de Direito Substituto, TJ MG, FUNDEP, 2022

Sobre o erro cometido por militar referente ao conteúdo de uma ordem legal recebida de superior hierárquico, relativo ao contexto fático no qual a instrução deveria ser cumprida, que impede o seu cumprimento adequado e causa diretamente prejuízos à administração militar, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q861377 | Direito Processual Penal, Recursos Criminais, Promotor de Justiça Substituto, MPE GO, FGV, 2022

Russel teve instaurada contra si medida cautelar de alienação antecipada de veículo automotor, de sua propriedade, em procedimento investigatório em que se apura sua responsabilidade criminal pela suposta prática dos delitos previstos nos Arts. 333, 317 e 288 do Código Penal e o Art. 1º da Lei nº 9.613/1998. Acolhendo as medidas requeridas pelo Parquet, o juízo criminal competente, ao argumento de que o bem estaria exposto às intempéries em irreversível processo de degradação, reconheceu a alienação antecipada como medida indispensável e urgente, asseverando que a referida decisão não acarretaria prejuízo ao investigado porquanto, em caso de arquivamento da inquisa, haveria a possibilidade de devolução do equivalente pecuniário apurado em leilão. O investigado argumenta que, conforme indica o Certificado de Registro de Veículo apresentado, o referido bem é de sua propriedade muito antes da ocorrência dos fatos investigados, não havendo que se falar em suposta proveniência ilícita dos valores para sua aquisição.

Sobre o cabimento da medida cautelar de alienação antecipada, à luz da orientação do Superior Tribunal de Justiça, é correto afirmar que a venda antecipada do bem é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.