Início

Questões de Concursos 2022

Resolva questões de 2022 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2661Q1036384 | Segurança da Informação, Firewall em Segurança da Informação, Suporte, BANESE, AOCP, 2022

A equipe de segurança Red Team realizou testes de invasão para testar os mecanismos de segurança implementados no ambiente de rede local. Alguns testes de invasão foram conduzidos com sucesso e, no relatório da atividade, a equipe sugeriu a implementação de mecanismos de segurança sobrepostos, de modo a dificultar uma invasão ou incidente de segurança mesmo quando há alguma vulnerabilidade no ambiente. Do que se trata a sugestão dada pela equipe Red Team?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2662Q1072486 | Direito Previdenciário, Crimes contra a Seguridade Social, GEX Guarulhos, INSS, CESPE CEBRASPE, 2022

A empresa W descontou a contribuição previdenciária devida pelos trabalhadores e não a repassou à previdência social.

A empresa X deixou de recolher as contribuições previdenciárias devidas, por estar passando por dificuldades financeiras.

A empresa Y declarou salário de trabalhador inferior ao efetivamente pago, para reduzir contribuição previdenciária devida.

A empresa Z pagou quantia anteriormente devida e subtraída à previdência social antes da prolação de sentença de primeiro grau.


No que se refere a essas situações hipotéticas, julgue o seguinte item.

A empresa Z tem direito à extinção da punibilidade, pelo pagamento da quantia anteriormente subtraída à previdência social.

  1. ✂️
  2. ✂️

2663Q991337 | Direito Constitucional, Fundamentos da República, Guarda Municipal, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Leia as afirmativas abaixo.

A República Federativa do Brasil tem como fundamentos:

I – a cidadania.

II – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

III – o singularismo político.

IV – a soberania.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2664Q1040494 | Enfermagem, Ave Avc, Enfermagem, TRT 16 REGIÃO MA, FGV, 2022

Um servidor de um órgão público foi encaminhado ao serviço médico da instituição com sintomas sugestivos de AVC.
Entre esses sintomas estava a disartria, que é definida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2665Q972919 | Medicina, Intoxicações Exógenas, Medicina do Trabalho, TJDFT, FGV, 2022

A exposição a poeiras respiráveis de sílica livre, além de silicose, gera aumento do risco para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2666Q1040505 | Direito Administrativo, Agentes Públicos e Lei 8 112 de 1990, Área Administrativa, TRT 13 Região PB, FGV, 2022

Após amplos estudos realizados pela equipe de gestão de pessoal do Ministério Alfa, constatou-se que alguns cargos de provimento efetivo deveriam ser deslocados, do referido Ministério, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

À luz da narrativa, é correto afirmar que estamos perante

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2667Q927099 | Direito Administrativo, Requisição administrativa, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2022

Em determinado hospital municipal ocorreu grave incêndio, iniciado por pane elétrica no sistema de refrigeração. Todos os pacientes foram imediatamente retirados do hospital e, diante do iminente perigo público, a autoridade competente determinou que, até que fosse providenciada a remoção dos pacientes para outras unidades de saúde, os enfermos fossem abrigados no pátio de uma grande escola particular situada em frente ao nosocômio.

Buscando obter informações sobre seu eventual direito à indenização, o proprietário da escola particular procurou você, como advogado(a), para obter a orientação jurídica correta.

Segundo sua orientação, no caso em tela, o agente público fez uso da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2668Q993915 | Administração Geral, Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação, IBGE, IDECAN, 2022

Marque a alternativa correta referente as técnicas utilizadas no processo de tomada de decisão durante a fase de diagnóstico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2669Q1006972 | Medicina, Hepatologia, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente cirrótico encaminhado para a realização de EDA para pesquisa de varizes esofágicas. O paciente não tem antecedente de sangramento digestivo. Sobre o caso exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2670Q970365 | Programação, JSON, Tecnologia da Informação, TRT 19ª Região AL, FCC, 2022

Em uma requisição REST os tipos de dados utilizados na requisição e na resposta podem ser acordados entre o servidor e o cliente, sendo mais utilizados os tipos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2671Q1025150 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia de Brasília, Policial Penal, Governo do Distrito Federal, AOCP, 2022

“Brasília faz parte do Planalto Central, Centro-Oeste do Brasil, onde se encontram as cabeceiras de afluentes de três dos maiores rios brasileiros: o Rio Maranhão (afluente do Rio Tocantins), o Rio Preto (afluente do São Francisco) e os rios São Bartolomeu e Descoberto (tributários do Rio Paraná). [...] O período com mais chuvas, geralmente fortes e de curta duração, é entre o fim da primavera e o fim do verão, de outubro ao início de maio, quando a umidade relativa do ar é mais alta (com mais de 70%) e deixa a cidade mais verde.”

Disponível em: https://lwww.df.gov.br. Acesso em: 23 mar. 2022.


A respeito do Distrito Federal e da região em que se localiza, julgue o item a seguir.


O Centro-Oeste é uma das 5 regiões do Brasil estabelecidas pelo IBGE e é a única região do país a não ter acesso direto ao Oceano Atlântico.

  1. ✂️
  2. ✂️

2672Q1025151 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia de Brasília, Policial Penal, Governo do Distrito Federal, AOCP, 2022

“Brasília faz parte do Planalto Central, Centro-Oeste do Brasil, onde se encontram as cabeceiras de afluentes de três dos maiores rios brasileiros: o Rio Maranhão (afluente do Rio Tocantins), o Rio Preto (afluente do São Francisco) e os rios São Bartolomeu e Descoberto (tributários do Rio Paraná). [...] O período com mais chuvas, geralmente fortes e de curta duração, é entre o fim da primavera e o fim do verão, de outubro ao início de maio, quando a umidade relativa do ar é mais alta (com mais de 70%) e deixa a cidade mais verde.”

Disponível em: https://lwww.df.gov.br. Acesso em: 23 mar. 2022.


A respeito do Distrito Federal e da região em que se localiza, julgue o item a seguir.


O Distrito Federal está localizado sobre o segundo maior bioma do Brasil que é dividido entre: Cerrado Denso, Cerrado Típico, Cerrado Ralo e Cerrado Rupestre.

  1. ✂️
  2. ✂️

2673Q1006976 | Medicina, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2022

Considere uma paciente com diagnóstico confirmado de pancreatite aguda. Assinale a alternativa que contém somente possíveis critérios de gravidade da patologia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2674Q963458 | Direito Processual Civil, Critérios de Competência, Juiz Federal Substituto, TRF 4ª REGIÃO, TRF 4a REGIÃO, 2022

Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2675Q944260 | Sociologia, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

No estado de natureza, o ser humano está em um estado de relativa paz com os outros. Porém, esse ser humano não se encontra livre de inconveniências como a da violação daquilo que lhe pertence de forma natural: a propriedade privada e, consequentemente, da violação de sua vida, de sua liberdade, de seus bens. Daí a importância de um contrato social entre os seres humanos convivendo em uma sociedade. O advento do contrato social realiza a passagem do estado de natureza para a sociedade política civil. Assim, a finalidade de qualquer Estado ou governo deve ser a da preservação da propriedade privada e das liberdades individuais. O poder político deve residir justamente no consentimento de cada indivíduo para a garantia desses direitos basilares.
Assinale a alternativa que apresenta a teoria contratualista e o pensador a que se refere o texto anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2676Q972938 | Medicina, Intoxicações Exógenas, Medicina do Trabalho, TJDFT, FGV, 2022

O cultivo extensivo de monoculturas em latifúndios faz com que o Brasil esteja entre os maiores consumidores de agrotóxicos do planeta. A contaminação ambiental, a exposição de trabalhadores e o consumo de alimentos contaminados vêm se tornando um sério problema de saúde pública no país, agravado recentemente com a liberação do uso de diversos pesticidas, incluindo produtos que são proibidos em outros países. Grande parte dos casos de intoxicações agudas e crônicas por agrotóxicos são subnotificados por falta da correlação do quadro clínico com a exposição.
Entre os inseticidas utilizados para fins agrícolas estão os organofosforados, cuja intoxicação aguda é caracterizada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2677Q927121 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedades não personificadas, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2022

A sociedade cooperativa é dotada de características próprias que lhe atribuem singularidade em relação a outros tipos societários, dentre elas o critério de distribuição de resultados. Das alternativas abaixo, assinale a única que indica corretamente tal critério.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2678Q973204 | Direito Penal, Tipo Penal Doloso, Área Judiciária, TJDFT, FGV, 2022

Majoritariamente a doutrina salienta que são duas as espécies de culpa: inconsciente e consciente.
Sobre o tema, é correto afirmar que na culpa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2679Q972949 | Estatística, Principais distribuições de probabilidade, Estatística, TJDFT, FGV, 2022

A ocorrência de ajuizamento de ação de guarda pela Defensoria Pública de uma comarca é modelada como um processo de Poisson de taxa 0,4 por dia. A Defensoria Pública funciona 7 dias por semana.
Em uma semana, o número médio de dias em que ocorre a propositura de ação de guarda por esse órgão da Defensoria é, aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2680Q1057687 | Português, Fonologia, Capitão Oficial Músico, PM ES, INSTITUTO AOCP, 2022

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder a questão.

Asas que absorvem o som

Revista Pesquisa FAPESP

Estruturas microscópicas na escama das asas de duas espécies de mariposa – a chinesa Antheraea pernyi e a africana Dactyloceras lucina – são capazes de absorver grande parte das ondas de ultrassom emitidas por seus principais predadores, os morcegos, constataram pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido (PNAS, 8 de dezembro). Em suas caçadas noturnas, os morcegos emitem silvos e guinchos ultrassônicos. Essas ondas batem no corpo das presas e retornam ao ouvido desses mamíferos alados, permitindo-lhes localizar o jantar. A equipe liderada pelo biólogo acústico Marc Holderied, de Bristol, observou que as escamas das asas das mariposas vibram e abafam as ondas ultrassônicas – cada escama tem 1 milímetro de comprimento e 200 micrômetros de espessura. Combinadas, as dezenas de milhares de escamas absorvem mais ultrassom que a soma de suas partes, abafando uma faixa de frequências entre 20 quilohertz (kHz) e 160 kHz e criando uma camuflagem sonora que dificulta a localização das mariposas. A nanoestrutura descoberta pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais redutores de ruídos.

Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/wpcontent/uploads/2021/01/012-017_notas_299.pdf. Acesso em: 09 jun. 2022.
Considerando o conteúdo de encontros consonantais e dígrafos, assinale a alternativa que apresenta a análise correta das palavras retiradas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.