Início

Questões de Concursos 2023

Resolva questões de 2023 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1181Q914722 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Auxiliar de Cuidador Social, Prefeitura de Unaí MG, COTEC, 2023

O território mineiro foi oficialmente ocupado a partir do século dezoito e, nesse período Colonial, a produção mineral não era a sua única atividade econômica. Nas zonas de mineração, foram fundadas cidades em razão da extração do ouro. Levando em conta o processo de ocupação do território mineiro, estabeleça correlação entre a segunda coluna e a primeira.

1- Fazendas ou engenhos
2- Cidades mineradoras
3- Casas de pau-a-pique
4- Garimpos

( )Possuíam um estilo conhecido como barroco, típico da época de mineração de ouro e pedras preciosas, e, na atualidade, atraem turistas.
( )Eram áreas que desenvolviam atividades agropecuárias destinadas ao abastecimento, combinando o trabalho de mineração e o plantio, o engenho ou o gado.
( )Atraíram grande número de aventureiros, oriundo de Portugal e outros locais das terras brasileiras, em busca de ouro e pedras preciosas.
( )Foram construídas com material encontrado nas regiões com menor população, onde as principais atividades eram a criação de gado e a plantação de roças de feijão.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA, considerando a segunda coluna de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1182Q914458 | História, Era Vargas – 19301954, Cocalzinho, MPE GO, MPE GO, 2023

“Façamos a revolução antes que o povo a faça.” Esta frase, foi atribuída ao governador de Minas Gerais, Antônio Carlos de Andrada, da qual se extrai a ideologia política introduzida na Revolução de 1930, promovida pelos interesses:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1184Q914311 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais Sobre a América Latina, Agente de Serviços Municipais, Prefeitura de Baixo Guandu ES, IDESG, 2023

No dia 04 de julho de 2023, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a presidência do Mercosul, que é o Mercado Comum do Sul, bloco econômico criado em 1991, que engloba os países:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1185Q914308 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Agente de Serviços Municipais, Prefeitura de Baixo Guandu ES, IDESG, 2023

“Este jesuíta, que passou no Brasil quarenta e quatro anos, dos sessenta e três que viveu, recolhera-se ao Espírito Santo ao sentir a aproximação da morte. Reritiba, onde a Companhia possuía uma casa, era o pouso de sua predileção. Ali morreu o Apóstolo do Brasil aos nove dias de junho de 1597. Seu corpo foi trasladado para a vila da Vitória por um cortejo constituído de mais de trezentas pessoas, em maioria indígenas, sendo sepultado na igreja de Santiago.”
(Fonte: https://ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/Livro_Historia_ES.pdf)
O texto acima se refere a qual personagem histórico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1186Q914131 | Nutrição, Óleos e Gorduras, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Santa Lúcia PR, OBJETIVA, 2023

Com relação à utilização de óleos, gorduras, sal e açúcar no preparo de alimentos in natura ou minimamente processados, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Óleos vegetais ou gorduras, sal e açúcar são produtos alimentícios fabricados pela indústria com a extração de substâncias presentes em alimentos in natura ou, no caso do sal, presentes na natureza, por isso não há restrição na quantidade consumida.

( ) Óleos, gorduras, sal e açúcar são produtos alimentícios cujo consumo em excesso pode ser prejudicial à saúde.

( ) enquanto o consumo excessivo de açúcar aumenta o risco de cárie dental, de obesidade e de várias outras doenças crônicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1187Q913990 | Português, Sílaba Monossílabos, Mecânico, Prefeitura de General Carneiro PR, FAU, 2023

Texto associado.

Trabalhadores morrem dentro de tubulação de esgoto no interior de SP


Dois homens, de 49 e 52 anos, morreram enquanto faziam um trabalho dentro de uma tubulação da rede de água e esgoto da cidade de Mogi Guaçu (SP), na tarde da última sexta-feira (4).

Ambos estavam no local para trabalhar no desentupimento de uma tubulação de efluentes, de acordo com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Mogi Guaçu (Samae). Uma das vítimas passou mal e, ao tentar ajudá-la, o outro homem caiu de uma altura de seis metros.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de São Paulo, a solicitação de emergência foi feita às 16h17, e quatro viaturas e um helicóptero atuaram na ocorrência. Os óbitos foram constatados ainda no local e a equipe dos Bombeiros realizou a retirada dos corpos.

Em nota à CNN, a prefeitura de Mogi Guaçu confirmou, por meio do Samae, o falecimento de dois servidores na tarde de sexta, na região do bairro de Jardim Vitória. Há registro do caso como morte suspeita na Delegacia Seccional de Mogi Guaçu, que solicitou perícia ao local.

“As circunstâncias e causas do incidente serão apuradas pelas autoridades competentes”, disse o Samae. “O Samae se solidariza com familiares, com quem está em contato, e ressalta que oferecerá a eles todo suporte necessário neste momento tão difícil”, finalizou.


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/trabalhadores-morremdentro-de-tubulacao-de-esgoto-no-interior-de-sp/

Assinale a alternativa que apresente palavra com mais de quatro sílabas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1188Q913926 | Técnicas de Vendas e Negociação, Comunicação no Atendimento ao Público, Motorista, Prefeitura de Ingazeira PE, ADM TEC, 2023

Analise as afirmativas a seguir:

I. É correto afirmar que qualquer usuário pode realizar manifestações, ou seja, reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais pronunciamentos, tanto contra a prestação de serviços públicos, quanto contra a conduta de agentes públicos na prestação e fiscalização de tais serviços.
II. É correto afirmar que os princípios da regularidade, continuidade, efetividade, segurança, atualidade, generalidade, transparência e cortesia devem guiar o servidor público no atendimento ao usuário.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1189Q913807 | Nutrição, Alergias e Intolerância Alimentar, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Doutor Ricardo RS, OBJETIVA, 2023

A doença celíaca é uma desordem autoimune, causada pela intolerância ao glúten. Qual dos seguintes alimentos pode ser utilizado em substituição aos alimentos primários que são fontes de glúten?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1190Q913752 | Português, Noções de Fonética, Cargos de Nível Fundamental, Prefeitura de Tapejara RS, FUNDATEC, 2023

A alternativa que apresenta as palavras, retiradas do texto, em ordem alfabética, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1191Q913748 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações Gravíssimas, Motorista, EMASASC, FEPESE, 2023

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro vigente, quanto o condutor usa o veículo sem possuir os cursos especializados ou específicos obrigatórios, isso gera uma infração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1192Q913712 | Matemática, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

Em uma fábrica, uma máquina engarrafadora recebe garrafas vazias e realiza 4 etapas sucessivas: lava, enche, coloca rótulo e prensa a tampinha.
Os tempos gastos em cada etapa são:
– lavar: 3,4 minutos;
– encher: 2,5 minutos;
– colocar rótulo: 1,3 minuto;
– prensar tampinha: 30 segundos.
O tempo total gasto para a realização das 4 tarefas é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1194Q913646 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, Gari / Jardineiro / Sepultador / Servente / Vigilante, Prefeitura de Medicilândia PA, Instituto Ágata, 2023

O Brasil vem se destacando há décadas na exportação de alimentos. Qual o principal produto agrícola de exportação do Brasil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1195Q913640 | Meio Ambiente, Avaliação de Impactos Ambientais, Auxiliar de Manutenção e Conservação, Prefeitura de Novo Horizonte SC, Instituto Fênix, 2023

Em relação à aplicação de inseticidas, qual das seguintes afirmações é verdadeira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1196Q913634 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Novo Horizonte SC, Instituto Fênix, 2023

Ergonomia é um aspecto vital para qualquer função que envolva trabalho físico, incluindo o de Auxiliar de Serviços Gerais. Qual dos seguintes elementos é uma consideração ergonômica importante para um Auxiliar de Serviços Gerais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1197Q913596 | Redes de Computadores, DHCP Dynamic Host Configuration Protocol, Auxiliar em Assuntos de Informática, FURB SC, FURB, 2023

Qual das opções descreve a função primária do DHCP em uma rede?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1200Q912696 | Serviço Social, Proteção Social ao Idoso, Cuidador Social, Prefeitura de Tijucas SC, FURB, 2023

No Estatuto do Idoso, no art. 3º, se reconhece com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária, sendo responsável a assegurar esses direitos à pessoa idosa:
I.família II.comunidade III.sociedade IV.poder público
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.