Início

Questões de Concursos 2023

Resolva questões de 2023 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q933198 | Biologia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

O exemplo das girafas, proposto por Lamarck para explicar o conceito de adaptação e posteriormente reinterpretado por Darwin à luz da seleção natural, é melhor ilustrado pelo neodarwinismo a partir da ideia de seleção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q933184 | Geografia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Considere a canção Ponta de Areia, de Milton Nascimento e Fernando Brant. 

Ponta de areia Ponto final Da Bahia-Minas Estrada natural Que ligava Minas Ao porto, ao mar Caminho de ferro Mandaram arrancar Velho maquinista Com seu boné Lembra o povo alegre Que vinha cortejar Maria-fumaça Não canta mais Para a moça, as flores Janelas e quintais Na praça vazia Um grito, um ai Casas esquecidas Viúvas nos portais

Escrita em 1975, a canção trata das transformações pelas quais a região em destaque passava. Ao interpretá-la à luz da Geografia, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q861653 | Realidade Brasileira, Meio Ambiente, Técnico Ambiental, CNU, CESGRANRIO, 2023

Os princípios da gestão de riscos fornecem diretrizes fundamentais para orientar a abordagem organizacional a lidar com incertezas e ameaças potenciais.
Nesse contexto, considere um princípio da gestão de risco em que o envolvimento apropriado e oportuno das partes interessadas possibilita que seus conhecimentos, pontos de vista e percepções sejam considerados, resultando em melhor conscientização e em uma gestão de riscos fundamentada.

Tal princípio caracteriza a gestão de risco como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q933171 | Matemática, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Em um jogo há dezesseis cartas, sendo quatro cartas com a figura de coroa, quatro com a figura de espada, quatro com a figura de escudo e quatro com a figura de capacete. No jogo, cada figura recebe uma pontuação: coroa = 1 ponto, capacete = 2 pontos, escudo = 3 pontos e espada = 4 pontos. As cartas são distribuídas de forma aleatória para dois jogadores e o vencedor é o que somar o maior valor. 
Qual é a probabilidade de um jogador específico somar 26 pontos ou menos? 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q933182 | Geografia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Texto associado.

O excerto a seguir apresenta alguns dos efeitos de um conjunto de medidas econômicas implementadas no Brasil no século passado.

“De fato, nesta época, o país conseguiu crescer exponencialmente, cerca de 10% ao ano, e atingiu, em 1973, uma marca recorde do Produto Interno Bruto (PIB), que aumentou 14%. O avanço veio acompanhado também de uma forte queda de inflação. A taxa, medida na época pelo Índice Geral de Preço (IGP), caiu de 25,5% para 15,6% no período. O que não se explica diante desse número, entretanto, é o fato de o crescimento ter sido muito bom para empresários, e ruim para os trabalhadores. Para que o plano de crescimento funcionasse, os militares resolveram conter os salários, mudando a fórmula que previa o reajuste da remuneração pela inflação, o que levou a perdas reais para os trabalhadores.”

Extraído de: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/29/economia/1506721812_344807.html#?rel=lom

Com base no excerto, o fenômeno de significativo crescimento econômico ficou conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q933177 | Geografia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

A separação do mundo em dois espaços geográficos bem definidos e radicalmente distintos, o Ocidente e o Oriente, foi uma ação também realizada por intelectuais e cientistas europeus, especialmente, durante o processo de colonização dos povos africanos e asiáticos no século XIX. A partir de então, construiu-se, segundo Edward Said, um imperialismo que não é exclusivamente econômico e político, mas também cultural. Para a estética cultural imperialista, afirma-se que

I. intelectuais e cientistas europeus definem o Oriente a partir do olhar da cultura ocidental.
II. o conhecimento científico do século XIX considera a pluralidade dos saberes e povos, incluindo as tradições não-escritas.
III. o Ocidente e o Oriente são considerados como blocos antagônicos e homogêneos.
IV. a neutralidade do conhecimento científico é defendida, embora esse pensamento esteja alicerçado na crença da superioridade europeia sobre os demais povos.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q859521 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

Uma paciente de dezesseis anos de idade compareceu a uma unidade básica de saúde para consulta de rotina, assintomática. Relatou ter iniciado vida sexual há três meses, tendo tido duas relações desprotegidas. Nega uso de anticoncepcionais hormonais e afirma que gostaria de fazer o Papanicolau.

Nesse caso hipotético, a melhor conduta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q933202 | Biologia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1.

Coluna 1

1. exoesqueleto quitinoso

2. lanterna de Aristóteles

3. coanócitos

4. clitelo

5. nematocisto

6. amplexo


Coluna 2

( ) cnidários

( ) anfíbios

( ) equinodermos

( ) anelídeos

( ) artrópodos

( ) poríferos

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q671418 | Matemática, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Imagine que a população de determinado lugar cresça sem quaisquer restrições ou fatores que possam interferir nesse processo (tais como epidemias, guerras, fome, entre outros). Admitindo-se que a taxa de crescimento é contínua, o modelo de crescimento de uma determinada região é dado pela função N(t)=N(0)10kt, em que N(t) representa a quantidade de indivíduos no instante t, N(0) representa a quantidade de indivíduos no instante inicial t = 0, k = 0,004 é a taxa de crescimento populacional e t é o tempo em anos. Utilizando a aproximação log 3 ≅ 0,48, o número mínimo de anos para que a população triplique de quantidade, a partir do instante inicial, é de aproximadamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q933189 | Literatura, Vestibular PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Considerando as especificidades das estéticas romântica e realista e suas consequências na caracterização dos personagens, bem como na configuração e na posição dos narradores, associe os títulos dos romances e seus respectivos autores aos trechos correspondentes. 
1. Memórias de um sargento de milícias, Manuel Antônio de Almeida 2. Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis 3. O crime do padre Amaro, Eça de Queirós

( ) “Cresci; e nisso é que a família não interveio; cresci naturalmente, como crescem as magnólias e os gatos. Talvez os gatos são menos matreiros, e, com certeza, as magnólias são menos inquietas do que eu era na minha infância. [...] Desde os cinco anos merecera eu a alcunha de ‘menino diabo’; e verdadeiramente não era outra coisa; fui dos mais malignos do meu tempo, arguto, indiscreto, traquinas e voluntarioso.” ( ) “Tornou-se muito medroso. Dormia com lamparina, ao pé de uma ama velha. As criadas de resto feminizavam-no; achavam-no bonito, aninhavam-no no meio delas, beijocavam-no, faziam-lhe cócegas, e ele rolava por entre as saias, em contato com os corpos, com gritinhos de contentamento. Às vezes, quando a senhora marquesa saía, vestiam-no de mulher, entre grandes risadas; ele abandonava-se, meio nu, com os seus modos lânguidos, os olhos quebrados, uma roseta escarlate nas faces.” ( ) “Passemos por alto sobre os anos que decorreram desde o nascimento e batizado do nosso memorando, e vamos encontrá-lo já na idade de sete anos. Digamos unicamente que durante todo este tempo o menino não desmentiu aquilo que anunciara desde que nasceu: atormentava a vizinhança com um choro sempre em oitava alta; era colérico; tinha ojeriza particular à madrinha, a quem não podia encarar, e era estranhão até não poder mais.”

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

41Q933187 | História, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Sobre os primeiros anos da República, são feitas as seguintes afirmativas:

I. A criação de inúmeras políticas sociais possibilitou a incorporação efetiva dos recém-libertos da escravidão à vida republicana com igualdade de oportunidades.
II. A repressão da polícia aos setores mais pobres da população, identificados como as “classes perigosas”, tais como capoeiras e boêmios, foi constante.
III. A realização do projeto de reforma urbana de Pereira Passos no Rio de Janeiro, que incorporou os diversos setores sociais em seu projeto urbanístico de capital, dotou a capital da República de amplas avenidas, redes de esgoto, iluminação de rua elétrica e distribuição de renda.
IV. As várias medidas autoritárias promovidas pelos agentes sanitários nos cortiços e casas de cômodo com desalojamentos, vistorias e mandatos de desapropriação desconsideraram que tais espaços eram os lares de centenas de homens, mulheres e crianças.

Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q859547 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

Um paciente em processo de pós-operatório de herniorrafia está internado para observação. Foi prescrito a ele dipirona 1.000 mg VO em caso de dor. Na farmácia hospitalar, há dipirona com apresentação de 500 mg/mL. Nesse caso, para seguir a prescrição médica, devem ser administradas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q861583 | Português, CNU, CESGRANRIO, 2023

Texto associado.

Lixo nos mares

1        Os oceanos sofrem os efeitos das atividades humanas há milênios. Dejetos e resíduos orgânicos e inorgânicos gerados por essas atividades são levados para o mar por ventos, chuvas e rios, ou despejados diretamente ali. Os oceanos suportam toda essa sobrecarga? A resposta vem de análises que constatam sérios danos aos ecossistemas oceânicos: o lixo marinho, portanto, já é um grave problema ambiental.

2        O lixo de origem humana que entra no mar está presente nas imagens, hoje comuns, de animais emaranhados em materiais de todo tipo ou que ingeriram ou sufocaram com diferentes itens. Também é conhecida a imensa mancha de lixo que se acumula no chamado “giro” do oceano Pacífico Norte – os giros, existentes em todos os oceanos, são áreas em torno das quais se deslocam as correntes marinhas. Nas zonas centrais desses giros, as correntes têm baixa intensidade e quase não há ventos. Os resíduos que chegam ali ficam retidos e se acumulam, gerando enormes “lixões” oceânicos.

3      Detritos orgânicos (vegetais, animais, fezes e restos de alimento) não são considerados lixo marinho, porque em geral se decompõem rapidamente e se tornam nutrientes e alimentos para outros organismos. As fontes do lixo oceânico são comumente classificadas como “marinhas” (descartes por embarcações e plataformas de petróleo e gás) e “terrestres” (depósitos e descartes incorretos feitos em terra e levados para os rios pelas chuvas e daí para o mar, onde também chegam carregados pelo vento e até pelo gelo).

4         Apesar do sensacionalismo em torno desse tema, o estudo do lixo marinho tem bases científicas e envolve, em todo o mundo, cada vez mais pesquisadores e tomadores de decisão. Todos engajados na luta pela diminuição desse problema social e ambiental.

5        Os impactos ligados à presença do lixo no mar começaram a ser observados a partir da década de 1950, mas somente em 1975 foi definido o termo “lixo marinho”, hoje consagrado. Essa definição, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, diz que é lixo marinho todo material sólido de origem humana descartado nos oceanos ou que os atinge por rios, córregos, esgotos e descargas domésticas e industriais.

6       O número de publicações mundiais, científicas e não científicas, sobre lixo marinho começou a aumentar a partir da década de 1980. Esse aumento se deve a três processos: 1) a contínua e crescente substituição, em vários tipos de utensílios, de materiais naturais pelos sintéticos – estes, como o plástico, resistem por mais tempo à degradação no ambiente marinho e tendem a se acumular; 2) o baixo custo dos materiais sintéticos, que não incentiva sua reciclagem e favorece o descarte no ambiente e 3) o aumento, na zona costeira, do número de habitantes e embarcações, que podem contribuir para o descarte de lixo no ambiente marinho.

7         Mas como evitar que o “lixo nosso de cada dia” chegue ao mar? E como retirar o que já está lá? É nesse ponto que a conservação marinha e a gestão de resíduos sólidos se encontram e se complementam. Em 2013, realizou-se no Brasil a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, que formalizou 60 propostas sobre o meio ambiente. Duas enfocam o lixo marinho: a primeira está ligada à redução de impactos ambientais e a segunda é ligada à educação ambiental, com campanhas educativas de sensibilização sobre as consequências da disposição incorreta do lixo, com ênfase no ambiente marinho e nos danos causados à população humana.

OLIVEIRA, A. et al. Revista Ciência Hoje, n. 313, v. 53. Rio de Janeiro: SBPC. Abril 2014. Adaptado.

No trecho “Apesar do sensacionalismo em torno desse tema, o estudo do lixo marinho tem bases científicas” (parágrafo 4), a expressão destacada veicula a relação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q933200 | Biologia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

O tubo polínico é uma importante estrutura no processo evolutivo dos vegetais, garantindo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q933191 | Literatura, Vestibular PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

O poema a seguir integra o livro Canções de atormentar (2020), de Angélica Freitas (1973).
jogos escolares desde as nove da manhã o time amarelo enfrenta o time vermelho. no teu tempo isso era educação física, podia ser também recreio. o telefone ainda não tocou, tudo na mesma, nenhum e-mail. a gritaria pela janela da cozinha informa a vitória do time amarelo. depois a casa se enche de silêncio. e você sente pena do time vermelho, mas é só mais tarde, depois do almoço, que se compadece também do amarelo.

FREITAS, Angélica. Canções de atormentar. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. p. 59.
Sobre o poema em questão, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q933164 | Inglês, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no texto 2. 

TEXTO 2

 

STATELESSNESS

NEWSLETTER

#IBELONG CAMPAIGN

Celebrating its 6th anniversary

UNHCR 2020 Youth With Refugees Art Contest.

©UNHCR/Faida

“Statelessness” and “awareness” are nouns formed from adjectives by adding a suffix.
The nouns below that are formed from adjectives are

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q933180 | Geografia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

“O processo de arenização está localizado no sudoeste do Rio Grande do Sul, a partir do meridiano de 54º em direção oeste até a fronteira com a Argentina e a República Oriental do Uruguai, sendo constituída pelos municípios de Alegrete, Cacequi, Itaqui, Maçambará, Manuel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Francisco de Assis e Unistalda. Este processo ocupa larga faixa da região, sendo que a degradação do solo nesta área apresenta-se sob a forma de areais (Suertegaray, 2001).” 

Adaptado de: http://lsie.unb.br/ugb/sinageo/6/10/411.pdf

Em relação à geologia do Rio Grande do Sul, é correto afirmar que a área dos municípios destacados no excerto se encontra sobre afloramentos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q861645 | Realidade Brasileira, Meio Ambiente, Técnico Ambiental, CNU, CESGRANRIO, 2023

Diversas ações ambientais em prática no Brasil têm como objetivos assegurar recursos para apoiar projetos ou estudos e financiar empreendimentos que visem à mitigação da mudança do clima e à adaptação à mudança do clima e aos seus efeitos.

Uma das ações recomendáveis para redução de gases do efeito estufa consiste em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q861648 | Realidade Brasileira, Meio Ambiente, Técnico Ambiental, CNU, CESGRANRIO, 2023

Existem vários modelos de desenvolvimento que moldam as políticas econômicas e sociais em diferentes partes do mundo.

O uso racional de energia e matéria, no modelo de desenvolvimento sustentável, é enfatizado com o propósito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q933175 | Português, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Texto associado.

O texto a seguir consiste no trecho inicial do conto Além do ponto, que integra o livro Morangos Mofados (1982), de Caio Fernando Abreu (1948-1996).  

     Chovia, chovia, chovia e eu ia indo por dentro da chuva ao encontro dele, sem guarda-chuva nem nada, eu sempre perdia todos pelos bares, só uma garrafa de conhaque barato apertada contra o peito, parece falso dito desse jeito, mas bem assim eu ia no meio da chuva, uma garrafa de conhaque e um maço de cigarros molhados no bolso. Teve uma hora que eu podia ter tomado um táxi, mas não era muito longe, e se eu tomasse o táxi não poderia comprar cigarros nem conhaque, e eu pensei com força que seria melhor chegar molhado, porque então beberíamos o conhaque, fazia frio, nem tanto frio, mais umidade que entrava pelo pano das roupas, pela sola fina dos sapatos, e fumaríamos beberíamos sem medidas, haveria discos, sempre aquelas vozes roucas, aquele sax gemido e o olho dele posto em cima de mim, ducha morna distendendo meus músculos. Mas chovia ainda, meus olhos ardiam de frio e o nariz começava a escorrer, eu limpava com as costas da mão e o líquido do nariz endurecia logo sobre os pelos, eu enfiava as mãos avermelhadas nos bolsos e ia indo, eu ia indo pulando as poças d’água com as pernas geladas.
ABREU, Caio Fernando. Morangos Mofados. São Paulo: Brasiliense, 1982. p. 34.

Sobre o trecho, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.