Início

Questões de Concursos 2023

Resolva questões de 2023 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4581Q999668 | Medicina, Infectologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a infecção congênita pelo citomegalovírus (CMV), assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4582Q911861 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Serviços Públicos, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, INSTITUTO MAIS, 2023

Texto associado.
A Canoa

Em um largo rio de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora.

O advogado pergunta ao barqueiro:
– Companheiro, você entende de leis?
– Não – respondeu o barqueiro.
E o advogado, compadecido:
– É uma pena, você perdeu metade da vida.
A professora entra na conversa:
– Seu barqueiro, você sabe ler e escrever?
– Também não – respondeu o barqueiro.
– Que pena! Você perdeu metade de sua vida.
Nesse momento chega uma onda bastante forte e vira o barco. O barqueiro, preocupado, pergunta:
– Vocês sabem nadar?
– Não! – responderam o advogado e a professora.
– Então – disse o barqueiro – é uma pena. Vocês perderam toda a vida!

(Paulo Freire. https://ejaemais.blogspot.com/2017/07/textos-para-eja.html. Adaptado).
De acordo com o texto, apenas o barqueiro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4584Q912886 | Nutrição, Conceitos Básicos de Alimentos em Nutrição, Cozinheiroa, Prefeitura de Piratininga SP, OBJETIVA, 2023

Sobre os alimentos, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Existem nutrientes que não precisamos absorver em grandes quantidades, embora eles sejam muito importantes para o bom funcionamento de nosso organismo. São os ___________, encontrados nos alimentos em concentrações ___________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4585Q1003511 | Medicina, Genética, EBSERH, IBFC, 2023

Mulher de 30 anos, casou há 3 anos e desde então tem tentado engravidar, sem sucesso, mesmo sem usar método contraceptivo. Teve menarca aos 13 anos, ciclos menstruais regulares. Há 2 anos os ciclos vêm se tornado irregulares. Em relação a esse caso, analise as afirmativas abaixo.

I. Cariótipo não é um exame importante para esse caso.

II. É importante solicitar pesquisa do X-frágil para essa paciente.

III. Galactosemia não é uma possibilidade.

IV. O espermograma do marido não faz parte da propedêutica nesse caso.

V. É importante investigar a função tireoidinana da paciente.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4586Q1007352 | Comunicação Social, Estratégias de Marketing na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Ao analisar estratégias avançadas de Comunicação Integrada e Construção de Marcas, considere a seguinte situação hipotética:

Uma empresa deseja revitalizar sua imagem de marca por meio de uma campanha integrada, envolvendo publicidade, marketing digital e relações públicas. A equipe de marketing propõe o uso de técnicas de narrativa transmídia. Esta abordagem visa não apenas comunicar características do produto, mas também criar uma experiência imersiva para os consumidores.

Diante desse cenário, assinale a alternativa correta sobre a estratégia proposta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4587Q1040888 | Estatuto da Pessoa Idosa, Medidas de Proteção à Pessoa Idosa, Agente da Polícia Judicial, TRT 21 Região RN, FCC, 2023

As medidas de proteção à pessoa idosa, previstas na Lei nº 10.741/2003 (Estatuto da Pessoa Idosa), serão sempre aplicáveis quando os direitos reconhecidos na referida lei forem ameaçados ou violados nos seguintes casos:

I. por ação ou omissão da sociedade ou do Estado.
II. por falta, omissão ou abuso da família, curador ou entidade de atendimento.
III. em razão de sua condição pessoal.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4588Q912120 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Coração de Jesus MG, Prefeitura de Coração de Jesus MG, 2023

Considere as afirmativas a seguir sobre os Artigos 196-200 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que tratam da saúde.
I - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário. II - Os direitos fundamentais e as noções de constituição e estado de direito são indissociáveis. III - A Constituição Federal (1988), também conhecida como “Constituição Cidadã”, inaugura um novo cenário político no Brasil ao consolidar o estado democrático de direito e definir políticas de proteção social. IV - As ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único de proteção e promoção à saúde dos animais de rua. V - As ações e os serviços de saúde são de relevância pública e cabe ao poder público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente por pessoa jurídica.
Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4589Q1056762 | Legislação Estadual, Legislação do Estado do Acre, Provimento, TJ AC, CONSULPLAN, 2023

Os notários e oficiais de registro sujeitam-se a penas disciplinares conforme expressamente previsto no Provimento nº 10/2016 – Código de Normas Serviços Notariais e de Registro do Estado do Acre. As penas disciplinares previstas neste Código de Normas são:

I. Repreensão e multa.
II. Suspensão por noventa dias, prorrogável por mais noventa.
III. Perda da delegação.
IV. Prisão pelo prazo de um a dois anos.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4590Q1003005 | Contabilidade Pública, Receita Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Contabilidade, EBSERH, IBFC, 2023

A respeito de receitas e despesas públicas, analise o texto a seguir:

______ ______ são ______ de recursos financeiros que ingressam durante o exercício e que ______ o saldo financeiro da instituição.

______orçamentária pública é o conjunto de ______ realizados pelos entes públicos para o funcionamento e manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4591Q914174 | Informática, Mozilla Firefox, Auxiliar em Saúde Bucal da Família, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2023

No Mozilla Firefox, ao clicar com o botão direito do mouse sobre uma aba, as seguintes opções serão apresentadas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4592Q1056768 | Matemática Financeira, Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira, Provimento, TJ AC, CONSULPLAN, 2023

Horas antes do início das provas de certo concurso, três candidatos inscritos resolveram, para descontrair, jogar três partidas de um jogo criado por eles, denominado “Quem leva mais”. Neste jogo, em cada partida, somente terá um único perdedor dos três candidatos e o perdedor pode continuar no jogo. Acordaram que o jogador que perdesse deverá pagar em dinheiro, sem compromisso, a cada um dos outros dois jogadores ganhadores a quantia que cada um desses jogadores ganhadores possuía naquele momento. Para surpresa dos candidatos, o resultado, após as três partidas concluídas do jogo, foi: cada jogador perdeu uma única vez e cada um ficou com R$ 16,00. Considerando que as três partidas foram jogadas, é correto afirmar que o jogador que perdeu a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4593Q915462 | Legislação de Trânsito CTB, Monitor de Transporte Escolar, Prefeitura de Palmeirante TO, FUNATEC, 2023

De acordo coma a Lei N° 9.503/1997 O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, em algumas situações. Assinale uma situação em que o condutor poderá fazer uso da buzina a luz da Lei N° 9.503/1997.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4594Q1001991 | Legislação Federal, Advogado, CAURJ, IBAM, 2023

Para os fins do Programa Minha Casa Minha Vida, considera-se imóvel novo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4595Q1056520 | Redação Oficial, Aspectos Gerais da Comunicação Oficial, Fiscal, CORE PE, CONSULPLAN, 2023

A terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República (2018), com o objetivo de uniformizar os tipos de expedientes que se diferenciavam pela finalidade e pela forma, adotou nomenclatura e diagramação única para o chamado padrão ofício, cuja estrutura é apresentada de acordo com a ordem com que cada elemento aparece no documento oficial. Considerando o disposto no Manual de Redação da Presidência da República (2018), as partes do documento padrão ofício devem apresentar a seguinte ordem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4596Q914184 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Auxiliar em Saúde Bucal da Família, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2023

Os cimentos resinosos têm propriedades físicas comparáveis com as das resinas compostas, incluindo espessura fina da película e virtual insolubilidade na boca. Cimentos resinosos são fornecidos nas seguintes formas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4597Q1033994 | Segurança e Saúde no Trabalho, Doenças do Trabalho e Doenças Profissionais Dort, Médico Área Medicina do Trabalho, UFG, IV UFG, 2023

São medidas específicas para prevenção de doenças nos ambientes de trabalho
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4598Q912913 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Conforme descrito na Legislação Brasileira de Trânsito (Lei n.° 9.503/97), em qual das situações a seguir o motorista sofrerá a penalidade da suspensão de dirigir? Marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4599Q1067026 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Auxiliar de Contabilidade, Prefeitura de Rolante RS, FUNDATEC, 2023

Conforme o Plano de Carreira dos Servidores do Município de Rolante, o agrupamento de cargos da mesma denominação, com iguais atribuições e responsabilidades, constituída de níveis e classes, no caso dos cargos de provimento efetivo, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4600Q1034002 | Psiquiatria, Psiquiatria Infantil, Médico Área Psiquiatra, UFG, IV UFG, 2023

Leia o caso a seguir.
Os pais levam seu filho de 10 anos, para avaliação com um Psiquiatra. Eles se queixam de que a criança tem apresentado, nos últimos dois anos, alterações de comportamento. Está frequentemente irritada, impaciente, por vezes com dificuldade em seguir regras e limites. Quando contrariada, apresenta importante explosão afetiva, com descontrole emocional, com ataques de raiva que duram mais tempo que o normal e que são desproporcionais ao fator estressor. O quadro se repete também na escola. Na história familiar, avô materno e tio materno com diagnóstico de depressão.
O diagnóstico compatível com o quadro clínico é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.