Início

Questões de Concursos 2023

Resolva questões de 2023 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4801Q1036317 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

O advento das mídias sociais impactou o atendimento bancário em função do aumento do alcance dos comentários dos clientes a respeito da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4802Q1036318 | Atendimento ao Público, Atendimento, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

NPS (Net Promoter Score) é uma pesquisa na qual o cliente informa o nível de indicação do banco para amigos ou conhecidos – em um índice de 0 a 10.

Esse tipo de pesquisa é utilizado para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4803Q994079 | Engenharia de Software, Tecnologia de Informação e Comunicação, IBGE, SELECON, 2023

Ricardo está trabalhando no IBGE em um sistema orientado a objetos e precisa de uma métrica para medir o número de subclasses imediatas de uma classe, ou seja, mensurar a largura de uma hierarquia de classes. Nesse caso, é adequado Ricardo utilizar a métrica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4804Q1071391 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2023

“É evidente o quando a arte sempre esteve presente e ainda está na vida do ser humano, como uma característica da sua existencialidade cultural, porém os fatos, muitas vezes, mostram detalhes que evidenciam a não linearidade da evolução histórica, das manifestações artísticas”, afirma a pesquisadora Isabel Marques em Dançando na Escola (Cortez, 2003). Nas palavras da autora, a arte é uma construção humana e como tal se efetiva no corpo, pelo corpo e a partir da realidade do corpo, no percorrer da história da humanidade.
Especificamente a respeito da dança como forma de comunicação, segundo o conceito de Isabel Marques, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4805Q915231 | Saúde Pública, Planejamento e Programação Local de Saúde no Brasil, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Maracanaú CE, IDECAN, 2023

A secretaria de saúde de um município decidiu fazer o cadastramento das famílias e o mapeamento de um determinado bairro que estava sem cobertura de equipes de saúde da família. Sobre a finalidade, instrumentos e conceitos dessa temática, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4806Q1003048 | Sistemas de Informação, Aplicativos Web, Analista de Tecnologia da Informação, EBSERH, IBFC, 2023

Um servidor APACHE, muito conhecido no mercado tem por base algumas portas TCP em operação. No caso das operações em Hypertext Transfer Protocol e Hypertext Transfer Protocol Secure estão associados à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4807Q914728 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Motorista, Prefeitura de Presidente Castello Branco SC, Instituto Fênix, 2023

O ano de 2022 foi marcado por um avanço significativo no campo da energia renovável, refletindo o crescente compromisso global com a sustentabilidade e a luta contra as mudanças climáticas. Neste contexto, um projeto ambicioso foi concluído, estabelecendo um novo recorde mundial. Trata-se do maior parque eólico offshore já construído, uma verdadeira façanha da engenharia moderna que simboliza a transição energética em direção a fontes mais limpas e sustentáveis. Este parque eólico, localizado em uma região conhecida por seus ventos fortes e condições marítimas favoráveis, representa um marco na geração de energia eólica em escala industrial. Em qual região geográfica este impressionante parque eólico offshore foi inaugurado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4808Q913450 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Vigia, Prefeitura de Umirim CE, IDIB, 2023

Sobre a vacinação contra poliomielite, analise as afirmativas abaixo:
I. A poliomielite e paralisia infantil não são a mesma coisa, pois a primeira é uma doença transmitida por vírus, enquanto a segunda, por bactéria. A vacinação é a única forma de prevenção de ambas as doenças.
II. O Programa Nacional de Imunização - PNI, recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade, como doses do esquema básico.
III. A poliomielite é uma doença contagiosa aguda, causada por um agente de contaminação que se aloja no cérebro. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos.
IV. A vacina contra poliomielite pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas dos calendários de vacinação do Ministério da Saúde.

Após análise, admite-se corretamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4809Q914218 | Odontologia, Dentística, Auxiliar em Saúde Bucal, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

A cirurgiã-dentista, ao realizar a proteção do assoalho de uma cavidade que será restaurada, solicita ao seu auxiliar que manipule o cimento de hidróxido de cálcio autoativado, que é apresentado sobre a forma de duas pastas, uma base e outra catalisadora. Qual deverá ser a proporção para a correta manipulação destas pastas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4810Q1027627 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Considerando a legislação educacional que envolve o Plano Distrital de Educação (PDE 2015-2024), o Plano Nacional Comum de Educação (PNE 2014-2024) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), julgue (C ou E) o item a seguir.

O Plano Nacional de Educação reitera o princípio de competição federativa da política educacional, já presente na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

4811Q1069357 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Cadete, CBM PR, NC UFPR, 2023

“O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada [...]. [...] Não é suficiente ter o espírito bom, o principal é aplicá-lo bem”.
DESCARTES, René. Discurso do método. Tradução: Bento Prado Jr. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 37.
Considerando a importância do método para a filosofia de Descartes, assinale a alternativa que contém um dos preceitos para bem direcionar-se o espírito e, assim, adquirir-se conhecimentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4812Q1003314 | Medicina, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2023

Uma paciente interna para receber esquema quimioterápico devido à neoplasia de cólon, sem programação cirúrgica no momento. Assinale a alternativa que apresenta o escore mais adequado para profilaxia de tromboembolismo venoso nessa população.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4813Q1003317 | Medicina, Ecocardiografia, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação à ultrassonografia, analise a frase abaixo:

“A velocidade do ultrassom no sangue é de cerca de ______ m/s.”

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4814Q1003318 | Medicina, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a classificação CEAP para varizes, analise as afirmativas abaixo.

I. A classificação etiológica (E) classifica os pacientes em causas primárias, secundária ou não identificada.

II. Os pacientes com classe C1 (C) são portadores de varizes.

III. A classificação fisiopatológica (P) estratifica refluxo, obstrutiva, ambos ou indeterminada.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4815Q1015608 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor de Apoio para Crianças com Necessidades Especiais, Prefeitura de Passos MG, Instituto Access, 2023

Segundo a Resolução SEE 4.256/20, o instrutor de libras
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4816Q1049658 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 13, Engenheiro de Segurança do Trabalho, EBSERH, IBFC, 2023

NR 13 - Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de armazenamento não deve ser aplicada ao equipamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4817Q937275 | Ciências, PPL, ENEM, INEP, 2023

No manual de bolso sobre a sífilis, disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde, é informado que a sífilis congênita é resultado da disseminação hematogênica do Treponema pallidum, presente no sangue da gestante infectada. A falta de tratamento ou tratamento inadequado durante o período embrionário causa a transmissão vertical por via transplacentária.

Manual de bolso — sífilis. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 10 fev. 2012 (adaptado).


Considere uma gestante que descobre, no primeiro mês de gravidez, estar contaminada por essa bactéria. Para diminuir a chance de contaminação do feto, a gestante deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4818Q914237 | Matemática, Frações e Números Decimais, Motorista, Prefeitura de Sinimbu RS, OBJETIVA, 2023

Paulo usa um balde com 15L de água para limpar o pátio, de modo que ele fracionou essa quantidade para ser utilizada em três lugares diferentes. Sabe-se que, no primeiro local, ele utiliza 1/3 da água; no segundo, 1/5; e o restante, no último ponto. Sendo assim, ao todo, quantos litros de água ele utilizou no último local que limpou?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4819Q991808 | Legislação dos Municípios do Estado do Acre, Tecnologia da Informação, RBPREV AC, IBADE, 2023

Compete ao Conselho Administrativo do RBPREV, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4820Q1049668 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2023

Considerando a incorporação de métodos das organizações privadas pelo governo brasileiro e os aspectos destacados para construção de uma "nova performance do serviço público", assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.