Início

Questões de Concursos 2023

Resolva questões de 2023 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q859539 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

Considerando-se uma apresentação de soro glicosado (SG) de 500 mL em uma concentração de 5%, é correto afirmar que a quantidade de glicose que está presente no frasco é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q933183 | Geografia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

A invasão da Ucrânia pela Rússia pode ser melhor entendida dentro de um cenário amplo, analisando-se aspectos sociais, econômicos e geopolíticos. Além desses aspectos, não se pode desprezar a configuração física do país europeu, desde a localização geoestratégica do território até os recursos naturais nele existentes. Solo e relevo atrelados às condições climáticas proporcionaram aos ucranianos posição de destaque na produção de trigo, de milho, de batata, de cevada, de beterraba.

No território ucraniano, o tipo de solo é _________ e o clima predominante é _________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q933186 | História, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Texto associado.

O Renascimento foi um período de inovações que ocorreu nas artes, na literatura e na ciência na Europa Ocidental no início da Era Moderna. Trata-se de um rico movimento intelectual, afetando essa parte do continente de diferentes formas. 

Estudo do feto no útero – desenho de Leonardo da Vinci – Coleção Real Britânica https://www.publico.pt/2012/05/08/culturaipsilon/noticia/ leonardo-da-vinci-o-anatomista-dedicado-e-moderno-1545195 Acesso em 2 maio 2022.

Sobre as principais características do Renascimento, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações.

( ) As inovações tecnológicas permitiram uma nova relação entre os impressos e os leitores, favorecendo a ampliação do número de publicações e a maior circulação de ideias e textos, em especial, de filósofos da Antiguidade traduzidos para as línguas vernáculas.
( ) A ideia do homem como indivíduo surgiu como forte componente no pensamento renascentista, pautando diversas atividades da cultura moderna.
( ) A manutenção do monopólio eclesiástico no controle da cultura escrita favoreceu o poder político da Igreja.
( ) O processo de secularização do conhecimento baseado na observação e na experimentação tornou-se a base da ciência tal qual a conhecemos.

O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q859538 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

Um médico prescreveu para uma paciente 1.000 mL de soro glicosado a 5%, para correr em suas veias por 16 horas.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o número de gotas por minuto a ser ministrado para a paciente. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q861629 | Conhecimentos Bancários, Mercado Financeiro, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2023

O Banco Central tem dedicado atenção às entidades identificadas como shadow banking (bancos sombra). Essas entidades já se encontram sob alguma regulação e supervisão, feita por autoridades com jurisdição nacional, como a(o) 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q933195 | Química, Vestibular PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Texto associado.

A figura a seguir representa o diagrama pV de um 1 mol de um gás ideal, retratando diferentes processos termodinâmicos. 

Com base no diagrama, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q861597 | Conhecimentos Bancários, Sistema Financeiro Nacional, Técnico Bancário, Banestes Seguros, FGV, 2023

No mercado de capitais, as seguintes instituições são reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q861580 | Português, CNU, CESGRANRIO, 2023

Texto associado.

Lixo nos mares

1        Os oceanos sofrem os efeitos das atividades humanas há milênios. Dejetos e resíduos orgânicos e inorgânicos gerados por essas atividades são levados para o mar por ventos, chuvas e rios, ou despejados diretamente ali. Os oceanos suportam toda essa sobrecarga? A resposta vem de análises que constatam sérios danos aos ecossistemas oceânicos: o lixo marinho, portanto, já é um grave problema ambiental.

2        O lixo de origem humana que entra no mar está presente nas imagens, hoje comuns, de animais emaranhados em materiais de todo tipo ou que ingeriram ou sufocaram com diferentes itens. Também é conhecida a imensa mancha de lixo que se acumula no chamado “giro” do oceano Pacífico Norte – os giros, existentes em todos os oceanos, são áreas em torno das quais se deslocam as correntes marinhas. Nas zonas centrais desses giros, as correntes têm baixa intensidade e quase não há ventos. Os resíduos que chegam ali ficam retidos e se acumulam, gerando enormes “lixões” oceânicos.

3      Detritos orgânicos (vegetais, animais, fezes e restos de alimento) não são considerados lixo marinho, porque em geral se decompõem rapidamente e se tornam nutrientes e alimentos para outros organismos. As fontes do lixo oceânico são comumente classificadas como “marinhas” (descartes por embarcações e plataformas de petróleo e gás) e “terrestres” (depósitos e descartes incorretos feitos em terra e levados para os rios pelas chuvas e daí para o mar, onde também chegam carregados pelo vento e até pelo gelo).

4         Apesar do sensacionalismo em torno desse tema, o estudo do lixo marinho tem bases científicas e envolve, em todo o mundo, cada vez mais pesquisadores e tomadores de decisão. Todos engajados na luta pela diminuição desse problema social e ambiental.

5        Os impactos ligados à presença do lixo no mar começaram a ser observados a partir da década de 1950, mas somente em 1975 foi definido o termo “lixo marinho”, hoje consagrado. Essa definição, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, diz que é lixo marinho todo material sólido de origem humana descartado nos oceanos ou que os atinge por rios, córregos, esgotos e descargas domésticas e industriais.

6       O número de publicações mundiais, científicas e não científicas, sobre lixo marinho começou a aumentar a partir da década de 1980. Esse aumento se deve a três processos: 1) a contínua e crescente substituição, em vários tipos de utensílios, de materiais naturais pelos sintéticos – estes, como o plástico, resistem por mais tempo à degradação no ambiente marinho e tendem a se acumular; 2) o baixo custo dos materiais sintéticos, que não incentiva sua reciclagem e favorece o descarte no ambiente e 3) o aumento, na zona costeira, do número de habitantes e embarcações, que podem contribuir para o descarte de lixo no ambiente marinho.

 

7         Mas como evitar que o “lixo nosso de cada dia” chegue ao mar? E como retirar o que já está lá? É nesse ponto que a conservação marinha e a gestão de resíduos sólidos se encontram e se complementam. Em 2013, realizou-se no Brasil a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, que formalizou 60 propostas sobre o meio ambiente. Duas enfocam o lixo marinho: a primeira está ligada à redução de impactos ambientais e a segunda é ligada à educação ambiental, com campanhas educativas de sensibilização sobre as consequências da disposição incorreta do lixo, com ênfase no ambiente marinho e nos danos causados à população humana.

OLIVEIRA, A. et al. Revista Ciência Hoje, n. 313, v. 53. Rio de Janeiro: SBPC. Abril 2014. Adaptado.

O emprego da vírgula está plenamente de acordo com as exigências da norma-padrão da língua portuguesa em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q933181 | Geografia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Texto associado.

Os textos a seguir caracterizam dois biomas brasileiros. 

Texto 1

No contexto da disponibilidade de água através da precipitação, destaca-se a questão do déficit hídrico na maior parte da área abrangida pelo bioma. O clima na região varia do superúmido (com pluviosidade em torno de 2 000 mm/ano), num pequeno trecho, até o semiárido, em área maior, com pluviosidade entre 300-500 mm/ano e chuvas restritas a poucos meses durante o ano.

Extraído de https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap7.pdf


Texto 2

Todos os habitantes do(a) [-----] têm suas vidas marcadas pelo eterno ciclo das águas, desde o dourado, um peixe de escamas, até o ribeirinho. O início do período chuvoso ocorre, geralmente, de outubro a março com precipitação média de 1200 mm a 1400 mm e a estação de seca, entre abril e setembro. O ciclo hidrológico e a dinâmica hídrica do bioma são condicionantes importantes que garantem a alta biodiversidade e possibilitam o funcionamento ecológico de toda região.

Extraído de: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap7.pdf

Os textos 1 e 2 descrevem, respectivamente, a _________ e o(a) _________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q862363 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, EBSERH, IBFC, 2023

Carlos Eduardo, obeso, 39 anos, foi atropelado em via pública. Houve uma lesão profunda com fratura exposta em membro inferior direito, corte profundo na região frontal do crânio, membro superior direito com edema e hematomas extensos, assim que ocorreu o acidente ele estava consciente e orientado, respondeu seu nome, que era diabético e hipertenso. Ao dar entrada no pronto socorro, cerca de 30 minutos após o acidente, foi reavaliado e apresentava, confusão mental, sonolência, abertura ocular apenas se estimulado (dor), com extensão dos membros superiores, as pupilas fotorreagentes. De acordo com a pontuação obtida na escala de coma de Glasgow, assinale a alternativa que apresenta que tipo de trauma esse paciente apresenta. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

61Q861579 | Português, CNU, CESGRANRIO, 2023

Texto associado.

Lixo nos mares

1        Os oceanos sofrem os efeitos das atividades humanas há milênios. Dejetos e resíduos orgânicos e inorgânicos gerados por essas atividades são levados para o mar por ventos, chuvas e rios, ou despejados diretamente ali. Os oceanos suportam toda essa sobrecarga? A resposta vem de análises que constatam sérios danos aos ecossistemas oceânicos: o lixo marinho, portanto, já é um grave problema ambiental.

2        O lixo de origem humana que entra no mar está presente nas imagens, hoje comuns, de animais emaranhados em materiais de todo tipo ou que ingeriram ou sufocaram com diferentes itens. Também é conhecida a imensa mancha de lixo que se acumula no chamado “giro” do oceano Pacífico Norte – os giros, existentes em todos os oceanos, são áreas em torno das quais se deslocam as correntes marinhas. Nas zonas centrais desses giros, as correntes têm baixa intensidade e quase não há ventos. Os resíduos que chegam ali ficam retidos e se acumulam, gerando enormes “lixões” oceânicos.

3      Detritos orgânicos (vegetais, animais, fezes e restos de alimento) não são considerados lixo marinho, porque em geral se decompõem rapidamente e se tornam nutrientes e alimentos para outros organismos. As fontes do lixo oceânico são comumente classificadas como “marinhas” (descartes por embarcações e plataformas de petróleo e gás) e “terrestres” (depósitos e descartes incorretos feitos em terra e levados para os rios pelas chuvas e daí para o mar, onde também chegam carregados pelo vento e até pelo gelo).

4         Apesar do sensacionalismo em torno desse tema, o estudo do lixo marinho tem bases científicas e envolve, em todo o mundo, cada vez mais pesquisadores e tomadores de decisão. Todos engajados na luta pela diminuição desse problema social e ambiental.

5        Os impactos ligados à presença do lixo no mar começaram a ser observados a partir da década de 1950, mas somente em 1975 foi definido o termo “lixo marinho”, hoje consagrado. Essa definição, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, diz que é lixo marinho todo material sólido de origem humana descartado nos oceanos ou que os atinge por rios, córregos, esgotos e descargas domésticas e industriais.

6       O número de publicações mundiais, científicas e não científicas, sobre lixo marinho começou a aumentar a partir da década de 1980. Esse aumento se deve a três processos: 1) a contínua e crescente substituição, em vários tipos de utensílios, de materiais naturais pelos sintéticos – estes, como o plástico, resistem por mais tempo à degradação no ambiente marinho e tendem a se acumular; 2) o baixo custo dos materiais sintéticos, que não incentiva sua reciclagem e favorece o descarte no ambiente e 3) o aumento, na zona costeira, do número de habitantes e embarcações, que podem contribuir para o descarte de lixo no ambiente marinho.

 

7         Mas como evitar que o “lixo nosso de cada dia” chegue ao mar? E como retirar o que já está lá? É nesse ponto que a conservação marinha e a gestão de resíduos sólidos se encontram e se complementam. Em 2013, realizou-se no Brasil a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, que formalizou 60 propostas sobre o meio ambiente. Duas enfocam o lixo marinho: a primeira está ligada à redução de impactos ambientais e a segunda é ligada à educação ambiental, com campanhas educativas de sensibilização sobre as consequências da disposição incorreta do lixo, com ênfase no ambiente marinho e nos danos causados à população humana.

OLIVEIRA, A. et al. Revista Ciência Hoje, n. 313, v. 53. Rio de Janeiro: SBPC. Abril 2014. Adaptado.

O sinal grave indicativo de crase está empregado de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q861513 | Matemática, Cargo de Nível Médio, CNU, IBFC, 2023

Em uma turma de 30 alunos, 18 preferem matemática, 12 preferem português e 6 não gostam de nenhuma das duas disciplinas. A quantidade de alunos, que gostam tanto de matemática como de português, é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q933197 | Biologia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

A meiose I de uma célula 2n=2 é _________, originando _________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q861183 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CREFONO SP, Instituto Quadrix, 2023

Em um jardim, há um total de 30 insetos, os quais podem ser aranhas ou besouros. Além disso, sabe‑se que as aranhas têm 4 pares de pernas, os besouros, 3 pares de pernas e que o número total de pernas no jardim é igual a 214.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Se todos os insetos do jardim fossem aranhas, o número de patas seria igual a 120.

  1. ✂️
  2. ✂️

65Q861606 | Conhecimentos Bancários, Mercado Financeiro, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

Constitui serviço ou operação tipicamente digital, à EXCEÇÃO de 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q861581 | Português, CNU, CESGRANRIO, 2023

Texto associado.

Lixo nos mares

1        Os oceanos sofrem os efeitos das atividades humanas há milênios. Dejetos e resíduos orgânicos e inorgânicos gerados por essas atividades são levados para o mar por ventos, chuvas e rios, ou despejados diretamente ali. Os oceanos suportam toda essa sobrecarga? A resposta vem de análises que constatam sérios danos aos ecossistemas oceânicos: o lixo marinho, portanto, já é um grave problema ambiental.

2        O lixo de origem humana que entra no mar está presente nas imagens, hoje comuns, de animais emaranhados em materiais de todo tipo ou que ingeriram ou sufocaram com diferentes itens. Também é conhecida a imensa mancha de lixo que se acumula no chamado “giro” do oceano Pacífico Norte – os giros, existentes em todos os oceanos, são áreas em torno das quais se deslocam as correntes marinhas. Nas zonas centrais desses giros, as correntes têm baixa intensidade e quase não há ventos. Os resíduos que chegam ali ficam retidos e se acumulam, gerando enormes “lixões” oceânicos.

3      Detritos orgânicos (vegetais, animais, fezes e restos de alimento) não são considerados lixo marinho, porque em geral se decompõem rapidamente e se tornam nutrientes e alimentos para outros organismos. As fontes do lixo oceânico são comumente classificadas como “marinhas” (descartes por embarcações e plataformas de petróleo e gás) e “terrestres” (depósitos e descartes incorretos feitos em terra e levados para os rios pelas chuvas e daí para o mar, onde também chegam carregados pelo vento e até pelo gelo).

4         Apesar do sensacionalismo em torno desse tema, o estudo do lixo marinho tem bases científicas e envolve, em todo o mundo, cada vez mais pesquisadores e tomadores de decisão. Todos engajados na luta pela diminuição desse problema social e ambiental.

5        Os impactos ligados à presença do lixo no mar começaram a ser observados a partir da década de 1950, mas somente em 1975 foi definido o termo “lixo marinho”, hoje consagrado. Essa definição, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, diz que é lixo marinho todo material sólido de origem humana descartado nos oceanos ou que os atinge por rios, córregos, esgotos e descargas domésticas e industriais.

6       O número de publicações mundiais, científicas e não científicas, sobre lixo marinho começou a aumentar a partir da década de 1980. Esse aumento se deve a três processos: 1) a contínua e crescente substituição, em vários tipos de utensílios, de materiais naturais pelos sintéticos – estes, como o plástico, resistem por mais tempo à degradação no ambiente marinho e tendem a se acumular; 2) o baixo custo dos materiais sintéticos, que não incentiva sua reciclagem e favorece o descarte no ambiente e 3) o aumento, na zona costeira, do número de habitantes e embarcações, que podem contribuir para o descarte de lixo no ambiente marinho.

7         Mas como evitar que o “lixo nosso de cada dia” chegue ao mar? E como retirar o que já está lá? É nesse ponto que a conservação marinha e a gestão de resíduos sólidos se encontram e se complementam. Em 2013, realizou-se no Brasil a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, que formalizou 60 propostas sobre o meio ambiente. Duas enfocam o lixo marinho: a primeira está ligada à redução de impactos ambientais e a segunda é ligada à educação ambiental, com campanhas educativas de sensibilização sobre as consequências da disposição incorreta do lixo, com ênfase no ambiente marinho e nos danos causados à população humana.

OLIVEIRA, A. et al. Revista Ciência Hoje, n. 313, v. 53. Rio de Janeiro: SBPC. Abril 2014. Adaptado.

No trecho “Todos engajados na luta pela diminuição desse problema” (parágrafo 4), a palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q859530 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

Diante de um acidente envolvendo uma criança, deve-se prestar os primeiros-socorros a ela. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q933163 | Inglês, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no texto 2. 

TEXTO 2

 

STATELESSNESS

NEWSLETTER

#IBELONG CAMPAIGN

Celebrating its 6th anniversary

UNHCR 2020 Youth With Refugees Art Contest.

©UNHCR/Faida

 

The alternative that presents three verbs that can relate to the message of Text 2 is

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q933179 | Geografia, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Texto associado.

O avanço da globalização, desde o final dos anos de 1980, modificou as relações políticas, econômicas e culturais dos diversos países do globo, ainda que em escalas distintas. Ao mesmo tempo, promoveu reações de grupos transnacionais contrários às consequências provocadas pelas suas rápidas transformações. Dentre os críticos à globalização, está o evento do Fórum Social Mundial, promovido por entidades não-governamentais e movimentos sociais, cuja primeira edição ocorreu em 2001, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

http://laps.ensp.fiocruz.br/linha-do-tempo/84

Sobre o Fórum Social Mundial, afirma-se que

I. é crítico ao consumismo, à desregulamentação da economia pelo Estado e às medidas de austeridade impostas dentro da lógica neoliberal.
II. propõe o desenvolvimento econômico sustentável, a valorização das minorias e a construção de uma sociedade mais equitativa na distribuição dos recursos disponíveis.
III. nasce em oposição ao Fórum Econômico Mundial de Davos, propondo um modelo econômico que associe políticas neoliberais a políticas de proteção social.
IV. propõe o modelo de gestão através do Estado-mínimo, apresentando-se como um evento de partidos e governos de esquerda que defendem o controle político do Estado pelos partidos de esquerda tanto na Europa quanto na América Latina.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q933165 | Inglês, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no texto 2.

TEXTO 2

STATELESSNESS

NEWSLETTER

#IBELONG CAMPAIGN

Celebrating its 6th anniversary

UNHCR 2020 Youth With Refugees Art Contest.

©UNHCR/Faida

The words that fill in the blanks correctly in Text 2 are, respectively,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.