Início

Questões de Concursos 2023

Resolva questões de 2023 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q859510 | Português, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

Texto associado.

1 No fim da Idade Média, uma pandemia matou
dezenas de milhões de pessoas. A doença da vez era a peste
bubônica, uma febre infecciosa causada pela bactéria
4 Yersinia pestis e transmitida de roedores para humanos pela
picada de pulgas infectadas. Foi um estrago e tanto: dizimou
de 30% a 50% da população da Eurásia.
7 Nessa história, os protagonistas não são só os
infectados e os médicos da peste, com suas máscaras de
bico longo. É também a seleção natural. Um novo estudo
10 afirma que algumas variantes genéticas tornaram as
pessoas mais resistentes à peste e, por isso, foram
transmitidas às gerações seguintes. Mas isso veio com um
13 preço.
Pessoas que herdam tais variantes genéticas
teriam um risco maior de sofrer com doenças
16 autoimunes - aquelas em que o sistema imunológico não
funciona como esperado e ataca o próprio organismo do
qual faz parte. Esta é a hipótese de um estudo
19 recém-publicado na revista Nature.

Luisa Costa. Como a peste bubônica pode influenciar na saúde dos
europeus hoje
. In: Revista Superinteressante, 24 out. 2022
(com adaptações).

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.

I A locução “foram transmitidas” (linhas 11 e 12) estabelece uma relação de concordância com a expressão “as pessoas” (linhas 10 e 11).
II Quanto ao tipo textual, predominam no texto o tipo narrativo, uma vez que se mencionam os protagonistas de uma história, e o tipo argumentativo, visto que a autora procura defender uma tese por meio da exposição de fatos e argumentos.
III Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do texto, a expressão “do qual” (linhas 17 e 18) poderia ser substituída por que.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q861582 | Português, CNU, CESGRANRIO, 2023

Texto associado.

Lixo nos mares

1        Os oceanos sofrem os efeitos das atividades humanas há milênios. Dejetos e resíduos orgânicos e inorgânicos gerados por essas atividades são levados para o mar por ventos, chuvas e rios, ou despejados diretamente ali. Os oceanos suportam toda essa sobrecarga? A resposta vem de análises que constatam sérios danos aos ecossistemas oceânicos: o lixo marinho, portanto, já é um grave problema ambiental.

2        O lixo de origem humana que entra no mar está presente nas imagens, hoje comuns, de animais emaranhados em materiais de todo tipo ou que ingeriram ou sufocaram com diferentes itens. Também é conhecida a imensa mancha de lixo que se acumula no chamado “giro” do oceano Pacífico Norte – os giros, existentes em todos os oceanos, são áreas em torno das quais se deslocam as correntes marinhas. Nas zonas centrais desses giros, as correntes têm baixa intensidade e quase não há ventos. Os resíduos que chegam ali ficam retidos e se acumulam, gerando enormes “lixões” oceânicos.

3      Detritos orgânicos (vegetais, animais, fezes e restos de alimento) não são considerados lixo marinho, porque em geral se decompõem rapidamente e se tornam nutrientes e alimentos para outros organismos. As fontes do lixo oceânico são comumente classificadas como “marinhas” (descartes por embarcações e plataformas de petróleo e gás) e “terrestres” (depósitos e descartes incorretos feitos em terra e levados para os rios pelas chuvas e daí para o mar, onde também chegam carregados pelo vento e até pelo gelo).

4         Apesar do sensacionalismo em torno desse tema, o estudo do lixo marinho tem bases científicas e envolve, em todo o mundo, cada vez mais pesquisadores e tomadores de decisão. Todos engajados na luta pela diminuição desse problema social e ambiental.

5        Os impactos ligados à presença do lixo no mar começaram a ser observados a partir da década de 1950, mas somente em 1975 foi definido o termo “lixo marinho”, hoje consagrado. Essa definição, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, diz que é lixo marinho todo material sólido de origem humana descartado nos oceanos ou que os atinge por rios, córregos, esgotos e descargas domésticas e industriais.

6       O número de publicações mundiais, científicas e não científicas, sobre lixo marinho começou a aumentar a partir da década de 1980. Esse aumento se deve a três processos: 1) a contínua e crescente substituição, em vários tipos de utensílios, de materiais naturais pelos sintéticos – estes, como o plástico, resistem por mais tempo à degradação no ambiente marinho e tendem a se acumular; 2) o baixo custo dos materiais sintéticos, que não incentiva sua reciclagem e favorece o descarte no ambiente e 3) o aumento, na zona costeira, do número de habitantes e embarcações, que podem contribuir para o descarte de lixo no ambiente marinho.

7         Mas como evitar que o “lixo nosso de cada dia” chegue ao mar? E como retirar o que já está lá? É nesse ponto que a conservação marinha e a gestão de resíduos sólidos se encontram e se complementam. Em 2013, realizou-se no Brasil a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, que formalizou 60 propostas sobre o meio ambiente. Duas enfocam o lixo marinho: a primeira está ligada à redução de impactos ambientais e a segunda é ligada à educação ambiental, com campanhas educativas de sensibilização sobre as consequências da disposição incorreta do lixo, com ênfase no ambiente marinho e nos danos causados à população humana.

OLIVEIRA, A. et al. Revista Ciência Hoje, n. 313, v. 53. Rio de Janeiro: SBPC. Abril 2014. Adaptado.

O trecho do texto que aponta uma das causas para o aumento da preocupação mundial sobre o lixo marinho a partir da década de 80 é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q861451 | Direitos Humanos, Noções de Direitos Humanos, Promotor de Justiça, MPE PA, CESPE CEBRASPE, 2023

Integra o Sistema de Monitoramento de Direitos Humanos das Nações Unidas o(a)
I Comitê de Direitos Humanos. II Comitê contra a Tortura. III Comissão de Direitos Humanos. IV Subcomitê contra a Tortura. V Conselho de Direitos Humanos.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q861177 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CREFONO SP, Instituto Quadrix, 2023

Em um dia de promoção em uma loja de roupas, 40 clientes compraram camisetas, 30 compraram calças e 15 compraram tanto camisetas quanto calças.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

O número de clientes que compraram camisetas e não compraram calças é igual a 25.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q933173 | Português, Médico PUC RS, PUC RS, PUC RS, 2023

Texto associado.

O poema a seguir integra o livro Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade (1927), de Oswald de Andrade (1890-1954). 
 

Meus oito anos
Oh que saudades que eu tenho Da aurora de minha vida Das horas De minha infância Que os anos não trazem mais Naquele quintal de terra Da Rua de Santo Antônio Debaixo da bananeira Sem nenhum laranjais
Eu tinha doces visões Da cocaína da infância Nos banhos de astro-rei Do quintal de minha ânsia A cidade progredia Em roda de minha casa Que os anos não trazem mais Debaixo da bananeira Sem nenhum laranjais

ANDRADE, Oswald de. Caderno de poesia do aluno Oswald (Poesias reunidas). São Paulo: Círculo do Livro, 1985. p. 158-159.

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações a respeito do poema e de seu autor.
( ) O poema de Oswald de Andrade faz uma releitura, em tom de paródia, do poema homônimo de Casimiro de Abreu, poeta romântico.
( ) A agramaticalidade do verso “Sem nenhum laranjais” relaciona-se com o projeto modernista brasileiro, que considerava o coloquialismo e a fala popular, entre outros elementos, como contribuições importantes para a construção de uma língua e uma literatura genuinamente brasileiras.
( ) A oposição entre o “quintal de terra/ Da Rua de Santo Antônio” e a cidade que “progredia/ Em roda de minha casa” assinala o processo de migração do campo para a cidade, antecipando uma temática que será recorrente no Romance de 30.

O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q861056 | Sistema Único de Saúde SUS, Lei Orgânica da Saúde, Técnico Forense, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE, 2023

O Sistema Único de Saúde (SUS) deve garantir que toda pessoa tenha acesso à saúde e ao respectivo tratamento de qualquer doença, sem distinção, porém, de modos diferentes, cada indivíduo deve ser atendido em sua necessidade.

Considerando-se o fragmento apresentado, julgue o item seguinte, acerca dos princípios do SUS. 

Assegurar que toda pessoa tenha acesso ao respectivo tratamento de qualquer doença refere-se ao princípio da justiça.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q861631 | Conhecimentos Bancários, Mercado Financeiro, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2023

Uma funcionária de determinada instituição financeira segue religião de matriz africana, fato conhecido dos demais colegas de trabalho. Após reunião com a equipe da qual participa, é surpreendida com afirmações desairosas em relação aos que são integrantes da referida religião. Diante disso, formula reclamação ao Coordenador Geral do grupo de trabalho, assentando sua inconformidade com o evento.

Essa situação não ocorreria facilmente no Banco do Brasil, uma vez que, nos termos do seu Código de Ética, as relações devem ser pautadas pelo respeito a várias diferenças, dentre as quais figuram as diferenças 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q859519 | Administração Geral, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

A respeito do trabalho em equipe, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q861578 | Português, CNU, CESGRANRIO, 2023

Texto associado.

Lixo nos mares

1        Os oceanos sofrem os efeitos das atividades humanas há milênios. Dejetos e resíduos orgânicos e inorgânicos gerados por essas atividades são levados para o mar por ventos, chuvas e rios, ou despejados diretamente ali. Os oceanos suportam toda essa sobrecarga? A resposta vem de análises que constatam sérios danos aos ecossistemas oceânicos: o lixo marinho, portanto, já é um grave problema ambiental.

2        O lixo de origem humana que entra no mar está presente nas imagens, hoje comuns, de animais emaranhados em materiais de todo tipo ou que ingeriram ou sufocaram com diferentes itens. Também é conhecida a imensa mancha de lixo que se acumula no chamado “giro” do oceano Pacífico Norte – os giros, existentes em todos os oceanos, são áreas em torno das quais se deslocam as correntes marinhas. Nas zonas centrais desses giros, as correntes têm baixa intensidade e quase não há ventos. Os resíduos que chegam ali ficam retidos e se acumulam, gerando enormes “lixões” oceânicos.

3      Detritos orgânicos (vegetais, animais, fezes e restos de alimento) não são considerados lixo marinho, porque em geral se decompõem rapidamente e se tornam nutrientes e alimentos para outros organismos. As fontes do lixo oceânico são comumente classificadas como “marinhas” (descartes por embarcações e plataformas de petróleo e gás) e “terrestres” (depósitos e descartes incorretos feitos em terra e levados para os rios pelas chuvas e daí para o mar, onde também chegam carregados pelo vento e até pelo gelo).

4         Apesar do sensacionalismo em torno desse tema, o estudo do lixo marinho tem bases científicas e envolve, em todo o mundo, cada vez mais pesquisadores e tomadores de decisão. Todos engajados na luta pela diminuição desse problema social e ambiental.

5        Os impactos ligados à presença do lixo no mar começaram a ser observados a partir da década de 1950, mas somente em 1975 foi definido o termo “lixo marinho”, hoje consagrado. Essa definição, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, diz que é lixo marinho todo material sólido de origem humana descartado nos oceanos ou que os atinge por rios, córregos, esgotos e descargas domésticas e industriais.

6       O número de publicações mundiais, científicas e não científicas, sobre lixo marinho começou a aumentar a partir da década de 1980. Esse aumento se deve a três processos: 1) a contínua e crescente substituição, em vários tipos de utensílios, de materiais naturais pelos sintéticos – estes, como o plástico, resistem por mais tempo à degradação no ambiente marinho e tendem a se acumular; 2) o baixo custo dos materiais sintéticos, que não incentiva sua reciclagem e favorece o descarte no ambiente e 3) o aumento, na zona costeira, do número de habitantes e embarcações, que podem contribuir para o descarte de lixo no ambiente marinho.

 

7         Mas como evitar que o “lixo nosso de cada dia” chegue ao mar? E como retirar o que já está lá? É nesse ponto que a conservação marinha e a gestão de resíduos sólidos se encontram e se complementam. Em 2013, realizou-se no Brasil a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, que formalizou 60 propostas sobre o meio ambiente. Duas enfocam o lixo marinho: a primeira está ligada à redução de impactos ambientais e a segunda é ligada à educação ambiental, com campanhas educativas de sensibilização sobre as consequências da disposição incorreta do lixo, com ênfase no ambiente marinho e nos danos causados à população humana.

OLIVEIRA, A. et al. Revista Ciência Hoje, n. 313, v. 53. Rio de Janeiro: SBPC. Abril 2014. Adaptado.

Considere os dois períodos do seguinte trecho do parágrafo 1: “Os oceanos sofrem os efeitos das atividades humanas há milênios. Dejetos e resíduos orgânicos e inorgânicos gerados por essas atividades são levados para o mar por ventos, chuvas e rios, ou despejados diretamente ali.”
Para transformá-los em um só período, mantendo-se o sentido do trecho original, deve-se empregar a palavra

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q859550 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

Durante os cuidados ao paciente, o técnico de enfermagem, ao desprezar a diurese da bolsa coletora conectada à sonda vesical de demora, observou que a urina do paciente estava turva e com presença de pus. Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que o termo técnico a ser utilizado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q861330 | Direito Penal, Noções de Direito Penal, Juiz de Direito, TJ MS, FGV, 2023

Gumercinda, ex-namorada de Hilma, por não se conformar com o fim do relacionamento amoroso entre elas, passa a importuná-la reiteradamente, ao longo do último mês, seguindo-a em locais públicos, indo a seu local de trabalho, telefonando para sua residência e mandando mensagens para seu celular. Diante do caso narrado, é correto afirmar que Gumercinda cometeu:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q861524 | Português, Cargo Nível Médio, CNU, IBFC, 2023

Assinale a alternativa em que o termo “melhor” é um substantivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q861178 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CREFONO SP, Instituto Quadrix, 2023

 Em um dia de promoção em uma loja de roupas, 40 clientes compraram camisetas, 30 compraram calças e 15 compraram tanto camisetas quanto calças.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Caso se selecione, aleatoriamente, um cliente que comprou uma camiseta, a probabilidade de ele também ter comprado uma calça é igual a 37,5%.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q861497 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Promotor de Justiça, MPE SC, CESPE CEBRASPE, 2023

Em relação à progressão de regime, julgue o item que se segue.

A decisão que defere a progressão de regime tem natureza constitutiva, devendo o termo inicial ser a data em que efetivamente tenha sido deferida a progressão.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q859541 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

A geladeira da sala de vacinação deve preencher uma série de requisitos e deve ser organizada para armazenar vacinas e componentes. As vacinas são termossensíveis e não podem sofrer interferência de temperatura para não prejudicar sua qualidade. De acordo com o programa nacional de vacinação, essas geladeiras devem possuir uma temperatura de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q861518 | Português, Cargo Nível Médio, CNU, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas, em relação ao uso ou não da crase:

___ noite, fomos _____ confraternização. Voltamos ____ pé.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q859513 | Português, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

Texto associado.

1 No fim da Idade Média, uma pandemia matou
dezenas de milhões de pessoas. A doença da vez era a peste
bubônica, uma febre infecciosa causada pela bactéria
4 Yersinia pestis e transmitida de roedores para humanos pela
picada de pulgas infectadas. Foi um estrago e tanto: dizimou
de 30% a 50% da população da Eurásia.
7 Nessa história, os protagonistas não são só os
infectados e os médicos da peste, com suas máscaras de
bico longo. É também a seleção natural. Um novo estudo
10 afirma que algumas variantes genéticas tornaram as
pessoas mais resistentes à peste e, por isso, foram
transmitidas às gerações seguintes. Mas isso veio com um
13 preço.
Pessoas que herdam tais variantes genéticas
teriam um risco maior de sofrer com doenças
16 autoimunes - aquelas em que o sistema imunológico não
funciona como esperado e ataca o próprio organismo do
qual faz parte. Esta é a hipótese de um estudo
19 recém-publicado na revista Nature.

Luisa Costa. Como a peste bubônica pode influenciar na saúde dos
europeus hoje
. In: Revista Superinteressante, 24 out. 2022
(com adaptações).

O acento grave empregado em “à” (linha 11)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q859540 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

Uma paciente chega à unidade básica de saúde com febre de 39 °C, com petéquias e prurido por todo corpo, queixando-se de dor retro-orbital, artralgia e episódios de vômito. Nesse caso, a partir dos sintomas apresentados, o provável diagnóstico dessa paciente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q861651 | Realidade Brasileira, Meio Ambiente, Técnico Ambiental, CNU, CESGRANRIO, 2023

A radiação solar desempenha um papel fundamental no sistema climático. Quando a radiação solar penetra na atmosfera, parte da energia incidente é refletida pelas nuvens e por outras partículas suspensas no ar, volta ao espaço e torna-se perdida para a Terra.

Esse fenômeno é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.