Início

Questões de Concursos 2023

Resolva questões de 2023 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q913184 | Segurança e Saúde no Trabalho, NR 12, Operador de Trator Agrícola, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

Sobre os procedimentos de segurança durante a operação de máquinas agrícolas, leia as afirmativas a seguir:
I.O operador deve estar familiarizado com todos os comandos e controles da máquina antes de operá-la.
II.Antes de trabalhar com implementos, faça uma leitura do manual de instrução, fornecido pelo fabricante, pois certos instrumentos requerem técnicas especiais de operação.
III.Se o trator estiver equipado com Arco de Segurança ou Estrutura de Proteção Contra Capotamento (EPCC), não é necessário utilizar cinto de segurança.
Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

882Q912687 | Português, Funções da Linguagem Emotiva, Operador de Máquinas Leves, Prefeitura de Tijucas SC, FURB, 2023

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

OMS declara que Covid-19 não é mais uma emergência internacional

A doença, contudo, segue como um problema de saúde contínuo - que deverá ser acompanhada de perto por todos os países.

Em um comunicado publicado em 05 de maio de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que não vai mais enquadrar a Covid-19 como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), sua maior forma de alerta. Essa classificação foi feita há mais de três anos, em 30 de janeiro de 2020.

A decisão veio após a 15a reunião do comitê de emergência voltado à Covid da OMS, realizado em 04 de maio. De acordo com os especialistas do órgão, faz mais de um ano que o número de casos da doença está em queda. A imunidade da população (por meio de vacinas e da exposição ao coronavírus) cresceu, enquanto a taxa de mortalidade e a pressão nos sistemas de saúde ao redor do mundo diminuíram.

"Essa tendência permitiu que a maioria dos países voltasse à vida como a conhecíamos antes da Covid", disse Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, em entrevista coletiva em Genebra, na Suíça.

Em 30 de janeiro deste ano, quando o anúncio de emergência completou três anos, a OMS disse que ainda não era hora de rever a classificação. O principal motivo era a onda de infecções na China no final de 2022, quando o país relaxou as suas medidas para evitar casos.

Adhanom, contudo, declarou na época que esperava ver o fim da emergência ainda em 2023.

Os próximos passos

A OMS espera que algumas medidas sejam flexibilizadas - ela aconselha, por exemplo, que países não exijam mais comprovantes de vacinação da Covid como pré-requisito para viagens internacionais. Mas isso não significa que a doença ainda não seja uma ameaça à saúde global. Em abril, houve 2,8 milhões de casos pelo mundo - e mais de 17 mil mortes. Para a OMS, apesar da retirada da classificação de ESPII, a Covid-19 ainda é uma pandemia (termo que se refere à disseminação mundial de uma doença) - e ainda deve demorar para deixar de ser.

O que fazer, então? Eis algumas orientações que os países devem seguir, segundo a OMS:

-Entender como melhorar a prontidão do país para futuros surtos;

-Atualizar os planos de preparação para pandemias de patógenos respiratórios;

-Integrar a vacinação contra Covid no calendário de imunização;

-Manter a Covid sob vigilância. Ou seja: atualizar dados sobre mortalidade, morbidade e acompanhar o surgimento de variantes do vírus Sars-CoV-2. Tudo, claro, deve ser reportado à OMS.

-Apoiar o desenvolvimento de novos imunizantes.

Retirado e adaptado de: BATTAGLIA, Rafael. OMS declara que Covid-19 não é mais uma emergência internacional. Superinteressante. Disponível em: umma-eemmergennca--intenacciona/ /oms-declara-que-covid-19-nao-e-mais-uma-emergencia-internacional/ Acesso em 07 mai., 2023.
Assinale a alternativa que apresenta a função da linguagem que predomina no texto "OMS declara que Covid-19 não é mais uma emergência internacional":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

883Q912227 | Biblioteconomia, Normas Internacionais e de Padronização, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2023

A NBT 10520 aborda um aspecto conhecido como citação da citação. Trata-se de uma citação a cujo original não se teve acesso, mas que consta da obra de outros autores consultados. Para tal situação, utiliza-se a expressão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

884Q912133 | Sistemas Operacionais, Kernel, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Orlândia SP, Consulplan, 2023

Um sistema operacional é um programa que fornece uma base para os programas aplicativos e atua como um intermediário entre o usuário e o hardware do computador. A parte mais importante do sistema operacional conhecida como núcleo, que é responsável por controlar todas as operações que envolvem processos, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

885Q878402 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação, AnalistaJornalismo, MPE RO, CESPE CEBRASPE, 2023

No que diz respeito ao contato com os meios de comunicação, compete ao assessor de imprensa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

886Q1013750 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Na fonologia da Língua de Sinais, a primeira tarefa é determinar as unidades mínimas que formam os sinais e a segunda é estabelecer os padrões possíveis de combinação entre essas unidades e suas variações possíveis.
Assinale a opção que apresenta o par de glosas que representam sinais com a mesma configuração de mão, mas movimentos distintos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

887Q974152 | Direito Constitucional, Espécies Normativas Medida Provisória, Juiz Leigo, TJBA, FGV, 2023

O presidente da República editou a Medida Provisória nº X, alterando os conceitos de contribuinte aplicáveis a diversos impostos. Irresignada com a alteração, a sociedade empresária Alfa, que passaria a figurar como contribuinte de direito de certo imposto, consultou a sua assessoria jurídica a respeito da compatibilidade do referido diploma normativo com a Constituição da República de 1988.
Foi corretamente respondido que a Medida Provisória nº X é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

888Q974144 | Direito Processual Penal, Competência por Prerrogativa de Função, Juiz Leigo, TJBA, FGV, 2023

Tício, senador da República, retornou ao seu Estado de origem durante o recesso parlamentar. Após participar de um evento em sua residência e mesmo estando com a capacidade psicomotora alterada, em razão da ingestão de bebidas alcoólicas, Tício resolve ir embora na condução de um automóvel, vindo a ser parado em uma blitz da lei seca.
Considerando a jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal e as disposições do Código de Processo Penal, Tício será processado e julgado perante o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

889Q945240 | Administração Geral, Abordagem Contingencial da Administração, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

A abordagem da administração segundo a qual não se atinge a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional e que a estrutura de uma organização e seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo é a abordagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

890Q944386 | Atualidades, Questões Sociais, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Em 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão sobre as responsabilidades de cada um dos entes federativos quanto a medidas de combate à pandemia da COVID-19. Os ministros chegaram à conclusão de que estados e municípios poderiam regulamentar medidas de isolamento social, fechamento de comércio e outras restrições, diferentemente do entendimento do então representante do poder executivo (à época), para o qual caberia ao governo federal definir quais serviços deveriam ser mantidos. O STF tomou essa decisão amparado na Constituição Federal de 1988 – cujo texto define os papéis da União, dos estados e dos municípios no pacto federativo do Estado brasileiro.
(Adaptado de “Decisão do STF sobre isolamento de estados e municípios repercute no Senado”. Agência Senado. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/. Acesso em 19/12/2022.)
Assinale a alternativa que faz a correta correlação das responsabilidades e competências, no pacto federativo brasileiro, de cada um dos três entes referidos no texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

891Q936996 | Filosofia, Aspectos da Filosofia Contemporânea, Edital 2023, ENEM, INEP, 2023

A economia das ilegalidades se reestruturou com o desenvolvimento da sociedade capitalista. A ilegalidade dos bens foi separada da ilegalidade dos direitos. Divisão que corresponde a uma oposição de classes, pois, de um lado, a ilegalidade mais acessível às classes populares será a dos bens — transferência violenta das propriedades; de outro, à burguesia, então, se reservará a ilegalidade dos direitos: a possibilidade de desviar seus próprios regulamentos e suas próprias leis; e essa grande redistribuição das ilegalidades se traduzirá até por uma especialização dos circuitos judiciários; para as ilegalidades de bens — para o roubo — os tribunais ordinários e os castigos; para as ilegalidades de direitos — fraudes, evasões fiscais, operações comerciais irregulares — jurisdições especiais com transações, acomodações, multas atenuadas etc.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

O texto apresenta uma relação de cálculo político-econômico que caracteriza o poder punitivo por meio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

892Q915115 | Biblioteconomia, Conservação e Preservação de Documentos, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pindamonhangaba SP, VUNESP, 2023

Em relação à preservação de documentos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q914969 | Literatura, Gêneros Literários, Auxiliar de Lavanderia, Prefeitura de Lagoa de Itaenga PE, Instituto Darwin, 2023

“Vou-me Embora pra Pasárgada Vou-me embora pra Pasárgada Lá sou amigo do rei Lá tenho a mulher que eu quero Na cama que escolherei...”

Este é um poema de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

894Q914209 | Odontologia, Saúde Bucal Coletiva, Auxiliar em Saúde Bucal, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

No Brasil existe a especialidade conhecida por Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais que, dentre vários pacientes, também é treinada para cuidar de pacientes com trissomia do 21 (T21). Esta condição também é conhecida por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

895Q913223 | Veterinária, Reprodução, Inseminador Veterinário, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC, FURB, 2023

O funcionamento do sistema reprodutivo, tanto da fêmea como do macho, é coordenado pela ação de vários hormônios. No caso da reprodução bovina, eles são responsáveis pelo comportamento sexual, a gestação, a lactação e o retorno ao cio após o parto. Diante do exposto, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona hormônios à sua descrição:
Primeira coluna: hormônio A.Hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH) B.Hormônio folículo estimulante (FSH) C.Hormônio luteinizante (LH) D.Progesterona E.Estrógeno
Segunda coluna: descrição (__)Função: estimulação de glândulas endometriais e crescimento das glândulas uterinas e mamárias. (__)Utilizados em bovinos para sincronização de estro e em transferência de embriões (TE). (__)Promove o desenvolvimento do folículo de Graaf do ovário. (__)Usado para induzir o estro, aumentar a vascularização, contrações e secreções genitais. (__)Atua na ovulação e na transformação do folículo ovariano em corpo lúteo
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

896Q911976 | Estatuto da Pessoa Idosa, Direitos Fundamentais no Estatuto do Idoso, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de São Romão MG, COTEC, 2023

Qual das alternativas apresenta afirmativa que está de acordo com o Estatuto do Idoso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

898Q682878 | Português, Gêneros Textuais, Medicina, PUC RS, PUC RS, 2023

O texto a seguir consiste no trecho inicial do conto Além do ponto, que integra o livro Morangos Mofados (1982), de Caio Fernando Abreu (1948-1996).
Chovia, chovia, chovia e eu ia indo por dentro da chuva ao encontro dele, sem guarda-chuva nem nada, eu sempre perdia todos pelos bares, só uma garrafa de conhaque barato apertada contra o peito, parece falso dito desse jeito, mas bem assim eu ia no meio da chuva, uma garrafa de conhaque e um maço de cigarros molhados no bolso. Teve uma hora que eu podia ter tomado um táxi, mas não era muito longe, e se eu tomasse o táxi não poderia comprar cigarros nem conhaque, e eu pensei com força que seria melhor chegar molhado, porque então beberíamos o conhaque, fazia frio, nem tanto frio, mais umidade que entrava pelo pano das roupas, pela sola fina dos sapatos, e fumaríamos beberíamos sem medidas, haveria discos, sempre aquelas vozes roucas, aquele sax gemido e o olho dele posto em cima de mim, ducha morna distendendo meus músculos. Mas chovia ainda, meus olhos ardiam de frio e o nariz começava a escorrer, eu limpava com as costas da mão e o líquido do nariz endurecia logo sobre os pelos, eu enfiava as mãos avermelhadas nos bolsos e ia indo, eu ia indo pulando as poças d’água com as pernas geladas.
ABREU, Caio Fernando. Morangos Mofados. São Paulo: Brasiliense, 1982. p. 34.
Sobre o trecho, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

899Q1023775 | Inglês, Sinônimos Synonyms, Técnico Administrativo, USP, FUVEST, 2023

Texto associado.
TEXTO PARA A QUESTÃO


We' ve been given no shortage of digital tools that should, in theory, help us work better, with more focus and efficiency, and connect us more easily with our colleagues. Instead, email, instant messaging, remote-meeting apps, work-flow and project-management software can feel like buckets with holes in the bottom, maddeningly inadequate to the task of keeping us from drowning in work. It' s clear that something in the great digital-workplace experiment has gone wrong. Or maybe it' s more accurate to say that it' s still too early to expect that we would have figured out how to make things go right. "We' re working now with new technologies that only emerged in the "90s," says Cal Newport, a Georgetown computer-science professor. "The idea that we immediately figured out the best way to use them is ahistorical. Of course we haven' t gotten it right yet."

Disponível em http://www.nytimes.com (adaptado).
A expressão sublinhada no trecho "The idea that we immediately figured out the best way to use them is ahistorical" pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

900Q944368 | Português, Funções da Linguagem Emotiva, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Árvore ameaçada de extinção é sagrada para o povo xokleng; iniciativa calcula já ter produzido 50 mil mudas.
Reflorestar a Terra Indígena Laklãnõ Xokleng com sua árvore sagrada, a araucária, é o objetivo de um projeto criado no oeste de Santa Catarina. O trabalho, segundo osindígenas que participam da iniciativa, já resultou em 50 mil mudas.
A população de xoklengs em Santa Catarina está estimada em 2.200 pessoas. A área, reivindicada para demarcação, é a base para o julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a tese do marco temporal – critério segundo o qual indígenas só poderiam requerer terras já ocupadas por eles antes da promulgação da Constituição de 1988.
“A araucária representa nossa vida, o ar que a gente respira, a árvore sagrada que nossos ancestrais deixaram para nós há mais de 2.000 anos”, diz Isabel Gakran, que ocupa o cargo de kujá, uma jovem xamã. Ela e o marido, Carl Gakran, são os idealizadores do Instituto Zág (araucária, na língua xokleng).
(Adaptado de LUC, M. Projeto de indígenas planta araucárias em Santa Catarina. Folha de São Paulo, 16/07/2022.)
No gênero notícia, predomina a função referencial da linguagem. No texto, o que evidencia essa predominância é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.