Início

Questões de Concursos 2024

Resolva questões de 2024 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


16561Q1050375 | Direito Ambiental, Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, Engenharia Civil, TCE PA, FGV, 2024

Com relação ao licenciamento ambiental, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Na etapa de licença de instalação, pode ser autorizada a pré-operação para coleta de dados para a concessão futura da Licença de Operação.

( ) Os custos para elaboração do relatório de impacto ambiental são arcados pelo órgão licenciador, que é o responsável por impor as exigências do estudo.

( ) A licença ambiental simplificada é aplicada para obras de baixo orçamento, de forma a diminuir a burocracia no processo de autorização das licenças.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16562Q1050205 | Direito Constitucional, Poder Constituinte Originário, Guarda Municipal de Vitória, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Jonas, parlamentar federal, percebeu que a sua base de eleitores anseia por mudanças no texto constitucional, motivo pelo qual o político passou a estudar as normas que regem as propostas de emenda à Constituição Federal, para, na medida do possível, atender ao seu eleitorado.
Nesse cenário, considerando as disposições da Constituição Federal, é correto afirmar que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16563Q1050178 | Programação, Linguagens de Marcação, manhã, MF, FGV, 2024

O Ansible é uma ferramenta de código aberto amplamente utilizada em automação de infraestruturas de TI. Ela oferece recursos de codificação declarativa por meio de playbooks.
Sobre a distribuição comunitária do Ansible, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16564Q1050161 | Banco de Dados, Data Mining, manhã, MF, FGV, 2024

Assinale a lista que contém somente técnicas tipicamente aplicadas em operações de data mining.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16565Q1050148 | Segurança da Informação, Análise de Vulnerabilidade e Gestão de Riscos, manhã, MF, FGV, 2024

O gerenciamento de incidentes de segurança em redes de computadores realizado pelas Equipes de Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança em Redes Computacionais (ETIR) dos órgãos e entidades da administração pública federal é disciplinado pela norma complementar 08/IN01/DSIC/GSIPR.
De acordo com essa norma, além do serviço de tratamento de incidentes, a ETIR poderá oferecer à sua comunidade o serviço de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16566Q1050128 | Segurança da Informação, Segurança Na Internet, manhã, MF, FGV, 2024

A arquitetura ePING define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da tecnologia de informação e comunicação na interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico.
A ePING estabelece que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16567Q1048637 | Engenharia Elétrica, Análise de Sep, Analista de Pesquisa Energética Transmissão de Energia, EPE, FGV, 2024

Considere um sistema de potência composto por 3 (três) barras, possuindo a seguinte topologia:

• Um gerador síncrono está conectado a barra 1.
• As barras 2 e 3 possuem uma carga local cada.
• Há 3 linhas de transmissão: a LT12 conecta a barra 1 à barra 2, a LT13 conecta a barra 1 à barra 3, a LT23 conecta a barra 2 à barra 3.
• A LT13 possui impedância igual ao triplo da impedância da LT12.
• A LT23 possui impedância igual ao dobro da impedância da LT12.
• O sistema opera em vazio e sem perdas.

De forma a subsidiar os ajustes das proteções dessas linhas, foi calculado o valor da corrente de curto-circuito trifásico franco para os seguintes locais:

• Local I: barra 2. • Local II: barra 3. • Local III: meio da linha que conecta a barra 1 até a barra 2. • Local IV: meio da linha que conecta a barra 1 até a barra 3. • Local V: meio da linha que conecta a barra 2 até a barra 3.

Nesse contexto, o local que apresenta o menor valor de corrente de curto-circuito trifásico é o local
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16568Q1048577 | Direito Administrativo, Licitações e Lei N 14 133 de 2021, Ciência Contábeis, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

Em relação aos procedimentos auxiliares das licitações e das contratações, analise as afirmativas a seguir.

I. O credenciamento é o procedimento técnico-administrativo para selecionar previamente licitantes que reúnam condições de habilitação para participar de futura licitação ou de licitação vinculada a programas de obras ou de serviços objetivamente definidos.
II. No sistema de registro de preços, a existência de preços registrados implicará compromisso de fornecimento nas condições estabelecidas, mas não obrigará a Administração a contratar, facultada a realização de licitação específica para a aquisição pretendida, desde que devidamente motivada.
III. O procedimento de manifestação de interesse é o procedimento técnico-administrativo para selecionar previamente bens que atendam às exigências técnicas ou à qualidade, estabelecidas pela Administração.

De acordo com a Lei nº 14.133/2021, está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16569Q1048527 | Segurança e Saúde no Trabalho, Legislação Previdenciária, Médico do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Segundo o Decreto nº 3.048/1999, com nova redação dada pelo Decreto nº 10.410/2020, que introduziu reformas no Regulamento da Previdência Social, após cumprimento do período de carência exigido, e de forma cumulativa contar com sessenta e cinco anos de idade e vinte anos de tempo de contribuição, vedada a inclusão de tempo fictício, será devido ao segurado do sexo masculino requerer aposentadoria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16570Q1048443 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, é uma abordagem teatral que busca promover mudanças sociais e políticas. Boal desenvolveu técnicas como o "Teatro Imagem" e o "Teatro Fórum" para ajudar os participantes a explorar e questionar suas próprias realidades. Essas metodologias encorajam a reflexão e a ação social, permitindo que as pessoas se envolvam ativamente na busca por soluções para os problemas que enfrentam.
Nesse sentido, em uma aula que utilize a técnica do Teatro Fórum, durante uma apresentação encenada, o professor deve propor que os estudantes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16571Q1048329 | Direito do Consumidor, Proteção Contratual do Consumidor, Procurador, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Augusto, professor aposentado de 65 anos, sempre teve um bom histórico de crédito, mas, nos últimos anos, acumulou diversas dívidas ao ponto de não conseguir honrá-las sem comprometer a sua subsistência.

A situação de Augusto agravou-se quando ele contraiu um empréstimo consignado, com desconto diretamente na sua aposentadoria, para ajudar seu filho a abrir um negócio, que não deu certo. Além disso, Augusto possui dívidas em cartões de crédito que foram refinanciadas várias vezes com juros elevados, além de ter financiado a compra de um veículo para usar como motorista de aplicativo e uma reforma em sua casa. Com sua renda mensal comprometida em mais de 80% com dívidas, ele mal consegue arcar com as despesas básicas, como alimentação e remédios. Sentindo-se incapaz de pagar suas dívidas, Augusto busca ajuda jurídica especializada, pois sempre foi bom pagador e contraiu todas as obrigações com o intuito de honrá-las.

Diante da situação e com base na legislação vigente, analise as afirmativas a seguir.

I. Augusto pode requerer judicialmente a instauração do processo de repactuação de dívidas, buscando a realização de uma audiência conciliatória com todos os credores, onde será proposto um plano de pagamento que preserve o mínimo necessário para sua subsistência.

II. Sendo deferido o requerimento de Augusto, todas as dívidas vencidas e vincendas, desde que de consumo, independentemente do valor ou do bem ou serviço adquirido, poderão ser incluídas no processo de repactuação, excluídas apenas as dívidas, ainda que decorrentes de relações de consumo, oriundas de contratos de crédito com garantia real, de financiamentos imobiliários e de crédito rural.

III. Sendo deferido o requerimento e homologado o plano judicial de repactuação, será declarada insolvência civil de Augusto e eventual repactuação futura de suas dívidas somente poderá ocorrer após o prazo de cinco anos, correspondente ao prazo máximo para quitação do plano de pagamento.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16572Q1048328 | Direito do Consumidor, Qualidade de Produtos e Serviços, Procurador, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Patrícia comprou um carro anunciado como seminovo por R$40.000,00 em um anúncio no site de classificados CompraFácil. Ela negociou diretamente com Mário, que se dizia representante de uma concessionária.
Após diversas conversas, Patrícia fez três depósitos bancários diretamente na conta indicada por Mário. No dia combinado para retirar o carro, descobriu que se tratava de um golpe: Mário desapareceu e o carro nunca existiu. Desesperada, Patrícia ingressou com uma ação judicial em face de Mário e do site CompraFácil, requerendo a restituição dos valores pagos e uma indenização por danos morais.
Patrícia não alegou qualquer falha na prestação de serviços pela CompraFácil, tão somente que a plataforma deveria ser responsabilizada por permitir a fraude. A plataforma CompraFácil defendeu-se, alegando que apenas oferece espaço para anúncios, sem intermediar negociações ou gerir pagamentos entre as partes.
Diante da situação hipotética e com base na legislação vigente e no entendimento do Superior Tribunal de Justiça, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16573Q1048093 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Psicólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Danilo tem 70 anos e é viúvo. Recentemente conheceu Elizabeth, de 55 anos, em um baile da terceira idade e decidiram morar juntos. Diante dessa situação, os filhos de Danilo decidiram intervir, iniciando ação de interdição do idoso.

Diante da hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16574Q1047946 | Direitos Humanos, Programa Nacional de Direitos Humanos Pndh, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP BA, FGV, 2024

O atual Programa Nacional de Direitos Humanos, PNDH-3, apresenta diretrizes, objetivos estratégicos e ações programáticas pelo Decreto federal nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009.

Acerca deste assunto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16575Q1047881 | Psicologia, Legislação e Resoluções de Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16576Q1047867 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Na avaliação clínica da disfagia orofaríngea infantil, à beira do leito, o fonoaudiólogo deve realizar o registro das condições clínicas do paciente e dos sinais vitais prévios à oferta. O paciente deve estar clinicamente estável, acordado e em condições de realizar a avaliação clínica da deglutição.
Relacione o tipo de avaliação a sua respectiva característica:

1. Avaliação das estruturas orofaciais. 2. Avaliação da sucção não nutritiva. 3. Ausculta cervical.

( ) compreende a observação de postura, tônus, mobilidade, sensibilidade, simetria, integridade e conformação das estruturas orofaciais.
( ) deve ser realizada durante toda a avaliação com alimento, com o objetivo de se identificar com maior clareza a relação entre sucções, deglutições e pausas.
( ) deve ser feita apenas em bebês menores de 6 meses, utilizando-se chupeta ou um dedo mínimo enluvado.


Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16577Q1047860 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Uma criança de 4 anos de idade apresenta uma fala espontânea com desvios, audição normal para a fala, nenhuma anormalidade nos órgãos fonoarticulatórios, nenhuma disfunção neurológica ou déficit intelectual, compreensão apropriada da linguagem oral e linguagem expressiva adequada nos demais aspectos linguísticos.

Essa criança tem diagnóstico de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16578Q1047819 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Resíduos Sólidos, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A avaliação do uso de recursos naturais é um aspecto crítico do desenvolvimento sustentável, uma vez que envolve o balanço entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais. Um método amplamente utilizado para medir e gerenciar o impacto ambiental é a análise do ciclo de vida (ACV), cujo pensamento é sintetizado pelos “6 Erres da Sustentabilidade”.
Nessa análise, os três primeiros “Erres”, ou seja, aqueles relacionados ao planejamento do produto são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16579Q1047818 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação, composto por 17 objetivos globais (ODS) e 169 metas, adotado por todos os Estados Membros das Nações Unidas em 2015.
Com relação ao ODS1, isso é, “acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”, uma de suas metas é, até 2030,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16580Q1047817 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

No licenciamento de atividades de um adequado planejamento territorial e ambiental, uma das atribuições da administração pública é observar, entre diversos aspectos, aqueles relacionados ao impacto da atividade sobre o meio ambiente e a sociedade.

Para isso, um importante instrumento é o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Sobre o EIV, analise as afirmativas a seguir.


I. A geração de tráfego e a demanda por transporte coletivo é uma questão relevante a ser analisada no EIV.

II. A elaboração e aprovação do EIV substitui a elaboração e a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) no licenciamento da atividade.

III. Os empreendimentos públicos ou privados em área urbana que dependerão de elaboração de EIV para obter as licenças de construção são definidos por Lei Federal.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.