Início

Questões de Concursos 2024

Resolva questões de 2024 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


17401Q885974 | Informática, Adjunto Administrativo, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

Qual das seguintes afirmações sobre Gerenciamento de Impressão está INCORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17403Q885716 | Pedagogia, Monitor III, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

Em uma turma de Educação Infantil, as crianças demonstram desinteresse pelas atividades propostas durante o momento livre. A professora observa que os materiais disponíveis estão desorganizados e espalhados pelo ambiente, dificultando a exploração e o engajamento das crianças. Diante dessa situação, qual alternativa apresenta a melhor estratégia para organizar os espaços da sala de aula e promover o aprendizado lúdico das crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17404Q885611 | Administração Geral, Abordagem Sistêmica da Administração, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

O ambiente de uma organização é o conjunto de forças externas e elementos que podem afetar seu desempenho e influenciar o modo pelo qual as organizações funcionam e obtêm recursos. Ele é dividido em ambiente geral ou macro e ambiente específico ou de tarefas.
(MOTTA, VASCONCELOS, 2006.)

Os segmentos tecnológico, sociocultural e ecológico constituem-se em elementos do ambiente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17405Q885548 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Fiscal de Posturas, Prefeitura de Lins SP, VUNESP, 2024

Segundo a Lei nº 14.133/21 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), a modalidade de licitação para contratação de bens e serviços especiais e de obras e serviços comuns e especiais de engenharia, cujo critério de julgamento poderá ser menor preço; melhor técnica ou conteúdo artístico; técnica e preço; maior retorno econômico e maior desconto, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17406Q885246 | Legislação de Trânsito CTB, Assistente de Serviços Operacionais, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

Constitui infração de trânsito a inobservância de qualquer preceito do Código de Trânsito Brasileiro ou da legislação complementar. No que concerne à Infração de trânsito,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17407Q885167 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Alegria RS, FUNDATEC, 2024

Um dos processos da Farmacologia aplicada à Enfermagem é estudar o caminho da droga dentro do organismo, denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17408Q885126 | Serviço Social, Transformações Societárias, Assistente Social, Prefeitura de Itambé PE, FACET Concursos, 2024

Crise Capitalista, Neoliberalismo e Política Social
Qual impacto o neoliberalismo teve sobre as políticas sociais, especialmente em períodos de crise capitalista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17409Q885113 | Administração Pública, Especialidade Administrativo, MPE AM, FCC, 2024

A gestão da qualidade no serviço público visa, necessária e principalmente, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17410Q884849 | Serviço Social, Serviço Social na Saúde, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17411Q884830 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Segundo Skliar (1999), qual crítica é feita ao modelo de inclusão na educação especial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17412Q884821 | Radiologia, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

De acordo com a "Lei de Bergonié e Tribondeau", como a radiossensibilidade dos tecidos vivos podem variar de algumas formas, indique a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17413Q884697 | Informática, Agente Administrativo Júnior, FHSTE RS, EPL, 2024

A MBR (Master Boot Record) é um recurso alojado em qual dos componentes de hardware abaixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17414Q884628 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Monitor de Informática, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2024

Na Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sobre avaliação formativa, avaliação contínua, avaliação processual e avaliação diagnóstica, é incumbência do professor:

I. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II. Garantir educadores didáticos.
III. Elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17416Q884490 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Na implementação de medidas de proteção e controle em um ambiente de trabalho, qual das seguintes técnicas de análise de riscos é mais eficaz para identificar falhas latentes que poderiam levar a acidentes graves, apesar de medidas preventivas anteriores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17417Q884435 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Técnico de Enfermagem Socorrista, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

Diante de situações de emergência respiratória, enfermeiros e técnicos em enfermagem desempenham um papel crucial na identificação e manejo inicial. Considere as seguintes proposições sobre o manejo dessas emergências:

I.Na obstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho, deve-se encorajar a tosse efetiva se o paciente estiver consciente e capaz de tossir.
II.No pneumotórax hipertensivo, a inserção imediata de uma agulha de descompressão torácica é frequentemente necessária para evitar o colapso cardiovascular.
III.Em um paciente com asma aguda, deve-se restringir o uso de broncodilatadores inalatórios para evitar a hiperinflação pulmonar.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17418Q884431 | Enfermagem, Urgência e emergência, Técnico de Enfermagem Socorrista, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

No contexto do atendimento de emergências pediátricas, considere as afirmativas a seguir sobre o manejo adequado de um caso de obstrução das vias aéreas superiores em uma criança. Avalie as proposições e assinale se são verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)Em caso de obstrução das vias aéreas por corpo estranho, deve-se evitar realizar a manobra de Heimlich em crianças menores de 1 ano.
(__)A aplicação de tapotagem nas costas érecomendada apenas quando a criança está consciente e pode tossir de forma eficaz.
(__)Se a criança estiver inconsciente, o socorrista deve imediatamente iniciar a RCP com compressões torácicas, sem verificar a presença de corpos estranhos na boca.

Assinale a alternativa com a sequência, de cima para baixo, correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17419Q884259 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Assinale a única alternativa que apresenta um equipamento utilizado para esterilização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.