Início

Questões de Concursos 2024

Resolva questões de 2024 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


7041Q901769 | Meio Ambiente, Meio Atmosfétrico, Ambiental, IFES, IF ES, 2024

Ele é o terceiro gás-estufa mais importante produzido pela atividade humana:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7042Q901710 | Meio Ambiente, Meio Aquático, Analista Ambiental, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

“______________________ é a ciência que estuda e desenvolve técnicas de reprodução e cultivo de organismos aquáticos, como peixes, moluscos, algas, crustáceos e até tartarugas ou jacarés. Esse cultivo deve ser realizado em condições adequadas, com controle de iluminação e temperatura da água, podendo ocorrer em ambientes de água doce ou salgada. Temos como exemplos, ______________, criação de mexilhão, _____________, criação de camarões.


Preenchem corretamente as lacunas do texto acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7043Q901404 | Pedagogia, Multiculturalismo e Educação, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

O currículo em uma perspectiva multicultural deve buscar transformar as relações sociais, culturais e institucionais nas quais os significados são gerados. Emrelação ao multiculturalismo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

( ) O multiculturalismo compreende a representação de raça, classe e gênero como o resultado de lutas sociais.
( ) O multiculturalismo nos auxilia no questionamento da fabricação das identidades e do currículo fixo e imutável.
( ) Para haver o multiculturalismo na educação, é preciso normatizar as representações constituidoras presentes no currículo.
( ) O multiculturalismo nos leva a evitar o que nos modifica como sujeitos, e manter as nossas identidades culturais.

Assinale a sequência, de cima para baixo, correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7044Q901402 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Na reunião do Conselho Escolar, a diretora mencionou que durante uma semana a escola passaria pela avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), informou que recebeu a instrução sobre o “conjunto detalhado de descritores de habilidades e competências que os alunos devem demonstrar em cada área do conhecimento avaliada pelo SAEB”.
Considerando a SAEB, é CORRETO dizer que estas características correspondem a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7045Q901218 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Ciências, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em um projeto de saúde escolar, os alunos investigam a relação entre alimentação, metabolismo e distúrbios nutricionais comuns na infância e adolescência. Avalie as afirmativas abaixo:

1. O metabolismo envolve todas as reações bioquímicas que ocorrem nas células para manter a vida, incluindo a conversão de alimentos em energia.

2. Distúrbios nutricionais, como a obesidade e a desnutrição, são resultado de desequilíbrios entre a ingestão alimentar e as necessidades energéticas do organismo.

3. O metabolismo celular é influenciado apenas pela dieta, não sendo afetado por fatores como atividade física, doenças ou medicamentos.

4. A deficiência de micronutrientes, como ferro e vitamina A, pode levar a problemas graves de saúde, incluindo anemia e cegueira noturna.

5. O metabolismo basal representa a quantidade mínima de energia necessária para manter as funções vitais do corpo em repouso, e varia conforme a idade, sexo e composição corporal.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7046Q901147 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor de Ensino Fundamental I e II – Educação Física, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A educação física que se pretende inclusiva é aquela que contempla todos os tipos de corpos, independentemente de questões físicas ou sensoriais. Assinale a alternativa que corresponde a aula de educação física inclusiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7048Q900895 | Designer Gráfico, Web Design, Analista Técnico II – Design, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Uma pequena empresa de e-commerce contratou um designer para a criação e o desenvolvimento do seu website. Um dos requisitos do projeto apresentado pela empresa referia-se ao equilíbrio visual simétrico desejado para o website.


O tipo de equilíbrio referido na situação hipotética precedente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7049Q900730 | Serviço Social, Políticas Sociais pós Constituição Federal, Assistente Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

De acordo com o artigo 5º da Política Nacional para a População em Situação de Rua, além da igualdade e equidade, identifique quais são alguns dos princípios que orientam essa política.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7050Q900708 | Serviço Social, Proteção Social Básica, Assistente Social, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

O Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências promove apoio e proteção à população atingida por situações de emergência e calamidade pública. Assegura tal serviço a realização de articulações e a participação em ações conjuntas de caráter intersetorial para a minimização dos danos ocasionados e o provimento das necessidades verificadas. Este Serviço inclui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7051Q900616 | Serviço Social, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

De acordo com o artigo 1º da lei que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), são objetivos das medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7052Q900573 | Serviço Social, Benefícios Eventuais e de Prestação Continuada/LOAS, Analista Social, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Os Benefícios Eventuais, são de oferta de natureza temporária e foram criados para prevenir e enfrentar situações provisórias de vulnerabilidade decorrentes ou agravadas por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7053Q900251 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

Jargões jornalísticos são termos comuns que agilizam a comunicação e nomeiam partes de uma matéria, técnicas e demais ações que integram o cotidiano dos jornalistas. O jargão “suíte” se refere a que prática do jornalismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7054Q900121 | Engenharia de Software, Diagrama de Casos de Uso, Analista de Tecnologia da Informação, IF TO, IF TO, 2024

Em projetos de desenvolvimento de software há uma necessidade de estreitamento entre os profissionais de tecnologia e os stakeholders demandantes. O processo de modelagem de uma nova solução a comunicação é um dos fatores críticos de sucesso. Diante do cenário, muitas tecnologias e conceitos foram criados ao longo dos anos para auxiliar nessa demanda. A (Unified Modeling Language) – UML, tem esse objetivo. Sobre ela marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7055Q899854 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A formação e a prática do professor de Educação Religiosa no Brasil são temas que envolvem a compreensão das diretrizes legais, éticas e pedagógicas que orientam a docência dessa disciplina. Considerando a natureza plural da sociedade brasileira e o caráter laico do Estado, o professor de Educação Religiosa deve atuar de forma inclusiva e respeitosa em relação às diversas tradições religiosas, assim como às visões de mundo não religiosas. Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma prática pedagógica adequada para o professor de Educação Religiosa em uma escola pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7056Q899735 | Geografia, Conceitos Demográficos, Professor Geografia, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Os conceitos demográficos, econômicos e políticos são fundamentais para entender a organização espacial das sociedades e suas dinâmicas no espaço geográfico.

Sobre esses conceitos, analise as alternativas e assinale a correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7057Q899732 | Geografia, Geologia, Professor Geografia, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O ambiente natural é constituído por uma complexainteração entre diversos elementos da paisagem, como geologia, relevo, solos, clima, vegetação e hidrografia. Cada um desses componentes desempenha um papel fundamental na formação e dinâmica dos ecossistemas e na configuração das paisagens naturais. Sobre a interação entre esses elementos e suas influências no ambiente natural, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7058Q899590 | Geografia, Clima, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Os conceitos de ombroclima, como os climas ombrotérmicos, são utilizados para classificar os tipos climáticos com base no comportamento e na distribuição das chuvas ao longo do ano. Considerando essas informações, qual das alternativas abaixo melhor define um clima ombrotérmico e suas características associadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7059Q899149 | Pedagogia, Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

Os resultados Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, embora sozinhos não sejam suficientes, servem como um indicador para corroborar a eficácia das políticas educacionais implementadas nas diversas unidades federativas do país. No caso do Paraná, presente no TOP 3 entre as UF – Unidades Federativas, em todos os níveis educacionais avaliados pelo MEC em 2023, uma das boas práticas é a gestão da sala de aula. Desse escopo faz parte a observação de sala de aula, que provoca o olhar para a ação, possibilitando ao professor refletir sobre sua prática e, assim, modificá-la para atender às necessidades de cada turma e estudante. Analise as afirmativas a seguir.

I. Tem como principal objetivo a formação continuada dos docentes, que devem aumentar seu conhecimento desenvolvendo autonomia para exercer a gestão na sala de aula com excelência, prescindindo de futuras intervenções.
II. É realizada pela equipe pedagógica, apoiando e desenvolvendo pedagogicamente os docentes das turmas atendidas. A partir da identificação das formas de ensino e de aprendizagem, efetivar um plano de desenvolvimento docente e demais ações de impacto na aprendizagem dos estudantes.
III. É realizada entre pares, provocando tanto o reconhecimento de boas práticas de ensino quanto a contribuição para o aperfeiçoamento do observado, a partir de sugestões retiradas da própria experiência profissional.
IV. É compreendida como uma metodologia a serviço da aprendizagem, onde o docente ignora a intencionalidade do observador, que planeja suas observações de sala de aula com foco nos dados e resultados da escola.

São características dessa estratégia o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7060Q898907 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo humano está intrinsecamente ligado ao contexto social e cultural em que o indivíduo está inserido. A aprendizagem é entendida como um processo dinâmico que envolve não apenas a aquisição de informações isoladas, mas também a interação ativa entre o indivíduo e seu ambiente sociocultural, onde as relações interpessoais desempenham um papel central. Nesse sentido, o desenvolvimento cultural individual ocorre através da participação em atividades socioculturais específicas, que promovem a troca de experiências e a construção de conhecimentos.
Sendo assim, Vygotsky entende o homem como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.