Início

Questões de Concursos 2024

Resolva questões de 2024 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q926370 | Direito Internacional, Tratados e Convenções Internacionais, 2024

O que é a reserva em tratados internacionais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q863400 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Um smartphone tem um preço inicial de R$ 1.500,00. A taxa de seguro é de 4% sobre o valor do smartphone e os clientes que optam pelo pagamento à vista recebem um desconto de 20% sobre o custo total (inclui o seguro). Se um cliente efetuou o pagamento à vista, ele gastou: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q945319 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

Qual o macete de ‘Macetando’?

Macetar, verbo transitivo: “golpear (alguém ou algo) com maceta ou macete, um martelo de cabo curto”. A definição está nos dicionários, mas o carnaval, como de praxe, mascarou o significado a seu bel-prazer. O coro da multidão que acompanhou Ivete Sangalo na abertura da folia de Salvador comprova que essa é a época ideal para enriquecer o vocabulário. Música gravada pela cantora baiana com participação de Ludmilla, “Macetando” despontou como hit nacional ao encher a boca do povo com o refrão-chiclete: “Ah, bebê, é a Veveta que tá no comando / Macetando, macetando, macetando...”.
(Adaptado de CUNHA, G. Qual o macete de ‘macetando’? O Globo (versão online), 10/02/2024.)


Na letra da música em questão, um dos aspectos que contribuem para o mascaramento do significado de macetar é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q863414 | Português, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Texto associado.

Texto: Medo: como superar esse ______ (Iempecilho - impecilho) para a vida.

O medo é um sentimento natural e necessário para a sobrevivência humana, ou seja, não devemos fugir dele. No entanto, tal sensação pode se tornar debilitante quando passa a governar a nossa vida. Psicólogos explicam que a ansiedade tem forte ligação com o medo, posto que ela transforma momentos corriqueiros em verdadeiros cenários de filmes de terror. Assim, pessoas ansiosas têm mais propensão a temer situações, indivíduos e até certos sentimentos, especialmente os de caráter negativo.

______ (II- Por quê – Por que) sentimos medo? É da natureza humana se afastar de situações, pessoas e sentimentos potencialmente desagradáveis. Ninguém quer ter uma experiência ruim e carregar o ______ (III. mal-estar – mauestar) proveniente dela pelo restante do dia, semana ou até anos. As pessoas também se distanciam de ocasiões que não acreditam estar preparadas para enfrentar. Por exemplo, falar em público. Um indivíduo com medo de exposição foge de quaisquer possibilidades de conduzir uma apresentação diante de uma ______ (IV- plateia – platéia).

Como enfrentar o MEDO: 7 dicas

É a decisão mais lógica: para se preservar, ele evita o objeto do seu medo. Esse sentimento é, de fato, o que mantém as pessoas longe de ameaças, sejam reais ou imaginárias. Ele foi essencial para a sobrevivência de nossos ancestrais, principalmente diante do desconhecido. Sendo assim, sentir medo é uma forma de conservar a sua segurança e saúde.

A questão é que as pessoas não temem somente o que podem lhes ferir física ou psicologicamente. Interações sociais, experiências de vida e conceitos abstratos também podem deixa-las temerosas. Neste caso, o medo se torna um aprisionador e impede que tudo o que a vida tem a oferecer seja aproveitado. É o caso de quem teme dirigir, sair da casa dos pais, mudar de profissão, se relacionar, fazer escolhas, perseguir seus sonhos, entre outros. O fator estressor não é enfrentado, então continua a causar desconforto emocional e opressão ao indivíduo.

Ligação entre medo e ansiedade

O medo pode se manifestar na forma de ansiedade. Uma pessoa com medo de se envolver romanticamente com outra, por exemplo, fica nervosa durante primeiros encontros, apreensiva ao pensar no futuro da relação e ansiosa ao considerar a possibilidade de um rompimento. Ela fica temerosa em relação ao futuro e cenários cuja possibilidade de acontecer é quase inexistente. Dessa forma, começa a nutrir a ansiedade no dia a dia, o que dificulta a superação do medo, consequentemente prolongando o sofrimento emocional. 

Um estudo da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) descobriu que o cérebro precisa reviver um medo para poder combatê-lo. Basicamente, as pessoas se acostumam com o fator estressor quando apresentadas a ele múltiplas e, em algum momento, conseguem agir com calma diante dele.

Essa exposição contínua e controlada também reduz a ansiedade desencadeada não apenas quando se está cara a cara com o que desperta medo, como também quando se pensa ou fala sobre isso.

Uma técnica psicoterapêutica para o tratamento de fobias – medo excessivo – é baseada nesse conceito. A terapia de exposição consiste em expor o paciente de maneira gradativa ao objeto causador do pânico. Ela é feita através de exercícios de visualização. Sendo assim, a conclusão que podemos chegar é óbvia: para vivermos bem, precisamos enfrentar o que nos causa medo.

(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto original está disponível em https://www.psicologo.com.br/blog/medocomo-superar/ acesso em 27 fev-24)

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. “O uso de dois pontos no fragmento – ‘É a decisão mais lógica: para se preservar (...)’ – está vinculado à ______.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q863393 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Em um condomínio há 14 torres. Em cada torre, há 8 apartamentos e em cada apartamento moram 4 pessoas. O número total de pessoas que moram neste condomínio é de: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q862931 | Específico Agente de Saúde, Atenção Básica, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Iguaraçu PR, UNIVIDA, 2024

Assinale a alternativa que não contenha uma Diretriz do SUS executada pela Atenção Básica, segundo a Portaria n° 2.436 de 2017: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q862304 | Informática, Noções de Informática, Assistente Administrativo, Novacap DF, Quadrix, 2024

Quanto aos conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ao programa Microsoft  Word 2013 e aos conceitos de redes de computadores, julgue o item.

O Word 2013, ao ser iniciado, exibe para o usuário uma lista dos documentos utilizados recentemente na coluna da esquerda.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q894627 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

HSX, 31 anos, chegou à Unidade Básica de Saúde (UBS) relatando tosse produtiva há três semanas, febre à tarde e sudorese noturna. Relata, ainda, que emagreceu muito nas últimas três semanas. O médico examinou o cliente e identificou suspeita de tuberculose. Podemos afirmar que a transmissão da doença
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q862972 | Específico Agente de Saúde, Legislação em Saúde, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Para que uma região de saúde seja instituída, conforme determina o Decreto nº 7.508/2011, deve conter, no mínimo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q862939 | Específico Agente de Saúde, Atenção Básica, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Iguaraçu PR, UNIVIDA, 2024

O Art. 16 da Lei 11.350 de 2006 fala sobre a contratação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias e foi alterado pela Lei 12.994 de 2014. Assinale a alternativa com a descrição correta deste artigo após sua alteração:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q862448 | Nutrição, Nutrientes e Nutrição, Agente de Serviços Gerais, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2024

Um auxiliar de serviços gerais corta a mão com uma faca durante uma atividade. O corte é profundo e aplicam-se, sobre ele, algumas medidas de primeiros socorros. Uma medida possível, nesse caso, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q863069 | Específico Agente de Saúde, Atenção Básica e Saúde da Família, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Açailândia MA, FUNATEC, 2024

A territorialização na Estratégia de Saúde da Família envolve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q863423 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

O Brasil ocupa grande parte do sul do continente americano e é considerado um país populoso. Sobre o território brasileiro, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q863395 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Uma loja vende uma de suas camisetas por R$ 85,00 cada e já com desconto de 15% do valor original. O valor original dessa camiseta é: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q863428 | Específico Correios, Código de Conduta Ética e Integridade, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

De acordo com o parágrafo único do art.9º do Código de Ética e Conduta dos Correios, fornecedores são as pessoas físicas ou jurídicas que fornecem produtos ou serviços aos Correios. Qual é o critério para contratar os fornecedores segundo o mesmo Código?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q863411 | Português, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Texto associado.

Texto: Medo: como superar esse ______ (Iempecilho - impecilho) para a vida.

O medo é um sentimento natural e necessário para a sobrevivência humana, ou seja, não devemos fugir dele. No entanto, tal sensação pode se tornar debilitante quando passa a governar a nossa vida. Psicólogos explicam que a ansiedade tem forte ligação com o medo, posto que ela transforma momentos corriqueiros em verdadeiros cenários de filmes de terror. Assim, pessoas ansiosas têm mais propensão a temer situações, indivíduos e até certos sentimentos, especialmente os de caráter negativo.

______ (II- Por quê – Por que) sentimos medo? É da natureza humana se afastar de situações, pessoas e sentimentos potencialmente desagradáveis. Ninguém quer ter uma experiência ruim e carregar o ______ (III. mal-estar – mauestar) proveniente dela pelo restante do dia, semana ou até anos. As pessoas também se distanciam de ocasiões que não acreditam estar preparadas para enfrentar. Por exemplo, falar em público. Um indivíduo com medo de exposição foge de quaisquer possibilidades de conduzir uma apresentação diante de uma ______ (IV- plateia – plateia).

Como enfrentar o MEDO: 7 dicas

É a decisão mais lógica: para se preservar, ele evita o objeto do seu medo. Esse sentimento é, de fato, o que mantém as pessoas longe de ameaças, sejam reais ou imaginárias. Ele foi essencial para a sobrevivência de nossos ancestrais, principalmente diante do desconhecido. Sendo assim, sentir medo é uma forma de conservar a sua segurança e saúde.

A questão é que as pessoas não temem somente o que podem lhes ferir física ou psicologicamente. Interações sociais, experiências de vida e conceitos abstratos também podem deixa-las temerosas. Neste caso, o medo se torna um aprisionador e impede que tudo o que a vida tem a oferecer seja aproveitado. É o caso de quem teme dirigir, sair da casa dos pais, mudar de profissão, se relacionar, fazer escolhas, perseguir seus sonhos, entre outros. O fator estressor não é enfrentado, então continua a causar desconforto emocional e opressão ao indivíduo.

Ligação entre medo e ansiedade

O medo pode se manifestar na forma de ansiedade. Uma pessoa com medo de se envolver romanticamente com outra, por exemplo, fica nervosa durante primeiros encontros, apreensiva ao pensar no futuro da relação e ansiosa ao considerar a possibilidade de um rompimento. Ela fica temerosa em relação ao futuro e cenários cuja possibilidade de acontecer é quase inexistente. Dessa forma, começa a nutrir a ansiedade no dia a dia, o que dificulta a superação do medo, consequentemente prolongando o sofrimento emocional. 

Um estudo da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) descobriu que o cérebro precisa reviver um medo para poder combatê-lo. Basicamente, as pessoas se acostumam com o fator estressor quando apresentadas a ele múltiplas e, em algum momento, conseguem agir com calma diante dele.

Essa exposição contínua e controlada também reduz a ansiedade desencadeada não apenas quando se está cara a cara com o que desperta medo, como também quando se pensa ou fala sobre isso.

Uma técnica psicoterapêutica para o tratamento de fobias – medo excessivo – é baseada nesse conceito. A terapia de exposição consiste em expor o paciente de maneira gradativa ao objeto causador do pânico. Ela é feita através de exercícios de visualização. Sendo assim, a conclusão que podemos chegar é óbvia: para vivermos bem, precisamos enfrentar o que nos causa medo.

(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto

original está disponível em https://www.psicologo.com.br/blog/medocomo-superar/ acesso em 27 fev-24)

Assinale o antônimo da palavra “óbvia”, constante no último parágrafo. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q863390 | Informática, Noções de Informática, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

É utilizado um símbolo especial para separar os nomes dos diretórios em um caminho no Windows. Assinale a alternativa correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q863374 | Direito Civil, LINDB, Analista Jurídico, Câmara de Araripina PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

O contrato de compra e venda, conforme o Código Civil brasileiro, exige a presença de um preço certo e determinado, o consentimento das partes e a coisa vendida. O preço deve ser estabelecido necessariamente em dinheiro, não sendo possível que a contraprestação seja efetuada por meio de outros bens ou serviços. Esse requisito visa a garantir a liquidez e a certeza nas transações comerciais, evitando ambiguidades e litígios relacionados à determinação do valor da prestação. 

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q862695 | Legislação de Trânsito CTB, Resoluções do CONTRAN, Agente de Mobilidade Urbana, Prefeitura de João Pessoa PB, IDECAN, 2024

De acordo com o disposto na Resolução Contran nº 996/2023, que Dispõe sobre o trânsito, em via pública, de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.